terça-feira, 5 de julho de 2011

Passeio ao CCBB!

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Passeio ao CCBB!: "
As professoras Michele, Gwendolyn e a estagiária Cristiane foram com suas turmas ao CCBB, mais uma parceria do Bairro Educador. Foi maravilhoso, mais uma oportunidade cultural, ampliando o capital de nossos alunos e professores.





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DIRETO DO TWITTER

 
Claudia Costin
por ProfCrisMesq
Claudia Costin
por ProfCrisMesq

INAUGURAÇÃO DA 39ª CLINICA DA FAMÍLIA

http://otics-iraja.blogspot.com/
INAUGURAÇÃO DA 39ª CLINICA DA FAMÍLIA: "O prefeito Eduardo Paes inaugurou nesta terça-feira, dia 5, na Pavuna, a Clínica da Família Epitácio Soares Reis. Com capacidade para atender a duas mil pessoas por dia, a 39ª Clínica da Família da cidade vai beneficiar 20 mil moradores da região. Vale destacar que esta é a 15ª unidade de saúde básica instalada pela Prefeitura do Rio na Zona Norte e a terceira da AP 3.3, região que reúne alguns dos bairros com os piores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) da cidade, como Costa Barros, Barros Filho, Fazenda Botafogo e Acari.

Acompanhado pelo secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, e pelo secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho, o prefeito do Rio destacou os investimentos em atenção básica como sua prioridade de governo:

- É importante que se entenda que cerca de 85% dos problemas de saúde podem ser resolvidos em clínicas como essa. Por isso, estamos em processo de ampliação e já alcançamos a marca de 1,5 milhão de atendimentos. Trata-se de um espaço muito bem elaborado, com equipamentos de qualidade e alta tecnologia, além de possuir equipes bem preparadas para atender a população - disse Eduardo Paes, que lembrou a trajetória do carioca que dá nome à clínica.

Estamos homenageando um homem que lutou por muito tempo para que a cidade tivesse um espaço de saúde como este. E pretendemos homenagear sempre as pessoas que lutaram pelo bem de suas comunidades e que não devem ser esquecidas - afirmou Paes. O prefeito destacou ainda outros investimentos da Prefeitura do Rio na Zona Norte.

- Além das Clínicas da Família, estamos implantando na Zona Norte o Bairro Maravilha, que prevê a recuperação de 300 ruas da região. A população também será beneficiada pelo Morar Carioca e pela Operação Asfalto Liso - disse.

O secretário municipal de Saúde, Hans Dohmman, deu mais detalhes sobre o atendimento oferecido nas Clínicas da Família:

A população está recebendo cuidado personalizado, com foco na prevenção de doenças e promoção da saúde. Cada paciente terá sua própria equipe de saúde e a possibilidade de realizar exames como ultrassonografia, raio-X, entre outros - disse Dohmann.

Com investimento de R$ 3 milhões, a unidade conta com sete consultórios médicos, sala de ultrassonografia, raio-x, observação clínica com três leitos, salas de procedimentos e de curativos, sala de imunização, sala de coleta, sala de reunião, saúde bucal e farmácia.

No local, serão oferecidos os seguintes serviços: consultas individuais e coletivas; visita domiciliar; saúde bucal; vacinação; pré-natal; exames de raios-x; exames laboratoriais: sangue; urina e fezes; ultrassonografia, curativos; planejamento familiar; vigilância em saúde; teste do pezinho; tratamento e acompanhamento de pacientes diabéticos e hipertensos.

A inauguração da nova clínica reuniu lideranças comunitárias, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, familiares do homenageado e crianças da Escola Municipal Motorista Paschoal André, que integra o projeto “Escolas do Amanhã”, da Secretaria Municipal de Educação. Durante a cerimônia, os pequenos fizeram uma apresentação de canto.

A Clínica da Família Epitácio Soares Reis fica Avenida Chrisóstomo Pimentel de Oliveira, s/nº (ao lado da Escola Municipal Arnaldo Varella) e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h.




segue algumas fotos:












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IBGE DIVULGA MALHA MUNICIPAL E INFORMAÇÕES DOS SETORES CENSITÁRIOS DO CENSO 2010

