terça-feira, 7 de junho de 2011

Rose Avisa - Centro de Estudos!

http://rknoticia.blogspot.com/
Rose Avisa - Centro de Estudos!: "Dia 8 de Junho - Centro de Estudos (aula até às 10h ou 15h30min);

Dia 15 de Junho - Centro de Estudos (aula até às 10h ou 15h30min).

"

ATENÇÃO LIDERANÇAS!

Pessoal estou emocionada com a motivação de vocês, estão de parabéns por esta mobilização da escolas.
É por aí que se controi a escola de todos e de cada um.

ATENÇÃO LIDERANÇAS!: "

Amanhã, às 10h30min, todos o líderes de nossa escola (Representantes de turma, Gremistas, Monitores Multimídia, etc.) farão um encontro para tirar dúvidas sobre a Educopédia.
"

INTERDISCIPLINARIDADE

http://pejantoniocandeia.blogspot.com/

INTERDISCIPLINARIDADE: "
PEJA Ciep Antônio Candeia Filho

Interdisciplinaridade. Essa é a mola mestra do trabalho realizado no PEJA do CIEP Antônio Candeia Filho. A equipe de professores idealiza e desenvolve inúmeros projetos nos quais todas as disciplinas são inseridas e, como não poderia deixar de ser, o sucesso é inevitável! Nossos alunos participam ativamente e estão cada vez mais integrados e inseridos na comunidade escolar.
Nossa escola tem uma linda história. Uma história de luta. Estivemos a um passo de vê-la com suas portas fechadas. Mas graças ao espírito de luta e ao amor pelo trabalho e pela comunidade, nós, professores, junto com nossos alunos, responsáveis, funcionários, enfim, toda a comunidade escolar, vencemos a batalha. E demos a volta por cima. Nossa escola teve uma melhora significativa no desempenho do ensino regular e o trabalho com o PEJA se renova e se reinventa a cada dia, buscando novos caminhos em prol do desenvolvimento e da formação plena dos nossos queridos alunos.
"

PROJETO "UM DIA LEGAL"

http://pejantoniocandeia.blogspot.com/
PROJETO "UM DIA LEGAL": "
A professora Nadir, de geografia e história, sugeriu um projeto e, como não poderia deixar de ser, a equipe de professores abraçou a idéia, arregaçou as mangas e fez acontecer! Trata-se do projeto UM DIA LEGAL, no qual todos os meses teremos um dia totalmente fora da rotina diária de sala de aula. Os alunos não são avisados sobre quando acontecerá o dia legal. Eles simplesmente chegam e são surpreendidos com gincanas, exibição de filmes, oficinas, bingos, competições variadas, festas e o que mais nossa imaginação preparar.

O primeiro dia legal aconteceu no dia 20 de abril, com uma gincana muitíssimo animada.Os professores prepararam muitas perguntas a respeito de todas as disciplinas e tarefas eletrizantes! Confira o vídeo da gincana!


"

SEGUNDO DIA LEGAL

http://pejantoniocandeia.blogspot.com/
Pessoal mais um Blog da 6ªCRE - Parabéns!!! Vamos divulgar.

SEGUNDO DIA LEGAL: "O nosso segundo dia legal foi o dia 19 de maio. Ao chegar à escola, os alunos foram convidados a escolher entre oficina de artes, dança ou trabalhos para a exposição do dia 25/05. Nossos alunos gostaram muito das atividades!







