segunda-feira, 18 de julho de 2011

Capes e o Instituto Weizmann fecham acordo para financiar intercâmbio

http://odia.terra.com.br/portal/educacao/
Capes e o Instituto Weizmann fecham acordo para financiar intercâmbio: "Brasília - A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível ..."

Entrevista do Ministro da Saúde no Canal Livre 17/07/11

http://saudementalrj.blogspot.com/
Entrevista do Ministro da Saúde no Canal Livre 17/07/11: "
PARTE 1
PARTE 2
PARTE 3
PARTE 4
"

Porta-recadinhos

http://jacirinha.blogspot.com/
Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça.
Parabéns Jacirinha você é demais.
Porta-recadinhos: "










Oi minhas queridas amigas!!!


Mais um projetinho saindo do forno.


Beijiiinhos...

"

CHEGAMOS A MAIS 200. VISUALIZAÇÕES

Chegamos a 200.000 visualizações.
Só tenho que agradecer a todos vocês que são notícia e leiem tudo que a gente coloca por aqui.
Obrigada meus amigos.

Alexander S. Neill

http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem
Alexander S. Neill: "O educador escocês defendia o fim da hierarquia e da rigidez como meio de formar indivíduos livres e criativos"

Anton Makarenko

http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem
Anton Makarenko: "O mestre ucraniano concebeu um modelo de escola baseado na vida em grupo, na autogestão e na disciplina, contribuindo para a recuperação de jovens infratores"

Antonio Gramsci

http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem
Antonio Gramsci: "O filósofo italiano atribuía à escola a função de dar acesso à cultura das classes dominantes, para que todos pudessem ser cidadãos plenos"

Célestin Freinet

http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem
Célestin Freinet: "O educador francês desenvolveu atividades hoje comuns, como as aulas-passeio e jornal de classe, e criou um projeto de escola moderna e democrática"

Édouard Claparède

http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem
Édouard Claparède: "O cientista suíço defendia a necessidade de estudar o funcionamento da mente infantil e de estimular na criança um interesse ativo pelo conhecimento"

Hannah Arendt

http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem
Hannah Arendt: "Para a cientista política, os adultos devem assumir a responsabilidade de conduzir as crianças por caminhos que elas desconhecem"

Galeria de ilustrações - idéias

Olha que idéia bacana pra expor os trabalhos dos alunos.

http://eucontoassim.wordpress.com/
Galeria de ilustrações: "


Parece uma vitrine. A diferença é que você pode tocar em muita coisa, olhar bem de pertinho, quase encostar o nariz. Para quem está em São Paulo, um passeio obrigatório é o do Sesc Belenzinho. A exposição Linhas de histórias – Um panorama do livro ilustrado no Brasil prova como a literatura infantojuvenil vem se sofisticando cada vez mais, desde os anos 1970.

Visitei a mostra no sábado e recomendei no blog do Estadinho.


Quer saber mais sobre o livro ilustrado? A francesa Sophie Van der Linden dá uma aula em Para Ler o Livro Ilustrado e Alan Powers não deixa por menos em Era Uma Vez Uma Capa, meu primeiro post.



Filed under: Eu só queria contar, Ilustração Tagged: A Bruxinha Atrapalhada, Alan Powers, Alcimar Frazão, Angela-Lago, arte, Brasil, Eliardo França, Eva Furnari, exposição, Fernando Vilela, Flicts, Ida e Volta, ilustração, Juarez Machado, Katia Canton, Linhas de histórias, livro, livro ilustrado, mostra, O Cântico dos Cânticos, O Rei de Quase Tudo, Odilon Moraes, panorama, Sesc Belenzinho, Sophie Van der Linden, Ziraldo "

2ª semana para os Embaixadores!

http://embaixadoresdaeducopedia.blogspot.com/
2ª semana para os Embaixadores!: "
Embaixadores a postos??????
Vamos lá!
Estamos precisando de sua ajudinha e temos uma super missão!
Acesse a Educopédia ! Leia a tarefa e encare esse desafio!
Você deverá fazer a instalação de um jogo super emocionante que é o ZUUUM!