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IBGE DIVULGA MALHA MUNICIPAL E INFORMAÇÕES DOS SETORES CENSITÁRIOS DO CENSO 2010: "
O IBGE coloca à disposição do público a Malha Municipal Digital de Setores Censitários do Censo 2010, assim como os dados agregados por setor censitário da Sinopse Preliminar do Censo. A Malha, junto com os dados agregados, permite visualizar resultados do Censo 2010 em um mapa digital. Os setores são as menores unidades territoriais estabelecidas pelo IBGE para fins de coleta do Censo.
Para sua visualização, o IBGE está disponibilizando na sua pagina na Internet uma aplicação Web que permite exploração e visualização dos dados por município/subdistrito/bairro de todos os 316.574 setores censitários.
Os arquivos da Malha Municipal e de Setores Censitários e da Base de Informações do Censo 2010 por Setores Censitários estão disponíveis no linkhttp://www.censo2010.ibge.gov.br/sinopseporsetores/
Para trabalhar com a malha, é necessário utilizar um software de geoprocessamento. Para aplicações mais simples de recuperação de informações georreferenciadas, o IBGE disponibiliza o Estatcart, que pode ser obtido na Loja Virtual ou adquirido nas livrarias do IBGE, assim como um DVD contendo todos os dados e informações necessárias.
A Malha disponibilizada em Unidades da Federação possibilita o cruzamento de informações do Censo 2010 com outras bases de dados compatíveis, o que a torna de fundamental importância para o planejamento de ações institucionais e políticas públicas nos municípios.
A resolução do arquivo digital é variável: nas áreas urbanas é compatível com escalas cartográficas na faixa de 1:2.000 a 1:10.000 (o que significa que 1 mm no mapa representa entre 2 e 10 metros no terreno) e nas áreas rurais, com escalas na faixa de 1:25.000 a 1:250.000 (1mm no mapa representa entre 25 a 250 metros no terreno).
O IBGE está disponibilizando também, no seu Banco de Dados Agregados (SIDRA), as informações por subdistrito/bairro que podem ser acessadas pelo Sistema de Recuperação Automática (SIDRA), no link http://www.sidra.ibge.gov.br/
É possível construir informações por bairro como, por exemplo, a média de moradores por domicílio, a razão de sexo (número de homens para cada 100 mulheres) e o índice de envelhecimento, que é o número de pessoas idosas (com 65 anos ou mais de idade) para cada 100 pessoas jovens (de 0 a 14 anos). No município do Rio de Janeiro, por exemplo, os bairros com menor razão de sexo são Flamengo, com 50 mil residentes e 73,2 homens para cada 100 mulheres, e Copacabana, com 146,4 mil residentes e 74,3 homens para cada 100 mulheres. Os dois também têm os maiores índices de envelhecimento: 263,1 e 248,6 pessoas idosas para cada 100 jovens, respectivamente.
Próximas divulgações: características do entorno e resultados definitivos do Universo
Até o momento, as divulgações do Censo 2010 já retrataram diversos aspectos da realidade nacional. Além da densidade demográfica e da contagem da população – detalhada até o nível de setor censitário e com informações por sexo, grupos de idade e situação de domicílio –, também já foram divulgados resultados preliminares do Universo até o nível de município, tais como condição de parentesco no domicílio, cor ou raça, alfabetização, registro de nascimento em cartório e, ainda, informações sobre os próprios domicílios, relativas ao número de moradores, acesso a serviços básicos saneamento, iluminação e rendimento mensal domiciliar per capita.
Está prevista para ainda este mês a divulgação das características urbanísticas do entorno dos domicílios. Em outubro, serão publicados os resultados definitivos do Universo, inclusive por setor censitário, além de informações sobre aglomerados subnormais e indicadores sociais municipais básicos. Em novembro, começa a divulgação dos dados preliminares da Amostra. O calendário completo, com divulgações previstas até 2012, está disponível no link:http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/calendario.shtm


Cartograma da Sinopse do Censo de 2010

fonte:http://www.ibge.gov.br
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ARRAIÁ CAI NA ROÇA

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Resíduos

http://eduambientalepitacio.blogspot.com/

Resíduos: "
Precisamos incentivar práticas de conscientização sobre a geração e tratamento de resíduos (lixo), informar da importância da reciclagem de lixo, da redução do consumo individual e coletivo de resíduos e a reutilização do que for possível para diminuir os impactos ambientais, buscando qualidade de vida e de preservação do nosso planeta.
Faça sua parte!
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PSE - NSEC 06 - Prefeitura entrega a 39ª Clínica da Família da cidade na Pavuna

Mais uma Clínica da família na nossa região, isso quer dizer alunos mais bem atendidos, pais,  famílias, escolas bem atendidas.

Unidade vai beneficiar 20 mil moradores da região, que possui os piores Índices de Desenvolvimento Humano do Rio

05/07/2011  » Autor: Flávia David / Fotos: Beth Santos

Foto:Beth SantosO prefeito Eduardo Paes inaugurou nesta terça-feira, dia 5, na Pavuna, a Clínica da Família Epitácio Soares Reis. Com capacidade para atender a duas mil pessoas por dia, a 39ª Clínica da Família da cidade vai beneficiar 20 mil moradores da região. Vale destacar que esta é a 15ª unidade de saúde básica instalada pela Prefeitura do Rio na Zona Norte e a terceira da AP 3.3, região que reúne alguns dos bairros com os piores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) da cidade, como Costa Barros, Barros Filho, Fazenda Botafogo e Acari.

Acompanhado pelo secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, e pelo secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho, o prefeito do Rio destacou os investimentos em atenção básica como sua prioridade de governo:

- É importante que se entenda que cerca de 85% dos problemas de saúde podem ser resolvidos em clínicas como essa. Por isso, estamos em processo de ampliação e já alcançamos a marca de 1,5 milhão de atendimentos. Trata-se de um espaço muito bem elaborado, com equipamentos de qualidade e alta tecnologia, além de possuir equipes bem preparadas para atender a população - disse Eduardo Paes, que lembrou a trajetória do carioca que dá nome à clínica.

