segunda-feira, 16 de maio de 2011

Plenária dos GALs discute situação dos Planos de Comunicação

http://pordentrodacidade.blogspot.com/
Plenária dos GALs discute situação dos Planos de Comunicação: "
Os GALs participaram no dia 9 de maio de uma Plenária cujos temas principais foram a finalização da bolsa dos adolescentes e a situação dos Planos de Comunicação dos GALs. A ideia era abrir o debate sobre o andamento geral dos GALs e o início da etapa final do Projeto da Plataforma.

Kátia Edmundo, do CEDAPS, começou a reunião esclarecendo algumas dúvidas dos GALs, sobre o processo de certificação, as metas, o andamento das atividades, prazos e etc. As lideranças também falaram de suas perspectivas e anseios sobre o projeto da Plataforma .

Renata Jardim, do GAL O Futuro é Agora, da comunidade do Borel, falou das conquistas depois do início da Plataforma. “Conseguimos várias articulações dentro da comunidade depois que a Plataforma começou, principalmente com os jovens que, hoje em dia, estão mais engajados”. Já Silvia, do GAL Cuidar e Crescer, da Comunidade 29 de março, falou sobre a visibilidade que o local ganhou com a Plataforma. “Levamos uma Ação Social pra lá, com vários serviços, depois das articulações que conseguimos na PCU.”

Uma das demandas levantadas pelos GALs foi a falta de exibição dos materiais de vídeo elaborados pelos adolescentes. Eles reclamaram que não conseguem assistir aos filmes dos jovens. Foi proposta então uma mostra “Cine Plataforma” para a exibição destes conteúdos para todos os GALs.

Márcia Correa e Castro, da BEMTV, apresentou a situação dos Planos de Comunicação, e mostrou que o andamento está bastante satisfatório. Todas as duplas de adolescentes já escreveram e começaram a realizar as atividades descritas nos Planos.

A próxima Plenária foi marcada para o dia 9 de junho, na Universidade Veiga de Almeida.
"

Visita do RJ-TV - Rede Globo

http://ciepglauberocha.blogspot.com/
Visita do RJ-TV - Rede Globo: "
Neste momento, estamos recebendo a visita do RJ-TV.
Uma honra para nossa escola.
CLIQUE NO LINK abaixo e veja a reportagem na íntegra:
"

APRENDENDO A SER PAI

http://elosdasaude.wordpress.com/
APRENDENDO A SER PAI: "

Leia o boletim Circulador – Aprendendo a ser Pai, publicação da Superintendência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SPS/SMSDC-RJ) produzida pela ONG Saber Viver Comunicação.



"

RIO SEM HOMOFOBIA

RIO SEM HOMOFOBIA: "


O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos e da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, lança, nesta segunda-feira, dia 16, a nova campanha do Programa Rio sem Homofobia.


Dando continuidade ao movimento que levou ao reconhecimento da união estável homoafetiva pelo Supremo Tribunal Federal, no dia 5 de maio, o evento lança cartilha com informações sobre as ações desenvolvidas no Estado do Rio de Janeiro em defesa dos direitos LGBT e contra a homofobia. A cerimônia também marcará a assinatura do decreto de reconhecimento e regulamentação do uso do nome social por travestis e transexuais na administração pública do Estado do Rio de Janeiro e a apresentação do caderno de ações e metas 2011-2014 do Programa Rio sem Homofobia.


17 de maio é Dia Internacional de Combate à Homofobia

>> Saiba mais no site da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT)



"

Conversando sobre o calendário 2011

http://rioeducainfancia.blogspot.com/
Conversando sobre o calendário 2011: "
Queridos Educadores!

Este comunicado foi divulgado em fevereiro deste ano a todas as instituições.

...

O calendário da Educação Infantil 2011 foi elaborado por uma comissão composta por 30 Diretores de Creche e Escolas e integrantes das GED’s de diferentes Coordenadorias de Educação.

Pensar o calendário 2011 foi um grande desafio!
Como superar as limitações dos calendários anteriores e avançar na construção de um documento único que contemplasse a diversidade da rede e suas diversas instituições (Creche, EDI, Pré-escola exclusiva e Pré-escola com Ensino Fundamental)?
A comissão avaliou o calendário 2010 e pensou em propostas para 2011.
Neste ano letivo, 20 dias serão dedicados ao estudo e avaliação, sendo eles, 15 dias em horário integral, sem atendimento à criança, e 5 em horário parcial (acolhida em fevereiro).




Fevereiro – 02, 03 e 04
Abril – 13
Maio – 11
Junho – 15
Julho – 18, 19, 20, 21 e 22
Agosto – 01
Setembro – 28
Outubro – 19
Novembro – 30





Alguns dias dedicados ao estudo em horário integral foram marcados concomitantes ao calendário do Ensino Fundamental para possibilitar, às escolas que possuem os dois segmentos, momentos de estudo com todos os educadores. Ou seja, neste dia, no primeiro momento a EI discute as questões específicas e, no segundo momento, se reúne com toda a UE.

