quarta-feira, 15 de junho de 2011

Centro Nacional reunirá dados sobre violência sexual

http://www.viablog.org.br/
Centro Nacional reunirá dados sobre violência sexual: "O Brasil ganhará um novo instrumento de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes: o Centro Nacional de Proteção On-line."

Centro Nacional reunirá dados sobre violência sexual

http://www.viablog.org.br/
Centro Nacional reunirá dados sobre violência sexual: "O Brasil ganhará um novo instrumento de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes: o Centro Nacional de Proteção On-line."

“As pessoas precisam saber quais são os desafios da educação”, diz Haddad

http://redecomunicadores.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=frontpage

“As pessoas precisam saber quais são os desafios da educação”, diz Haddad: "

Recursos estão garantidos(Brasília, 15/06/2011) - O ministro da Educação, Fernando Haddad, indicou, durante audiência na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira, 15, os cinco principais avanços do projeto de lei que estabelece o novo Plano Nacional de Educação (PNE), em relação aos anteriores. O primeiro, segundo ele, é o fato de o texto ser breve e ter apenas 20 metas.


A intenção, afirmou Haddad, é fazer com que haja uma incorporação das metas pela sociedade. “Quero que as pessoas memorizem os desafios educacionais que estão sendo postos para o país”, observou. O segundo avanço, segundo o ministro, é a especificação das estratégias necessárias para o cumprimento dos objetivos.


O terceiro avanço apontado na audiência é fruto da emenda constitucional 59, que estabeleceu critérios para impedir que os próximos presidentes diminuam os recursos destinados ao PNE. A Constituição foi modificada e hoje está expresso que os planos educacionais tragam em seu texto a especificação dos recursos orçamentários necessários para o seu cumprimento. “O Congresso Nacional tem que estabelecer meios para o cumprimento das metas”, esclareceu.


O quarto avanço do novo PNE se deu, segundo Haddad, no estabelecimento de metas de qualidade. Antes, os planos traziam apenas metas de quantidade. O quinto avanço, observou o ministro, diz respeito às metas diretamente relacionadas aos profissionais da educação.


“Comparamos a remuneração média de professores de nível superior que atuam nas escolas públicas com os salários de outros profissionais com o mesmo nível de escolaridade. Constatamos que, em 2009, os professores recebiam 60% do que os outros profissionais de nível superior recebiam”, revelou.


São quatro as metas do PNE que lidam com a valorização do professor. A meta 17 traz especificamente a necessidade de se equiparar a média salarial do magistério à de outras profissões com o mesmo nível de escolaridade. “O salário diz se a sociedade valoriza a carreira docente e a resposta hoje é não”, destacou.


Ouça trecho da fala do ministro Haddad.


"

HOMENAGEM À PROFESSORA LIDIA

http://artemariopiragibe.blogspot.com/
HOMENAGEM À PROFESSORA LIDIA: "
Homenagem dos professores da E.M. Mario Piragibe à profa. Lidia (Geografia), que trabalha na escola desde 1985, e está saindo hoje de licença para (em breve) se aposentar...





A herdeira de profa. Lidia na Mario, profa. Maria Aparecida (Geografia), muito emocionada pela saída da colega!
























Fotos e postagem: Imaculada Conceição

"

APURAÇÃO ELEIÇÃO GRÊMIO ESTUDANTIL 2011!

http://rknoticia.blogspot.com/

APURAÇÃO ELEIÇÃO GRÊMIO ESTUDANTIL 2011!: "

Dentre 681 alunos da E.M. Rose Klabin, tivemos na eleição do Grêmio Estudantil, a seguinte a apuração:

VOTOS EM BRANCO: 8

VOTOS ANULADOS: 6

CLASSIFICAÇÃO DAS CHAPAS:

4º LUGAR: Chapa Laranja (16 votos)

3° LUGAR: Chapa Rosa (52 votos)

2º LUGAR: Chapa Vermelha (116 votos)

1º LUGAR: Chapa Verde (342 votos)

CHAPA VENCEDORA: Chapa Verde

"

Campanha da Poliomielite 18/06/2011

http://smsdc-cms-parqueacari.blogspot.com/

Campanha da Poliomielite 18/06/2011: "


Sábado (18/06/11) é o "dia D" da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para as crianças menores de cinco anos.
E o CMS Enfermeiro Marcos Valadão funcionará de 08:00 às 17:00 horas.