Foto:Beth Santos- Estamos homenageando um homem que lutou por muito tempo para que a cidade tivesse um espaço de saúde como este. E pretendemos homenagear sempre as pessoas que lutaram pelo bem de suas comunidades e que não devem ser esquecidas - afirmou Paes. O prefeito destacou ainda outros investimentos da Prefeitura do Rio na Zona Norte.

- Além das Clínicas da Família, estamos implantando na Zona Norte o Bairro Maravilha, que prevê a recuperação de 300 ruas da região. A população também será beneficiada pelo Morar Carioca e pela Operação Asfalto Liso - disse.

O secretário municipal de Saúde, Hans Dohmman, deu mais detalhes sobre o atendimento oferecido nas Clínicas da Família:

Foto:Beth Santos- A população está recebendo cuidado personalizado, com foco na prevenção de doenças e promoção da saúde. Cada paciente terá sua própria equipe de saúde e a possibilidade de realizar exames como ultrassonografia, raio-X, entre outros - disse Dohmann.

Com investimento de R$ 3 milhões, a unidade conta com sete consultórios médicos, sala de ultrassonografia, raio-x, observação clínica com três leitos, salas de procedimentos e de curativos, sala de imunização, sala de coleta, sala de reunião, saúde bucal e farmácia.

No local, serão oferecidos os seguintes serviços: consultas individuais e coletivas; visita domiciliar; saúde bucal; vacinação; pré-natal; exames de raios-x; exames laboratoriais: sangue; urina e fezes; ultrassonografia, curativos; planejamento familiar; vigilância em saúde; teste do pezinho; tratamento e acompanhamento de pacientes diabéticos e hipertensos.

Foto:Beth SantosA inauguração da nova clínica reuniu lideranças comunitárias, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, familiares do homenageado e crianças da Escola Municipal Motorista Paschoal André, que integra o projeto “Escolas do Amanhã”, da Secretaria Municipal de Educação. Durante a cerimônia, os pequenos fizeram uma apresentação de canto.

A Clínica da Família Epitácio Soares Reis fica Avenida Chrisóstomo Pimentel de Oliveira, s/nº (ao lado da Escola Municipal Arnaldo Varella) e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Cirurgias gratuitas

http://www.psfsantamarta.com/
Cirurgias gratuitas: "Amigos, por favor, façam circular pela sua lista de contatos.

Façam uma criança feliz...

Cirurgias gratuitas de lábio leporino e fenda palatina, nos dias 6 e 7 de agosto, no Hospital do Fundão (Ilha do Governador).

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Bullying Escolar: perguntas e respostas

http://www.samshiraishi.com/

Indicações de leituras sobre temas que nos afetam.
Bullying Escolar: perguntas e respostas: "

Mentes perigosas nas escolas, como identificar e combater o preconceito, a violência e a covardia entra alunos (livro de Ana Beatriz Barbosa Silva, editora Fontanar)


Faz tempo que não trago este assunto à tona no blog, mas ao saber que nesta terça um debate trataria do tema sob o ponto de vista escolar e virtual, considerei que valia a pena tratar dele e aproveitar para publicar meu review de um livro que li há alguns meses e me pareceu um bom começo para pais e professores pensarem sobre este fenômeno.


É ponto pacífico que o bullying, em especial o escolar, sempre existiu, mas ele tem uma nova arma que é o espaço virtual e, pior, o espaço das novas mídias. Criar comunidades de quem ama ou odeia um colega ou professor é uma brincadeira que começou no (finado) Orkut e que tem consequências complicadas quando transportada para outros espaços, como o Facebook.


Conversei há algum tempo com um colega jornalista que me contava que o sobrinho foi vítima de bullying num grupo do Facebook e que, por conta das regras do espaço, ninguém (nem mesmo a família, a escola, o próprio “criador” da comunidade) consegue apagar. O motivo? Os grupos são comunidades com vida própria e eles só podem ser apagados quando todos os participantes sairem. E o criador da comunidade tentou fazer a “brincadeira” com um perfil fake do qual ele não lembra mais a senha. Resultado: embora a escola e os pais dos alunos tenham se unido para resolver a situação, até que o menino consiga entrar no perfil fake e sair da comunidade, ela continua lá, viva, mostrando a todos sua intolerância à diferença, sua indelicadeza com o próximo, sua dificuldade de conviver com os colegas.


Pensamos que o bullying é uma brincadeira de criança, mas na verdade é o reflexo dos valores e dos comportamentos que nós todos, como sociedade (e a família é o primeiro núcleo social, lembram-se?), incutimos nestas crianças ao longo de suas vidas. Se somos intolerantes ou se não os ensinamos a serem tolerantes, o exemplo e a omissão são suficientes para que eles ajam sem pensar, por impulso, repelindo o diferente e atacando quem lhe incomoda. E neste caso, tanto o agredido quanto o agressor precisam de nossa atenção para que possam se desenvolver e se tornarem boas pessoas, íntegras, justas e capazes de construir colaborativamente um espaço social melhor.


Espero que esta visão seja a tônica da conversa que o público poderá ter com Cleo Fante, coautora do livro Bullying Escolar: perguntas e respostas, em evento que promete tratar dos riscos e ameaças na Web, realizado hoje às 19h na Saraiva MegaStore do Shopping Morumbi, com apoio da McAfee. O evento é gratuito e basta confirmar presença neste e-mail.