Esperamos que o calendário 2011 facilite a organização das escolas, favoreça o planejamento do professor e contribua para a organização das famílias.
"

Problemas e soluções da Escola!

http://rknoticia.blogspot.com/
Problemas e soluções da Escola!: "

No dia 11 de maio (quarta-feira), aconteceu na CRE a 2ª Falação. Neste encontro levamos nosso trabalho de casa com os problemas, as possíveis soluções pela visão das lideranças e o que a direção da escola está fazendo. Baixe o arquivo na página 'Downloads' e clique no link de 'Problemas e Soluções 1º semestre 2011'.
"

Itinerância E.M Monte Castelo - OFICINA DE VÍDEO

http://nucleodeartegrandeotelo.blogspot.com/
Itinerância E.M Monte Castelo - OFICINA DE VÍDEO: "
Clique no título para ver a mais recente produção das primeiras experiências da Oficina de Vídeo, coordenada pelo professor Bruno Bentolila, esse ano como itinerância na E.M. Monte Castelo. Agradecimentos: Diretora Marina.
"

Concurso de Monografias 2011 do Arquivo Geral da Cidade

http://rioeducaideias.blogspot.com/

Concurso de Monografias 2011 do Arquivo Geral da Cidade: "

"

Como estimular seu filho a gostar de ler (dicas de @kitaferreira)

http://nossospequenosleitores.blogspot.com/

Como estimular seu filho a gostar de ler (dicas de @kitaferreira): "Um dos blogs de mães mais queridos que descobri sendo Madrinha da causa de Pritt (Criatividade é o que se usa para construir pessoas) foi o da Christiana Ferreira. Ela é realmente apaixonada pela vida de mãe e tenho uma vontade imensa de ver as meninas dela com os meus, conversando sobre os livros, jogos e invencionices na cozinha, coisas que noto que fazemos bem parecido com as crianças.

Aí vi no Facebook da Chris este artigo dela como especialista sobre Como ensinar os filhos a ler.
Os benefícios do hábito da leitura são muitos e comprovados em pesquisas pelo mundo a fora. Crianças que leem, falam e escrevem melhor tornando-se mais criativas. De forma lúdica e divertida as crianças aprendem a lidar com conflitos e emoções. E pais que ainda não possuem esse hábito, podem aproveitar a oportunidade para adquirí-lo com os filhos.
Olhem aí as dicas da @kitaferreira, do Inventando com a mamãe, no Extra Explica:
Livro ao alcance - Deixar alguns livros disponíveis para as crianças manusearem em locais que elas alcancem. Estimula a curiosidade.
Livro como brinquedo - Apresentar os livros como um brinquedo. Toda criança gosta de brinquedos, logo irá gostar dos livros. Estimula o interesse.
Livro adequado - Procurar livros adequados a idade e interesses da criança. Para bebês, livros de banho, com mordedores e/ou livros de pano. Para crianças pequenas, livros com pop-up, quebra-cabeças, sons e texturas. Para adolescentes, livros que abordem os conflitos da idade. Estimula o interesse.
Leitura - Ler frequentemente para a criança. Quanto mais cedo começar a contar histórias para as crianças mais fácil será criar o hábito e o gosto por essa prática. Pode começar a ler para elas desde bebês. Mas quem não começou ainda, não desanime. Nunca é tarde. A contação de histórias estimula a percepção auditiva.
Livrarias e Bibliotecas - Visitar livrarias e bibliotecas pode ser um programa bem divertido. Selecionar alguns livros para serem lidos no local, sentar no chão, contar histórias e na hora de ir embora poder escolher um livro e levar para casa. Aproveite os eventos que acontecem nas livrarias, tais como lançamentos, contação de histórias e oficinas. Isso motiva.
Leitura envolvente - Ao ler para a criança, se envolva com a história.
Interpretar os personagens, fazer as vozes diferentes, cantar algumas canções. Usar as entonações adequadas como suspense, alegria e medo torna a leitura mais divertida. Estimula a criatividade.
Além do livro - Extrapolar a leitura, ir além, tirar o maior proveito do livro. Não precisamos encerrar a leitura ao fim da história. Como? Fazer com a criança suas próprias ilustrações; recontar a história com a versão adaptada para a realidade da criança, como se ela fosse o personagem; mudar o rumo da história, criar um final diferente junto com a criança. Ajuda na interpretação e compreensão do texto.
Aprender a ler - Inciar o processo de leitura selecionando livros com textos curtos e imagens atraentes. Conforme a criança vai se acostumando, se concentrando por mais tempo, podemos escolher livros com textos maiores. Quando a criança estiver aprendendo a ler, escolher os livros que utilizam as sílabas que elas já reconhecem. Mostrar as palavras conhecidas para as crianças. Estimula a confiança.
Seja um escritor - Incentivar a criança a fazer os próprios livros é uma brincadeira muito divertida. Podemos nos surpreender com os resultados. No início os livros podem conter apenas desenhos. As crianças ficam muito felizes com as suas produções. Estimula a autoconfiança.


P.S. E a Chris está concorrendo no Concurso Cultural do site Extra Explica com 3 dicas, sendo uma delas esta. Se gostarem, por favor, cliquem em curtir.
"