quinta-feira, 28 de julho de 2011

Oficina de Matriciamento em Saude Mental

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Oficina de Matriciamento em Saude Mental: "

A Oficina de Matriciamento em Saude Mental será realizada na proxima sexta-feira dia 05/08 as 13:30h no auditorio Mary Baran (8o andar do predio da prefeitura). Contamos com o suporte de todos na divulgação dessa atividade aos profissionais interessados nas APs.
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Hoje é o Dia Mundial do Combate a Hepatite

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Hoje é o Dia Mundial do Combate a Hepatite: "Ter o Dia Mundial do Combate a Hepatite é uma forma de conscientizar a população sobre a importância da prevenção através da informação e consequente mudança de alguns maus hábitos que servem de porta de entrada para a doença. A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que praticamente 1/3 da população mundial, cerca de dois [...]"

Aulas de culinária na Educação Infantil

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Aulas de culinária na Educação Infantil: "Como as aulas de cozinha ajudam seu filho a aprender conteúdos e desenvolver habilidades"

Adaptando textos

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Adaptando textos: "

fazdecontaUma forma de despertar o interesse dos alunos para o que ensinamos é inserí-lo em sua realidade, e se podemos fazer isso ainda mais fácil para ele mesmo essa possibilidade se torna.

Se apresentamos um vídeo para os alunos, podemos pedir que:

  • encontrem vídeos na internet que tratem do mesmo assunto ou assuntos parecidos, que tenham a ver com sua realidade.
  • preparem vídeos parecidos, adaptando-os à sua realidade, usando celular.
  • reescrevam os diálogos usando gírias ou expressões que conhece ou usa normalmente
  • desenhe outras roupas, que estejam de acordo com as que ele ou sua turma usam

Se usamos um texto, uma das atividades pode ser:

  • escrever um texto semelhante, adaptando os nomes dos personagens e locais, usando seus colegas ou ambientando-o em sua cidade.
  • escrevendo texto ou fazendo explanação oral sobre como se desenrolaria a história se ela se passasse em seu bairro ou escola.
  • pedir que nomeie cada personagem – de acordo com suas características ou participação no enredo – com pessoas que ele conheça.

Há diversas formas para “trazer o texto ou vídeo para perto do aluno”, e tenho certeza de que você encontrará muitas outras formas, além das sugeridas acima.

Não é necessário preparar uma atividade especialmente para isso, mas se cada vez que você mostrar um vídeo, filme ou texto para seus alunos, você se lembrar de incluir no final uma dessas atividades você verá que o interesse deles crescerá e o aprendizado também.

Leia também:

Volta às aulas

I’m addicted to…

Tutoriais em vídeo

Encontre:

Apostilas de inglês

Apostilas de espanhol

Apostilas de português

aa_zailda

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As crianças gostam

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As crianças gostam: "
Esse post é para você que já não sabe mais o que fazer para entreter a criançada. Uma ideia fácil e rápida! Os personagens feitos com balões podem render bons momentos de diversão.
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Pesquisa do Instituto de Psicologia ajuda a caracterizar diferentes tipos de autismo

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Pesquisa do Instituto de Psicologia ajuda a caracterizar diferentes tipos de autismo: "


Apesar de muito estudados, os transtornos do espectro autista, que incluem o autismo clássico e os de outros tipos, continuam representando um desafio para a ciência – desafio que é ainda maior para seus portadores e familiares, obrigados a conviver com preconceito, dificuldade de diagnóstico preciso e, por isso mesmo, falta de tratamento adequado



No Laboratório de Visão do Instituto de Psicologia (IP) da USP, a pesquisa da psicóloga Elaine Zachi busca contribuir no campo do diagnóstico, ao verificar se é possível diferenciar o autismo de alto funcionamento da síndrome de Asperger. Para isso, é analisado o desempenho dos pacientes em testes neuropsicológicos computadorizados.


Os testes avaliam itens como atenção, memória, raciocínio, planejamento, controle do comportamento e tomada de decisão, e podem ajudar clarear o debate atual entre autores na literatura científica.


