sexta-feira, 6 de maio de 2011

Entrevista: Fabio Ribas explica a importância do diagnóstico municipal da situação infantojuvenil

Entrevista: Fabio Ribas explica a importância do diagnóstico municipal da situação infantojuvenil: "A Fundação Telefônica lançou essa semana a publicação “Conhecer para Transformar”, que orienta Conselhos de Direitos na realização de diagnósticos municipais sobre a situação infantojuvenil."

Prêmio Inovação: municípios têm até 3 de julho para inscrever suas experiências

Prêmio Inovação: municípios têm até 3 de julho para inscrever suas experiências
http://www.blogeducacao.org.br/

Educação não discriminatória é tema da Semana de Ação Mundial 2011

Educação não discriminatória é tema da Semana de Ação Mundial 2011
http://www.blogeducacao.org.br/

VACINE-SE CONTRA A GRIPE

VACINE-SE CONTRA A GRIPE: "

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, lançada dia 25 de abril pelo Ministério da Saúde, estende-se até a próxima sexta-feira, 13 de maio. A meta para o Estado do Rio de Janeiro é imunizar 80% do público alvo dacampanha, formado por idosos, gestantes, crianças entre 6 meses e 2 anos de idade, povos indígenas e trabalhadores da saúde – cerca de 3 milhões de pessoas. Até 5 de maio, apenas 641.418 pessoas foram vacinadas contra a gripe, o equivalente a 23% do total esperado.



A imunização é absolutamente segura, eficaz, protege contra os principais vírus circulantes da gripe e deve ser feita todos os anos. A vacina é contra-indicada somente a pessoas com alergia à proteína do ovo e aos portadores de doenças neurológicas em atividade. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina contra a gripe reduz em mais de 50% as doenças relacionadas à gripe nos idosos vacinados e 32% do total de hospitalizações por pneumonia. Devido a sua eficácia e importância, este ano a imunização foi estendida às gestantes, crianças entre 6 meses e 2 anos de idade e trabalhadores da Saúde. No Estado do Rio de Janeiro, a vacina contra a grié está disponível nos 1.300 postos de vacinação dos 92 municípios fluminenses.



Ajude a divulgar a iniciativa!


Infográfico da Campanha Nacional de Vacinação conta a Gripe

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe no Facebook

Twitter do Ministério da Saúde

"

Solidariedade e ativismo social em circuito infantil de corrida

http://blogdati.com/
Solidariedade e ativismo social em circuito infantil de corrida: "

Solidariedade e ativismo social não tem idade para acontecer! Prova disso é a realização dos Circuitos infantis de corrida contra o câncer e cuja renda é revertida para o Instituto Ronald McDonald (que atua para elevar os índices de cura do câncer infanto-juvenil em todo o país) programadas para algumas capitais do país, como São Paulo, Brasília, agora Rio de Janeiro e em breve, Belo Horizonte e Porto Alegre.


Imagem do arquivo de fotos do Site Instituto Ronald McDonald


A etapa carioca acontece neste sábado, 07 de maio, a partir das 7horas e conta com a organização da academia Corpore. As provas serão realizadas na pista de atletismo do Estádio Célio de Barros, no Maracanã e qualquer criança, previamente inscrita, com idade entre 4 e 12 anos pode participar.


A dica veio do Blog 1001roteirinhos. Veja abaixo os detalhes sobre a participação dos seus filhos, caso opte entrar na brincadeira!!


Como funciona?


As corridas serão divididas em baterias, por faixa etária e os participantes serão identificados por camiseta oficial e pulseiras com nome e outros dados pessoais. Ao final, ganharão medalhas de participação. Os kits – camiseta e pulseiras – serão distribuídos no dia e local do evento.


Após o encerramento as crianças poderão usufruir dos brinquedos e outras opções de entretenimento na arena colocada à disposição do evento. Ou seja, a família toda está convidada, inclusive irmãos menores que forem para completar a torcida.


Ordem de chamada das bateria

























IdadeChamada para bateria
4 a 6 anos8h30
7 e 8 anos9h30
9 e 10 anos10h30
11 e 12 anos11h30

Serviço.


Estádio Célio de Barros

Rua Professor Eurico Rabelo, s/nº, Portão 17, Maracanã – RJ


Inscrições e mais informações.


Academia Corpore – www.corpore.org.br


Instituto Ronald Mcdonald – www.instituto-ronald.org.br




Share

"

MEC oferece site que ensina francês gratuitamente

Muito legal este site.

MEC oferece site que ensina francês gratuitamente: "

RIO - Se você acha a língua francesa linda, mas só consegue falar 'Merci' e 'Bonjour' uma ferramenta na internet pode ser a chance de ir além no idioma, gratuitamente e sem sair de casa
...