Vídeo da oficina de dança:

"

Prefeitura terá escola integral para atletas em Santa Teresa - O Globo

FONTE: OGLOBO
Prefeitura terá escola integral para atletas em Santa Teresa - O Globo

Curso Prática de Montagem Coreográfica

http://centrocoreografico.blogspot.com/
Curso Prática de Montagem Coreográfica: "




Regulamento para inscrição
Workshop de Prática de Montagem Coreográfica com Clyde Morgan
Das inscrições:
As inscrições serão realizadas através de formulário eletrônico, disponibilizado no site
www.centrocoreografico.jimdo.com e pessoalmente no Núcleo de Produção do Centro Coreográfico.
Por e-mail
A ficha de inscrição deverá ser enviada para o e-mail mestres.cco@gmail.com junto com o currículo
artístico completo do candidato e carta de intenção.
O processo de inscrição só estará finalizado, após o candidato receber o e-mail de confirmação que será
enviado até 24h após o recebimento e conferência dos dados.
IMPORTANTE: O Centro Coreográfico não se responsabiliza por quaisquer problemas técnicos com e-mails
dos candidatos, e solicita que os interessados efetuem sua inscrição com BASTANTE antecedência para
evitar inconvenientes. Se dentro de um prazo de 24 horas não houver a confirmação do recebimento de
sua ficha, por favor, entre em contato imediatamente com a produção do Centro Coreográfico.
Pessoalmente
O candidato deverá comparecer no Centro Coreográfico, munido de carta de intenção e currículo artístico
completo. A ficha de inscrição será preenchida na hora.
Período de inscrição
Por e-mail: de 07 de junho as 18h do dia 14 de junho de 2011.
Pessoalmente: de 07 de junho a 13 de junho, das 13h às 21h e no dia 14 de junho de 13h às 18h (exceto
segunda-feira).
A idade mínima para participação do processo seletivo é de 16 anos.
Serão selecionados suplentes em caso de vagas não preenchidas.
Da Seleção:
O processo seletivo das vagas estará aberto do dia 07 de junho e até as 18 horas do dia 14 de junho.
A seleção para o curso será realizada mediante análise de currículo artístico e carta de intenção (enviados
pelo candidato junto a ficha de inscrição) que será avaliado pela curadoria artística de projetos do Centro
Coreográfico.
Haverá um auxílio de custo para os candidatos selecionados.
Do resultado:
O resultado será divulgado no dia 16 de junho de 2011 no site e no blog do Centro Coreográfico
http://www.centrocoreografico.blogspot.com/ , por e-mail e por telefone.
Da Frequência:
As aulas ocorrerão no período de 21 de junho a 02 de julho, de terça a sábado de 8h às 14h30.
Os inscritos devem estar cientes de que não poderão faltar a nenhum dos dias de aula, sob
pena de perda da vaga no workshop e desconto do auxílio oferecido pelo Centro Coreográfico. Exceção a
caso de doença com atestado comprobatório.
Da Participação:
Ao confirmar a participação no Curso de Prática de Montagem, o candidato fica ciente de que está
submetido a todas as normas e regras que regem este equipamento público.
"

Marcelo Negrão: "Um ensino de qualidade necessita dedicação e motivação do professor"

http://educarparacrescer.abril.com.br/amigos-educar
Marcelo Negrão: "Um ensino de qualidade necessita dedicação e motivação do professor": "Marcelo Negrão é um ídolo do voleibol, embaixador do esporte pelo Banco do Brasil e está focado no futuro dos jovens"

Um novo modelo de educação para o século XXI

http://rioeducaideias.blogspot.com/
Um novo modelo de educação para o século XXI: "


O certo e o errado na criação de um filho em tempos de comunicação instantânea
Fabio Barbirato
O curso tem como foco principal as mudanças ocorridas nos padrões de educação nos últimos anos e suas consequências no desenvolvimento emocional das crianças. Serão discutidos os mitos recorrentes em educação e abordadas as dúvidas mais frequentes de pais e educadores, coletadas há 15 anos no Serviço de Psiquiatria Infantil da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, instituição de referência no assunto. O curso propõe um debate com os alunos para um levantamento de estratégias tendo em vista a criação de um modelo de educação adequado à realidade contemporânea, sem o autoritarismo dominante em boa parte do século XX nem o modelo liberal em vigor nos dias de hoje.



15 JUN 1. O PAPEL DOS PAIS E DA ESCOLA
Mitos da gestação. Os primeiros anos de vida e o desenvolvimento das crianças. Quando colocar na escola ou na creche? Como escolher a melhor instituição para educar e formar seu filho. O papel dos pais e o papel da escola.