Para que você consiga fazer a instalação, clique aqui para instalar o Adobe Flash Player, ferramenta necessária! É fácil! Baixe o arquivo executável, instale e pronto. Seu computador estará prontinho para a instalação do Zuuum!
Boa tarefa para todos!

"

Jornada de EI!

http://adaoblogado.blogspot.com/
Jornada de EI!: "



Hoje aconteceu o primeiro dia da Jornada de Educação Infantil , alguns professores não conseguiram realizar a inscrição, mas acompanharam tudo pelo twitter! Confira:
"

Semana de reforço nos estudos!

http://adaoblogado.blogspot.com/
Circuito, que bacana!!
Semana de reforço nos estudos!: "Nossos professores montaram um circuito de atividades para ajudar os alunos a superar as dificuldades, semana produtiva e muito lúdica na escola!







"

Abertas inscrições para prêmio para professores

http://ultimosegundo.ig.com.br/
Abertas inscrições para prêmio para professores: "

iG São Paulo

Quinta edição do Prêmio Professor Brasil vai pagar R$ 5 mil a 40 educadores

Estão abertas as inscrições para o 5º Prêmio Professor Brasil, concurso de experiências pedagógicas desenvolvidas por professores de escolas públicas. Serão premiados 40 educadores de todas as etapas de ensino com R$ 5 mil.


A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) busca reconhecer e valorizar os educadores brasileiros e conta com a parceria da Fundação SM, Intel, Instituto Votorantim e Abrelivros (Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI).


As inscrições devem ser feitoas pelo site www.premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br. Todos os trabalhos inscritos serão recebidos pelo Instituto Federal de Pelotas, responsável pela análise dos documentos, conforme o regulamento do Prêmio. Já a avaliação dos trabalhos será feita por uma comissão de educadores e especialistas convidados pelo Ministério da Educação.


A solenidade de entrega do prêmio acontece em Brasília no final do ano, com a presença dos vencedores, que têm todos os custos de viagem pagos pela premiação. Além da cerimônia de entrega dos troféus, os educadores participarão do Seminário Prêmio Professores do Brasil, que possibilita a troca de experiências entre os educadores de escolas públicas de diversas regiões do Brasil. “Os premiados acabam servindo de incentivo e modelo para os outros professores, não só na sua comunidade, mas também em outros estados”, destaca Rubem Saldanha, gerente de educação da Intel do Brasil.


Para o Instituto Votorantim, a percepção não é diferente. “O papel do educador é fundamental para o futuro dos jovens brasileiros”, afirma Rafael Gioielli, gerente de pesquisa e desenvolvimento do Instituto Votorantim. “Por meio dos projetos, seus diferenciais e resultados, vemos que é possível oferecer um ensino de qualidade para que o jovem construa seu projeto de vida, trazendo benefícios para si, e para sua ação como agente de transformação social”, completa.


As inscrições vão até 15 de setembro.



"

Governo prepara ações preventivas à exploração sexual de crianças e adolescentes

http://primeirainfancia.org.br/
Governo prepara ações preventivas à exploração sexual de crianças e adolescentes: "


Ações específicas de prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 e nas regiões onde serão construídas as hidrelétricas de Jirau (RO) e Belo Monte (PA) estão sendo preparadas pelo governo. O anúncio foi feito no dia 13 de julho pela ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), Maria do Rosário, na abertura de seminário promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) sobre os 21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).


“Nossa atitude é totalmente preventiva. Nós estamos planejando ações de fortalecimento dos conselhos tutelares, há uma operação já organizada para a região de Belo Monte e Jirau. Já temos parcerias com várias empresas e com a sociedade civil, e estamos atuando com as prefeituras para impedir que a exploração sexual se instale. Há um afluxo muito grande de homens nessas grandes obras e, por isso, temos essa preocupação”, disse a ministra.


