quinta-feira, 12 de maio de 2011

Como montar uma merenda equilibrada - Educar para Crescer

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Como montar uma merenda equilibrada - Educar para Crescer

Como fazer uma merenda nutritiva - Educar para Crescer

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Como fazer uma merenda nutritiva - Educar para Crescer

Como fazer uma boa merenda - Educar para Crescer

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DIA DAS MÃES 2011 na Creche Zilka



 
Clique e veja a alegria das mães e dos filhos.
Parabéns!!!

Eu amo ser Professora: CONSELHO DE CLASSE NO CIEP DR. ADÃO PEREIRA NUNES-...

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Vocês estão muito chiques e super documentadas.
Parabéns!!!Bjs

Eu amo ser Professora: CONSELHO DE CLASSE NO CIEP DR. ADÃO PEREIRA NUNES-...: "Fizemos a leitura do texto: O 'pobrema é cério' por Léo Jaime E lemos também a entrevista do profº Cipriano Carlos Luckesi concedida a revis..."

Educação Inclusiva: aprendendo com as diferenças


Bacana este texto sobre Educação Inclusiva


Mariana Cruz
A educação inclusiva é algo relativamente novo no Brasil e, infelizmente, resultado de uma longa história de exclusão. Basta olhar o passado recente para constatar que o preconceito era algo legitimado, afinal há menos de 130 anos (o que historicamente é um período ínfimo) os negros ainda eram escravizados e há 80 anos a mulher não tinha direito a voto. Diante disso, não é surpreendente que a educação inclusiva seja algo recente.
Hoje em dia nos sentimos indignados ao saber de qualquer tipo de discriminação, seja ela racial, de gênero, de credo ou com pessoas portadoras de necessidades especiais. Mas nem sempre foi assim. Em 1866, quando Langdon Down faz pela primeira vez a descrição de pessoas com síndrome de Down, ele mostrou que elas ficavam em casa e tinham contato apenas com seus familiares. Aqui no Brasil, muitos dos bebês nascidos com alguma deficiência física ou mental eram rejeitados pelos próprios pais e por vezes eram colocados na Roda dos Expostos (no primeiro relatório sobre a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Francisco Martins de Almeida - Typ. de Jorge Sucler, São Paulo, 2ª ed., 1909, p. 23. In: MESGRAVIS, 1976, p. 184 -, escreveram: “Pode-se supor que muitas dessas crianças traziam defeitos físicos ou mentais, porquanto as crônicas da época revelavam que eram abandonadas em lugares assediados por bichos que muitas vezes as mutilavam ou matavam”).
No século XX, o quadro da exclusão começou a mudar. Com a Segunda Guerra, o desemprego e a recessão tornaram as desigualdades sociais ainda mais gritantes. Os grupos minoritários, cada vez mais injustiçados, começam a lutar por melhores condições, até que em 1948 foi publicada a Declaração Universal dos Direitos Humanos – considerada um grande passo para a criação de uma escola para todos.

Princípios da Educação Inclusiva

A Educação Inclusiva tem por princípio fazer com que crianças com necessidades especiais tenham as mesmas oportunidades que aquelas consideradas “normais”. O conceito “Inclusão” soa problemático na medida em que se pode entender que, se uma criança é “incluída”, isso significa que todas as outras são excluídas. Assim, não é apropriado interpretar tal termo de forma tão restrita, e sim de forma mais ampla.
Tal amplitude também deve ser utilizada na lida com essas crianças, que devem ser tratadas de forma igual às ditas “normais”, sem paternalismo nem omissão. Elas podem, a seu modo, aprender, pois não há limite para a aprendizagem; pode-se aprender a vida toda. Da mesma forma que as pessoas aprendem de formas diferentes, isso também acontece com o aluno com necessidades especiais. Os colegas de classe desse aluno também poderão vir a aprender com ele.
A escola que se propõe a ser inclusiva deve se preocupar não em como fazer o aluno se adaptar a ela, e sim em como ela irá fazer para se adaptar ao aluno.

