terça-feira, 3 de maio de 2011

2 de maio - Aniversário de nossa escola!

Parabéns a toda Equipe, alunos e pais
que fazem dessa escola um lugar de onde se aprende a viver.

2 de maio - Aniversário de nossa escola!: "
37 anos de E.M. Rose Klabin!!!
Escola de tudo e de todos!
Escola de onde alunos que estudam,
saem vencedores, com forma e inteligência.
De onde todos viram,
gente como a gente que pensa,
raciocina, aprende a disciplina,
da forma de viver e conviver.

Nos ensinam o melhor que temos a aprender,
a partir de seus conhecimentos,
sabedoria e experiência,
nos passam além.
De toda sua experiência, todos sabemos,
que sem professores, o que seriam de nós?
Onde todos os empregados,
desde a faxineira a diretora,
são dedicados, aplicados e capacitados.
Competentes sabem bem o que devemos ter,
aprender nos ensina,
aprender com nossos erros .
E a toda vida, conhecer e aprender,
tudo que eles tem a nos ensinar.

´´Assim eu homenageio a escola, e a todas as pessoas que a formam e a formaram, e que vem se dedicando até hoje’’
Tiago Ribeiro de Macedo – 1902.
Palavras dos monitores!


Acima, duas fotos de Rose Haas Klabin.
Vocês acabaram de ler a poesia que homenageou nossa escola no ano passado feita pelo aluno Tiago Ribeiro, da turma 1902.
Neste mês nossa escola completou 37 anos no dia 2 e nosso grupo está preparando conteúdos mais que especiais. Em maio na E.M. Rose Klabin.
Faça o download da versão impressa
Leia a homenagem do ano passado
"

Famílias de Vicente de Carvalho assistem encantadas ao espetáculo no UNICIRCO

http://bairroeducador.blogspot.com/
Famílias de Vicente de Carvalho assistem encantadas ao espetáculo no UNICIRCO: "
No dia 01 de maio de 2011 quando o mundo comemorou o dia do trabalho, cerca de 25 famílias do Bairro Vicente de Carvalho foram agraciadas com ingressos para o UNICIRCO Marcos Frota e gratuidade no embarque nas estações de Metrô de Vicente de Carvalho e de São Cristóvão, bairro onde o circo está localizado.


O passeio ao circo se tornou possível por causa da parceria entre o Projeto Bairro Educador e o Metrô Rio. No grupo contemplado, que contava com 88 pessoas, havia estudantes das Escolas Municipais Sergipe e Bolívia acompanhados por seus familiares.


Foram horas de alegria, confraternização e união entre as famílias. Já era esperado que as crianças ficassem felizes, porém, seus pais e mães ficaram mais felizes ainda! Para a maioria deles, o contato com a arte circense os fez retornar à infância, que em muitas vezes é embalada por ternura, sonhos e encantamento.



"Minhas mães e crianças realmente adoraram o passeio... Me contaram que foi tudo ótimo. Um super dia em família! Gostaram muito do espetáculo e da organização do evento. Afirmaram ainda, que houve clima de cooperação entre as mães, que as crianças estavam bastante felizes e que houve integração entre elas e as mães da Bolívia. Obrigada!", contou em depoimento a Professora Daniele Vasconcelos, da Sala de Leitura.



Certamente este dia vai ficar marcado na memória destas crianças e suas famílias!



"

Valorização da Vida

Valorização da Vida: "



Todos os alunos das escolas públicas da rede municipal de ensino da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro estão recebendo um livreto interativo, que faz parte do Programa de Prevenção ao Uso do Crack e Valorização da Vida.Na apresentação do livreto a secretária de Educação do Rio de Janeiro, Claudia Costin, dirigindo-se aos alunos do 6º ao 9º ano, lembra que a publicação é mais uma iniciativa conjunta da Secretaria Municipal de Educação, com a Secretaria Municipal de Assistência Social e da Coordenadoria Especial de Promoção da Política de Prevenção à Dependência Química, e aborda temas de grande importância, tais como:
- Projeto de Vida
- Efeitos do Crack no Cérebro e no Corpo
- Escolhas Saudáveis
- A Importância da autoestima.