O objetivo do seminário é discutir de que maneira o setor empresarial pode contribuir na prevenção do problema. O Sesi já desenvolve em 12 capitais um programa específico de recuperação de jovens que foram vítimas da exploração sexual. Eles recebem apoio de psicólogos e pedagogos, orientação jurídica e médica, além de participarem de cursos nas escolas do Sistema S para garantir a inserção no mercado de trabalho. Maria do Rosário disse que o projeto chamado Vira Vida poderia ser transformado em política pública para que seu alcance seja ampliado. Hoje o programa atende 1,8 mil jovens de 16 anos a 21 anos de idade.


“O setor empresarial tem uma importância vital no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes. Muitas organizações já faziam alguma coisa em benefício desse público, mas precisava de um último elo, o mundo empresarial. Depois de recuperarmos a autoestima desses jovens e prepará-los para o trabalho, nós precisamos de emprego e quem tem isso são os empresários”, disse Jair Meneguelli, presidente do Conselho Nacional do Sesi.


Sobre o aniversário de 21 anos do ECA, os representantes da sociedade civil, governo e empresários reconheceram que a legislação permitiu importantes avanços na garantia de direitos de crianças e adolescentes, mas que ainda falta avançar na sua implantação.


“A prioridade absoluta assegurada pelo ECA a cada criança e adolescente ainda não está totalmente garantida. Os avanços conquistados não são realidade para todas as crianças. Para que o Brasil realmente chegue a universalização dos direitos com equidades, precisamos o engajamento de todos. E temos visto com muita satisfação como as empresas brasileiras vêm fortalecendo seu conceito sob a responsabilidade social que devem assumir”, declarou a representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Marie-Pierre Poirier.



Fonte: Amanda Cieglinski (Agência Brasil)

"

PIC NA CRECHE EM PARCERIA COM A SAÚDE

http://zilkacreche.blogspot.com/
PIC NA CRECHE EM PARCERIA COM A SAÚDE: "

A Primeira Infância ganha cada vez mais papel de destaque no cenário educativo por sua enorme importância no desenvolvimento humano. Porém, não há atendimento à infância que não contemple as família. Escola de Pais vêm reforçar esta proposta de atendimento integral. Trabalhar o desenvolvimento numa perspectiva integral demanda um trabalho de vários setores, que denominamos trabalho intersetorial. Por isso trabalhamos em parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistiância Social, entre outras. E no dia 09/07/11 apresentamos aos responsáveis o tema Planejamento Familiar. A equipe da Saúde conversou sobre a importância do casal planejar o números de filhos, apresentaram as diversas possibilidades de se preservar para evitar uma gravidez indesejada, assim como prevenir doenças sexualmente transmissíveis com uso de preservativos. No final foram distribuidos preservativos.
"

Festa no Arraiá da 6ª CRE

http://zilkacreche.blogspot.com/
Festa no Arraiá da 6ª CRE: " No dia 16/07/2011 a 6ª CRE promoveu sua festa julina e contou com a partiipação de professores, diretores e seus familiares. O evento foi realizado no clube dos sargentos e suboficiais do Exército e contou com a participação e a animação de todos os envolvidos. Teve danças com os alunos, apresentação de quadrilha de professores e muita comida típica. Foi um sucesso. Parabéns pelo evento. Nós somos a 6ª CRE!



"

Uma pequena mostra do primeiro dia!!!!

http://rioeducainfancia.blogspot.com/
Uma pequena mostra do primeiro dia!!!!: "
"

LISTA NOMINAL DOS ACS QUE TIVERAM A PRÉ-INSCRIÇÃO HOMOLOGADA PARA A CONCLUSÃO DA FORMAÇÃO TÉCNICA

http://otics-iraja.blogspot.com/
LISTA NOMINAL DOS ACS QUE TIVERAM A PRÉ-INSCRIÇÃO HOMOLOGADA PARA A CONCLUSÃO DA FORMAÇÃO TÉCNICA: "


Informamos que a seleção dos pré-inscritos para a composição das primeiras sete turmas, conforme normas anteriores, será feita por meio de sorteio público com data e o local a serem divulgados . Aguardem!!!



