sábado, 23 de julho de 2011

Brasileiros ganham 6 medalhas em Olimpíada Internacional de Matemática

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Brasileiros ganham 6 medalhas em Olimpíada Internacional de Matemática: "

iG São Paulo

País passou de 35º em 2010 para 20º lugar este ano com toda a equipe premiada

Foto: Divulgação

O Brasil obteve seis das 280 medalhas da Olimpíada Internacional de Matemática deste ano. Todos os seis representantes do País foram premiados, três com prata e três com bronze. O campeonato ocorre na Holanda. Com este resultado, os brasileiros se classificaram em 20º lugar entre 101 países participantes.


Os estudantes André Macieira Braga, de Belo Horizonte (MG), João Lucas Camelo Sá, de Fortaleza (CE), Henrique Fiúza do Nascimento, de Brasília (DF), conquistaram as medalhas de prata e Débora Barbosa Alves, de São Paulo (SP), Maria Clara Mendes Silva, de Pirajuba (MG) e Gustavo Lisbôa Empinotti, de Florianópolis (SC) ficaram com bronze.


Ao todo, 564 estudantes, entre 14 e 19 anos participaram da competição. Um comitê internacional elegeu os problemas que seriam resolvidos entre os propostos pelos países participantes. As provas foram realizadas em dois dias consecutivos abrangendo disciplinas como Álgebra, Teoria dos números, Geometria e Combinatória. Em cada dia, os participantes resolveram três problemas, com valor de sete pontos cada, aplicados em 4 horas e meia de prova. A resolução destes problemas requer mais criatividade, engenho e habilidade em matemática do que conhecimentos e fórmulas aplicadas.


Participação brasileira melhora


A Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) é realizada desde 1959. O Brasil participa desde 1979 conquistando desde então um total de 96 medalhas, sendo oito de ouro, 26 de prata e 62 de bronze. Em 2008, chegou a ficar em 16º na classificação geral, mas no ano passado, com duas pratas e um bronze, estava em 35º lugar.


A Olimpíada Brasileira de Matemática é um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT– Mat).


Inspirada nela, foi criada a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, em que tem se destacado a pequena cidade de Cocal dos Alves, no Piauí, e os colégios militares.

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INSCREVAM -SE - Prêmio dará R$ 30 mil para projetos de incentivo à leitura

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Prêmio dará R$ 30 mil para projetos de incentivo à leitura: "Brasília - Estão abertas até 10 de agosto as inscrições para o ..."

FÉRIAS - Jogos como opção para as crianças #ferias

http://www.samshiraishi.com/Jogos como opção para as crianças #ferias: "


As férias de inverno foram confusas em termos de clima, não é mesmo? Os dias de veranico de julho animaram muita gente, mas sempre temos que lembrar que é inverno. E quando esfria, como nesta semana no sul e sudeste, as ideias de bicicleta, piquenique e tantas coisas boas para se fazer ao ar livre se tornam inviáveis. Nesta sexta meus filhos, que estavam passando as tardes na colônia de férias, pediram para “faltar” e aproveitar a companhia das netas de uns vizinhos. O resultado foi uma tarde muito barulhenta na qual games de Wii se mesclaram aos bons jogos de tabuleiro, dos antigos como Banco Imobiliário ao novo Operando do Mate (de Carros, da Disney), numa bagunça de dar gosto!

(O Operando, jogo do filme abaixo, é bem divertido, tanto nesta versão de oficina mecânica quanto na original, que remete às cirurgias de verdade, no corpo humano)



Mas nem sempre é assim, com as crianças aproveitando os brinquedos. Apesar de serem dois meninos quase da mesma idade aqui em casa, eles se cansam da companhia um do outro com certa facilidade e em pouco tempo a única coisa que pensam em fazer é entrar na internet para jogar online com outros amigos. O caçula telefona para o amigo entrar no lugar certo no Club Penguin (ou equivalente), o mais velho fica no chat do Facebook combinando coisas dos jogos sociais (como CityVille) com os colegas da escola.

