quarta-feira, 29 de junho de 2011

Andar pra frente (Mônica Coropos, 2011)

http://nucleodeartegrandeotelo.blogspot.com/
Andar pra frente (Mônica Coropos, 2011): "






Andar pra frente
Erguer os olhos
Soltar do peito a angústia contida
Se vestir de esperança
Ver em perspectiva
Ter fé
Passos pequenos, mas firmes
Enfrentamentos inevitáveis
Rumo ao futuro
Rumo à alegria
Rumo ao que virá
Com perseverança
Com a bagagem certa
Com VIDA!
Com DEUS na vida!
"

Nova promoção do Blog Educação busca sensibilizar alunos para o valor dos estudos e da escola

http://www.blogeducacao.org.br/
Nova promoção do Blog Educação busca sensibilizar alunos para o valor dos estudos e da escola

Bienal do Livro abre em julho as inscrições para a visitação escolar

http://www.oglobo.com.br/
Bienal do Livro abre em julho as inscrições para a visitação escolar: "

RIO - Uma das principais marcas da Bienal do Livro Rio, a visitação escolar terá as inscrições abertas a instituições de ensino no dia 4 de julho no site (www
...

Leia mais


Assine O GLOBO e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa

"

Rastros de História e Memória: Santa Cruz feita com as mãos

http://rioeducaideias.blogspot.com/

Rastros de História e Memória: Santa Cruz feita com as mãos: "


Exposição no Palacete Princesa Isabel - Centro Cultural Municipal de Santa Cruz Dr. Antônio Nicolau Jorge.
Rua das Palmeiras Imperiais, s/n. Santa Cruz - Rio de Janeiro.
De segunda à sexta, de 9h às 17h
Sábados: de 10h às 15h
Entrada Franca


Influenciada pela obra do historiador Benedicto Freitas - 'Santa Cruz Fazenda Jesuítica, Real e Imperial', editada em três volumes, a comunidade sempre desejou contar a História do bairro, usando as cenas históricas que artistas e viajantes retrataram em seus relatos e pinturas, na passagem pela Fazenda de Santa Cruz. A ideia começou a tomar forma no NOPH - Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica, a partir de 2007. A busca de uma nova linguagem artística se encerrou com a descoberta do talento da artista Janaína Botelho durante as feiras de artesanato da ZOART - Artesãos da Zona Oeste.

A Casa da Moeda do Brasil, através do Programa Atitude Cidadã, patrocinou o Projeto em 2010/2011.

Janaína Botelho em seu ateliê, produzindo algumas das peças que fazem parte da exposição.

De um modo inovador, as cenas foram recriadas na tridimensionalidade das maquetes, trazendo a história local em miniaturas que, guardando a proporção e a fidelidade à pesquisa realizada, encantam a todos.
Chegada da Família Real à Santa Cruz, uma das maquetes produzidas pela artista Janaína Botelho, do período monárquico.


Algumas foram imaginadas pela própria artista (Terra de Piracema, Inauguração da Sede Administrativa do Matadouro); outras, inspiradas nas obras de Thomas Ender, Debret, Benjamin Mary e mais recentemente nas de Onild'Aquino (Capela de Santa Bárbara) expostas no Palácio Real e Imperial de Santa Cruz, atual Batalhão Escola de Engenharia - Villagran Cabrita.

Janaína Botelho em seu ateliê, durante a produção das peças para compor as maquetes que fazem parte da exposição.

Santa Cruz passa a ter assim a sua História contada em maquetes, que facilitam o seu conhecimento, a sua dimensão e a sua grandiosidade, como uma parte viva integrada - a Memória - no contexto histórico da própria História do Brasil.

Cerimônia do 'beija-mão' realizada no antigo Palácio Real de Santa Cruz. Maquete criada pela artista Janaína Botelho.


NOPH/Ecomuseu de Santa Cruz
"

Twitcam "A REFORMA DA APS NO MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO", HOJE AS 19H30 COM DR. DANIEL SORANZ

Vamos participar..
Twitcam "A REFORMA DA APS NO MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO", HOJE AS 19H30 COM DR. DANIEL SORANZ: "

Na twitcam desta semana, a ser realizada hoje, Daniel Soranz, Sub-secretário de Atenção Primária, Vigilância e Promoção de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil falará sobre a Reforma da Atenção Primária a Saúde em curso no município do Rio de Janeiro.

O debate ocorrerá nesta quarta-feira (29/06), às 19h30m.

Como participar?

Momentos antes do início do debate o blog divulgará o link para o vídeo. Para fazer perguntas, há várias formas:
- via email (saudecomdilma@gmail.com);
- Através do chat do facebook (é necessário possuir perfil no facebook e estar conectado ao blog como amigo);
- Diretamente no chat da ferramenta que será utilizada, a Twitcam (é necessário possuir perfil no twitter)
"

Visita ao Universo de Miyazaki|Otomo|Kon (Caixa Cultural)

http://adaoblogado.blogspot.com/
Visita ao Universo de Miyazaki|Otomo|Kon (Caixa Cultural): "
A mostra: O Universo de Miyazaki, Otomo, Kon no Centro Cultural da Caixa, foi uma sugestão do blog Blahcultural.blogspot.com. Nós, do CIEP Dr. Adão Pereira Nunes gostamos da sugestão e fomos conferir o evento, que teve início em 28 de junho , com término previsto para o dia 10 de julho. Foi uma grande oportunidade de assistir uma cinematografia rica e rara. O evento apresenta filmes de animação japoneses que não chegaram nas telas cariocas, além disso, pretende debater a relevância e a influência dos japoneses dentro do cinema de animação. Estão previstos no evento exibição de filmes, debates e oficina de Mangá. Nós conferimos e adoramos. Boa dica do Blahcultural.blogspot.com!















