terça-feira, 21 de junho de 2011

FECEM 6ªCRE (e Novos Blogs)!

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Recebi da colega de Artes Visuais, profa. Luciana Lima, fotos do FECEM 2011 / 6a.CRE-RJ, no qual ela e o prof. Jabim Nunes, também de Artes Visuais, e outros colegas do Núcleo de Arte Grande Otelo/6a.CRE participaram da montagem e decoração do palco etc.  
 
 
 
Profa. Luciana, Prof. Jabim  e profa. Mônica (que dirige o Núcleo de Arte da 6a.CRE)
 
 
 
 
 
Detalhes da decoração
 
 
Prof. Eduardo e prof. Jabim montando o cenário
 
 
Profa. Denise (GED / 6a.CRE)
 
 
 
 
 
 
O primeiro lugar ficou para E.M. Andrea Fontes Peixoto, da qual tive, recentemente, o prazer de conhecer o blog (clique aqui: http://emandreafontespeixoto.blogspot.com/2011/06/1-lugar-no-fecem-2011.html ).
 
 
 
1º Lugar no FECEM 2011

       "É... vencemos! Para alguns foi marmelada, pois desconhecem o trabalho que foi feito em tão pouco tempo e em situações adversas. Somente quem está próximo a nós, sabe que em meio as dificuldades do dia-à-dia escolar não foi fácil remar contra a maré. Mas, é fato!!! Somos bi-campeões! Vencemos com a música "Amor Passageiro"!!! Venceu o talento de nossos alunos, venceram a dedicação e empenho que tivemos nos ensaios sem lugar e equipamentos adequados. A garra e determinação que há em nossos corações, estes não são passageiros. Afinal, somos... Guerreiros da Escola!!!"
 
 
 
 
 
 
 
 
LETRA/MÚSICA: Luana Silva (1901)
INTÉRPRETE: Larissa da Silva (1901)
GUITARRA: Gabriel Emídio (1901)
VIOLÃO ELÉTRICO: Rafael Alves (1901)
BATERIA: Gabriel Guimarães (1801)
BAIXO: Pofº Yuri Nascimento
TECLADOS: Profª Kátia Rodrigues
 
 
 
 
Quero aproveitar a oportunidade e apresentar ainda mais um novo blog da 6a.CRE, o da E.M. Paraiba (clique aqui: http://escolaparaibario.blogspot.com/2011/06/fecom.html), que também postou sobre sua participação no FECEM 2011/6a.CRE!  A escola ficou com o 2o. lugar!
 
 
 
"Com a música: "A Escola é sua e minha", os alunos Fabio - T: 1601 (acompanhando no violão), Tamires e Daiana - T: 1501 (Vocais), juntamente com o professor Eder, de música, garantiram o segundo lugar para a nossa escola, no FECEM da 6ª CRE.
 
Com muito empenho, Tamires fez a letra e a música, tendo ajuda do professor Eder, para fazer o arranjo final, apresentado por Fabio, ao violão.
 
Parabéns aos alunos por mais essa conquista para nossa escola!"
 
 
 
 
NOTA:
(*) Vale ainda conferir, aqui, no Rioeduca, a Revolução Acontece, a postagem do vídeo da participação da E.M. Rose Klabin no FECEM / 6a.CRE no blog R.K. NOTÍCIAS (clique aqui: http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=1012).
 
 

Quebrando a rotina: Isso é carinho e dedicação!

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Quebrando a rotina: Isso é carinho e dedicação!: "
Sexta-feira "quebrando a rotina" as crianças assistiram um DVD falando sobre piquenique e fizeram um piquenique no parquinho á tarde . Enfeitamos o parquinho com bolas, cartazes do projeto e os bonecos que eles fizeram. Depois cada turma apresentou a sua dancinha (Boneca de Lata e Pirulito). Tinha até platéia da comunidade...
Foi muito bom e eles adoraram. Acharam que era festa.
Carinho e dedicação de uma equipe linda!
Quando falamos em trabalho em equipe, logo nos lembramos das formigas e dos gafanhotos, seres tão pequenos, mas que dão um grande exemplo de união, força e auto-gerenciamento.
Mais fotos:
Platéia






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O Professor como Arquiteto da Aprendizagem

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O Professor como Arquiteto da Aprendizagem: "