A pedagoga e pesquisadora Cleo Fante orientará os participantes sobre como se comportar perante o bullying escolar e o ciberbullying, abordando também o crescente número de crianças vítimas de propostas sexuais pela Web, de jovens que sofrem intimidação virtual, de pais que veem seus dados pessoais e confidenciais expostos na Internet e em redes sociais, de pedófilos que atuam por meio de sites de relacionamento, entre outros temas.


Pioneira nos estudos sobre bullying escolar e ciberbullying no Brasil, a pedagoga atua como consultora educacional, docente e coordenadora de cursos de capacitação e pós-graduação sobre o tema. É autora do programa antibullying Educar para a paz e autora também da obra Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz.


E o Manual Antibullying?


"Manual Antibullying para alunos, pais e professores, de Gustavo Teixeira - foto do flickr de @samegui

"Manual Antibullying para alunos, pais e professores, de Gustavo Teixeira - foto do flickr de @samegui"


Li o livro há alguns meses e gostei muito da publicação da Editora Best Seller que traz informações realmente práticas, objetivas e exemplos palpáveis de casos de bullying brasileiros (raro, pois a princípio os cases que víamos eram estrangeiros) e sem parecer uma colcha de retalhos nos dá, em capítulos separados, guias para nos colocarmos no lugar dos pais, dos educadores, dos agredidos e dos agressores. O livro enxuto me parece “caber melhor” no orçamento e na agenda do professor médio brasileiro, tanto quanto a forma prática como o autor coloca boxes com resumos dos capítulos facilita a fixação e o repasse das ideias. Não descarto a leitura de obras mais densas (como Bullying, Mentes perigosas nas escolas, da médica Ana Beatriz Barbosa da Silva, Editora Fontanar) para quem está vivendo a situação de forma extremada e que é fundamental para todos os diretores e orientadores de escolas do Brasil, mas me arriscaria a dizer que o Manual Antibullying poderia ser um bom começo para o professor se iniciar na teoria deste tema que ele já vive na prática.


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Conquistas das Escolas do Amanhã

http://rioeducaideias.blogspot.com/

Conquistas das Escolas do Amanhã: "

Educação em Rede mostra conquistas das Escolas do Amanhã

No Educação em Rede desta semana, a apresentadora Carla Ramos entrevista André Ramos, gerente do programa Escolas do Amanhã, da Secretaria Municipal de Educação (SME). Ele apresenta uma atualização das conquistas e dos objetivos alcançados pelo projeto. O Educação em Rede traz, ainda, uma matéria especial com quatro professoras da Rede Municipal do Rio que fazem literatura há anos e mostram que o prazer de ensinar está ligado ao prazer de escrever. Carmem Moreno, Eliane Pimenta, Sônia Rosa e Sandra Lopes falam da arte de escrever para crianças, jovens e adultos e como harmonizam isso com as aulas. O programa será exibido no canal 14 da NET nesta quarta-feira (6), às 8h e às 13h, com reapresentação na quinta (7), às 11h.
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Prefeito inaugura Clínica da Família em região com os piores IDHs da cidade



Unidade fica na Pavuna e beneficiará 20 mil pessoas

05/07/2011

O prefeito Eduado Paes e o secretário de Saúde, Hans Dohmann, acabam de inaugurar a 39ª Clínica da Família do Rio no bairro da Pavuna, Zona Norte da cidade. Com capacidade para atender 2 mil pessoas por dia, a Clínica da Família Epitácio Soares Reis vai beneficiar 20 mil moradores da região. Com cinco equipes médicas e duas odontológicas, a clínica da Pavuna funcionará de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h, na Av. Chrisóstomo Pimentel de Oliveira, s/nº.

Esta é a 15ª unidade de saúde básica instalada pela Prefeitura do Rio na Zona Norte e a terceira na região da AP 3.3, que reúne alguns dos bairros com os piores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) da cidade como Costa Barros, Barros Filho, Fazenda Botafogo e Acari.

Também participaram da cerimônia de inauguração desta clínica o secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho, familiares de Epitácio Soares Reis, lideranças comunitárias, alunos da Escola Municipal Motorista Paschoal André e moradores da região.

Assistência Social abre 720 vagas para cursos de hotelaria

Fonte: PCRJ - SMAS
Serão disponibilizados cursos de camareira, mensageiro, capitão de portaria, garçom e barman

05/07/2011

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e a rede Windsor de hotéis formalizam nesta terça-feira, dia 5, às 9h30, durante as comemorações dos sete anos do Centro Municipal de Cidadania Rinaldo de Lamare, acordo de cooperação técnica para a criação do projeto Escola de Hotelaria, com 720 vagas em cursos gratuitos, destinados à população de baixa renda.

Pela parceria, serão disponibilizados cursos de camareira, mensageiro, capitão de portaria, garçom e barman. A programação completa será dividida em seis etapas, com duração de quatro meses cada etapa. A rede Windsor ficará responsável pelas aulas, fornecimento de material didático, uniformes, lanches e transporte quando necessário. A previsão de início da Escola de Hotelaria é ainda para o mês de julho e as inscrições já podem ser realizadas no próprio local.