Claudia Costin conclui a sua apresentação afirmando: Não se esqueça: “Somos UM, mas somos TODOS!”, que é o título do livreto.
Por ser interativo, o livreto apresenta uma série de atividades que podem e devem ser realizadas em sala de aula, propondo até mesmo a organização de uma gincana de prevenção ao uso do crack, sugerindo que o aluno desenvolva textos descrevendo histórias de superação de dificuldades, que tenha conhecimento, e até mesmo escreva sobre o seu projeto de vida pessoal.


Na parte final, há um glossário que ajuda o aluno a compreender melhor o texto do livreto, seguido de uma bibliografia bastante abrangente, que vai auxiliar o professor, caso queira aprofundar alguns dos temas abordados na publicação.
"

http://rioeducaideias.blogspot.com/

Programa Jovens Embaixadores recebe inscrições até 7 de agosto

Programa Jovens Embaixadores recebe inscrições até 7 de agosto: "

iG São Paulo

Alunos da rede pública podem se candidatar a intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos

Estão abertas as inscrições para a 10ª edição do programa Jovens Embaixadores, programa de intercâmbio que leva 35 estudantes brasileiros da rede pública para um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos. Para serem escolhidos, os alunos devem ter excelente desempenho escolar, histórico de trabalho voluntário em suas comunidades e boa fluência no idioma inglês.


As inscrições para o programa podem ser feitas somente pela internet no perfil do Facebook da Embaixada dos EUA e se encerram no 7 de agosto. No dia 4, a coordenadora do programa tirará dúvidas dos alunos interessados, às 15h, em um bate-papo online.


Depois do retorno dos Jovens Embaixadores dos Estados Unidos, a embaixada inda oferece oportunidades de cursos de inglês de curta duração e de programas de graduação através dos escritórios de Orientação Educacional – EducationUSA. Em 2011, cinco alunos foram selecionados para bolsas de estudos para cursos de verão nos EUA.



O programa

O Programa Jovens Embaixadores foi criado no Brasil em 2002 e agora é replicado em 25 países. Desde o lançamento, 249 brasileiros da rede pública já participaram de intercâmbios. Mais informações estão disponíveis no site sobre o Jovens Embaixadores.

"

Florido e colorido - SEM DENGUE

Florido e colorido: "
Reaproveitar já é bom, com charme então.. melhor ainda. Taí mais um lance legal!
Inspirem-se! O link está na lateral do blog.
via
"

Cantinho das Atividades: IDEIAS PARA O DIA DAS MÃES

http://professoracarina.blogspot.com/
Cantinho das Atividades: IDEIAS PARA O DIA DAS MÃES: "v"

O que é ética?

http://www.brasilescola.com/sociologia/o-que-etica.htm
O que é ética?: "Para Aristóteles o homem deveria ser correto vituoso e ético

A palavra ética é de origem grega derivada de ethos, que diz respeito ao costume, aos hábitos dos homens. Teria sido traduzida em latim por mos ou mores (no plural), sendo essa a origem da palavra moral. Uma das possíveis definições de ética seria a de que é uma parte da filosofia (e também pertinente às ciências sociais) que lida com a compreensão das noções e dos princípios que sustentam as bases da moralidade social e da vida individual. Em outras palavras, trata-se de uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo como no âmbito individual.

O exercício de um pensamento crítico e reflexivo quanto aos valores e costumes vigentes tem início, na cultura ocidental, na Antiguidade Clássica com os primei[...]"

Programa da MultiRio na TV mostra experiências inovadoras na rede de ensino do Rio

Programa da MultiRio na TV mostra experiências inovadoras na rede de ensino do Rio

Centro de Atenção Psicossocial Infantil comemora quatro anos de existência

Parabéns a toda equipe parceira da E/6ªCRE, em todos os momentos.

Centro de Atenção Psicossocial Infantil comemora quatro anos de existência: "O Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPsi) Maria Clara Machado, em Piedade, promove desta terça-feira, dia 3, até sexta-feira, 6 de maio, uma série de eventos para comemorar os seus quatro anos de existência."

Educação lança livro Geografias Cariocas

Educação lança livro Geografias Cariocas: "As secretarias de Educação e Desenvolvimento Econômico, juntamente com o Instituto Pereira Passos, lançam nesta terça-feira, dia 3, às 10h, o livro Geografias Cariocas, na Escola Municipal Brito Broca, na Tijuca."

