domingo, 10 de abril de 2011

Programa de extensão universitária seleciona programas e projetos para inclusão social

Programa de extensão universitária seleciona programas e projetos para inclusão social: "

Tecnologia para inclusão social(Brasília, 29/03/2011) - Universidades federais, estaduais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia que ofereçam cursos de nível superior têm até 11 de abril para apresentar propostas de programas e projetos de extensão universitária que tenham ênfase em inclusão social. A seleção será feita pelo Edital nº 4 do Programa de Extensão Universitária (Proext), da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação. O limite de financiamento chega a R$ 50 mil por projeto e R$ 150 mil por programa.


O edital contempla 13 áreas temáticas: educação; tecnologias para o desenvolvimento social; cultura e arte; pesca artesanal e aquicultura familiar; promoção da saúde; desenvolvimento urbano, desenvolvimento rural, redução das desigualdades sociais e combate à extrema pobreza; geração de trabalho e renda por meio do apoio e fortalecimento de empreendimentos econômicos solidários; preservação do patrimônio cultural brasileiro; direitos humanos, promoção da igualdade racial, e mulheres e relações de gênero.


O resultado da seleção será divulgado em 27 de maio. O Edital 2011 é uma ação conjunta do Ministério da Educação com os ministérios da Cultura, da Ciência e Tecnologia, da Pesca e Aquicultura, da Saúde, das Cidades, do Desenvolvimento Agrário, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Trabalho e Emprego, além do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e das secretarias especiais de Direitos Humanos, de Políticas e Promoção da Igualdade Racial e de Políticas para as Mulheres.

"

Diversidade na escola favorece socialização dos estudantes

Diversidade na escola favorece socialização dos estudantes: "

BRASÍLIA - Durante o intervalo das aulas, na escola municipal Dona Lili, em Balneário Camboriú (SC), duas crianças gesticulam incessantemente
..

Dos Girassóis

Dos Girassóis: "

E nós que ainda tenros
Já tínhamos planos para o mundo
Brincávamos, chorávamos,
amávamos,
vivíamos um sonho profundo...

Seríamos belos girassóis
E com outros mais
Pintaríamos toda a Terra
Para cobri-la de paz.

Não, não tivemos tempo
Não crescemos
Nem vimos o vento...
Mas creditem: estamos perto
Há um céu aberto
Tão triste é esse lamento...

Oh, não, não nos esqueçam!
Nós nos tornamos para sempre
a direção...
Não parem!
Sigam em frente!
Ouçam a voz do coração!!!

Oh, sim!
Quando virem girassóis
Por favor, lembrem-se de todos nós,
juntos,
num jardim...

(Bernardete Ribeiro - Para os pequenos girassóis de Realengo que se foram cedo, mas muito cedo! - 09/04/2011)
"

Resiliência - O poder de ressurgir das cinzas

Resiliência - O poder de ressurgir das cinzas: "
Todos possuímos uma habilidade natural para superar crises em nossas vidas, por mais arrasadoras que elas possam parecer. A perda de um ente querido, uma doença grave, ou uma brusca mudança dos hábitos são alguns exemplos de adversidades que podem nos devastar. A resiliência consiste em uma força que nos permite usar esses momentos difíceis a nosso favor, e sair deles sem traumas que nos impeçam de viver felizes.

Podemos imaginar este fenômeno comparando-o à física, onde uma material por mais esticado e puxado que seja, sempre volta a sua forma natural, sem sofrer qualquer tipo de deformação. Em nosso caso, podemos nos tornar ainda mais resistentes.
Fonte: Resiliência - O poder de ressurgir das cinzas http://pt.shvoong.com/humanities/1669293-resili%C3%AAncia-poder-ressurgir-das-cinzas/#ixzz1J9MB7Cso

Vamos: SME-PCRJ - Ressurgir das cinzas
A partir da próxima terça-feira, funcionários da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) vão limpar a escola e o Conservando-escola vai começar a reformar a escola. Na quarta, a secretaria vai parar as suas atividades por duas horas para receber sugestões de outras instituições de ensino sobre a forma como a escola Tasso da Silveira será reconstruída. No dia 18, as crianças vão ao local para participar de uma oficina de arte para construir um mosaico no colégio.