Não é de hoje que grandes pensadores da educação sugerem que os educadores devem abandonar o papel de detentores do conhecimento e centralizadores da atenção nas aulas por uma postura mediadora, que favoreça uma aprendizagem colaborativa, centrada nas necessidades dos alunos. Paulo Freire criticou a “educação bancária” e recomendou uma “educação libertadora” que utilizasse e desenvolvesse a consciência crítica do educador e do educando. Para Moacir Gadotti, o professor deixaria de ser um lecionador e se tornaria um mediador do conhecimento, organizando a aprendizagem. Antônio Carlos Gomes da Costa citou uma metáfora de Peter Senge para explicar que a organização da aprendizagem precisa deixar o modelo de máquina e se transformar no modelo do jardim e do jardineiro, com relações marcadas pelo cuidado, pelo apreço e dedicação à vida de todos e cada um. Com a entrada das novas tecnologias nas escolas públicas e ao contrário do que muitos imaginam, essa mudança pode estar acontecendo.

Pesquisas recentemente realizadas indicam que a maioria dos professores das rede municipal do Rio de Janeiro não mais descarta o computador e a internet como modismos, deseja capacitações frequentes para melhorar seu trabalho com as novas tecnologias e sente-se motivada e receptiva para repensar suas práticas pedagógicas. A pesquisa “Megafone na Escola”, do Instituto Desiderata, concluiu que alunos e professores desejam ter mais computadores, internet e novas tecnologias nas escolas e acreditam que novas tecnologias e novas mídias são elementos essenciais para que “a escola se torne um lugar melhor para estudar e ensinar” e para que as aulas “fiquem melhores”. Uma outra pesquisa, realizada pelo Instituto Oi Futuro e a Secretaria Municipal de Educação, com o apoio do Ibope e do Instituto Paulo Montenegro, apresentou resultados ainda mais surpreendentes. Foram aplicados mais de 35 mil questionários para alunos, professores e diretores, com o objetivo de compreender o relacionamento desses três públicos com as novas tecnologias. As conclusões mais interessantes foram:

- A maioria absoluta dos três públicos (mais de 80% em cada) acredita que as novas tecnologias podem contribuir bastante para a aprendizagem;

- Professores e diretores consideram que capacitações relacionadas à utilização das novas tecnologias são as mais importantes para sua atuação profissional. Em segundo lugar, os professores optaram por capacitações voltadas para a integração de tecnologias às aulas e diretores desejam aquelas voltadas para gestão escolar;

- Os três públicos acreditam na necessidade da utilização das novas tecnologias para o desenvolvimento educacional. Para os alunos, as novas tecnologias os mantêm conectados ao seu mundo, aumentam seu conhecimento e sua autoestima; Para professores, elas são o canal para o conhecimento e para o mundo globalizado; Diretores concordam com os professores e creem que as novas tecnologias também têm o poder de democratizar o acesso à informação, estimulando a participação cidadã;

- 75% dos alunos da rede já têm computadores em casa, 66% deles acessam a internet diariamente de suas casas e menos de 20% ainda dependem de lan houses;

- A utilização de novas tecnologias por professores e diretores para compartilhar práticas ou soluções com colegas e para se conectarem aos alunos e familiares criando uma extensão do ambiente educacional ainda precisa de estímulos;

- Com relação ao conforto na utilização, como previsto, alunos dizem saber utilizar muito mais ferramentas do que professores e diretores e todos os públicos expressam o desejo de participarem de cursos com essa finalidade nas unidades de ensino;

- Mais de 60% de professores e diretores concordam totalmente (cerca de 15%) ou parcialmente (cerca de 45%) que atualmente as novas tecnologias vencem os livros como principal fonte de informação; No caso dos alunos, 45% deles concordam totalmente e 32% concordam parcialmente que a internet é uma melhor fonte de informações do que os livros.

Atenta aos resultados dessas pesquisas que comprovam mudanças na mentalidade e nas expectativas de professores e alunos, a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro está investindo na infraestrutura e manutenção das escolas, planejando cursos de capacitação para professores e gestores e remodelando metodologias, sistemas e práticas, sempre em parceria com o Ministério da Educação, institutos, fundações e empresas. Nossos professores ajudaram a criar e avaliar a utilização da Educopédia, uma plataforma colaborativa de aulas digitais que tem o mesmo peso que apostilas e livros didáticos nas salas de aula. Nessa avaliação, pesquisadores de universidades cariocas descobriram, por exemplo, que a grande maioria dos alunos acha que a plataforma facilita a compreensão dos conceitos, que ajuda no estudo para provas bimestrais e que as aulas ficaram mais interessantes, enquanto somente 9% dos professores acreditam que essa nova ferramenta não teve um impacto positivo na participação e motivação dos alunos. Os resultados de todas essas pesquisas estão à disposição para pesquisadores e para o público em geral.