Por se tratar da turma da escola, perguntei a uma amiga, a Claudia Esposito (comigo na foto ao lado), professora de informática no ensino fundamental, quais jogos de computador ela indicaria para as crianças. As sugestões dela são as que eu intuía: sites educativos entremeados dos que parecem “apenas lúdicos”, mas que também tenham um fundo pedagógico já que trabalharam a coordenação motora fina, o clicar/arrastar, clicar/soltar. Ela indicou alguns que acho que são conhecidos de muitas famílias:


E sugeriu também que as crianças maiores visitem a parte de jogos do Educar para crescer, que, além de ser divertido, tem dicas preciosas para os papais.

Se você tem outras dicas, tanto de jogos de videogame e computador quanto de jogos de tabuleiro, não deixe de compartilhar nos comentários, tá?

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QUER SABER? VEM CÁ E DÁ UMA OLHADINHA...: MUSEU NACIONAL EM 13 DE JULHO DE 2011

http://adaoblogado.blogspot.com/
Passem por lá...
QUER SABER? VEM CÁ E DÁ UMA OLHADINHA...: MUSEU NACIONAL EM 13 DE JULHO DE 2011: "QUER SABER? VEM CÁ E DÁ UMA OLHADINHA...: MUSEU NACIONAL EM 13 DE JULHO DE 2011: 'CADA VEZ QUE ENTRAMOS NA QUINTA DA BOA VISTA E NOS DEPARAMOS COM AQUELE MUSEU, DÁ UMA VONTADE DE PASSAR O DIA LÁ...AS FOTOS ABAIXO, MOSTRA M...'
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Seu filho come bem? Bem é quanto? Ou seria o que?

http://blogdati.com/
Seu filho come bem? Bem é quanto? Ou seria o que?: "

“… No momento minhas maiores dúvidas e preocupações estão relacionadas aos alimentos. Que tipo, que hora, quanto, como, deixo, não deixo, forço ou não… E daí que, no meio dessas conversas, vejo que não sou a única”.


Via Blog Viajando na maternidade




A foto é linda, não acham? E àquela frase lá em cima? Ótima. O melhor sinônimo para #vidademae.


A cada dia que passa percebo mais e mais como é grande o dilema da alimentação entre mães e filhos que, motivados por fases da vida e de seu desenvolvimento, acabam enlouquecendo o pessoal de casa com as negativas para quase todos os alimentos novos ou de sabor e textura duvidosa e/ou, pior, motivados apenas pela birra fazem tempestade em copo d´água e deixam qualquer mãe arrasada.


Eu mesma, vez ou outra acho que vou sucumbir diante das pirraças e argumentações excessivas do meu filho que, #aos3 e meio acha que pode selecionar os alimentos sem qualquer interferência adulta. “Não sou mais bebê, mamãe, sou uma criança grande. Eu escolho a comida”. Claro, a gente ri para não chorar. Dia desses a madrinha ligou em casa, exatamente no horário de almoço e surpresa questionou o transparecer do meu desânimo pela voz… “Às vezes o almoço tem sido uma luta”, respondi e ficou fácil compreender do que se tratava.


Preocupada e sempre atenta ao peso, ao desenvolvimento, participação na escola, disposição para brincar e até ao sono, já que uma criança mal alimentada ou excessivamente alimentada irá demonstrar dificuldades em todas as áreas de atividades, bati na porta do pediatra – que às vezes parece um Santo – para dirimir minhas dúvidas. “Doutor, meu filho tem comido muito mal. Aceita couve e espinafre quando refogadinhos e misturados ao feijão, também como brócolis no vapor, mas não quer nenhuma outra folha ou legume. Frutas? Só banana amassada com aveia ou maçã. Suco de fruta? Só de abacaxi. Outros sabores só na ilusão das latas com açúcar e conservante. Ademais, só cereal, leite, achocolatado, sucos de soja e massas distintas”. Sério, quase choro quando faço meus relatos a ele, coisa que é retribuída com sorrisos e muita calma. Seu filho c0me bem, respondeu o médico. Devagar vai escolher novos alimentos e possivelmente se encantar com muitas coisas que não come hoje, mas dentre as verduras, ele come as melhores. Se também come carne ele está saudável, como apontam a curva de crescimento e demais exames.