MultiRio estreia nova série para jovens

MultiRio estreia nova série para jovens: "A MultiRio lançará na quarta-feira, dia 4, a série João, o Jovem Cientista, que conta a história de um menino de seis anos apaixonado por Ciências e, ao ler seu livro favorito, entra em uma realidade futurista."

Curso capacita 100 adolescentes na prevenção às drogas

Curso capacita 100 adolescentes na prevenção às drogas: "A Coordenadoria Especial de Prevenção à Dependência Química (CEPDQ) dará início nesta terça-feira, dia 3, ao Curso de Capacitação “Há Gente Jovem na Prevenção”, para 100 adolescentes que vivem em áreas de vulnerabilidade social, em parceria com a Pastoral do Menor da Arquidiocese do Rio de Janeiro e o CPOR - Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Exército onde será administrado o curso."

Instituto NOOS com o Projeto 123 ALÔ! participa da semana contra o Bullying no BE Santíssimo

Parabéns pelo trabalho!!
http://bairroeducador.blogspot.com/
Instituto NOOS com o Projeto 123 ALÔ! participa da semana contra o Bullying no BE Santíssimo: "
Nesta última sexta-feira, dia 29/04/2011, aconteceu uma importante atividade na Escola Municipal Mario Fernandes, participante do BE Santíssimo. Nos turnos da manhã e da tarde, aconteceram palestras sobre o “Bullying”, ministradas pela equipe do Instituto NOOS. Esta ação foi resultado da articulação entre o Bairro Educador e o Instituto, e serviu como fechamento da “Semana contra o Bullying”, desenvolvida por estagiários da Escola.



Durante toda a semana as crianças das turmas de 6º ao 9º anos e algumas turmas de projeto (Realfabetização 2), tiveram aulas e informações sobre o assunto, além de rodas de discussões, ilustrações de casos, etc. Foram atividades que puderam demonstrar que o assunto em questão não é uma realidade tão distante, e principalmente, como é nocivo ao ambiente escolar. Estes alunos puderam também, ter conhecimento de quais atitudes podem e devem tomar frente ao Bullying.
A “semana contra o Bullying” foi iniciativa dos estagiários, Wallace e Ana Lúcia (Matemática), Hellen e Elma (Pedagogia) e Jessica (Letras). A atividade foi um grande sucesso, contando com a participação de mais de 70 crianças, que puderam refletir observar, expressar e criticar atitudes que se vêem no cotidiano. A equipe do Bairro Educador Santísimo acompanhou todo este trabalho e teve a satisfação em fazer parte do fechamento do trabalho, através da palestra do Instituto NOOS, representado por Vânia e Cristina.


O Bairro Educador agradece a todos os envolvidos na atividade, a parceria com o Instituto NOOS, o apoio da equipe pedagógica da Escola, e principalmente os alunos da instituição, que foram grandes protagonistas da atividade. Ressaltamos que, é de suma importância o acontecimento de ações em que os adolescentes possam se expressar e trocar idéias sobre o ambiente em que os próprios convivem. E isto contempla um dos objetivos almejados pela Escola, que é formar cidadãos críticos e com responsabilidade social, e ações como estas são um grande avanço em busca deste norte.


A seguir, trechos da entrevista com a estudante Eliza:

Bairro Educador: O Que você acha de ações como esta ocorreu na Escola hoje?
Eliza: É importante, pois é um lugar em que podemos compartilhar idéias, sentimentos, ter novas idéias e informações sobre temas que são importantes pra gente.

Bairro Educador: O que você aprendeu hoje com a ação, e o que achou mais importante?
Eliza: O mais importante é mostrar para todos que, o Bullying pode acontecer com todos, mas não deveria, porque todos deveriam se respeitar. Brincadeira é diferente de humilhação, e se eu não quero que façam comigo, não posso fazer com os outros. A responsabilidade é de todos, de alunos, professores, diretores, todo mundo! A pessoa que não respeita isto, está no lugar errado, seu lugar não é a Escola.
"