  • Adriana Cruzda Costa ------------------------------------------- Portus e Quitanda
  • Aída Firmino Gomes -------------------------------------------------Marcos Valadão
  • Alan Gomesde Ooliveira------------------------------------------- Marcos Valadão
  • Ana Claudia de Moraes ---------------------------------------- Prof Carlos Cruz lima
  • Ana Cristina Dias da Silva -----------------------------------------Fazenda Botafogo
  • Ana Denise Xavier kniss Petersen ------------------------------Fazenda Botafogo
  • Ana Paula de Almeida Teixeira ---------------------------------- Portus e Quitanda
  • Ana Paula Eloi Farias Quintela ---------------------------------- Marcos Valadão
  • CassiaDuarte da Silva ----------------------------------------- Prof Carlos Cruz Lima
  • Claudia Gomes da Rocha Alves --------------------------------- Fazenda Botafogo
  • Cleide Nunesda Conceicao Tavares -------------------------- Fazendabotafogo
  • CleidianaVieira Goulart Lessa ---------------------------------- Portus e Quitanda
  • Cleusa da Silva ------------------------------------------------------- Portus e Quitanda
  • Debora dos Santos ---------------------------------------------- Prof Carlos Cruz Lima
  • Dirce Andrade Fernareti ------------------------------------------- Fazenda Botafogo
  • Edineide Paulo da Silva ------------------------------------------- Portus e Quitanda
  • Eliane Reisde Farias ---------------------------------------------- Edma Valadão
  • Fatima Cervo Rurr ---------------------------------------------------- Marcos Valadão
  • Jaqueline Cristina Lima de Oliveira ------------------------- Prof Carlos Cruz Lima
  • Joao Roberto Rangel ------------------------------------------------ Edma Valadão
  • Katia Oliveira do Nascimento Pereira -------------------------- Fazenda Botafogo
  • Luciana da Costa Carvalho ------------------------------------ Prof Carlos Cruz Lima
  • Luciana dos Reis da Silva Nascimento -------------------- Prof Carlos Cruz Lima
  • Luciane da Silva Penha --------------------------------------------- Edma Valadão
  • Marcia Cristina Lima de Bomfim --------------------------------- Edma Valadão
  • Maria das Gracas Gomes de Oliveira -----------------------Prof Carlos Cruz Lima
  • Maria Helena Zeferino ----------------------------------------------- Edma Valadão
  • Maria Pegina Palmeira ---------------------------------------------- Edma Valadão
  • Maria Zilma Fernandes Pinto -------------------------------------- Edma Valadão
  • Miguel Piresde Jesus ----------------------------------------------- Edma Valadão
  • Norma Suelyde Franca Menezes Pedro ---------------------- Marcos Valadão
  • Regina da Silva --------------------------------------------------Prof Carlos Cruz Lima
  • Renata Pereira Leite ------------------------------------------------- Portus e Quitanda
  • Rosana Cristina da Silva --------------------------------------------Edma Valadão
  • Roseli da Silva --------------------------------------------------------- Edma Valadão
  • Sebastião Palmeira -------------------------------------------------- Edma Valadão
  • Simone Nunes Coelho ---------------------------------------------- Marcos Valadão
  • Suzimeri Moraes Marques ----------------------------------------- Marcos Valadão
  • Tania Maria Benedito Morgado ---------------------------------- Marcos Valadão
  • Vitor Pereira de Queiroz -----------------------------------------Prof Carlos Cruz Lima
  • William dos Passos Teodoro -------------------------------------- Edma Valadão






"

VI Seminário Estadual sobre População Adulta em Situação de Rua

http://saudementalrj.blogspot.com/
VI Seminário Estadual sobre População Adulta em Situação de Rua: "

As inscrições estão abertas até o dia 21 de julho, e podem ser feitas:
- por telefone: (21) 25844103 e 25844219 de 9 às 15h
( 21) 31478751 , 31478752 e 31478753 de 13 às 18h
O seminário é intersetorial.
"