Lino de Macedo

MANDEM SUAS MENSAGENS PRA GENTE PUBLICAR NO BLOG.

MANDE PARA ESTE  ENDEREÇO DE EMAIL E PUBLICAREMOS: psensec06@gmail.com

Estou esperando...

HOMENAGEM AO DIA DAS MÃES

Que o dia das mães seja muito especial cheio de Felicidades - Felicidades-Felicidades, merecem cada segundo.

Correspondências > Erasmo de Roterdão a Thomas More

http://www.imaginariopoetico.com.br/

Correspondências > Erasmo de Roterdão a Thomas More: "

Hieronymus Bosch, The Extraction of the Stone of Madness or The Cure of Folly (detail), circa 1494, oil on board, 48 x 35 cm, Museo del Prado, Madrid.


Jan Sanders van Hemessen, The Surgeon, 1555, oil on panel, 100 x 141, Museo del Prado, Madrid.


“Erasmo de Roterdão, A seu amigo Thomas More (Saudações)


Nestes últimos dias, regressando de Itália a Inglaterra, para não perder em conversas banais, estranhas às Musas, o tempo que tinha de passar a cavalo, preferi recordar alguns pontos dos estudos que nos são comuns e lembrar os bons amigos de quem me encontrava separado. E tenho-os tão sábios e tão raros! Vós éreis, caro More, dos primeiros no meu pensamento. A vossa recordação, amigo ausente, é -me tão grata como o foi outrora a vossa presença familiar; e morra eu, se alguma vez na vida vivi momentos mais felizes.
Querendo portanto ocupar-me a todo o custo, e não sendo as circunstâncias favoráveis a um trabalho sério, veio-me a ideia de compor, como por jogo, um elogio da Loucura. Que Palas, direis, vos inspirou tal ideia? É que comecei a pensar no vosso cognome de More, que tanto se aproxima do grego da Loucura (Moria) quando a vossa pessoa se afasta dela. Vós sois mesmo, no consenso geral, o seu maior adversário. Supus também que esta brincadeira do meu espirito mereceria a vossa aprovação, pois sei que, tal como Demócrito, apreciais um gracejo douto e agradável. É certo que a profundidade do vosso pensamento vos eleva acima da vulgaridade, mas possuis tal benevolência e um caractér tão indulgente, que sabeis acolher os assuntos humildes e sentir gosto neles.
Recebereis, pois, com benevolência, este pequeno discurso, como uma lembrança deste vosso amigo, e aceitareis defendê-lo, já que vos pertence mais do que a mim próprio, pois vos é dedicado.
(…)
9 de Junho de 1508″


ROTERDÃO, Erasmo. Elogio da Loucura. Tradução, prefácio e notas de Maria Isabel Gonçalves Tomás. 3º Edição. Publicações: Europa- América, 2002, p. 9-14.


Pieter Bruegel (the Elder), Cutting out the Stone of Madness (or An Operation on the Head), circa 1550, oil on canvas, Musee d l’Hotel Sandelin, Saint Omer, France.




"

Feliz Dia das Mães!

http://bragafatima-educao.blogspot.com/
Feliz Dia das Mães!: "
Obrigada senhor,pela mãe que você me deu,
por todas as mães do mundo, pelas mães brancas,
de pele alvinha, pelas pardas, morenas, ou bem pretinhas.
Pelas ricas, pelas pobrezinhas, pelas mães titias, pelas
mães avós, pelas madrastras mães, pelas professoras mães.
Pela mãe, que embala ao colo o filho que não é seu.
Pela saudade querida, da mãe que ja partiu.
Pelo amor latente em todas as mulheres que desperta o sentir
desabrochar em si, uma nova vida.
Pelo amor, maravilhoso amor que une mães e filhos.

Eu lhe agradeço Senhor
"

Cordel de Cora Coralina

http://rioeducaideias.blogspot.com/

Cordel de Cora Coralina: "




As salas de leitura das escolas municipais do Rio de Janeiro estão recebendo um exemplar da mais recente edição de “Meu livro de cordel”, de autoria da poeta Cora Coralina, já atualizada conforme o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Publicado pela Global Editora e Distribuidora, o livro baseia-se na edição de 1976, de circulação restrita ao estado de Goiás, onde nasceu Cora Coralina, que, ainda em vida, preparou os originais para esta edição, retirando alguns textos em prosa e acrescentando poemas inéditos, conforme consta da ficha catalográfica do livro.