O impacto das novas tecnologias já é uma realidade na vida de alunos e professores. Avaliar o que os melhores sistemas de educação do mundo fizeram no século passado sem uma análise prévia e cuidadosa desse impacto pode ser um grande erro. Nossas pesquisas em campo comprovam que o professor da cidade do Rio de Janeiro já está reavaliando a sua postura em sala de aula, com o desejo de se tornar um mediador e de aprender junto com os alunos. O investimento em novas ferramentas e procedimentos relacionados às novas tecnologias precisa fazer parte do planejamento estratégico de todos os governos se queremos, de fato, dar um salto na qualidade da educação pública no nosso país. Os educadores e alunos cariocas já sabem disso e estão ávidos por novidades. A preferência é que elas cheguem via Twitter, jogos virtuais e tablets.

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Descolagem #7: Henry Jenkins, Zach Lieberman, Daito Manabe e eu!!!

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Descolagem #7: Henry Jenkins, Zach Lieberman, Daito Manabe e eu!!!: "
Nos próximos dias 2 e 3 de julho o Descolagem, projeto criado por este blogueiro em parceria com o instituto Oi Futuro e que acontece no NAVE – Núcleo Avançado em Educação, volta com força total: no primeiro dia, vamos abordar como a tecnologia está revolucionando os processos de compartilhamento do conhecimento. No segundo dia haverá uma série de workshops, os Descoshops, com temas como arte interativa, games, mashups e programação, entre outros assuntos. O surgimento de tecnologias e dispositivos digitais e a rápida expansão do acesso à internet estão impactando, de maneira sem precedentes, o modo como transmitimos e compartilhamos o conhecimento na sociedade – seja nas escolas, em casa ou nas empresas. No sábado, primeiro dia do Descolagem #7, que tem como título As novas conexões do saber, convidamos o professor e pensadorHenry Jenkins, o professor, pesquisador e artista eletrônico Zach Lieberman, o DJ, pesquisador e artista interativo Daito Manabe, e o educador e pesquisadorRafael Parente para refletirem sobre todas essas mudanças. Jenkins e Lieberman são os convidados especiais desta edição pela contribuição que ambos têm dado sobre estes assuntos em seus trabalhos. Lieberman mostrará como o compartilhamento de pesquisas e técnicas podem acelerar evolução da tecnologia e, ao final do evento, Jenkins fará uma apresentação especial e inédita sobre o tema do Descolagem. Ele vem ao NAVE numa parceria da produção com a empresa de transmedia storytelling Os Alquimistas, da qual é conselheiro. Na ocasião, será inaugurada também a EXPO_NAVE_2011, uma exposição com trabalhos interativos de Zach, Daito e outros artistas de várias partes do mundo. O encontro contará com transmissão ao vivo pela internet, na página Oi Futuro (www.oifuturo.org.br), a partir das 15h. No domingo, dia 3, haverá uma série de Descoshops: workshops que serão ministrados nas salas e laboratórios do NAVE sobre temas como arte interativa, games, mashups e programação, entre outros assuntos. Saiba como se inscrever no Descolagem e nosDescoshops no serviço mais abaixo. As vagas são limitadas. O projeto Descolagem conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro



OS CONVIDADOS:
Henry Jenkins é professor de comunicação, jornalismo e artes cinematográficas na Universidade do Sul da Califórnia (USC). Escreveu e editou mais de dez livros sobre mídia e cultura popular, entre eles Cultura da Convergência (2006), em que cunhou a expressão “transmedia storytelling” (narrativa transmídia).
Esses livros refletem sua ampla gama de interesses, abordando temas variados como democracia, novas mídias e comunidades de fãs de ficção científica. Um dos primeiros estudiosos da mídia a analisar a mudança do papel do público em um ambiente de conteúdo digital cada vez mais disseminado, Jenkins é um pioneiro na compreensão dos efeitos da mídia participativa na sociedade, na política e na cultura. Suas pesquisas lhe fornecem insights fundamentais para o sucesso das redes sociais, jogos em rede e comunidades de fãs on-line, bem como de novos meios de transmissão de notícias.
Ele integra o conselho da The Alchemists Transmedia Storytelling Company, sediada no Rio de Janeiro, em Los Angeles e no Massachusetts Institute of Technology (MIT).
Jenkins lecionou por cerca de vinte anos no MIT, onde foi diretor do programa de graduação em estudos de mídia comparativa entre 1999 e 2009, dando início a pesquisas inovadoras num período crucial de mudanças na comunicação, na educação, no jornalismo e no entretenimento.
Artista e educador que trabalha no campo das novas mídias há mais de dez anos, em 2010 Zach Lieberman foi eleito uma das 100 Pessoas Mais Criativas do Mundo, pela prestigiada revista Fast Company. Ele atua de diversas formas: performances, workshops, eventos, palestras e instalações. A maior parte do seu trabalho envolve a utilização e o desenvolvimento de um software para criar aplicações que funcionam em tempo real.
É coautor de um projeto de código aberto (opensource) chamado openFrameworks – uma biblioteca baseada na linguagem C++, para ajudar artistas e designers a desenvolverem projetos que envolvam programação. Lieberman é professor da Parsons School of Design, onde leciona sobre processos computacionais no departamento de design e tecnologia.
Nascido em 1976, Daito é graduado em matemática pela Tokyo Science University e especializou-se em programação na International Academy of Media Arts and Sciences (IAMAS), na cidade de Ogaki. É considerado um fenômeno no assunto, tendo participado de diversas pesquisas no Japão e no exterior. Em 2009, participou da abertura do conceituado festival Ars Electronica, na Áustria, ao lado de Zach Lieberman. Seus vídeos no YouTube, que documentam os mais variados experimentos, já foram vistos por mais de 6 milhões de pessoas.
Rafael é subsecretário de novas tecnologias educacionais da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, mestre em gestão da educação e no momento está concluindo um PhD em educação internacional e desenvolvimento pela New York University. Entre suas últimas criações estão a Educopédia (plataforma de aulas digitais), o Rioeduca.net (portal de troca de melhores práticas), o Sistema Escola 3.0 (sistema integrado de gestão acadêmica) e o Pé-de-Vento (mashup de curso de alfabetização, jogo e livro digital para crianças).

SERVIÇO
Descolagem
Data: Sábado, dia 2 de julho de 2011
Horário do início: 15h. Os portões estarão abertos a partir das 14h.
Local: NAVE – Núcleo Avançado em Educação
Endereço: Rua Uruguai, 204 – Tijuca
Entrada gratuita
Lotação do salão principal: 150 lugares (não há lugares marcados)
Os interessados devem responder ao questionário em http://bit.ly/kiKjqu e aguardar a confirmação da inscrição. As vagas são limitadas.
O encontro contará com transmissão ao vivo pela internet, na página do Oi Futuro (www.oifuturo.org.br), a partir das 15h.

Descoshops – Workshops do Descolagem
Data: Domingo, dia 3 de julho de 2011
Horário do início dos workshops: 15h. Os portões estarão abertos a partir das 14h.
Local: NAVE – Núcleo Avançado em Educação
Endereço: Rua Uruguai, 204 – Tijuca
Entrada gratuita
Os interessados devem responder ao questionário em http://bit.ly/meIX3r e aguardar a confirmação da inscrição. As vagas são limitadas.
O QUE É DESCOLAGEM
Descolagem é um projeto do jornalista e blogueiro Beto Largman, em parceria com o Oi Futuro, que pretende discutir o impacto das novas tecnologias no modo de produção e compartilhamento do conhecimento e da informação. Um evento Descolagem pode ser uma palestra, mas também uma mesa redonda, um filme, uma performance, um curso, workshop ou o meio de difusão que mais se adequar ao momento, à proposta, ao assunto, ao século em que vivemos. A ideia é que o Descolagem, realizado no NAVE (Núcleo Avançado em Educação), no Rio de Janeiro, seja um “tubo de ensaio” para experimentar novos formatos de interação em ambientes de aprendizagem. No Descolagem, qualquer um pode ter a palavra, pois os comentários e postagens feitos durante o evento em redes sociais como Twitter, Flickr, YouTube e blogs são exibidos em telões espalhados pelo espaço. Desta forma, os participantes podem fazer perguntas aos convidados e emitir opiniões, tanto presencialmente como à distância, uma vez que é possível acompanhar o evento ao vivo, via streaming, pela internet. O conteúdo digital gerado nas edições do Descolagem (vídeos, estudos, apresentações) fica disponível online após a realização dos encontros – assim, o projeto contribui com um material de pesquisa variado que pode ser aproveitado tanto pelo público do NAVE como por qualquer internauta interessado.