'Não há nada mais sagrado do que ser escola. Nós vamos manter esse colégio e transformá-lo. E as crianças precisam continuar estudando no lugar em que sempre foram felizes. Essa escola vai ser uma Fênix, que vai ressurgir das cinzas - disse a secretária Claudia Costin
"
FONTE: FAZENDO ACONTECER

Como podemos ressurgir das cinzas?

Como podemos ressurgir das cinzas?: "Como podemos desenvolver a capacidade de nos recuperarmos e crescermos em meio a sucessivos problemas?


1- Admitir a própria vulnerabilidade: Saber admitir que temos inseguranças e medos nos ajuda a assumir o controle das emoções, e enxergar as situações com mais clareza. 2- Contar com o apoio das pessoas: Devemos dividir nossas experiências ruins e compará-las às de outras pessoas. Isso nos ajuda a constatar que elas também sentem o mesmo que nós, que nossas reações são normais. 3- Resolver os problemas por partes: Para enxergar a melhor solução para um problema, muitas vezes necessitamos dividí-los em partes menores, e assim torná-lo menos ameaçador. 4- Descobrir e satisfazer as próprias necessidades: O que nos conforta, alivia e consola é indispensável para nos sentirmos amparados para enfrentar uma situação difícil. 5- Reconhecer e desenvolver talentos especiais: Além de nos distrair e aliviar a tensão em momentos complicados, saber que somos bons em algo cria uma sensação de bem-estar e eleva nossa auto-estima, nos ajudando a passar pela adversidade com mais segurança. 6- Encontrar formas de melhorar as coisas: Ser flexível, analisar e selecionar a atitude mais adequada para determinada situação. Ampliar o leque de possibilidades, enriquecendo suas decisões. 7- Saber perdoar: Não se prender ao passado é fundamental para ser resiliente. Admitir, sentir e abandonar as emoções negativas nos faz vencer a sensação de sermos vítimas. 8- Suportar a dor: Aprender a tolerar emoções fortes e estar disposta a enfrentar a dor.
9- Buscar sentido em uma crise:O sentido cria a decisão e a decisão cria a resiliência. O sentido tem o poder de transcender e transformar o drama. 10- Aprender a dizer não: É importante reservar energia para os momentos que que estamos mais frágeis. Por isso, não há nada de errado em dizer 'não' de vez em quando. 11- Cultivar a interdependência: Ter habilidade de manter-se sozinho sem necessitar da opinião de outros. Confiar em suas idéias e instintos. Reconhecer sua necessidade de recebr ajuda e ser capaz de contar com os outros.



UNIDOS SOMOS FORTES...
VAMOS VENCER ESSA BATALHA
Marilene Miranda
Fonte: Resiliência - O poder de ressurgir das cinzas http://pt.shvoong.com/humanities/1669293-resili%C3%AAncia-poder-ressurgir-das-cinzas/#ixzz1J9NddcZv
"

Ginásio Experimental Carioca Coelho Neto - página 2 | geccoelhoneto.arteblog.com.br

Ginásio Experimental Carioca Coelho Neto - página 2 | geccoelhoneto.arteblog.com.br

Ginásio Experimental Carioca Coelho Neto - página 5 | geccoelhoneto.arteblog.com.br

Ginásio Experimental Carioca Coelho Neto - página 5 | geccoelhoneto.arteblog.com.br

Ginásio Experimental Carioca Coelho Neto - página 6 | geccoelhoneto.arteblog.com.br

Ginásio Experimental Carioca Coelho Neto - página 6 | geccoelhoneto.arteblog.com.br

Ginásio Experimental Carioca Coelho Neto - página 6 | geccoelhoneto.arteblog.com.br

Ginásio Experimental Carioca Coelho Neto - página 6 | geccoelhoneto.arteblog.com.br

Ginásio Experimental Carioca Coelho Neto - página 7 | geccoelhoneto.arteblog.com.br

Ginásio Experimental Carioca Coelho Neto - página 7 | geccoelhoneto.arteblog.com.br

ELETIVAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

ELETIVAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA.: "

EF1- Handebol

O handebol é uma modalidade olímpica e muito fácil de jogar. É o esporte mais praticado nas escolas. Pode ser jogado na quadra ou na praia. Venha fazer parte da nossa EQUIPE.