Crianças com febre acima de 38ºC ou com alguma infecção devem ser avaliadas por um médico antes de procurar os postos de saúde. Também não é recomendado vacinar crianças com problemas de imunodepressão (como pacientes com câncer e aids) ou que já apresentaram reação alérgica severa a doses anteriores das vacinas.
    "

    Começa sábado a primeira etapa da vacinação contra a paralisia infantil



    No mesmo dia, será iniciada a Vacinação de Seguimento Contra o Sarampo

    15/06/2011

    Foto: Nelson DuarteA Prefeitura realizará neste sábado, dia 18, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Antipoliomielite, voltadas para crianças menores de cinco anos. A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil oferecerá 550 mil doses da vacina em 994 postos em toda a cidade, entre unidades de saúde e postos volantes, que funcionarão das 8h às 17 horas. A expectativa é de que sejam vacinadas cerca de 389 mil crianças em cada etapa (duas), o que equivale a 95% da população-alvo.

    Neste mesmo dia, será iniciada a Vacinação de Seguimento Contra o Sarampo, que vai até o dia 22 de julho. Serão vacinadas crianças de 12 meses a 7 anos incompletos. As doses de sarampo serão aplicadas somente nas cerca de 200 unidades de saúde da Prefeitura, e as crianças que estivem dentro das faixas etárias receberão ambas as doses.

    Cerca de sete mil profissionais estarão envolvidos na campanha neste sábado. Médicos e enfermeiros estarão de plantão nos postos para esclarecer as dúvidas da população. A vacina contra a paralisia infantil não tem contraindicações. Apenas em caso de doenças graves, a criança não deve tomar a gotinha. Os pais devem levar a caderneta de vacinação ao posto e mesmo que ela esteja atrasada, a criança pode receber a nova dose.

    A paralisia infantil, ou poliomielite, é uma doença infecto-contagiosa aguda transmitida por vírus que age como infecção ou sob forma paralítica, podendo provocar sequelas permanentes ou até mesmo levar à morte. A vacinação anual da poliomielite é extremamente importante. No ano passado, mais de 735 mil crianças foram vacinas nas duas etapas da campanha.

    Para obter mais informações sobre a campanha ou saber quais os locais de vacinação, a população pode entrar em contato com o Disque-Rio, no telefone 1746, que funciona 24 horas. A relação dos postos também poderá ser encontrada na internet, na página www.rio.rj.gov.br/web/smsdc.

    Como combater os ácaros no inverno

    http://blogdalergia.blogspot.com/

    Como combater os ácaros no inverno: "
    Ácaros são invisíveis a olho nu, mas podem provocar grandes danos à saúde como asma, sinusite, rinite, conjutivite alérgica, entre outros. O risco aumenta ainda mais no outono e no inverno, quando se proliferam com maior facilidade.


    Chamados de ácaros, os aracnídeos são primos distantes das aranhas e parentes mais próximos de outros artrópodes como carrapatos e parasitas da pele que causam a sarna.


    Mas exterminar esse ser não é uma tarefa fácil. Segundo o médico Raul Emrich Melo, especialista em alergia-imunologia, palestrante e pesquisador da UNFESP (Universidade Federal de São Paulo), é impossível eliminar os 'inimigos' totalmente.


    Para se ter uma ideia, mais de 2 milhões de ácaros podem ser encontrados em um colchão com algum tempo de uso.


    Curiosidades sobre os ácaros:


    1. Se quatro ou cinco ácaros estiverem colados um ao outro é possível sua visualização a olho nu, ou seja, eles estão no limite de nossa capacidade de visão para coisas pequenas;


    2. Um ácaro da altura de um ser humano, por exemplo, veria uma bactéria estafilocócica (que causa infecção de pele) passar ao lado com o tamanho de uma unha. Suas fezes seriam como bolas de golfe levíssimas, com capacidade de flutuar por muitos minutos;


    3. As bolotas fecais dos ácaros são as grandes vilãs no desencadeamento de doenças alérgicas;


    4. O tempo de vida de um ácaro é de alguns meses, com capacidade de ter dezenas de pequenos filhotes a cada mês;


    5. Mais de 2 milhões de ácaros podem ser encontrados em um colchão com algum tempo de uso, com elevação de mais de 10% de seu peso.