MANUEL DE ABREU - Túnel do Tempo

Túnel do Tempo: "A Escola Municipal Manuel de Abreu fez uma viagem no túnel do tempo.
Cada turma ficou com a responsabilidade de estudar uma década: a moda, a política, a moeda vigente, música, novidades tecnológicas e programas de TV.
Esta 'viagem' culminou com uma exposição de trabalhos escritos, maquetes, livros, vestimentas e aparelhos tecnológicos.
"

"SAÚDE NA ESCOLA DISTRIBUI OS PRIMEIROS ÓCULOS NA ESCOLA MUNICIPAL JORACY CAMARGO"

http://otics-iraja.blogspot.com/2011/07/saude-na-escola-distribui-os-primeiros.html

"SAÚDE NA ESCOLA DISTRIBUI OS PRIMEIROS ÓCULOS NA ESCOLA MUNICIPAL JORACY CAMARGO": "



O prefeito Eduardo Paes e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançaram nesta sexta-feira, dia 25, o programa Saúde nas Escolas com 160 equipes fixas e oito móveis, atendendo a rede municipal de ensino. O programa é uma das ações fundamentais do projeto Escolas do Amanhã, criado para combater a evasão escolar e diminuir a defasagem idade/série nas unidades situadas nas regiões conflagradas ou recém-pacificadas da cidade. A cerimônia de lançamento foi realizada no Ciep Dr. Antoine Magarinos Torres Filho, na Tijuca, e contou ainda com a presença dos secretários municipais Claudia Costin (Educação) e Hans Dohmann (Saúde e Defesa Civil), além do secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes.

Foto: Beth SantosO novo programa tem como objetivo dar assistência integral para mais de 105 mil alunos da rede municipal, com equipes de profissionais de saúde percorrendo inicialmente 151 Escolas do Amanhã e nove Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI) para cuidar da saúde dos estudantes. Nessa primeira etapa, 160 unidades escolares da rede municipal serão atendidas e em cada uma delas haverá um técnico de enfermagem. Além desses profissionais fixos, oito unidades móveis de saúde, com um médico, um enfermeiro, um psicólogo, um dentista e um auxiliar de saúde bucal, percorrerão as escolas semanalmente. As unidades móveis contam com mobiliário próprio para promover o atendimento e material educativo, que será entregue às crianças.

De acordo com Eduardo Paes, o programa Saúde nas Escolas visa identificar e tratar os problemas de saúde das crianças, melhorando o desempenho dos alunos dentro da sala de aula:

- Esse programa é específico nas escolas. Muitas crianças, por exemplo, não enxergam direito e, por isso, têm dificuldade no aprendizado. Com esse novo programa daremos uma atenção especial à saúde do aluno, cuidando e prevenindo as doenças, evitando que faltem ao colégio e orientando-os para que cuidem da saúde. Isso tudo impacta no aprendizado e na qualidade de ensino. São melhorias e benefícios para a saúde das crianças e para elas aprenderem melhor. Estamos começando com mais de 100 mil crianças atendidas e esperamos expandir para toda a rede municipal de ensino - afirmou.

O ministro Alexandre Padilha destacou a importância do programa para a difusão das informações sobre saúde:

Foto: Beth Santos- Trazer a saúde pra dentro da escola é a melhor estratégia para não só cuidar das crianças, mas também fazer com que os hábitos saudáveis e a ideia de Saúde Presente chegue a todas as famílias do Brasil. Nosso objetivo é que as crianças aprendam isso na escola e levem isso pra dentro de casa, para o conjunto da família brasileira. O Ministério apoiará a ampliação do programa para toda a cidade.

Com o novo programa, as escolas passam a ter acesso ao Prontuário Eletrônico Único, um sistema integrado entre as secretarias de Educação e Saúde, que possibilita o acompanhamento passo a passo do histórico de saúde do aluno. Se o aluno for atendido na escola ou se passou por uma Clínica da Família, informações como dados pessoais, históricos de consultas, doenças ou antecedentes cirúrgicos estarão à disposição dos profissionais de saúde.

