quinta-feira, 9 de junho de 2011

Creche Simone de Beauvoir

Muito Lindos!!!



Comemoraçao: Festa de aniversário parceria com os pais.
"

Brinquedoteca IHA

http://rioeducainfancia.blogspot.com/2011/06/brinquedoteca-do-instituto-helena.html
Brinquedoteca IHA: "

A brinquedoteca do Instituto Helena Antipoff, BrinquIHA, está funcionando a pleno vapor na sala 7 do IHA (Rua Mata Machado, 15 - Maracanã), sendo responsáveis pelo atendimento os professores Guto e Ricardo.
Ela é uma das oficinas que existem do Instituto e atende a crianças com ou sem deficiência matriculadas nas escolas e creches da rede pública municipal. Além disso, os professores podem visitar o espaço com os seus alunos e obter informações sobre como montar uma brinquedoteca.

Divulgue esta iniciativa! Agende uma visita! Venha brincar!

Telefone: 2234-8176
Não perca esta oportunidade!
"

ELEIÇÃO DO GRÊMIO

ELEIÇÃO DO GRÊMIO


No dia 13/06, a nossa Escola Paraíba estará às voltas com a eleição para a escolha dos novos grupos de alunos que farão parte do Grêmio Estudantil - 2011.
14 chapas divididas por cores se inscreveram, sendo 12 do turno da manhã e 2 do turno da tarde. Confiram as cores das chapas:

amarela (manhã) - azul (manhã) - bege (manhã) - branca (manhã) - cinza (tarde) - dourada (tarde) - laranja (manhã) - marrom (manhã) - pink (manhã) - prata (manhã) - preta (manhã) - rosa (manhã) - verde (manhã) - vermelha (manhã)

As ideias dessa moçada são unânimes. Confira a plataforma de governo!

* Gincanas
* Competições de leitura, matemática, xadrez, jogo da velha, dominó, português...
* Concurso de dança, música, poesia...
* Torneios de futebol, vôlei, basquete...
* Melhoria dos banheiros, da quadra.

Abaixo temos alguns representantes das chapas:



Que tal testarmos a popularidade das chapas? Quem deve ganhar a eleição do Grêmio? OPINE!
"

Professor ainda vê o computador como intruso na sala de aula

http://ultimosegundo.ig.com.br/
Professor ainda vê o computador como intruso na sala de aula: "

Naiara Leão, iG Brasília

Especialistas dizem que medo de ser substituído e indisposição para adaptar estratégias de ensino dificultaria uso de tecnologia

A revolução tecnológica que coloca computadores, tablets e celulares nas mãos de jovens e crianças de todo o mundo não é vista com bons olhos pela maioria dos professores brasileiros, principalmente os de universidades públicas. A opinião é do presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância, Frederic Litto, e é compartilhada por vários outros especialistas. Para eles, o professor brasileiro ainda vê o computador como um intruso em sua aula.


“Os professores não aceitam que essa não é mais uma sociedade de escassez, mas sim de abundância de informação. Por isso o Brasil, está atrasado”, diz Litto, comparando as universidades brasileiras com estabelecimentos de ensino do exterior. Lá fora, diz ele, é comum a prática de disponibilizar pesquisas e conteúdo de aulas na internet.


Um exemplo são os Estados Unidos, onde o número de instituições educativas que adotam o iPad vem aumentando. Elas usam o tablet para ensinar história através de jogos e matemática em animações.


O depoimento do professor da Universidade de Brasília, Marcos Maia, comprova a tese de Litto. Os dois participaram nesta quinta, em Brasília, do encerramento do Fórum Universitário Pearson.


Maia conta que quando o Conselho Universitário da UnB se reúne para discutir estratégias de educação à distância, há sempre resistência de professores que temem serem substituídos por ferramentas de acesso de conteúdo. “Eles acreditam que a tecnologia é um complô industrial contra a profissão”, conta.


Esse tipo de resistência pode dificultar o projeto do Ministério da Educação de levar tablets a salas de aula porque faz com que os professores não se interessem em aprender a trabalhar com as novas tecnologias. “O computador é apenas um meio e precisamos de uma base pedagógica para esse meio”, diz Maia.


Ensino pode incluir jogos e discussão online

As estratégias para trabalhar com a tecnologia em sala passam tanto pelo uso de jogos e aplicativos de ensino, como por um modelo colaborativo em que os colegas interagem entre si também no mundo virtual. É o caso de grupos de discussão em redes sociais ou em plataformas da própria universidade.


Segundo o especialista em educação da UnB, Lucio Telles, há pesquisas que comprovam que essas estratégias geram mais interesse e diminuem a evasão escolar. “Quando uma turma compartilha grupos e causas nas redes sociais se importam muito mais com o que está sendo debatido do que se a mensagem fosse somente prestada pelo professor”, diz.