A importância da diferenciação dos transtornos é que isto proporcionará mais precisão no encaminhamento dos pacientes, e também melhoria na elaboração de estratégias de tratamento para que eles se desenvolvam nas características em que apresentam dificuldades. “Se colocarmos todos (os pacientes) em um grupo só, podemos deixar de dar uma assistência específica para o que cada um está precisando”, explica a pesquisadora.


Os tratamentos para estes casos incluem, por exemplo, atividades educacionais em grupo, que os ajudam a lidar melhor com interações cotidianas, e terapia com animais, para que os pacientes saibam identificar sentimentos e também expressá-los.


Desde que seus portadores sejam corretamente encaminhados, o autismo de alto funcionamento e o Asperger têm uma boa perspectiva de melhora. “O prognóstico é melhor porque estes pacientes têm uma capacidade intelectual e de comunicação maior do que em outros tipos de autismo”, justifica a psicóloga Elaine Zachi.


Para a pesquisadora, mesmo que a família em geral não receba a notícia de que tem um filho autista de uma maneira muito boa, é importante que ela saiba que os portadores conseguem ter uma vida normal. “Com algumas dificuldades, sim, mas, dependendo do caso, podem ter seu trabalho, casar e serem independentes”, completa.



Visão


O Laboratório de Visão, em que Elaine realiza seu pós-doutorado sob supervisão da professora Dora Ventura, é um dos locais que reúne pesquisadores dedicados à neurociência visual e à neuropsicologia no IP. A neuropsicologia é o ramo das neurociências olha para o sistema nervoso do ponto de vista do comportamento.


Nas síndromes analisadas, o estudo da percepção visual é importante, pois é uma das áreas afetadas em seus portadores. As alterações incluem a percepção de detalhes muito acurada, enquanto a de aspectos globais é dificultada – e isto pode justificar os comportamentos deles em outros aspectos. “Se a pessoa tem uma percepção mais voltada para as partes em uma figura, vai ter uma percepção melhor para o detalhe também no seu dia-a-dia. Então vai deixar de ver contextos globais nas interações com as pessoas, ter dificuldades de compreender os discursos e de se expressar”, analisa Elaine.


Em um estudo de outro autor, por exemplo, foi verificado que o portador de Asperger não teve dificuldades no teste de alternação da atenção, enquanto o autismo de alto funcionamento teve. “O que estou fazendo é pegar uma bateria mais completa, com vários testes, de atenção memória e funções executivas, e ver se, baseados nesta gama de testes, podemos traçar um perfil de cada um dos transtornos”, esclarece.


Ainda existem poucos estudos na área. As pesquisas mais numerosas do gênero foram feitas com os portadores dos tipos de autismo mais avançados. Se por um lado, o fato de ter a inteligência normal melhora o prognóstico dos pacientes com Asperger ou autismo de alto funcionamento, por outro, muitas vezes por isso a presença dos transtornos não é detectada, atrasando a inclusão em terapias. “O indivíduo chega à vida adulta sendo visto como uma pessoa estranha por quem está em volta, com uma fala mais prolixa, mais autocentrada, mas ele não tem o diagnóstico”, observa a pesquisadora.



O que é autismo


Quatro aspectos fundamentais caracterizam os transtornos do espectro autista: dificuldade intensa na interação social, problemas na comunicação, comportamentos estereotipados e repetitivos e interesses restritos.



Na animação Mary & Max - Uma amizade diferente, a menina Mary se torna a única amiga de um portador da síndrome de Asperger que mora do outro lado do mundo














Alto funcionamento e Asperger


A separação entre estes dois tipos de autismo ainda não é consenso na ciência. Enquanto uma parte dos pesquisadores acredita não haver diferenças, outra parcela distingue a síndrome de Asperger do autismo de alto funcionamento pelo fato de a primeira não incluir atraso no desenvolvimento da linguagem. Tanto no caso do autismo de alto funcionamento quanto no da síndrome de Asperger, os portadores têm a inteligência preservada, com quoeficientes intelectuais normais ou acima da média – enquanto que nos demais autismos, como o clássico, há retardo mental em gradações variadas.



Tratamento


A pesquisadora procura pacientes já diagnosticados com síndrome de Asperger ou autismo de alto funcionamento para participar da pesquisa.