V Fórum do Curso de Pedagogia da Universidade Veiga de Almeida



Evento convida educadores para debater os desafios da educação contemporânea
 
A Universidade Veiga de Almeida realiza, no dia 7 de maio, o V Fórum do Curso de Pedagogia com o tema "Desafios da Educação Contemporânea", das 7h30 às 18h, no Campus Tijuca.
A pedagoga Mestra Bernadete de Oliveira Rufino, uma das palestrantes, falará sobre as experiências pedagógicas na educação pública. Já Nilton Monteiro, empresário e pedagogo, irá abordar o tema "Projeto de Vida e Trajetória Profissional - Classes Comunitárias". Para encerrar o evento, a bióloga mestra e doutoranda Maíra Moraes levantará questões sobre o meio ambiente e o cotidiano escolar.
O fórum oferece também oficinas sobre os temas "Mídias e Educação" e "Violência: Bullying Cyberbullying", além de uma mesa redonda discutindo os desafios da educação contemporânea, tecnologia, inovação e sustentabilidade.
ServiçoV Fórum do Curso de Pedagogia: Desafios da Educação ContemporâneaData: 07 de Maio
Horário: 7h30 às 18h
Valor: R$20,00 (alunos e ex-alunos da UVA) | R$30,00 (público em geral)
*Incluso o certificado e material para as oficinas
Local: Campus Tijuca (Rua Ibituruna, 108 - Tijuca)
Mais informações no site www.uva.br

Fundação Gates seleciona projetos de pesquisa



Da Agência Fapesp
Em São Paulo
uol
A Fundação Bill & Melinda Gates está com inscrições abertas para o programa Grand Challenges Explorations (GCE), aberto a pesquisadores de todo o mundo que queiram desenvolver projetos para melhorar a qualidade de vida nos países em desenvolvimento.
Cada proposta selecionada receberá US$ 100 mil. As propostas serão recebidas até o dia 19 de maio.
As linhas de pesquisa incluídas nesta seleção são: “A erradicação da pólio”, “Nova geração de tecnologias de saneamento”, “Novas abordagens para curar a infecção pelo HIV”, “Soluções de baixo custo para uso do telefone celular para as condições de saúde global” e “Novas tecnologias para melhorar a saúde das mães e recém-nascidos”.
Iniciativa de US$ 100 milhões lançada em 2008, o Grand Challenge Explorations já foi concedido a cerca de 500 pesquisadores de mais de 40 países.
O programa de subvenção está aberto a qualquer pessoa de qualquer disciplina e de qualquer organização. A verba de US$ 100 mil é concedida duas vezes por ano. Os projetos aprovados têm ainda a oportunidade de receber um financiamento de até US$ 1 milhão.
Na nova seleção, anunciada na semana passada em Seattle, nos Estados Unidos, 88 cientistas de 25 países foram premiados, entre os quais um brasileiro, Antonio Ferreira Ávila, da Universidade Federal de Minas Gerais.
Com o projeto “Lego like Sanitation System: Pit Latrines Made of Biocomposites”, o pesquisador propõe desenvolver tijolos feitos de composto orgânico para substituir os de cimento na construção de fossas. A equipe de Ávila testará a eficácia e o grau de biodecomposição para definir a sustentabilidade da construção dessas fossas que irão se decompor uma vez que estiverem cheias. Isso permitirá um possível reaproveitamento da terra para fins de agricultura ou uso comunitário.
"Uma ideia ousada é tudo que precisamos para catalisar novas abordagens para a saúde global e o desenvolvimento. Apesar do progresso na saúde global e no desenvolvimento, temos uma carência de ideias criativas para descobrir e distribuir vacinas que salvam vidas, erradicar doenças ou retardar a propagação de doenças evitáveis", disse Tachi Yamada, presidente do Programa de Saúde Global da Fundação Bill & Melinda Gates.
Mais informações: www.grandchallenges.org

Educação não é único fator para determinar ascensão social

UOL - Portal Aprendiz

Desirèe Luíse
A expansão da economia e o aumento do acesso à educação no Brasil não foram suficientes para diminuir a polarização entre pobres e ricos. A afirmação é do secretário executivo adjunto do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais, Pablo Gentilli, que norteou o debate “Política e gestão da educação na dimensão da justiça e da diversidade social e cultural”, realizado na última semana, durante o II Congresso Ibero-americano de Política e Administração da Educação, em São Paulo (SP).

“Houve tênue diminuição da desigualdade no Brasil e este continua sendo o pior problema dos países latinos como um todo. Há relação entre educação e bem-estar social, no entanto este não é o único fator para o sujeito conseguir um bom emprego e ascender socialmente”, disse Gentilli.