Há vantagens também nas pesquisas pela internet. “Pesquisando pela internet, o aluno pode ler muito mais do que o seu livro lhe traz, se a tarefa interpretativa”, afirma Litto. Mas, para que a tarefa não termine em um “copia e cola” da internet, o professor tem que estar preparado para solicitar uma pesquisa que exija interpretação e busca de várias fontes. “O primeiro passo é aceitar que o computador está aí e não vai sair para depois refletir sobre como trabalhar com ele”, diz.

"

PROJETO "UM DIA LEGAL" EM DETALHES

http://pejantoniocandeia.blogspot.com/

Explicando um pouco do trabalho desenvolvido.
PROJETO "UM DIA LEGAL" EM DETALHES: "
CIEP Antônio Candeia Filho - 2011
Projeto idealizado pelos professores de PEJA I e II

PROJETO: “Um dia Legal”

Apresentação:

Realizar-se-á uma vez ao mês, em datas previamente escolhidas, um dia com atividades diferenciadas.
Em cada um desses dias, criaremos e desenvolveremos um tema específico no qual as atividades serão baseadas. Embora o projeto tenha um enfoque pedagógico, buscaremos priorizar as atividades lúdicas por serem estas mais prazerosas e atraentes aos alunos. Essas atividades lúdicas incluem jogos, competições, festas, artes plásticas, etc.


Justificativa:

Buscando uma forma de atrair os alunos e tornar o ambiente escolar mais interessante, decidimos criar e desenvolver o projeto.
Nossos alunos são, em grande número, adolescentes. Sabemos que nessa fase da vida, é necessário que o interesse do aluno seja despertado para a escola e seus objetos de aprendizagem de forma dinâmica e instigante. Além disso, precisamos suprir a carência de atividades físicas, causadas pela falta de um professor de E. Física em nossa escola, bem como as linguagens artísticas, pelo mesmo motivo.

Da mesma forma, queremos garantir a socialização por meio da interação entre as turmas e interdisciplinaridade e combater a baixa frequência e evasão escolar.

Objetivos:

-Socializar e integrar as turmas;
-Apresentar os conteúdos pedagógicos por meio de atividades lúdicas;
-Promover um ambiente dinâmico e atraente para os alunos;
-Combater a baixa frequência e a evasão escolar.


Atividades

-Festas temáticas;
-Saraus;
-Dramatizações;
-Jogos;
-Oficinas;
-Competições/ concursos/gincanas
-Atividades recreativas livres;
-Exibição de filmes;
-Passeios culturais.




Recursos:

-CDs, DVDs;
-Textos poéticos;
-Textos teatrais;
-Material esportivo;
-Material para atividades artísticas.


Desenvolvimento:

No dia escolhido, iniciaremos as atividades de rotina no primeiro momento da aula, por aproximadamente uma hora, com exceção aos dias em que haverá passeios. A seguir iniciaremos o “Dia Legal” propriamente dito.
Neste dia os alunos preferencialmente sairão do ambiente de sala de aula para entrarem no clima relacionado ao tema e às atividades propostas.


Primeiro “Dia Legal”: 20/04
Tema: Páscoa
Atividades: Confraternização com mensagens, troca de chocolates, canjica e brincadeiras.

Segundo “Dia Legal”: 19/05
Atividades: Oficinas de dança, artes e trabalhos para a exposição.
"

Eric Debarbieux - Educar para Crescer

http://educarparacrescer.abril.com.br

Eric Debarbieux - Educar para Crescer

"O bullying está em todas as escolas, ou quase"

Autor do maior plano contra o bullying na França, o especialista francês Eric Debarbieux fala sobre o problema no Brasil


Encontro de PA e CP

http://rioeducainfancia.blogspot.com/

Encontro de PA e CP: "
"

Campanha - COLOQUE MAIS VERDE NA SUA ESCOLA - Idéias


Gestão - Entrevista com Matthew Crowley

http://revistaescola.abril.com.br
Entrevista bem interessante sobre fracasso escolar e como conseguiu reverter o quadro.
Espero que gostem.

Entrevista com Matthew Crowley

Um bom professor, um bom começo

 Fonte: Todos pela Educação

 Este clip é bem bonito e fala da importância do bom professorna nossa vida.

Último dia para se Inscrever nos Jogos Estudantis 2011!

http://rknoticia.blogspot.com/
Último dia para se Inscrever nos Jogos Estudantis 2011!: "
Modalidades: Atletismo, Futsal, Handbol, Vôleibol, Basquetebol, Tênis de mesa e Xadrez.
Inscrições com os professores de Educação Física até 9 de maio de 2011.
"

Tirando a Droga de Cena!

http://rknoticia.blogspot.com/

Tirando a Droga de Cena!: "
A MultiRio exibe nos intervalos de sua programação, no canal 14 da NET e na Band, uma campanha de conscientização contra o uso de drogas. A peça integra a campanha de prevenção promovida pela Secretaria Municipal de Educação nas escolas da Prefeitura do Rio. O objetivo é levar os jovens a refletirem sobre as consequências do uso de drogas lícitas e ilícitas.
CRIE CORAGEM DE SER VOCÊ!


FUTEBOL!


"