29 JUN 2. PRÉ-ADOLESCÊNCIA E ADOLESCÊNCIA: COMPANHEIRISMO E ATENÇÃO
A pré-adolescência. Época de amadurecimento ou prenúncio de um furacão? A adolescência. Como conversar com seus filhos. A visão equivocada do “pai-colega”. A concorrência enfrentada pelos pais com a TV e o computador pela atenção dos filhos. Drogas e álcool: o que fazer para mantê-los longe dos seus filhos?
Fabio Barbirato. Médico psiquiatra pela UFRJ, professor de Psiquiatria Infantil na PUC-Rio, coordenador geral da Psiquiatria Infantil da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, coordenador do Departamento de Psiquiatria Infantil da Associação de Psiquiatria do Rio de Janeiro e membro da Academia Americana de Psiquiatria Infantil e Europeia. É autor do livro 'A mente do seu filho'.


Av. Epitácio Pessoa 1.164 Lagoa Rio de Janeiro RJ
T 21 2227 2237 (222SABER) inforio@casadosaber.com.br
www.casadosaber.com.br
"

Estão abertas as inscrições do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2011




Educadores de todo o Brasil já podem enviar seus projetos e garantir sua participação!
Estão abertas até o dia 26 de junho as inscrições para a sexta edição do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores, que valoriza e reconhece os melhores projetos educacionais desenvolvidos por professores brasileiros que utilizam a tecnologia para melhorar os processos de ensino e aprendizagem.
Para concorrer, basta acessar o site www.educadoresinovadores.com.br e seguir as instruções. Educadores de todo o Brasil podem se inscrever nas seguintes categorias:
1) Escolas Públicas de Educação Básica

Podem se inscrever individualmente educadores e gestores da rede pública de ensino, independentemente de sua área de atuação (ex. Português, Matemática, Física etc.): Secretarias Municipais ou Estaduais de Ensino, incluindo os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs ou NRTEs), escolas públicas (municipais, estaduais ou federais), fundações e instituições de ensino sem fins lucrativos que atuem no Ensino Formal e não cobrem pelos serviços prestados. Também podem participar os educadores de escolas técnicas que lecionem disciplinas de educação básica como, Português, Matemática, Ciência etc.

  • Inovação em Comunidade: Aprendizagem Além da Sala de Aula
  • Inovação em Colaboração: Aprendizagem Colaborativa
  • Inovação em Conteúdo: Construção do Conhecimento e Pensamento Crítico

Os educadores que se inscreverem em uma das três categorias acima poderão ser remanejados pelo Comitê de Seleção para duas categorias especiais: Inovação em Contextos Desafiadores e Uso Avançado de Tecnologias Microsoft na Aprendizagem.




2) Ensino Técnico – Educador Inovador Escola Técnica

Podem se inscrever individualmente educadores e gestores que lecionem disciplinas relacionadas à Tecnologia da Informação (TI) em escolas técnicas municipais, estaduais e federais.

3) Escolas Particulares – Educador Inovador Escola Particular

Podem se inscrever individualmente educadores e gestores independentemente de sua área de atuação (ex. Português, matemática, física, etc.) que lecionem em escolas particulares.

4) Educador Inovador

Todos os projetos finalistas nas categorias de Ensino Básico (escolas públicas) estarão automaticamente concorrendo na categoria Educador Inovador, cuja votação para escolha dos finalistas ocorrerá por voto popular online e presencial no dia 03 de agosto, durante o II Fórum Microsoft de Educação Inovadora.

Premiação

O Prêmio Microsoft Educadores Inovadores conta com três etapas. Até o dia 22 de julho, vinte e um projetos serão escolhidos e participarão do evento nacional de premiação que será realizado em São Paulo no dia 03 de agosto.