    Leia a reportagem completa e assista um vídeo mostrando um ácaro por meio de microscópio: conheça os ácaros causadores de doenças alérgicas


    Fonte: Tatiane Moreno

    entretenimento@eband.com.br
    "

    Asma e esportes

    http://blogdalergia.blogspot.com/
    Asma e esportes: "


    1- O asmático pode praticar esportes?
    Sim, desde que o paciente esteja bem controlado clinicamente e queira praticar este esporte.


    2- Porquê?
    A prática de esportes acarreta:
    * Melhor condicionamento físico
    * Fortalecimento dos músculos da caixa torácica
    * Melhora do padrão respiratório


    3- Qual o esporte ideal?
    É aquele adequado à idade e à vontade do paciente (não impor). De preferência, estão indicados os exercícios aeróbicos: vôlei, natação, futebol, dança, ciclismo, entre outros.


    4. Quais as vantagens da natação?
    A natação fortalece músculos da caixa torácica e melhora o padrão respiratório. Mas, é importante observar se a concentração de cloro é adequada para que não ocorra irritação das vias aéreas


    4- É preciso tomar algum cuidado?
    A atividade esportiva deve ser adequada à idade, levando em conta a capacidade física do paciente e orientado por profissional habilitado para tal função. Recomenda-se:
    * É necessário fazer aquecimento prévio
    * Não se deve parar o exercício bruscamente


    5- É necessário uso de medicamentos para prática do esporte?
    Os medicamentos estão indicados apenas nos pacientes que apresentam crises desencadeadas pelo exercício físico e nestes casos devem ser sempre orientados pelo alergista.


    Visite o site da ASBAI - Associação Brasileira de Alergia
    "

    Vacinação contra Poliomielite é dia 18 de junho (sábado)

    http://educaja.com.br/

    Vacinação contra Poliomielite é dia 18 de junho (sábado): "Será neste sábado, dia 18 de junho a Campanha de vacinação contra a poliomielite. A meta é vacinar 95% das 13,44 milhões de crianças entre 0 e 5 anos O Ministério da Saúde afirma que as crianças que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra a Gripe Influenza, podem tomar as duas no [...]"

    Drogas: Prevenir é o melhor remédio...

    http://www.vithais.com.br/
    Drogas: Prevenir é o melhor remédio...: "


    A droga é uma realidade disseminada pelos quatro cantos do mundo. No Brasil há o tráfico, o consumo e ainda existem rotas pelas quais os tóxicos são enviados para outros países. A repressão a venda e a utilização do crack, maconha, cocaína e outras substâncias entorpecentes não tem sido efetiva quanto aos seus objetivos de acabar com esta atividade ilícita. O melhor a se fazer, em vista do perigo das drogas a rondar lares e escolas é trabalhar pela conscientização das crianças, adolescentes e jovens quanto aos problemas causados pelo uso destes verdadeiros venenos para a saúde humana, que podem até provocar a morte.


    Quem já presenciou ou conhece histórias de adolescentes ou jovens drogados sabe o que representa o consumo de entorpecentes para a vida de uma pessoa. Não há final feliz, somente drama, dor, sofrimento e, em alguns casos, o desfecho é ainda mais triste, com uma vida terminando de forma precoce. Prevenir é o melhor remédio. Orientar em casa e na escola, aconselhar, conhecer as amizades mais próximas, ser mais que um pai, mãe ou professor(a), tornando-se alguém em quem o adolescente ou o jovem confia... Todas alternativas e caminhos que podem evitar o trágico encontro com as drogas...