Desiderata lança Sistema Territorializado de Indicadores para o 2º segmento no RJ


Data: 13 de maio de 2011
Nesta 6ª feira, 13 de maio, acontece o 2º Seminário de Educação – Ensino Fundamental 2, promovido pelo Instituto Desiderata. Na ocasião será realizado o lançamento do Sistema Territorializado de Indicadores para o Segundo Segmento no Rio de Janeiro, bem como a apresentação do novo folder desses indicadores.
O evento será no Rio de Janeiro, na sede da Firjan (Rua Graça Aranha, nº 1 – 13º andar – Centro). Para participar clique aqui e faça sua inscrição.
Confira abaixo a programação:
14h30 - Abertura
Beatriz Azeredo – Diretora do Insituto Desiderata
14h50 – Apresentação do Sistema
Elvis Bonassa – Diretor da Kairos Desenvolvimento Social
15h20 – Comentários
Maria do Pilar Lacerda – Secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC)
Claudia Costin – Secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro
16h00 – Plenária
17h00 – Encerramento

Reflexões sobre o estresse infantil - Maria Cecília Rodrigues de Oliveira

http://www.planetaeducacao.com.br/

Reflexões sobre o estresse infantil - Maria Cecília Rodrigues de Oliveira: "Educação para o Pensar"

Slavoj Zizek no Brasil - Conferências no Rio de Janeiro e São Paulo‏

http://saudementalrj.blogspot.com/
Slavoj Zizek no Brasil - Conferências no Rio de Janeiro e São Paulo‏: "


O filósofo e psicanalista esloveno Slavoj Žižek, um dos principais pensadores de esquerda da atualidade, virá ao Brasil em maio de 2011 para conferência de lançamento no país dos livros Em defesa das causas perdidas e Primeiro como tragédia, depois como farsa.
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“Na Freqüência da Loucura”

http://saudementalrj.blogspot.com/

“Na Freqüência da Loucura”: "
“Na Freqüência da Loucura”
TV Pinel ao Vivo em Comemorando o 18 de maio
Dia Nacional da Luta Antimanicomial

TV Pinel, uma iniciativa desenvolvida desde 1996 pelo Instituto Municipal Philippe Pinel / Coordenação de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, realizada pela Imagem na Ação – Núcleo de Desenvolvimento de Projetos de Comunicação e Cidadania em parceria com a AMOCAIS – Associação dos Amigos do Cais. Sua proposta é “enlouquecer”, “delirar”, transformar, reinventar a mídia televisa e possibilitar “diferentes olhares sobre a loucura”.
Há 15 anos a TV Pinel vem reinventando a forma de produzir seus programas. Atuando com metodologia participativa, está atenta aos desejos e intenções de usuários, técnicos, familiares e profissionais da saúde mental na materialização do seu produto audiovisual.
Sob o paradigma da Reforma Psiquiátrica, a TV Pinel, surge como uma importante ferramenta de intervenção cultural, artística e social, produzindo uma outra subjetividade acerca da loucura, trazendo na sua linguagem muito humor. Nesse percurso a TV Pinel ensaiou processos de singularização em seus participantes, na sua produção midiática, oportunizando outras maneiras de produção da imagem da loucura.
São 30 programas revistas, 08 documentários, oficinas de sensibilização com diferentes públicos e instituições, participação em festivais nacional e internacional, objeto de pesquisa de inúmeras monografias, dissertações e teses, e, sobretudo, o reconhecimento nos campos da saúde mental, comunicação e educação.


Tv Pinel Ao Vivo! Na Freqüência da Loucura...

No dia 18 de maio às 14 horas, a TV Pinel estará na Cinelândia, gravando na praça ' Na Frequência da Loucura...'
Programa ao vivo com bate-papo, esquete, música, dicas, curiosidades e o que o público trouxer para essa frequência.
Na Frequência da Loucura... quem faz o programa é o público. Durante a sessão será postado trechos do programa no You Tube, com comentários dos internautas.
Durante a programação teremos entrevistas com o Comitê da Luta Antimanicomial, trazendo também para o debate as questões da saúde mental 10 anos após a Lei 10.216.
Nesse programa cada pessoa traz o seu um mundo, o seu olhar e sua loucura.