NAVE
O NAVE é um programa do Oi Futuro voltado para a pesquisa e desenvolvimento de soluções educativas que usem de forma diferenciada as tecnologias da informação e da comunicação no ensino médio. No Rio de Janeiro, o projeto é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação. O NAVE é formado pelo Colégio Estadual José Leite Lopes, pela Fábrica de Cultura Digital – um centro de pesquisa e inovações – e pela Usina de Expressão, espaço voltado para exposições e seminários. Modelo similar foi implantado pelo Oi Futuro em 2006, no Centro de Ensino Experimental Cícero Dias, em Recife (PE) – escola pública de horário integral que desenvolve, entre outras atividades, uma fábrica de jogos, onde os alunos aprendem a produzir jogos eletrônicos. Para saber mais sobre a escola, acesse http://www.oifuturo.org.br/educacao/oi-nave/
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Prefeito entrega obras do Bairro Maravilha em Costa Barros e Pavuna



36 vias dos dois bairros foram modernizadas com nova pavimentação, drenagem e recapeamento asfáltico

21/06/2011

Foto: Beth SantosO prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, inauguraram na manhã desta terça-feira, dia 21, as obras de reurbanização do programa Bairro Maravilha Norte em Costa Barros e na Pavuna, onde 36 vias foram revitalizadas.

Em Costa Barros, região que ocupa o penúltimo lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município, o prefeito entregou aos moradores as obras completas de reurbanização de 17 ruas do programa Bairro Maravilha Norte, beneficiando cerca de 26 mil pessoas. Esse foi o primeiro bairro da cidade a ter todas as ruas previstas totalmente finalizadas com os serviços de melhorias de infraestrutura.

- Essa é uma área que estava abandonada e a prefeitura vem aos poucos mudando completamente a cara da região. Não só com obras de urbanização e melhorias, mas com serviços públicos também. Já inauguramos uma UPA e uma creche e tem uma Clínica da Família sendo construída aqui. É uma comunidade que vive numa condição absurda e é uma alegria muito grande poder mudar a realidade desse canto do Rio sempre esquecido – disse Paes.

Foto: Beth SantosCom investimentos de R$12 milhões, as intervenções feitas em Costa Barros incluíram recuperação da pavimentação e drenagem, restauração do recapeamento asfáltico, construção de pátio de concreto nos passeios, nivelamento do meio fio, construção de sarjetas, implantação de 45 rampas de acessibilidade e plantio de 117 árvores.

Já na Pavuna, 19 ruas do bairro foram revitalizadas pelo programa Bairro Maravilha Norte e entregues hoje à população. Ao todo, 126 ruas da região passarão pelo programa até 2012, sendo que 41 vias já estão com as obras concluídas. O bairro é um dos que recebem o maior volume de investimentos, totalizando R$54,2 milhões, beneficiando 90 mil moradores.

Foto: Beth SantosO bairro da Pavuna também recebeu melhorias no recapeamento asfáltico, na rede de drenagem, na implantação de sarjetas e meio-fio e na execução de pátios de concreto nos passeios.O secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, falou da importância do programa Bairro Maravilha para a Zona Norte carioca:

- O Bairro Maravilha é um programa de reestruturação da infraestrutura de todos os bairros da Zona Norte. A prefeitura vem investindo cerca de R$170 milhões para recuperar todas as redes de drenagem, de esgotamento sanitário, de águas potáveis, nova pavimentação, implantação de calçadas com acessibilidade, plantio de árvores, nova iluminação. Ou seja, estamos fazendo um resgate de toda a estrutura para os bairros do subúrbio. O Bairro Maravilha é um programa que junto com o Asfalto Liso tem a maior importância para essa região da Zona Norte. Ele traz o resgate da cidadania para os cariocas.

O programa Bairro Maravilha Norte está sendo desenvolvido em 353 vias dos bairros de Quintino, Cavalcanti, Cascadura, Engenheiro Leal, Turiaçu, Parada de Lucas, Vila dos Ferroviários (Marechal Hermes), Costa Barros e Barros Filho.

Texto: Anna Beatriz Cunha
Fotos: Beth Santos

CURSO DE ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS GRUPAIS EM SAÚDE MENTAL

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CURSO DE ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS GRUPAIS EM SAÚDE MENTAL: "
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CAMINHADA CONTRA DENGUE

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