"

Estado vai municipalizar todo o primeiro ciclo do Ensino Fundamental até 2015

http://odia.terra.com.br/portal/educacao/
Estado vai municipalizar todo o primeiro ciclo do Ensino Fundamental até 2015: "Rio - A meta de municipalizar os anos iniciais do Ensino Fundamental até 2015 será ..."

Operação gratuita de Labioleporino

http://bairroeducador.blogspot.com/

Operação gratuita de Labioleporino: "
"

Para quem perdeu o rumo...

Para quem perdeu o rumo...: "




Ninguém perde o rumo. Muda-se de rota, escolhem-se caminhos, alguns errados, outros certos, mas no final das contas, há sempre um rumo sendo tomado em nossas vidas. Precisamos sempre pensar bem para que lado vamos para que estas escolhas sejam sempre as melhores e não fiquemos com a impressão de que perdemos o rumo...





Acordou. Levantou-se. Olhou janela afora. Viu o sol ou o dia nublado. Trocou de roupa. Tomou seu café. Preste bem atenção... Você tem o dia inteiro a sua frente para fazer dele o melhor de sua existência. Aproveite ao máximo. Saboreie as boas situações e acontecimentos, aprenda com as dificuldades e erros, procure sempre agir com justiça, faça o bem! Ao final do dia, tenha a certeza de que sempre procurou fazer do dia vivido o melhor que já teve e, se prepare para o amanhã, quando novas chances para a felicidade diária estarão sendo oferecidas a você!


Precisamos muito uns dos outros e temos que perceber, nesse sentido, que todos os recursos tecnológicos que criamos nos auxiliam a viver melhor, mas não substituem a presença humana. Estar com outras pessoas é uma das melhores coisas da vida, não podemos deixar de pensar dessa forma e de agir no sentido da concretização de encontros frequentes entre amigos, conhecidos, colegas...


Faltam-nos bandeiras. Estamos inertes. Precisamos sair da zona de conforto, enfrentar as dificuldades e não apenas esperar respostas dos outros! A felicidade se constrói todos os dias, com garra, disposição, luta, bom-humor e amor ao próximo! Vá a luta, faça sua parte, ajude o mundo a ser um lugar melhor, onde valha a pena viver, não apenas você, mas todos ao seu redor!


Por João Luís de Almeida Machado
Membro da Academia Caçapavense de Letras

"

Lições de Humildade

http://www.vithais.com.br/

Lições de Humildade: "


Hermes e o escultor
Hermes quis saber qual o grau de estima que os homens lhe devotavam. Tomou a aparência de um mortal e foi ao ateliê de um escultor. Ao ver uma estátua de Zeus, perguntou:- Quanto custa?- Um dracma – respondeu o artesão Hermes então sorriu e continuou a conversa:- E aquela, de Hera?- É mais cara.Hermes avistou ao fundo sua própria estátua. Achava que por ser conhecido pelos homens como Deus do Comércio e Mensageiro dos Deuses, teria um preço mais alto do que o dos demais imortais que habitavam o Monte Olimpo. E então perguntou:- E a estátua de Hermes, quanto custa?- Se você comprar as outras duas pode levar a de Hermes de graça... Quem se acha mais importante que os outros acaba valendo menos do que espera.






Apesar de ser um dos deuses do Olimpo grego, Hermes se parece muito com os seres humanos, reles mortais. Como tantas e tantas pessoas mundo afora, o mensageiro dos deuses se deixou levar pela soberba e se iludiu com a vaidade. Humildade não é adjetivo que possa ser encontrado nessa breve fábula que nos foi trazida graças ao gênio inventivo de um dos grandes contadores de história da humanidade, o fantástico Esopo.


Mas o que significa ser humilde? Não são poucas as pessoas que confundem essa qualidade essencial aos homens com a subserviência. Não, não estamos falando de pessoas que baixam as cabeças e abrem mão de sua altivez. Afinal de contas podemos ser humildes e manter a nossa cabeça erguida a despeito de nossas atitudes modestas e simples.


Humildade também não é sinônimo de fraqueza como tantos apregoam. O humilde é, sim, forte porque mantém sempre uma posição de respeito em relação aos demais sem abdicar de um tratamento igual como retorno por esse seu posicionamento justo e equilibrado.


A fala tranqüila e ponderada, com os olhos nos olhos dos interlocutores, sem a necessidade de alterar o tom de voz (para cima ou para baixo), utilizando palavras que denotem boa educação e apresentando idéias com base em argumentos seguros e sólidos são características inerentes às pessoas sensatas e que sabem qual é o seu lugar no mundo.


Entre elas, com certeza encontram-se aqueles que percebem a importância da humildade.


Quem pode duvidar disso tendo em vista exemplos como os de Gandhi, Madre Teresa de Calcutá, Dalai Lama ou São Francisco de Assis. Suas imagens e realizações são cultuadas até os dias de hoje mesmo não tendo sido esse o objetivo de suas existências. Hermes, por outro lado, tão sequioso estava por reconhecimento que hoje jaz praticamente esquecido nessa Terra...


Por João Luís de Almeida Machado
Membro da Academia Caçapavense de Letras

"

Escola Paraíba - "ARRAIÁ DAS ESTRELAS'.


Pessoal não deixe de comparecer, o Arraia da Escola Paraíba já virou tradição em Anchieta, então não perca esta grande festa.
Venha se divertir no nosso 'ARRAIÁ DAS ESTRELAS'.
Aprecie as danças, as comidas deliciosas, as barraquinhas!
Contemple o sinhozinho e a sinhazinha da festa!!
Será um dia especial, cheio de atrações!

Créditos do convite animado para Lucas Romualdo
"