Mais informações: (11) 3091-1914

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PREFEITURA JÁ GARANTE 25% DE COBERTURA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA CIDADE

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PREFEITURA JÁ GARANTE 25% DE COBERTURA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA CIDADE: "



A Prefeitura do Rio inaugurou a 42ª Clínica da Família da cidade, na Praça Augusto Monteiro, em Del Castilho, Zona Norte da cidade, dia 28 de julho. A Clínica da Família Barbara Starfield beneficiará 24 mil moradores, e com ela a cobertura da Estratégia de Saúde da Família chega a 25% da população carioca, um aumento de mais de sete vezes em relação a 2008. Esteve presente as principais autoridades do Rio de Janeiro e o ex-Presidente LULA.

'A cidade do Rio de Janeiro era historicamente conhecida pela pior cobertura entre as capitais do país. Tenho muito orgulho de participar desta reestruturação de saúde, que já dá acesso a mais de 1,5 milhão de cariocas. Subimos seis posições e alcançamos o terceiro lugar em número de equipes de saúde da família, ficando atrás apenas de Belo Horizonte e São Paulo', comemora o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann.

No espaço, funcionará também a 26ª Academia Carioca da Saúde, com dez equipamentos que visam à melhoria da capacidade muscular e aeróbia de seus usuários. Em dois anos de funcionamento, as academias contam com mais de 5 mil usuários e já reduziram o uso de medicação em 46% dos praticantes, em sua maioria hipertensos e diabéticos.

A clínica, a sétima da região do Grande Méier, contará com seis equipes de Saúde da Família e duas de Saúde Bucal, realizando mais de duas mil consultas médicas mensais; além de procedimentos ambulatoriais, exames e consultas de enfermagem. No local, será possível realizar exames laboratoriais, ultrassonografia, raios-x, eletrocardiograma, curativos, vacinação, planejamento familiar, teste do pezinho e acompanhamento de pré-natal, além de distribuição de medicamentos.

A unidade atenderá de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h. As obras foram realizadas pela Riourbe, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Obras, com investimento de R$ 3 milhões.

Sobre Barbara Starfield: Impulsionadora dos cuidados de saúde primários internacionalmente, Barbara Starfield foi pediatra e mestre em Saúde Pública.


Foi co-fundadora e primeira presidente da Sociedade Internacional para a Equidade em Saúde (International Society for Equity in Health), organização voltada para a difusão do conhecimento científico sobre os determinantes da desigualdade na saúde e sobre como os eliminar.


Barbara foi uma defensora incansável da medicina de família e dos cuidados de saúde primários. Nasceu no Brooklyn, em Nova Iorque, em 1932, e faleceu em julho de 2011, na Califórnia.






Lula e Autoridades

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CICLO DE DEBATES: SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

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CICLO DE DEBATES: SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: "Hoje, dia 27 de julho, ocorreu o ciclo de dates - saúde mental na atenção primária, que contou com a participação de 165 profissionais de saúde, distribuídos da seguinte forma:
AP 1.0 = 14
AP 2.1 = 05
AP 2.2 = 11
AP 3.1 = 24
AP 3.2 = 17
AP 3.3 = 10
AP 4.0 = 06
AP 5.1 = 09
AP 5.2 = 21
AP 5.3 = 40
Nivel central = 08

A apresentação foi direcionada aos profissionais da atenção primária , enfatizando as ações de capacitação, matriciamento, fluxo e ações de saúde mental, implícitas e explícitas na carteira de serviços da APS. A apresentação e debate se estenderam por toda a tarde, encerrando com o sorteio de 5 exemplares do guia prático sobre matriciamento em saúde mental.
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Dica de leitura: Kit Culinária Infantil

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Dica de leitura: Kit Culinária Infantil: "


A alimentação está cada vez mais inserida na questão da educação. Entendendo os hábitos das crianças, de acordo com sua faixa etária, sem subestimar seu paladar e respeitando as diferenças e particularidades de cada um, os livros trazem inúmeras receitas para agradar aos pequenos.


O kit de 3 livros, com mais de 300 receitas práticas e didáticas, acompanha um chapéu e um avental de minichef para as crianças aprenderem se divertindo com os mais diversos quitutes.