Programação de aniversário

Durante a cerimônia de assinatura, também será realizada uma homenagem aos profissionais e colaboradores de diversos setores, que dedicaram o seu trabalho ao longo desses sete anos de existência. do Centro Municipal de Cidadania Rinaldo de Lamare. A programação especial de aniversário vai até a próxima sexta-feira, dia 8, com diversas atividades organizadas pela SMAS, como apresentações teatrais, rodas de capoeira, feira de artesanato e palestras, destinadas aos usuários da rede de proteção social do município.

Nesses sete anos de atividades, o Centro de Cidadania já atendeu a 1 milhão e 750 mil pessoas. Administrado pela SMAS, a unidade abriga cursos de capacitação profissional, acesso à educação de crianças, jovens e adultos, atendimento odontológico, escola de música, aulas de judô, atendimento às pessoas portadoras de deficiência, apoio à moradia e outras atividades voltadas para a inclusão social de pessoas com baixa renda, em especial para as comunidades da Rocinha, Vidigal e Vila Canoas, além de projetos e programas de várias secretarias e órgãos da Prefeitura do Rio.

Os órgãos municipais presentes no espaço são: secretarias municipais de Assistência Social, Educação, Trabalho e Emprego, Cultura, Saúde e Defesa Civil, da Pessoa com Deficiência, além da Secretaria Especial de Envelhecimento Saudaudável e Qualidade de Vida e da Coordenadoria Especial de Promoção da Política de Prevenção a Dependência Química. O espaço conta ainda com biblioteca, centro de convenções, auditório e brinquedoteca.

Toda a programação de atividades é gratuita. Os interessados em participar dos cursos e projetos do Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare podem se informar no local à Avenida Niemeyer, 776, em São Conrado, de 2ª a 6ª feira, das 8 às 22 horas e aos sábados, das 9 às 16 horas.

Facebook, Twitter e YouTube: eles podem ser os melhores amigos dos seus estudos

http://programajornaleeducacao.blogspot.com/

Facebook, Twitter e YouTube: eles podem ser os melhores amigos dos seus estudos: "Se você considera Facebook, Twitter e YouTube companheiros só para a hora do lazer, está na hora de pensar diferente. Ferramentas como essas podem ser seus melhores amigos nos estudos, dizem especialistas de tecnologias da educação.

Quer escrever melhor? Conte com a ajuda de Twitter, Wikipédia e um blog. Treinar línguas estrangeiras? O Facebook pode dar uma bela mão. Entender melhor a reprodução das plantas gimnospermas? Talvez a resposta esteja lá no YouTube, entre todos aqueles vídeos de palhaçadas. São usos como esses e
muitos outros que estão fazendo das ferramentas aliadas do aprendizado.

As novas tecnologias nos tornaram consumidores vorazes de informação. Ao mesmo tempo, nos deram instrumentos poderosos para nos comunicar com quantas pessoas quisermos. “Nesse processo, podemos aprender muito mais sobre nós mesmos e o mundo”, diz Will Richardson, em seu livro Blogs, wikis, podcasts and other powerful Web tools for classrooms (Ed. Corwin, sem tradução para o português).

Não caia em armadilhas
Mas para tirar o melhor proveito da internet sem cair em armadilhas, é preciso responsabilidade e um tanto de cuidado. Isso é verdade principalmente para os mais novos, que em muitos casos aprenderam sozinhos a se virar no mundo virtual sem ter um guia. “A escola precisa ajudá-los nisso, pois tem por função preparar os alunos para a vida. Essa função cabe também aos pais”, diz Marcos Telles, consultor da DynamicLab, empresa especializada no uso da tecnologia no ensino.


É preciso preparo para entender as consequências do que se faz na internet. Também é essencial ter em mente que nem toda informação é confiável. Isso vale para os adultos também, para protegerem a si próprios e desempenharem o papel de mediadores na hora de falar sobre o assunto com os pequenos.

“É um trabalho em parceria. Os jovens sabem mais sobre tecnologia, enquanto os mais velhos têm mais noção sobre os riscos envolvidos”, diz Valdenice Minatel, coordenadora do Departamento de Tecnologia Educacional do Colégio Dante Alighieri, em São Paulo (SP).


Veja dicas de como usar as mídias digitais para estudar

Blogs
O blog é uma ferramenta fácil de mexer -uns poucos cliques bastam para colocar textos, imagens e vídeos no ar- e extremamente motivadora. Postar em um blog, com um público do tamanho do mundo, é diferente de escrever uma redação, que será lida somente pelo professor.
Ao falar sobre um assunto de interesse, como uma banda de rock ou um novo jogo de videogame, você tem de se esforçar para construir um texto lógico, analítico e criativo. Ainda pode combinar com recursos audiovisuais e desenvolver competências extras.


Pode servir como um grande arquivo de trabalhos online. É um jeito fácil de entregar as lições, apesar de invalidar a desculpa do 'cachorro comeu minha lição', e torna possível olhar em sequência cronológica tudo o que foi desenvolvido ao longo do ano. Também dá para receber comentários dos colegas de classe e mesmo de pessoas de fora da escola, caso isso esteja em acordo com o propósito da tarefa.