Aqueles que apresentarem os melhores trabalhos serão premiados com um Notebook contendo o sistema operacional da Microsoft e um pacote de aplicativos Office. Assim, poderão dar continuidade na criação de novas ideias, beneficiando cada vez mais pessoas e compartilhando o gosto e o conhecimento pela tecnologia educacional.
Após a etapa nacional, os responsáveis pelos projetos vencedores nas categorias destinadas à educação básica (escolas públicas) apresentarão seus trabalhos no Microsoft Innovative Education Forum – Latin America, que ocorrerá entre agosto e setembro no Chile. Os classificados na fase regional irão participar do Microsoft Worldwide Innovative Education Forum que será realizado em novembro deste ano em Washington, nos Estados Unidos da América. O Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010 recebeu o número recorde de inscritos, foram 1.056 professores de todos os estados brasileiros.  Em 2011 esperamos um número ainda maior, com o objetivo de buscar o reconhecimento internacional da educação do nosso país.
Fórum Microsoft de Educação Inovadora
Em 2010, aconteceu na cidade de São Paulo, no dia 04 de agosto, o I
Fórum Microsoft de Educação Inovadora, o evento foi um sucesso, contou com palestras de diversos profissionais da área de educação e apresentou os ganhadores do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores. Cerca de 300 pessoas estavam presentes e mais de 2 mil acompanharam a transmissão ao vivo pela internet. Esse ano teremos o II Fórum Microsoft de Educação Inovadora que promete trazer grandes nomes da educação com o objetivo de debater e discutir temas atuais da área.
Para acompanhar as novidades do Prêmio, acesse: www.educadoresinovadores.com.br
Mais informações no Blog: http://educadoresinovadores.com.br/blog/

Siga no Twitter: www.twitter.com/eduinova

Secretária de Educação, Claudia Costin, e o técnico Bernardinho lançam ampliação de projeto de inici

Secretária de Educação, Claudia Costin, e o técnico Bernardinho lançam ampliação de projeto de inici

Secretaria de Saúde fará Conferências Distritais em dez regiões da cidade até agosto

Secretaria de Saúde fará Conferências Distritais em dez regiões da cidade até agosto: "A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil realizará Conferências Distritais de Saúde em dez regiões (AP-Áreas Programáticas), entre os dias 16 de junho e 21 de agosto, para escolha dos delegados que vão atuar na XI Conferência Municipal de Saúde do Rio de Janeiro."

Meio Ambiente é tema de evento do Cass

Meio Ambiente é tema de evento do Cass: "O Centro de Educação Ambiental vai promover na quarta-feira, dia 8, a partir das 14h, no auditório do Centro Administrativo São Sebastião (Cass), na Cidade Nova, um quiz show com os funcionários."

Abertura do 13º Salão do Livro

http://rioeducainfancia.blogspot.com/

Abertura do 13º Salão do Livro: "





Nesta segunda-feira, 6 de junho, aconteceu a cerimônia oficial de abertura do 13º Salão do Livro para Crianças e Jovens, no Centro de Convenções Sul América, na Cidade Nova. Durante a cerimônia de abertura, foi entregue o Prêmio FNLIJ 2011. Dentre os componentes da mesa, estavam presentes, figuras Ilustres como Ana Maria Machado, Ana Claudia Ramos e Ziraldo.
A Secretária de Educação, Claudia Contin, entregou à Escola Municipal Doutor Cocio Barcellos, representada por sua Diretora Solange Cunha Figueira da Costa, o prêmio simbólico, pelo projeto 'Entrelaços Literários”, grande vencedor do concurso 'Minha Primeira Biblioteca'.
O projeto foi o escolhido dentre os mais de 240 enviados, e justificado pela comissão de avaliação, composta por nomes de excelência em Literatura Infantil e formação de leitores: as professoras Elisabeth Fernandes Martini e Eveli Leite da Costa e a pedagoga e secretária geral da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil Elizabeth D´Angelo Serra. A escola receberá um acervo com 500 livros.
Veja mais fotos da premiação:



"

O maior investimento do mundo...

http://www.vithais.com.br/

O maior investimento do mundo...: "


Num tempo como o nosso em que se terceiriza de tudo, mesmo a educação dos filhos tem sido atribuída a outras pessoas. O trabalho e a necessidade de dinheiro, sempre mais e mais para pagar por todos os luxos e confortos que pensamos querer, tem obrigado pais e mães a deixar suas crianças sob a guarda de avós, tios ou mesmo de babás e empregadas domésticas. Ter filhos é fácil, criar é difícil e, ainda que as obrigações profissionais sirvam de justificativa para esta distância maior que prevalece na relação familiar, é imprescindível a presença e orientação dos pais.