Na orelha da contracapa, há um texto do poeta Carlos Drummond de Andrade, escrito em 14 de julho de 1979, daqui da cidade do Rio de Janeiro.

“Cora Coralina

Não tendo o seu endereço, lanço estas palavras ao vento, na esperança de que ele as deposite em suas mãos. Admiro e amo você como a alguém que vive em estado de graça com a poesia. Seu livro é um encanto, seu lirismo tem a força e a delicadeza das coisas naturais. Ah, você me dá saudades de Minas, tão irmã do seu Goiás! Dá alegria na gente saber que existe bem no coração do Brasil um ser chamado Cora Coralina.

Todo o carinho, toda a admiração do seu

Carlos Drummond de Andrade”

“A obra de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas (1889-1985), Cora Coralina, é um dos marcos recentes de nossa literatura.

Nascida em Goiás, em 1889, Cora teve uma trajetória literária peculiar. Embora escrevesse desde moça, tinha 76 anos quando seu primeiro livro foi publicado, e quase noventa quando sua obra chegou às mãos de Carlos Drummond de Andrade – responsável por sua apresentação ao mercado nacional. Desde então, sua literatura vem conquistando crítica e público.



Cora Coralina não se filiou a nenhuma corrente literária. Com um estilo pessoal, foi poeta e uma grande contadora de histórias e coisas de sua terra. O cotidiano, os causos, a velha Goiás, as inquietações humanas são temas constantes em sua obra, considerada por vários autores um registro histórico-social do século XX.”

Eu Voltarei

Meu companheiro de vida será um homem corajoso de trabalho,
servidor do próximo,
honesto e simples, de pensamentos limpos.

Seremos padeiros e teremos padarias.
Muitos filhos à nossa volta.
Cada nascer de um filho
será marcado com o plantio de uma árvore simbólica.
A árvore de Paulo, a árvore de Manoel,
a árvore de Ruth, a árvore de Roseta.

Seremos alegres e estaremos sempre a cantar.
Nossas panificadoras terão feixes de trigo enfeitando suas portas,
teremos uma fazenda e um Horto Florestal.
Plantaremos o mogno, o jacarandá,
o pau-ferro, o pau-brasil, a aroeira, o cedro.
Plantarei árvores para as gerações futuras.

Meus filhos plantarão o trigo e o milho, e serão padeiros.
Terão moinhos e serrarias e panificadoras.
Deixarei no mundo uma vasta descendência de homens
e mulheres, ligados profundamente
ao trabalho e à terra que os ensinarei a amar.

E eu morrerei tranqüilamente dentro de um campo de trigo ou
milharal, ouvindo ao longe o cântico alegre dos ceifeiros.
Eu voltarei...
A pedra do meu túmulo
será enfeitada de espigas de trigo
e cereais quebrados
minha oferta póstuma às formigas
que têm suas casinhas subterra
e aos pássaros cantores
que têm seus ninhos nas altas e floridas
frondes.

Eu voltarei...

Cora Coralina

"

Secretária de Educação anuncia os resultados da Prova Rio e do AlfabetizaRio



As avaliações, aplicadas para cerca de 180 mil alunos do 1°, 3° e 7° anos, confirmam o crescimento da aprendizagem entre os alunos da rede

05/05/2011  » Autor: Joana Martins

A Secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, anunciou nesta quinta-feira (dia 5), durante uma coletiva à imprensa, o resultado das avaliações externas: Prova-Rio e AlfabetizaRio. A Prova Rio, aplicada para cerca de 130 mil alunos do 3° e 7° anos do Ensino Fundamental, avaliados em Português e Matemática, mostra que os dois segmentos de ensino avançaram em Matemática. Já os resultados do AlfabetizaRio, aplicado para cerca de 53 mil alunos do 1° ano do Ensino Fundamental, indicam que 60,5% dos alunos já apresentam as competências necessárias para a conclusão da alfabetização. As avaliações foram aplicadas em novembro de 2010.

 – Com as avaliações externas temos o maior instrumento contra o autoengano. Antigamente a rede só era avaliada através da Prova Brasil, hoje temos duas avaliações externas e provas bimestrais. Dessa forma, conseguimos agir diretamente nas unidades que estão ruins e manter todas as escolas da rede em um mesmo patamar – afirmou a secretária de Educação, Claudia Costin.

A prova AlfabetizaRio, pela primeira vez aplicada no município, tem como objetivo identificar quantos alunos foram alfabetizados no final do 1° ano do Ensino Fundamental. De acordo com a avaliação, cerca de 80% dos alunos da rede, ou seja, cerca de 33 mil alunos, chegam ao final do 1° ano alfabetizados. De acordo com a secretária Claudia Costin, esse resultado é muito importante.