EF2 - DANÇA

Oficina de coreografia e passos das mais diversas danças atuais.





"

ELETIVA EM MÚSICA.

ELETIVA EM MÚSICA.: "

MU2 - Sentindo sons e ritmos

Esta eletiva irá te proporcionar o desenvolvimento da habilidade de reconhecer sons e ritmos, assim como o prazer em cantar e tocar um instrumento.



"

ELETIVAS EM CIÊNCIAS.

ELETIVAS EM CIÊNCIAS.: "

C1 - Vendo o mundo através das ciências (Quem disse que é chato ser CURIOSO?)

A Ciência é uma disciplina que permite a experimentação, iremos aprender observando. Para isto, utilizaremos os recursos do laboratório multifuncional.

C2 - Ameaça Invisível - Proteja-se

Esta eletiva tem como objetivo principal melhorar a sua qualidade de vida, a partir do momento que você conhece as principais doenças e aprende como preveni-las.

C3 - Uma aula que dá gosto

Nesta aula você conhecerá o valor nutritivo dos alimentos e aprenderá dicas de saborosas refeições.



"

MALUCA.

MALUCA.: "

O historiador Jacques Le Goff afirmou que os bruxos, loucos e feiticeiras queimados pelo Santo Ofício foram precursores de saberes desconhecidos, eram visionários. Pode ser. A propósito compartilhamos esta linda canção, mais uma, de Cássia Eller. 'Maluca', do disco 'Com você meu mundo ficaria completo'.

Bom fim de semana.

Equipe GEC Coelho neto, 6ª CRE



"

2° simulado da Prova Brasil!

2° simulado da Prova Brasil!: "

Amanhã os alunos do 9º ano de nossa escola farão outro simulado da Prova Brasil.
Com o simulado idealizado por nossos professores, além de nos prepararmos para a Prova Brasil (que acontecerá no final do ano), podemos descobrir as nossas dificuldades, o que nos ajuda a estudar...

Professores responsáveis pelo simulado: Jorge (Matemática), Valéria (Matemática) e Saionara (Língua Portuguesa).
"

Provas da Rede!

Provas da Rede!: "

26/04 – Língua portuguesa;
27/04 – Produção de texto;
28/04 – Matemática;
29/04 – Ciências.
Estude para as provas com as provas do ano passado. Clique na página “Ferramentas da SME” e depois em “Provas da rede”.
· Em breve disponibilizaremos os horários em que as provas serão feitas.
"

PSE - EXAME OFTALMOLÓGICO

Novo acordo!

Novo acordo!: "
O tema desta quinzena é “Acento agudo, paroxítonas e verbos”. Não deixe de acessar a página “Ferramentas da SME” para conhecer todas as mudanças do “Novo acordo ortográfico”.

"

Nosso jornal online no Rioeduca.net

Nosso jornal online no Rioeduca.net: "

Está semana nós recebemos a visita da Professora Maria Imaculada (Representante da 6ª CRE), que veio conhecer os projetos de nossa escola. E ontem nós tivemos a maravilhosa surpresa de encontrar no blog 'A REVOLUÇÃO ACONTECE' do 'RIOEDUCA.NET' uma postagem que fala sobre o nosso jornal online.

Veja a postagem: BLOG 6ª CRE: R.K. NOTÍCIA
Acesse o portal: RIOEDUCA.NET
"

ESTAMOS DE LUTO!