Tv Pinel Ao Vivo! Na Freqüência da Loucura...
É uma realização da TV Pinel, Instituto Municipal Philippe Pinel, Área Técnica de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, Imagem na Ação e AMOCAIS - Associação dos Amigos do Cais.
E conta com o apoio do Canal Futura- Articulação Comunitária, e da Casa da Ciência-UFRJ.

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Cuidando (bem) dos seus livros

http://www.samshiraishi.com/

Cuidando (bem) dos seus livros: "

Vi no Facebook uma chamada assim:


Faça suas histórias preferidas durarem muito mais tempo!


Cuidando dos livros - dicas no @pqleitores

"Minha estante, logo acima da minha mesa no escritório... os meus livros tortos já estão fora das regras" :/


Para quem gosta de ler como eu, não dá para resistir. Os cuidados com os livros, especialmente quando a gente tem crianças manuseando as obras (e felizmente aqui em casa os livros são livres!), são exigentes e constantes. Daí eu achar que valia republicar aqui as dicas que li no Super Nice (e notem que o texto é do blog, citação mesmo):




  • Quando for fazer faxina, aproveite pra folhear os livros! Isso vai arejar as folhas e ajudar e reduzir o acúmulo de micro-organismos!

  • Nunca guarde livros em sacos plásticos porque acaba impedindo a respiração do papel

  • Limpe os livros com um pano seco. A estante pode ser limpa com pano úmido, mas sem produto algum pra não correr o risco de sobrarem resíduos e eles infiltrarem no papel

  • Não encoste livros em paredes, tá? Elas podem transmitir umidade e os fungos aparecerem também!

  • Guarde os livros em lugar arejado. Mas se você só tem um lugar fechado para isso, é muuuito importante tirar todos do lugar pra arejar de vez em quando!

  • Não use clips de metal como marcadores de página. O metal pode enferrujar e acabar estragando e manchando o papel

  • Mantenha os livros retos, na horizontal ou vertical. Se eles ficarem inclinados, podem estragar com o tempo…

  • Não aperte um livro no outro, colega! Livros muito apertados favorecem o aparecimento de cupins, sabia? Além disso, precisamos puxá-los pelas “lombadas” na hora de pegar, o que pode acabar “machucando” os livros…

  • Organize seus livros pensando em deixá-los longe da luz do sol, que desbota e entorta as capas.

  • Evite molhar a ponta dos dedos com saliva pra virar as páginas dos livros…

  • Quando estiver lendo um livro, não abra totalmente ou deixe aberto em cima de uma mesa com as páginas viradas para baixo. Isso pode estragar a estrutura da encadernação

  • Não faça remendos com fitas adesivas ou colas. A acidez desses materiais causam manchas que não saem mais!



E uma dica que uso muito: as “obras de referência” (que vou manusear mais, como livros de viagem, dicionários ou tipo enciclopédias) eu encapo com plástico transparente se não vierem com uma sobrecapa de papel (ou quando ela gasta). Fica meio com jeito de escola, é verdade, mas como os livros ficam no escritório e não são decoração, é útil, preserva bem. Ah, e no lugar dos clipes (ui!), são super úteis as flags e os post-its.


Marcadores que não marcam os livros


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Chagall e Cendrars

http://www.imaginariopoetico.com.br/

Chagall e Cendrars: "

Marc Chagall, Eu e a Aldeia, 1911, óleo sobre tela, 191 x 150.5 cm, The Museum of Modern Art, New York.


“… <<Eu e a Aldeia>> tem origem em Blaise Cendrars, o companheiro mais importante de Chagall durante os anos parisienses. O sugestivo stacccato das imagens, esboçadas por Cendrars nos seus poemas e romances, a jovialidade anárquica dos seus neologismos, correspondem ao mundo das maravilhas associativas de Chagall, porventura ainda mais do que a perfeição intelectual dos seus colegas pintores.