 – Percebemos que a rede é capaz de alfabetizar as nossas crianças já no final do 1° ano. Agora, trabalharemos em cima dos 20% de alunos que ainda não estão plenamente alfabetizados. Esses alunos participarão do programa de reforço escolar Nenhuma criança a menos e serão acompanhados de perto por seus professores, para que cheguem ao final do 2° ano com a alfabetização concluída – destacou a secretária, lembrando ainda que a idade recomendada pelo MEC para a alfabetização plena é de 8 anos e a rede municipal alfabetiza seus alunos com 6 anos.

Diante dos resultados da Prova Rio, a Secretaria Municipal de Educação constatou que a rede municipal de ensino segue em um patamar estável de nível de aprendizagem entre os alunos.  Esse dado foi comprovado ao comparar os resultados da Prova Rio de 2009 com os de 2010.  Em 2009, a rede teve como média geral 5,0 no 3° ano e 5,0 no 7° ano. Já em 2010, essa média foi de 5,2 no 3° ano e de 5,0 no 7° ano.  Com essa avaliação, é possível perceber ainda avanços na área de Matemática. As médias são: 5,5 no 3° ano; 5,1 no 7° ano.  Já em 2009, a média de matemática dos dois segmentos foi de: 5,0.

 – Conseguimos avançar no 3° ano e ainda estamos estáveis no 7° ano. No entanto, os resultados em educação são conquistados em longo prazo. Mesmo assim, já é possível perceber que estamos no caminho certo – declarou a secretária Claudia Costin.

A Prova Rio, além de medir o desenvolvimento escolar dos alunos, vai gerar o Índice de Desenvolvimento da Educação do Rio de Janeiro (IDE-Rio). O índice servirá de base para a premiação anual dos professores e funcionários das escolas a partir deste ano, dentro do Termo de Compromisso de Desempenho Educacional, assumido pela rede para melhorar o ensino.

O IDE-Rio foi lançado em maio deste ano, baseado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que é medido em todos os municípios brasileiros através da Prova Brasil, aplicada pelo Ministério da Educação (MEC).  O IDE-Rio será divulgado nas próximas semanas.

Durante a coletiva, também foram divulgados os dados de uma avaliação diagnóstica feita com os alunos do 1° ano, aplicada em março de 2010.  Nessa avaliação, a SME verificou que cerca de 90% dos alunos que chegam ao 1° ano do Ensino Fundamental com as competências desejadas para essa faixa etária são oriundos da Educação Infantil.


ESCOLAS COM OS MELHORES RESULTADOS:

Alfabetiza Rio

Melhores escolas da Rede – Português

1º Escola Municipal Prefeito Djalma Maranhão – 8,9
2º Escola Municipal Professor Escragnolle Doria – 8,7
3º Escola Municipal Dalila Tavares – 8,7
4º Escola Municipal Glauber Rocha – 8,6

Melhores Escolas do Amanhã – Português

1º Escola Municipal Prefeito Djalma Maranhão – 8,9
2º Escola Municipal Professor Escragnolle Doria – 8,7
3º Escola Municipal 1° de maio – 8,6
4º CIEP Anton Makarenko – 8,0


Melhores escolas da Rede – Matemática

1º Escola Municipal IV Centenário – 8,7
2º Escola Municipal Rodolfo Garcia – 8,7
3º Escola Municipal Tenente Pedro de Lima Mendes – 8,5
4º Escola Municipal Castelnuovo – 8,4

Melhores Escolas do Amanhã – Matemática

1º Escola Municipal Prefeito Djalma Maranhão – 8,31
2º Escola Municipal Antônio Bandeira – 8,1
3º Escola Municipal Constantino Magalhães – 7,9
4º Ciep 1° de Maio – 7,8

Resultados da Prova Rio
Melhores escolas da Rede – 3° ano 
Media Geral:
1º CIEP 1° de Maio – Escola do Amanhã
2010: 8,8
2009: 5,2

2º CIEP Glauber Rocha
2010: 7,8    
2009:  5,9

3º Escola Municipal Arthur Azevedo
2010: 7,7
2009: 5,7

Melhores escolas da Rede – 7° Ano
Média Geral:
1º Escola Municipal Roberto Burle Marx
2010: 6,4
2009: 6,9

2º Escola Municipal Pedro Bruno
2010: 6,4
2009: 5,5

3º CIEP 301 – Lindolpho Collor (Escola do Amanhã)
2010: 6,1
2009: 5,3

Veja aqui os resultados de todas as escolas

Veja aqui os resultados das Escolas do Amanhã