Então qual o por quê essa mãe nunca ficar satisfeita? Pouco mais que 5 colheradas parecem pouco demais. Me policio para não reclamar à toa, afinal o CJ gosta de peixe grelhado e frango além das carnes vermelhas e pouco fica doente. Mamou até os 2 anos, livrou-se da intolerância à lactose e cresce a olhos vistos, mas ainda assim não há como ignorar os pratinhos lindos e bem compostos da mamãe sendo deixados de lado ao som e sorrisos de “satisfeito, mamãe querida”.


Algumas dicas do Pediatra para tentarmos melhorar esse apetite, todas nós já conhecemos, mas não custa reforçar:



  • Nada de suco junto às refeições. Se tiver sede, ofereça água;

  • Evite oferecer doces na saída da escola e até enviar merendas muito adocicadas para a escola;

  • Se não almoçar bem, não ganha suco e nem sobremesa depois;

  • Espere que ele demonstre fome para o lanche (mesmo que este já esteja preparado ali do lado);

  • A quantidade dos alimentos é menos importante que a variedade do que ele come;

  • Continue oferecendo frutas em pedaços para que ele coma e continue experimentando texturas. Uma ideia é colocar a fruta inteira ao lado e ele pode fazer suas comparações entre formato, interior e exterior;

  • Se fizer pirraça e não quiser comer, não force. Deixe que saia da mesa e sinta fome. Quando desejar comer, lhe pedirá e você oferecerá o alimento mais conveniente para o horário;

  • Sucos doces e achocolatados antes da janta e/ou próximo do horário de dormir não são bons, pois estimulam o organismo, inibem a fome e prejudicam o soninho;

  • Faça testes mandando seu filho comer na casa da vizinha (com filhos) ou amigo da escola e troque a observação das mães. Muitas vezes para “copiar o outro” seu filho comerá bem melhor lá e vice-versa.

  • Caso perceba que os problemas estão se agravando, troque uma ideia com o Pediatra ou especialista.


E eu acrescento àquela observação básica de vários guias e reportagens sobre a alimentação de pequenos:



  • Você deve oferecer ao menos 10 vezes o mesmo alimento ao seu filho, mas preparado de maneiras diferentes e intercalando as experiências. Se ele não gostar de nenhum prato, possivelmente o paladar dele não é compatível ao alimento mesmo e aí, substitui-se por outro.


E claro, ressalvo uma opinião que já publiquei aqui noutro post:


Para os pequenos, minha sugestão é tentar mantê-los afastados dos refrigerantes, lanches fast food e afins o máximo possível, mas sem fingir que é algo irreal ou proibido e sim dizendo que há comidas e bebidas mais gostosas e tão divertidas quanto.


Com mais ou menos sofrimento, a verdade é que em todos os lares comer é um desafio. É algo a se aprender, não só quando falamos de bebês e crianças pequenas, como inclusive quando falamos em adultos e reeducação alimentar. Importante mesmo vai ser o interesse dos pais e o exemplo que damos aos nossos filhos.


Mas e àquele “como bem?”. Acho que isso varia de acordo com a perspectiva de quem avalia… E você, o que acha?



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2ª JORNADA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

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2ª JORNADA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: "
A JORNADA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL aconteceu de 18 a 22 de julho de 2011 na creche Zilka em forma de estudo e reflexão para os educadores. Tivemos vários momentos de aprendizagem e descontração que nos levaram a refletir sobre a prática pedagógica.


MARCOS TEÓRICOS DA COMPREENSÃO DA CRIANÇA PEQUENA

INFÂNCIA E PSICOLOGIA


EDUCANDO CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS


GEOGRAFIA DA INFÂNCIA

ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO

QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL

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