Segundo a secretária de Educação, Claudia Costin, a expectativa é de que a evasão escolar caia para menos da metade:

Foto: Beth Santos- O programa é um componente das Escolas do Amanhã, voltado a combater evasão escolar e melhorar o desempenho dos alunos que estão em áreas mais desafiadoras ou conflagradas. Essas crianças tinham dificuldade de acesso a serviços de saúde e vai ser um grande avanço ter profissionais dessa área dentro das escolas. Esperamos até o final de 2011 atender cerca de 360 mil crianças com exames audiométricos, inclusive colocação de próteses auditivas e óculos - ressaltou.

Já o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, explicou a ação integrada com as Clínicas da Família:

- É nessa fase da vida, na primeira infância, que se forma o cidadão. O impacto de um programa como esse na primeira infância é decisivo sobre vários aspectos e também na área da saúde. Vamos formar uma geração mais saudável e mais consciente de que cuidar da saúde é fundamental. Por isso, esse programa tem um link com o Programa Saúde da Família. A equipe móvel identificará problemas de saúde nas crianças e as encaminhará para as unidades de saúde para que elas tenham um tratamento precoce e preventivo nas clínicas da família, que são as unidades apropriadas. A implantação é progressiva e percorrerá as áreas onde as comunidades têm menor índice de desenvolvimento humano e o serviço público tem que chegar - explicou.

Ações do programa Saúde nas Escolas:

Saúde Auditiva
- Triagem auditiva e exame de acuidade auditiva nas unidades escolares garantindo providências, encaminhamentos e soluções, quando necessários.
- Doação de próteses, aos alunos das escolas e creches que necessitem de correção auditiva, de forma regionalizada.
- Cadastro e identificação de diagnósticos e encaminhamentos dados aos alunos, para formação de banco de dados.
- Contratação de estagiários e otorrinolaringologistas.

Saúde Bucal
- Cadastro e identificação de diagnósticos, revelação de placa bacteriana, escovação supervisionada, tratamento restaurador atraumático (TRA) e encaminhamentos dados aos alunos, realizados pelos supervisores do Programa de Promoção de Saúde e Cidadania Dentescola para criar banco de dados.
- Infraestrutura para deslocamento dos supervisores, distribuição trimestral dos kits de saúde bucal nas escolas e dos insumos necessários para atividades educativas e implantação do hábito de higiene bucal diária no espaço escolar, e aquisição de kits de saúde bucal e revelador de placa com distribuição nas unidades escolares.
- Contratação de estagiários (para dar apoio às equipes de saúde bucal do Dentescola e da Estratégia Saúde da Família).

Saúde Ocular – Visão de Futuro
- Tem como objetivo corrigir possíveis falhas de aprendizagem ocasionadas por problemas de visão dos alunos.
- Cerca de 14 mil crianças terão acesso à consulta oftalmológica e ganharão óculos, se necessário;
- Serão beneficiados com o projeto os alunos das classes de alfabetização das Escolas do Amanhã, que vão fazer 6 anos em 2011 ou que possuem até 6 anos e
11 meses, os alunos que participaram das turmas de realfabetização em 2009 e os alunos do programa Nenhuma Criança a Menos.
- Nos dias marcados por cada Coordenadoria Regional de Educação (CRE), os pais levarão os alunos até um dos pólos de atendimento. No local, as crianças realizarão o exame de vista e, aqueles que necessitarem de óculos serão encaminhados para outra unidade móvel, onde podem escolher a armação. Depois de cinco dias úteis, os óculos serão entregues à CRE, que ficará responsável pela distribuição nas escolas.
- Para esta ação, será utilizado um ônibus que conta com dois médicos oftalmologistas, um auxiliar de enfermagem e um coordenador da unidade, que atua no agendamento das atividades.

Texto: Juliana Romar
Fotos: Beth Santos
"