Fonte: RBS Publicações

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Seminário de Ambientação PEI

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Seminário de Ambientação PEI: "
Durante os dias 26 e 27 de julho, os Professores de Educação Infantil - PEI, estiveram reunidos para uma grande acolhida.
Nestes dois dias, os professores foram recepcionados por suas CRE's e ouviram palestras esclarecedoras sobre sua vida funcional com a Assessoria de Integração (AAI) e a Gerência de Recursos Humanos (GRH) e também ações realizadas pelo Instituto Helena Antipoff e Gerência de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação.


Além da apresentação da equipe e dos documentos que norteiam a EI no município do Rio (que estão aqui no blog para download), a GEI deu grande ênfase ao EDUCAR E CUIDAR, ato indissociável.
Professores de Educação Infantil - 10ªCRE
O grupo assistiu a um trecho do filme 'Pequenas Flores Vermelhas', o que embasou a discussão sobre o assunto.
Colocamos à disposição nossos canais de comunicação, o telefone, o e-mail e o blog.

Abaixo, disponibilizamos aos educadores o slide que foi apresentado:

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Escola ou fábrica?

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Escola ou fábrica?: "


A grande tarefa do sujeito que pensa certo não é transferir, depositar, oferecer, doar ao outro, tomado como paciente do seu pensar, a inteligibilidade das coisas, dos fatos, dos conceitos. A tarefa coerente do educador que pensa certo é, exercendo como ser humano a irrecusável prática de inteligir, desafiar o educando com quem se comunica, a quem se comunica, produzir sua compreensão do que vem sendo comunicado. (Paulo Freire, em seu livro A Pedagogia da Autonomia).
O que queremos de uma escola? Que seja simplesmente o lugar onde as crianças, adolescentes e jovens obtenham seus diplomas? Que seja a base para que se preparem para o cada vez mais disputado mercado de trabalho? Que obtenham a neste espaço a disciplina necessária para a vida? Que sejam orientados quanto aos valores sociais e introduzidos de forma adequada ao mundo? Que aprendam os conhecimentos considerados válidos pela comunidade? Que se tornem cidadãos?


Mas que valores são estes? Que mercado é este? Qual é a disciplina que queremos para os estudantes? Quais conhecimentos são realmente válidos? Os diplomas, além de uma certificação, o que significam ou devem significar? Que tipo de cidadão estão formando as escolas?


Todos estes questionamentos transparecem na inteligente charge do italiano Frato (Francesco Tonucci), trazendo a tona alguns dilemas e contradições que se evidenciam nos tempos em que vivemos quando a escola está tão atrelada ao sistema econômico neoliberal e acaba sendo orientada por seus valores, necessidades, urgências...


Entre todas as questões que deveriam nos orientar quanto a escola que buscamos talvez as primeiras tenham que ser as mais singelas e inocentes: A escola é um lugar de felicidade? Os estudantes se sentem bem em estar ali? O que aprendem é significativo para estes alunos?


Pode parecer idealista demais num mundo onde a razão deve prevalecer sempre, mas como estão saindo as crianças da escola? São autônomas, tem opinião própria, demonstram criatividade, querem conhecer mais, desejam explorar o mundo? Estão estimuladas por outros fatores além do dinheiro? Olham para os lados e percebem os outros, desejando ajudar a quem precisa? Tem 'fome' de cultura? São politica e socialmente engajadas por causas como a defesa do meio-ambiente, a luta contra a pobreza, uma melhor educação ou saúde pública?


Os estudantes quando saem da escola devem querer mudar o mundo, revolucionar, fazer e acontecer... Senão o que temos nas escolas são linhas de produção em que o produto final é 'quadradinho', ou seja, similar a todos os demais em todos os quesitos, alguns com opcionais que fazem com que pareçam mais equipados, mas no fundo, sem que tenham presença, personalidade e autonomia.


Fábricas não são ruins se seu propósito é a produção de bens, recursos materiais e produtos que abasteçam a necessidade humana em seu cotidiano. Escolas não são como fábricas. Seu trabalho primordial é auxiliar na formação de crianças, adolescentes, jovens e adultos, para que conheçam o mundo ao seu redor, se posicionem em relação a este entorno, trabalhem de forma digna e consciente em prol de melhorias, atuem de modo fraterno e digno, sejam honestos, éticos e cidadãos que agem em prol da coletividade e não apenas de seus próprios interesses.