    Por João Luís de Almeida Machado
    Membro da Academia Caçapavense de Letras

    "

    Últimos dias de inscrição para o Selo Escola Solidária 2011

    http://www.euvocetodospelaeducacao.org.br/
    Últimos dias de inscrição para o Selo Escola Solidária 2011: "Escolas públicas e particulares de Educação Básica de todo o Brasil têm até 15 de junho para se inscreverem gratuitamente no Selo Escola Solidária 2011. O selo pretende reconhecer os projetos socioeducativos das instituições de ensino. Inscreva-se aqui. Para Katia Gonçalves Mori, coordenadora-executiva do Instituto Faça Parte, que promove o selo, a iniciativa valoriza a aprendizagem [...]"

    Prêmio Victor Civita 2011 – Inscrições abertas!

    http://www.euvocetodospelaeducacao.org.br/
    Prêmio Victor Civita 2011 – Inscrições abertas!: "Desde a última sexta, 10 de junho, até dia 10 de julho, estão abertas as inscrições para o Prêmio Victor Civita Educador Nota 10, promovido pela Fundação Victor Civita. O prêmio existe desde 1998 e tem como objetivo identificar e valorizar as boas práticas de educadores brasileiros . A premiação é composta por duas categorias: [...]"

    Ferramentas da SME!

    http://rknoticia.blogspot.com/
    Ferramentas da SME!: "Nesta página você encontra conteúdos feitos especialmente para ajudar o nosso aprendizado e ainda pode verificar suas notas pela internet.


    Educopédia
    Melhore seu desempenho acessando a plataforma de aulas digitais da SME.
    Site da Educopédia
    Dúvidas para ativar a conta? Clique aqui!


    Reforço Digital
    Nesta ferramenta você encontra quatro atividades, cada uma possui cinquênta questões de português e de matemática. Ótima ferramenta para estudar para as provas. Está esperando o quê?

    Prova 9° ano 2° bimestre/2010


    Provas da rede
    Utilize as provas de bimestres anteriores e do ano passado para as atuais provas.
    Basta clicar no link abaixo e escolher o ano e bimestre desejado.

    Provas da rede


    Descritores


    Saiba o que você precisa estudar exatamente.
    A cada bimestre um novo arquivo é publicado e você tem a opção de apenas exibi-lo ou baixa-lo.

    Descritores

    Novo Acordo ortográfico
    Com esta outra ferramenta você aprende as regras do novo acordo de uma forma muito simples. Você pode escolher duas maneiras de acessar este conteúdo. A primeira delas é pela internet, diretamente no site da MultiRio. A outra maneira é fazendo o download da apostila.

    Calendário Escolar 2011

    Faça o download do calendário oficial da SME e fique ligado no que vai acontecer em nossa escola.
    Você pode apenas visualizar ou se preferir dê uma passadinha no jornal mural.




    Boletim escolar online

    Clicando no link abaixo você poderá acessar as suas notas desde de 2009. Você só precisa ter a senha e seu código da rede. Caso você não possue essas informações, entre em contato com a secretaria da escola.

    Boletim escolar online 2009
    "

    SALÃO DO LIVRO 2011!

    http://rknoticia.blogspot.com/
    SALÃO DO LIVRO 2011!: "
    NOSSA ESCOLA FOI!
    14 DE JUNHO DE 2011.
    EM BREVE EM NOSSO BLOG: VÍDEO SALÃO DO LIVRO 2011!
    "

    INFORMATIVO EDUCOPÉDIA 1/2011

    http://educopedia2010.blogspot.com/
    INFORMATIVO EDUCOPÉDIA 1/2011: "
    'Quem olha para fora, sonha;
    Quem olha para dentro, desperta.'
    Carl Jung

    Caros(as) Professores(as),

    É com imensa alegria que iniciamos a série de informativos da Educopédia, um novo canal que compartilhará notícias e estimulará a criação colaborativa do conhecimento. Acreditamos que precisamos fortalecer nossa comunicação com as facilidades que as novas tecnologias proporcionam. A primeira reunião sobre a Educopédia com os professores da rede aconteceu há pouco mais de um ano. Desde então, em crescimento exponencial, ela vem ajudando a estreitar nossos relacionamentos entre nós, com nossos alunos e com a comunidade escolar.

    "

    Votação e apuração da Eleição Grêmio Estudantil da E.M General Osório

    http://bragafatima-educao.blogspot.com/
    Votação e apuração da Eleição Grêmio Estudantil da E.M General Osório: "



    "