Uma das formas de terceirizar passa, também, pela escola, da qual se espera que além de conteúdos e saberes específicos, se ensine ética, valores, comportamentos e se forje o caráter das crianças e adolescentes. Não que a escola esteja fora deste trabalho, pelo contrário, ela também auxilia e está comprometida com esta responsabilidade, mas como dizem especialistas de renome internacional, como o espanhol César Coll, o foco maior da educação escolar é o acesso ao conhecimento científico, ao saber elaborado, as artes e demais manifestações desenvolvidas pela humanidade, entre as quais, certamente, também, aquelas de caráter social.


O que não pode deixar de ser entendido socialmente é que, no entanto, compete a família as orientações maiores relacionadas ao convívio, ao intercâmbio, a troca, aos relacionamentos, aos valores...


O exemplo e a presença dos pais é decisiva para definir comportamentos e orientar as ações futuras dos filhos. Aprende-se de tudo a partir deste convívio ou mesmo da ausência ou distância percebida em tantos casos. O próprio vácuo criado quando os pais têm pouco ou nenhum tempo para seus filhos, atribuindo esta realização a outrem é significativo para entender ou explicar comportamentos e ações dos filhos...


Mesmo quando aqueles que acompanham e educam os filhos no espaço doméstico são os avós, por exemplo, com todo o carinho e experiência que possuem, a lacuna fica e os rápidos encontros com os pais são marcantes para as crianças e adolescentes.


Como disse, neste relacionamento, aprende-se de tudo, desde a postura pessoal até a forma de se comunicar com os outros (por palavras, gestos, com o corpo), da forma como vemos o outro e nos disponibilizamos para o mundo até o humor que temos no dia a dia, se somos altruístas ou egoístas, se valorizamos atividades ao ar livre ou aquelas que ocorrem em ambientes fechados, se comemos de tudo ou se nossa alimentação é restrita, se lemos e curtimos cultura ou não...


É certo que não é possível abdicar dos compromissos profissionais, da agenda louca dos dias de hoje, da correria desenfreada que nos faz passar mais tempo na rua com colegas de trabalho que com a família, porém as horas tem que ser melhor trabalhadas e uma reavaliação periódica é sempre muito necessária para sabermos se estamos vivendo o que precisamos viver. A formação dos filhos, por exemplo, faz parte de nossa pauta, das prioridades que temos?


E não adianta dizer que toda esta trabalheira é para dar a estes filhos o melhor que o mundo oferece. As benesses materiais podem iludir as crianças e também aos pais, mas não substituem a presença, o carinho, a proteção e a educação que devem compor o relacionamento entre pais e filhos.


Além do que, certamente que as responsabilidades da criação de um filho são muitas e exigem tanto de cada um dos pais, porém não podemos deixar de lembrar que no final do arco-íris há o pote de ouro, ou seja, que tudo isso é valiosíssimo, que nossos filhos são nosso maior tesouro, que nas derrotas ou vitórias, estar ao lado deles significa muito, que não há segunda chance para se viver tais momentos ao lado deles... Um dia eles crescem, vão embora, tocam suas vidas e de vez em quando (ou não!) passam por sua casa para uma visitinha...


Invista na bolsa de valores, na sua empresa, faça o melhor em seu trabalho, prospere pois isto não é pecado, mas os maiores esforços e investimentos que tem a fazer nesta sua vida são aqueles relacionados as suas maiores riquezas: seus filhos.


Por João Luís de Almeida Machado
Membro da Academia Caçapavense de Letras

"