Se os questionamentos persistem, como na ilustração de Frato e, antes dele, com Paulo Freire no livro 'Cuidado, Escola!', significa que as dúvidas persistem e que, certamente, em algum lugar do mundo ainda há fábricas no lugar de escolas... Até quando será assim?


Por João Luís de Almeida Machado

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Chore, ria, ame, deixe as emoções fluírem...

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Chore, ria, ame, deixe as emoções fluírem...: "


Chore. Não tenha receio de demonstrar seus sentimentos. Viva cada lágrima com a devida intensidade. A vida não pode ser reprimida. Nossas dores e temores, anseios e fracassos, erros e descaminhos são parte integrante da jornada de todos e de cada um de nós. Muitas são as pessoas que literalmente “represam” seus sentimentos e acabam se tornando amargurados e infelizes seres a perambular pelos quatro cantos desse imenso planeta.


Ria. Dê altas gargalhadas. Se permita sorver cada momento feliz de sua existência sem ser tolhido pela presença de outras pessoas. Quantas não foram às vezes em que antes de soltarmos o riso franco tivemos a preocupação de olhar de lado e avaliar se nossa alegria seria bem recebida. Liberte-se dessas “neuras” e divirta-se com cada instante de sua vida, eles não retornam jamais...


Não podemos perder tempo. Se há mágoas que nos tornam infelizes temos que desatar esses nós e resolver as diferenças para não acumular precocemente mais e mais rugas em nossa testa. Não deixe que uma grande amizade termine porque algumas palavras foram proferidas fora de hora e de contexto. Tenha coragem de pedir perdão sempre que for preciso e necessário para manter os mais preciosos elos que nos unem a vida.


Não espere um infortúnio, um infeliz acontecimento, uma triste notícia ser o motivador da reflexão necessária quanto a vida e as possibilidades que ela oferece. Não foram poucas as vezes em que vi um acidente, uma doença, uma perda familiar ou uma querela entre amigos forçar as pessoas a uma revisão grandiosa de suas vidas...


Quantas pessoas já não foram surpreendidas por notícias de tal natureza em suas vidas? Amigos, parentes, colegas de trabalho ou até nós mesmos passamos por situações de saúde extremamente difíceis e nos apegamos à vida, enfrentando a doença com todas as nossas forças e relembrando a cada momento tudo o que vivemos, remoendo as mágoas ou saboreando nossas memórias felizes...


Por que será que temos que passar por situações tão delicadas e dolorosas para nos dar conta do quanto à vida é maravilhosa. Experiência única, sem bilhete de volta, tantas são as pessoas que desperdiçam oportunidades de aproveitar ao máximo os preciosos minutos que lhes são concedidos em suas existências...


Pais e filhos que brigam entre si e deixam de se falar. Amigos que se distanciam em virtude de desavenças tão insignificantes que tempos depois ninguém se lembra ao certo os motivos da separação. Equipes de trabalho que se desfazem em virtude de divergências que poderiam ser resolvidas com algumas conversas e um pouco de bom senso e jogo de cintura... Já vivi todas essas situações e lhes garanto, é pura perda de tempo. De um tempo precioso que não retorna jamais, como afirmei no princípio desse texto.


Chore. Ria. Ame. Fale abertamente o que está pensando. Deixe as emoções fluírem. Pise em solo novo. Experimente novas sensações. Não tenha medo de errar. Comece tudo outra vez. Converse sempre que puder. Viva cada momento como se fosse o último. Saboreie cada situação. Sorria para o mundo e, sem dúvida, o mundo irá sorrir para você. Não deixe para dizer que ama alguém apenas amanhã (será que teremos esse privilégio?). A vida é muito curta e temos que aproveitar cada minutinho desse grande presente que nos foi dado...


Por João Luís de Almeida Machado
Membro da Academia Caçapavense de Letras



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Passeio ao centro Cultural da Ligth

Escola General Osório mostra um pouco do seu passeio no Centro Cultural da Ligth.
http://bragafatima-educao.blogspot.com/
Passeio ao centro Cultural da Ligth: "

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Buquê de flores

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Buquê de flores: "
Olhando rápido a gente pensa que são verdadeiras, não?