Para o secretário, nos anos 90, os países na América Latina enfrentaram dificuldades relacionadas ao crescimento econômico, mas, nos últimos anos, esse quadro tem melhorado. Os sistemas educacionais também estão se desenvolvendo. “Houve impressionante avanço, principalmente com o aumento do acesso de pessoas de baixa renda e de mulheres às instituições de ensino”, afirmou.

Mesmo assim, pesquisas revelam que pessoas com mesma idade e nível educacional, morando no mesmo município, acabam recebendo salários diferentes. Gentilli explicou que, basicamente, duas questões influenciam a situação: diferenças de gênero e de cor da pele.

“Um homem branco com ensino médio completo, de 20 a 24 anos, ganha salário inicial, em média, de R$ 355. Já uma mulher negra, da mesma escolaridade e idade, recebe apenas R$ 178. Dados mostram que, se ela quiser se formar em medicina, encontrará dificuldade 80% maior que um homem branco”, apontou.

Além disso, o secretário lembrou que os negros e as mulheres têm maior probabilidade de ficarem desempregados e menos oportunidade de serem contratados.

“Claro que um nível de escolaridade maior facilita para conseguir uma situação financeira melhor. Mas, na comparação de duas pessoas em condições iguais de disputa por um emprego, o mercado premia alguns e discrimina outros. O racismo institucionalizado tem amortizado conquistas sociais”, completou o secretário.

De acordo com o professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Miguel González Arroyo, já que o racismo e o sexismo são estruturais, é necessário que o poder público pense não apenas em políticas de desenvolvimento, mas também políticas da diversidade.

“Movimentos sociais lutam não só pelo acesso à educação, mas, primeiro, para serem reconhecidos. Na medida em que há avanço em políticas da igualdade, percebe-se que é impossível não falar da diversidade. Impossível ignorar questões étnico-raciais na formulação dessas políticas públicas”, explicou.

Educar para a vida

Segundo o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Márcio Pochmann, atualmente, no Brasil, há ênfase na formação voltada para o mercado de trabalho. Mas, para ele, não é apenas essa a demanda da sociedade. “Estamos prisioneiros de uma alienação, com jornadas de trabalho cada vez mais longas, que descola a realidade da perspectiva educadora”, ressaltou.

“Não se pode mais ter a concepção de que apenas as crianças e jovens devem estudar. Precisamos pensar na educação para a vida toda e não só para o trabalho, mas para atuar dentre as diversas questões complexas da sociedade. Reconhecer a educação como espaço de reconstituição da sociabilidade é essencial”, concluiu.

Dia das Mães

Muitas idéias no Blog, passem por lá.
http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com/

Dia das Mães: "
Dia das Mães
~~~~~~~~~~~~~
Para acessar as sugestões dos Baús
(mensagens, lembrancinhas, vídeos, imagens para pintar)


Organizado por Ivanise Meyer®
Acompanhe as postagens pelo Feed.

"

Um programa para corrigir a defasagem idade-série

 FONTE: NOVA ESCOLA
Um programa para corrigir a defasagem idade-série

Nós na fita -VÍDEO ZILKA SALABERRY

Parabéns!!!Adorei.
BJKAS


VÍDEO: "

Algumas mães nos pediram que colocássemos aqui no blog o vídeo exibido durante a Culminância de Abril.
Assista você também e não esqueça de nos deixar um comentário, ok?
É só clicar aí embaixo.
(OBS: Algumas vezes o vídeo demora um pouquinho para entrar ou fica dando erro. Insista que você acaba conseguindo.)


"

Caça palavras - dia das mães

http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/

Caça palavras - dia das mães: "


Elaborei algumas atividades com caça palavras, com o tema dia das mães. Fiz apenas cinco.

Caça palavras é uma atividade muito boa para as crianças, até mesmo para aquelas crianças que ainda não sabem ler e estão reconhecendo as letras, pois elas desenvolvem a sua percepção e ordem das letras e ainda a sua coordenação motora, portanto professores façam sem medo de errar, é como uma caça ao tesouro e o ouro está na mão de quem segura o lápis.













Receba nossas atividades Digite aqui seu email:





Delivered by FeedBurner

"