ESTAMOS DE LUTO!: "

Devido aos acontecimentos que ocorreram em nossa cidade hoje, nossa escola em homenagem aos alunos da Escola Municipal Tasso da Silveira resolveu decretar luto. A rádio de nossa escola só irá voltar a funcionar na Segunda-feira (dia de sua estreia oficial).

Todos nós ficamos chocados com o que ocorreu na Tasso da Silveira e não poderíamos fingir que nada disso aconteceu...Desejamos melhoras a todos alunos que estão internados e temos a certeza que os treze que vieram a falecer estão em lugar muito melhor...

EQUIPE MULTIMÍDIA E.M. 06.22.022 ROSE KLABIN
"

Um programa mais que especial!

Um programa mais que especial!: "
Nesta segunda na estreia oficial de nossa rádio, nossa escola homenageará mais uma vez a E.M. Tasso da Silveira....NÃO PERCAM!!!!!!!NOS INTERVALOS!!!!!!!!
"

Concurso de imagem e slogans sobre Grêmio Estudantil é aberto a todos os alunos




Todos os alunos da rede pública municipal de ensino do Rio poderão participar do Concurso de Imagens e Slogans para divulgação da eleição do Grêmio Estudantil - 2011, que receberá os trabalhos nas CREs (Coordenadorias regionais de Educação) até 15 de abril.
Conforme regulamento publicado pela Secretaria Municipal de Educação, nesta quarta-feira, dia 6, no Diário Oficial do Município, a imagem visa divulgar à população carioca o período da eleição do Grêmio nas escolas municipais, e o slogan deve destacar a importância de sua representatividade.
Entre outros detalhes para orientação dos interessados, é explicado que as imagens devem ser entregues em folha de 43cm x 29cm.
 
(Diário Oficial do Município, 06 de abril de 2011)

"Gauches" são vocês, meus caros!: "Vivemos esperando dias melhores"

"Gauches" são vocês, meus caros!: "Vivemos esperando dias melhores": "(Autoria da foto: Edmilson Borret - 11/12/2009) Hoje, sábado (09/04/11), não pretendo fazer absolutamente nada além de vivenciar, enfim, m..."

Curso: A Arte de Contar Histórias



*************** CURSO “A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS ***************

Contação de História
O ser humano sempre adorou contar histórias. O hábito de contar história é milenar tendo origem antes mesmo da escrita a qual eram passadas de geração para geração através da fala onde cada um dava seu toque pessoal.
Você que aprecia contar histórias poderá participar do curso “A arte de contar histórias”.
Ele tem por base formar agentes multiplicadores e contadores de histórias.
Público alvo:
Profissionais de Educação: Professores, Coordenadores, Orientadores, Diretores, Contadores de histórias, bibliotecários, atores e pessoas interessadas no tema.
Metodologia:
É um curso com abordagens teóricas que destacará a importância de se narrar histórias aflorando o contador que existe em você.
Será um curso totalmente a distância que utilizará a plataforma Moodle sendo que o acesso às aulas ficará disponível 24 horas por dia permitindo que você faça o seu próprio horário de estudo.
A cada semana será disponibilizado o material de estudo e as mediações do Tutor e interações com o grupo serão feitas por meio de fórum de discussão.
Todo o material será disponibilizado no ambiente de estudo.
Os alunos serão avaliados por sua participação nos fóruns e pela participação dos trabalhos solicitados.
Módulos:
Serão trabalhados dois módulos com início no dia 14 de fevereiro de 2011 e finalização no dia 04 de abril de 2011.
O curso se dará no espaço Educar Já! Cursos e Oficinas
Tutora do curso: Cybele Meyer
Investimento:
O investimento será de R$ 90,00 (noventa reais). Os alunos receberão o livro infato juvenil Menina Flor que eu lancei na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo ao final do curso junto com o certificado.
Os dados para efetuar o depósito serão enviados por email.
Após realizado o depósito deverá o aluno enviar através de e-mail o comprovante do depósito junto com seu nome completo e e-mail para que se possa efetuar a inscrição.
Certificado:
Terá direito ao certificado o aluno que cumprir todas as atividades propostas pelo curso e obtiver média igual ou superior a 7,0. O certificado será enviado por documento registrado – pelos correios – em até 30 dias após o término do curso. Os dados que constarão no certificado serão aqueles que o aluno cadastrar no formulário de inscrição.
O Educar Já! Cursos e Oficinas tem parceria com o SINPROVALES – Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Privados de Ensino nos Municúpios de Indaiatuba, Salto e Itu
O CERTIFICADO TEM VALIDADE EM ÂMBITO NACIONAL
É reconhecido pela ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância
O curso tem carga horária de 90 h/a
Maiores informações através do e-mail cybelemeyer@yahoo.com.br
VAGAS LIMITADAS