Foram literatos que confirmaram Chagall no seu percurso, que compartilharam a sua inclinação para a poesia e com ele buscaram nas coisas significados ocultos. <<Um gênio dividido como um pêssego>>, era assim que Cendrars chamava seu amigo. Chagall retribuiu com <<O Poeta>> (…). O poeta está sentado à mesa sozinho. Segurando na mão a chávena de café, ao lado uma garrafa de aguardente que se estende, sofregamente, em direcção a ele, ele parece escutar no momento uma inspiração poética. Em todo o caso, está completamente absorvido por um mundo imaginário, sobrenatural; a cabeça e o espírito estão separados do corpo, ultrapassando até mesmo o retículo das diagonais, no qual o mundo figurativo se encontra encaixado.


Nesta homenagem ao literato de café, Chagall mostra já tendência para se distanciar da geometrização cubística do quadro. O entrelaçamento de linhas, até agora só responsável por uma ordem construtiva, assumiu aqui tarefas a nível de intenção do quadro, prendendo, porém, na sua rede a figura, o corpo do poeta, para libertar desta ligação, de forma mais eficaz, a cabeça como portadora da inspiração. A força imaginativa do poeta, a sua independência do princípio metódico significava a própria independência de Chagall. Estruturas geométricas tornam-se, simplesmente, metáforas, intermediários para a poesia.”



MARC CHAGALL


Marc Chagall, O Poeta (Trêe Meia), 1911, óleo sobre tela, 196 x 145cm, Philadelphia Museum of Art, Philadelphia.


<<Dorme
Está acordado
Pinta de repente
Agarra numa igreja pinta com uma igreja
Agarra numa vaca e pinta com uma vaca
Com uma sardinha
Com crânios mãos facas
Pinta com a fibra do nervo de um boi
Com todos os sofrimentos imundos de
pequenas cidades judaicas
Despedaçado por paixões ardentes da
profundidade da Rússia
Para França
Morto o coração e os prazeres
Pinta com coxas
Os olhos no traseiro
Aí está o vosso rosto
És tu querido leitor
Sou eu
É ele
A própria noiva
O merceeiro na esquina
A vaqueira
Parteira
Em baldes de sangue lavam-se os
recém-nascidos
Céu repleto de loucura
Bocas jorram modas
A Torre Eiffel parecendo um saca-rolhas
Mãos amontoadas
Cristo
Ele próprio o Jesus Cristo
Na cruz viveu longamente a juventude
Um novo suicídio a cada dia que nasce
De repente deixa de pintar
Estrangula-se com uma gravata
Chagall atónito
A imortalidade segura-o.”


BLAISE CENDRARS


In: WALTHER, Ingo F., METZGER, Rainer. Chagall. Tradução de Lisette Queirós Werner. TASCHEN, 2004. p.20-23.




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O livro do corpo

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O livro do corpo: "
Esse livro na verdade eu copiei, mas como estava em espanhol só fiz as alterações para português ok?

Fonte: Imagens na internet.



Essa atividade auxilia a criança a

conhecer as partes do corpo;

entender as diferenças;

identificar das letras do alfabeto;

desenvolver a coordenação motora.

























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Atividades para trabalhar lateralidade

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Atividades para trabalhar lateralidade: "
Algumas atividades para desenvolver a lateralidade.

















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Algumas bonecas e roupinhas para vestir

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Algumas bonecas e roupinhas para vestir: "
Gente olha que lindas essas figurinhas, são para pintar, recortar e vestir!

Essa atividades é excelente para estimular a coordenação e tambem trabalhar o quente e fria, dia e noite.

Uma sugestão que dou é juntar caixinhas de fósforo, juntem ao menos 03 e colem uma sobre a outra, depois encape as laterais. Eles viram uma mine gaveteiro, e as roupinhas poderão ser guardadas dentro das gavetinhas. Esse processo de brincar, desarrumar e guardar é muito bom para estimular a organização, tanto em sala de aula como em casa.













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