O risco: para ser útil ao aprendizado, os blogs não podem ser simples diários ou reprodutores de links. Invista em textos analíticos, que exercitem a capacidade de emitir opiniões lógicas e bem embasadas.

Facebook
O Facebook -e outras mídias sociais do mesmo tipoajuda a manter contato com pessoas que nem sempre são tão próximas. Isso pode facilitar o intercâmbio de vídeos, fotos e notícias com os alunos de outras classes, que você não conhece muito muito bem, e com os professores.

Também é prático para entrar em contato, por exemplo, com nativos de outras línguas para treinar idiomas em grupos como este.

A recomendação dos especialistas é para que professores criem um perfil somente para seus alunos, a fim de não confundir a vida pessoal com a profissional.

YouTube
Ferramentas de vídeo como o YouTube estão associadas em geral a vídeos engraçados, no ponto certo para o lazer mas pouco interessantes para o aprendizado. Será que é só isso?
Experimente fazer uma busca por vídeos com 'reprodução das plantas'. Gravações de aulas, programas de televisão e -o melhor de tudo- material multimídia sobre o assunto aparecerão entre os resultados. Se a procura for feita em inglês, o número de ocorrências será ainda maior.
Pesquisas mostram que é mais fácil aprender com a combinação de palavras e imagens que só com um dos dois. Mas nem sempre é simples para a escola produzir materiais multimídia, que custam caro e dão trabalho. Nesse caso, o YouTube pode ser uma ótima fonte.

Como forma de expressão, o YouTube também é uma boa. Hoje em dia, qualquer celular grava vídeos. Com cuidado e responsabilidade, dá para fazer um trabalho, por exemplo, uma língua estrangeira gravando-se a encenação de uma história curta em inglês ou espanhol.
Veja mais dicas aqui (em inglês):
http://www.freetech4teachers.com/2010/09/47-alternatives-to-using-youtube-in.html

Twitter
Escrever de maneira clara, simples e concisa: não tem quem duvide de que o Twitter é um amigão na hora de desenvolver a habilidade de falar muito com poucas palavras.
Se utilizada como um grande fórum de discussão, a ferramenta ajuda a desenvolver também o senso crítico sobre tópicos do momento. O importante é publicar informações relevantes, que outras pessoas gostariam de ler.

Em vez de responder à questão 'o que você está fazendo', pense em 'o que atrai sua atenção'. Não deixe de fazer perguntas quando ler algo que suscite dúvida. E se for falar sobre algo pessoal, tente fazer disso algo útil. Dê conselhos, sugira sites, fotos etc.

Wikipédia
Na hora de fazer pesquisas escolares, a Wikipédia oferece busca rápida e verbetes bem organizados. Não à toa, é a campeã do ?corta e cola?, título que rende a ela a injusta pecha de inimiga do aprendizado.

Para ajudar nos estudos, a Wikipédia requer senso crítico para distinguir a informação confiável daquela que provavelmente merece ser checada. Como qualquer enciclopédia, a Wiki está bem longe de ser a fonte da verdade ? e isso precisa estar sempre claro.
Um jeito simples de trabalhar isso é explorar o outro lado da Wikipédia. Quem são os responsáveis pelas informações que estão ali? Sim, somos nós. Contribuir como produtor de conteúdo, e não só consumidor, é um ótimo jeito de entender os pontos positivos e negativos da enciclopédia.

A versão em português da Wikipédia tem menos entradas que as versões em inglês, alemão ou japonês. Isso significa que uma enxurrada de verbetes está á espera de ser redigida. É uma chance e tanto.
Fonte: UOL Educação/Thiago Minami 04/07/2011
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Internet não atrapalha a leitura, pelo contrário, os jovens estão lendo mais!

Internet não atrapalha a leitura, pelo contrário, os jovens estão lendo mais!: "As pessoas vão à internet com muito interesse - e a internet é o local onde o interesse se junta com as condições favoráveis, até mesmo para leitura!

Vi no grupo Refletindo sobre a educação comentários sobre a reportagem em vídeo que posto abaixo.



'Os jovens estão lendo mais. Cerca de 20% dos livros lançados em 2010 eram títulos destinados às crianças e adolescentes. Andrea Ramal fala sobre o assunto. E a coordenadora de promoção e difusão cultural da Biblioteca Nacional, Suely Dias, fala dos eventos e das ações culturais da BN.'

http://nossospequenosleitores.blogspot.com/
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OAB divulga lista com as 90 faculdades que não aprovaram nenhum aluno no Exame de Ordem

http://www.oglobo.com.br/
OAB divulga lista com as 90 faculdades que não aprovaram nenhum aluno no Exame de Ordem: "

RIO - A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nesta terça-feira a lista das 90 entre as 610 faculdades cujos estudantes de Direito participaram da última edição do Exame de Ordem, mas não tiveram nenhum candidato aprovado após as duas etapas do exame
...

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Os Grupos Sociais

http://www.brasilescola.com/
Os Grupos Sociais: "Ao longo de nossas vidas, fazemos parte dos mais diferentes grupos de pessoas, seja por escolha própria, seja por circunstâncias que independem de nossa vontade. Assim, entramos e saímos de vários grupos sociais, os quais certamente são importantes na conformação de nossa educação, de nossos valores e visões de mundo.