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Novas ideias para a sua mesa

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Novas ideias para a sua mesa: "
Uma mesa bem posta enche os olhos, alegra a nossa alma e até abre o apetite, não é verdade? Invista nos detalhes! Criar o seu porta-guardanapo por exemplo, pode ser um bom truque. Separei algumas ideias fáceis e rápidas de fazer.
Não precisa diploma de costura, essa ideia até criança pode fazer. Tudo o que você precisa é de uma agulha, linha e botões.
Uma doce surpresa para uma tarde de café com bolo.
Bonito e rápido: você corta o papelão no formato de uma colher. Com um lápis, trace o contorno da colher e escreva o nome de cada convidado.
Mais fácil ainda - cordão e botões.
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Ação social integra equipe de Posto de Saúde da Família e moradores de comunidades vizinhas

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Colaboração da Flávia do PSF - SYLVIO FREDERICO BRAUNNER
por Flávia Ferreira - 05/07/2010
Nova Iguaçu | RJ
O Viva Comunidade, em parceria com a Coordenadoria de Saúde da AP 3.3 e instituições locais, realizou no dia 26 de junho, a ação social de integração "Ter saúde, ser cidadão", no Posto de Saúde da Família (PSF) Dr. Sylvio Frederico Brauner, localizado entre as comunidades da Lagartixa e da Pedreira. O evento foi gratuito e ofereceu à população atividades educativas em saúde, cidadania e meio ambiente, além de atrações culturais e serviços diversos.
Além de integrar os profissionais de saúde e os moradores das comunidades vizinhas que são atendidos no posto, o evento também teve como objetivo apresentar o programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF), para que eles saibam usufruir dos serviços de saúde a que têm direito. "O evento foi um sucesso, pois atraiu um número grande de moradores ao longo de todo o dia e eles tiveram contato com diversos serviços e informações, tanto na campo da saúde quanto no de cidadania, autocuidado, entre outros. O importante é que não seja um evento isolado, pontual, mas que ele tenha continuidade, auxiliando na construção e fortalecimento do vínculo entre PSF e comunidade", comentou Fabiana Lustosa Gaspar, Assessora de Saúde Mental do Viva Comunidade.
De acordo com o líder comunitário Luis Oliveira da Cruz, que participou da organização e da realização da ação social, eventos como este unem a comunidade e mostram um caminho para melhorar a vida dos seus moradores, garantindo a eles um papel ativo na comunidade. "Acredito totalmente na participação da comunidade para o sucesso de um evento social. Em 30 anos, é a primeira vez que vejo isso acontecer no Sylvio Brauner e acabo me perguntando o porquê dessa dificuldade de chegarem eventos como esses aqui", disse.
As atividades educativas, de cidadania e de meio ambiente foram coordenadas por profissionais de saúde e realizadas em tendas espalhadas pelo posto. As atividades oferecidas foram as seguintes: Saúde Bucal, com aplicação de flúor; Doenças Sexualmente Transmissíveis, com distribuição de preservativos e folhetos explicativos; Saúde Mental, com brincadeiras diversas para a criançada; Alimentação Saudável, com dicas de reaproveitamento de alimentos, receitas saudáveis e degustação; Artesanato, com oficinas de fuxico; Hipertensão/Diabetes, com verificação de pressão, teste de glicemia.
Os moradores das comunidades da Lagartixa e da Pedreira participaram ativamente do evento e aprovaram a iniciativa do Viva Comunidade. De acordo com dona Maria Antonia dos Prazeres, 58 anos, é importante que eventos como esses sejam realizados, porque a comunidade é muito carente de recursos e ações. Além de assistir às atrações culturais, dona Maria aproveitou a oportunidade para visitar a tenda de Hipertensão/Diabetes e realizar exames gratuitos. "Me interessei e resolvi fazer os exames de pressão e glicose, pois não fazia há um tempinho", contou.
Além das tendas, foram oferecidos serviços como corte de cabelo, demonstrações da aplicação técnica da reflexologia, emissão de documentação e atrações culturais durante todo o dia, tais como sessões de cinema, apresentações de DJs, Tai chi chuan, capoeira, maculelê e show de hip hop.

*Fotos de Márcia Farias (Viva Favela)

Confira a galeria de fotos do evento:
http://www.vivafavela.com.br/imagens/ação-social-em-costa-barros