Na Sociologia, considera-se que os grupos sociais existem quando em determinado conjunto de pessoas há relações estáveis, em razão de objetivos e interesses comuns, assim como sentimentos de identidade grupal desenvolvidos através do contato contínuo. Estabilidade nas relações interpessoais e sentimentos partilhados de pertença a uma mesma unidade social são as condições suficientes. Além disso, é importante observar que o grupo existe mesmo que não se esteja próximo dos component[...]"

Aplicações das leis trigonométricas de um triângulo: seno e cosseno - Brasil Escola

http://www.brasilescola.com/
Aplicações das leis trigonométricas de um triângulo: seno e cosseno - Brasil Escola

Diáspora Negra

http://rioeducaideias.blogspot.com/
Diáspora Negra: "
O Laboratório de Estudos Africanos(LEÁFRICA) do Instituto de História da UFRJ convida para a sessão inaugural do EncontrÁfrica – uma série eventos em que pesquisadores sobre temas de África e da diáspora africana irão compartilhar suas trajetórias de investigação e os resultados de seus trabalhos com estudantes, professores e público interessado.
Nesse encontro, receberemos o Dr. MICHAEL GEORGE HANCHARD, da Universidade John Hopkins, que falará sobre 'UMA TEORIA DA POLÍTICA DO COTIDIANO NA DIÁSPORA NEGRA'



Local: Instituto de História da UFRJ – Largo de São Francisco nº1 – Centro – Rio de Janeiro, RJ, sala 113. Térreo. A palestra será em Português.
O Dr. Hanchard é Presidential Professor do Departamento de Ciências Políticas da Universidade John Hopkins (EUA), foi pesquisador visitante da Universidade de Gana (África Ocidental) e da Universidade de West Indies (Jamaica). Fez pesquisa no Brasil, onde já esteve outras vezes, convidado para ministrar palestras e cursos. Recebeu, entre outros prêmios, o Ford Foundation Award para a pesquisa “Global Mappings: a Political Atlas of African Diaspora”. É autor dos livros Party/Politics: Horizons in Black Political Thought. New York: Oxford University Press, 2006 e Orpheus and Power: Afro-Brazilian Social Movements in Rio de Janeiro and São Paulo, Brazil, 1945-1988. Princeton University Press, 1994. Suas pesquisas mais recentes discutem as implicações do racismo numa perspectiva que atravessa diferentes regiões da diáspora africana e do próprio continente, além de conceitos como afro-modernidade, discutindo políticas negras transnacionais em diálogo com teorias do nacionalismo.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Silvio de Almeida Carvalho Filho
Profa. Dra. Mônica Lima e Souza

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Companhia das Letras na FLIP

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Companhia das Letras na FLIP: "


A partir de amanhã nós estaremos em Paraty, cobrindo a FLIP. Quem estiver por lá poderá nos encontrar na Casa da Companhia, na rua do Comércio, nº 8. Lá nós teremos uma estante com espaço de leitura, cantinho para crianças, booktrailers e wifi.


Horário de funcionamento:

4ª feira: 17h-21h

5ª feira: 10h-21h

6ª feira: 10h-21h

Sábado: 10h-21h

Domingo: 10h-18h


Além disso, também faremos cobertura via twitter do maior número possível de eventos com autores da Companhia. Veja a agenda completa, incluindo os eventos pós-FLIP:


Quarta-feira, 6 de julho


8h00 – Poesia das imagens: bate-papo com Graça Lima e Mariana Massarani, mediação de Mariana Benchimol (Flipinha)

9h30 – Cláudio Thebas (Flipinha)

10h30 – Performance de ilustradores: bate-papo com Fernando Vilela e Maurício Veneza (FlipZona)

15h00 – O processo de criação no livro impresso e no livro digital: bate-papo com Mariana Massarani e Bia Hetzel (Casa Folha)

15h00 – Histórias de todos os tempos: bate-papo com Fernando Vilela e Leonardo Chianca, mediação de Cláudio Aquin (Flipinha)

19h00 - Conferência de abertura: Oswald de Andrade, devoração e mobilidade, com Antonio Candido e José Miguel Wisnik (Tenda dos autores)


Quinta-feira, 7 de julho


10h00 – Mesa Zé Kleber: A escrita e o território, com Michèle Petit, Dominique Gauzin-Müller, Marie Ange Bordas e mediação de Alberto Martins (Tenda dos autores)

10h30 – Texto e imagem na literatura indígena: bate-papo com Daniel Munduruku, Ciça Fittipaldi e Maurício Negro (FlipZona)

11h00 - Cross-dressing e homofobia no Brasil: bate-papo com Laerte (Casa da Folha)

12h00 – Mesa 1: Lírica crítica, com Paulo Henriques Britto e Carol Ann Duffy, mediação de Liz Calder (Tenda dos autores)

13h30 - Histórias que fizeram a história: bate-papo com Heloisa Prieto, Índigo e Ilan Brenman (Casa Folha)

15h00 - O jeito que somos: bate-papo com Márcia Leite e Índigo, mediação de Renata Emily (Flipinha)

19h30 - Mesa 4: O humano além do humano, com Miguel Nicolelis e Luiz Felipe Pondé, mediação de Laura Greenhalgh (Tenda dos autores)


Sexta-feira, 8 de julho


9h30 – Sente-se para ouvir uma história: bate-papo com Illan Brenman e Pedro Bandeira, mediação de Janete Moreira

13h30 – Retrato passo a passo: Marcelo Cipis e Suppa desenham Oswald de Andrade (Casa Folha)

18h00 – O Outro: um relato dos últimos minutos de vida do pai de Lourenço Mutarelli, com texto e atuação do autor (Casa de Cultura)

19h30 – Mesa 9: A ética da representação, com Claude Lanzmann e mediação de Márcio Seligmann-Silva (Tenda dos autores)


Sábado, 9 de julho


11h00 – Debatendo a psicanálise: bate-papo com Contardo Calligaris e Anna Verônica Mautner (Casa Folha)

12h00 – Mesa 11: A história em HQ, com Joe Sacco e mediação de Alexandre Agabiti Fernandez (Tenda dos autores)

15h00 – Mesa 12: Ficção entre escombros, com Marcelo Ferroni, Edney Silvestre, Teixeira Coelho, mediação de Claudiney Ferreira (Tenda dos autores)

15h00 – Minha visão do mundo: bate-papo com Daniel Munduruku e Heloísa Pietro, mediação de Geanne Ampuero (Flipinha)

15h15 – Máscaras e fantasmas: bate-papo com Carlos de Brito e Mello e Leandro Sarmatz (Casa de Cultura)

16h00 – O jornalismo e os quadrinhos: bate-papo com Joe Sacco, mediação de Gabriel Bá e Fábio Moon (FlipZona)

19h30 – Literatura e liberdade: bate-papo com Luiz Ruffato, João Paulo Cuenca, Tatiana Salem Levy, Alessandra Colasanti e Joana Coccarelli (Casa de Cultura)


Domingo, 10 de julho


14h30 – Mesa 17: Em nome do pai, com Laura Restrepo e Héctor Abad, mediação de Ángel Gurría-Quintana (Tenda dos autores)


Eventos pós-FLIP


Laura Restrepo lança livro em São Paulo

Segunda-feira, 11 de julho, às 19h.

Por ocasião do lançamento do livro Heróis demais, a escritora colombiana Laura Restrepo participa de encontro com leitores em São Paulo e faz de sessão de autógrafos após o bate-papo.

Local: Livraria da Vila – Alameda Lorena, 1731 – Jardim Paulista – São Paulo, SP


Joe Sacco participa de sabatina da Folha de S. Paulo

Segunda-feira, 11 de julho, às 20h.

Por ocasião do lançamento do livro Notas sobre Gaza, o quadrinista americano Joe Sacco, que estará na FLIP 2011, participa de sabatina do jornal Folha de S. Paulo. Ao final haverá sessão de autógrafos. Aberto somente para assinantes da Folha e do UOL, inscrições pelo (11) 3224-3473 ou eventofolha@grupofolha.com.br

Local: Teatro Folha – Av. Higienópolis, 618 – 2º andar – Higienópolis – São Paulo, SP


Joe Sacco participa de bate-papo na Livraria da Vila

Terça-feira, 12 de julho, às 12h.

Por ocasião do lançamento do livro Notas sobre Gaza, o quadrinista americano Joe Sacco participa de bate-papo aberto para leitores na Livraria da Vila, em São Paulo.

Local: Livraria da Vila – Rua Fradique Coutinho, 915 – Pinheiros – São Paulo, SP


Héctor Abad lança livro no Rio de Janeiro

Terça-feira, 12 de julho, às 19h30.

Por ocasião do lançamento do livro A ausência que seremos, o escritor colombiano Héctor Abad participa de encontro aberto ao público no Rio de Janeiro.

Local: Livraria da Travessa – Shopping Leblon – Rua Afrânio de Melo Franco, 290 – Rio de Janeiro, RJ


Encontro com Claude Lanzmann em São Paulo

Terça-feira, 12 de julho, 20h30.

Na ocasião da exibição do filme Shoah e do lançamento do livro A lebre da Pantagônia, conversa com o autor Claude Lanzmann. Seu documentário representou para a história da shoah no cinema o que a obra de Primo Levi significou para a literatura. Nascido em 1925, Claude Lanzmann conta no seu livro A lebre da Patagônia a narrativa extraordinária de um percurso inconformista, ao lado de Sartre e de Simone de Beauvoir (de quem foi amante); autoexame profundo de um homem que sempre fez questão de habitar o seu próprio tempo. A mediação será feita por Márcio Seligmann Silva, doutor pela Universidade Livre de Berlim, pós-doutor por Yale e professor livre-docente de Teoria Literária na UNICAMP.

Local: Centro de Cultura Judaica – São Paulo, SP


Héctor Abad e Daniel Benevides participam de evento na Livraria da Vila

Quinta-feira, 14 de julho, às 19h30.

Héctor Abad e Daniel Benevides participam de encontro aberto ao público na Livraria da Vila, em São Paulo.

Local: Livraria da Vila – Alameda Lorena, 1731 – Jardim Paulista – São Paulo, SP






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