O que aconteceu com essas árvores do Paquistão?

O que aconteceu com essas árvores do Paquistão?: "


Essas “redes” em volta das árvores do Paquistão tem como razão as fortes enchentes que o país sofreu por esses meses. Como as chuvas se conectam nisso?


Pode parecer estranho, mas é que quando choveu e os lagos começaram a subir demais, os animais passaram a procurar pontos mais altos para não morrerem afogados.


Seguindo o instinto, milhões de aranhas subiram em árvores e começaram a tecer suas teias. Isso é o que a imagem mostra: Teias de aranha. Muitas teias de aranha.


Mas tudo tem seu lado bom: A população da província de Sindh sofria com a malária, doença que diminui muito por conta dos mosquitos presos nas teias.



Tags: , , , , ,



"

Animação infantil rica em detalhes e cores! Conferimos a estréia de “Rio”

Animação infantil rica em detalhes e cores! Conferimos a estréia de “Rio”: "

Nesta sexta-feira, 08 de abril, fomos conferir a estréia nacional de “Rio”, a animação infantil do produtor e diretor brasileiro Carlos Saldanha, num material exclusivo que conta com distribuição da Fox Film. Um filme de animação na medida para crianças, daqueles de se comprar e rever inúmeras vezes na sala de casa. Uma produção delicada, rica em detalhes, que fala em sentimentos e valores morais, também com crítica social, mas sem nenhuma surpresa e com muitos estereótipos… ou seja, perfeito pra crianças, mas passível de críticas e decepção para alguns adultos por aí. Eu, como tenho olhar de criança, amei e minha família também!



Blue, a ararinha azul, espécie em extinção, capturada pelo mercado negro quando ainda filhote, vive como um animal domesticado e muito feliz, por sinal, sem grandes aventuras até que um dia, Rodrigo Santoro bate à sua porta e a partir daí todas as novidades possíveis passam a acontecer. A grande viagem de Blue tem como objetivo apresentá-lo à única fêmea da sua espécie, Jade, uma ave de personalidade e cativante.


A ficção tem um pé na realidade já que a temática fala sobre pássaros e o problema do tráfico de animais recorrente no mundo todo, resultando na extinção das espécies. E para mostrar o impacto da visão dos turistas (através dos olhos de Blue) sobre o Rio, cidade do diretor Carlos Saldanha pela qual é visivelmente apaixonado, cartões postais como a Pedra Bonita, Corcovado, Pão de Açúcar, Bondinho de Santa Tereza, Arcos da Lapa, o Sambódromo e claro, Copacabana, sem esquecer de prédios símbolo do centro da cidade como os do Largo da Carioca. Através dos vôos dos pássaros e das asadeltas símbolo da cidade, o espectador tem a visão destas partes lindas da cidade… Ah, antes que me esqueça, como estou me tornando bairrista, devo acrescentar que Niterói aparece como cenário de fundo em várias fotos-divulgação e claro, a nossa Ponte Rio-Niterói também figura nas telonas, hehe.



As cópias em 3D (apesar das opções convencionais tb) parecem ser as mais indicadas, pois o vôo, o ballet e a coreografia dos pássaros em todas as suas cenas (do início ao fim) fazem valer a sensação de tê-los mais próximos de nós, destacando-se para fora da tela. As cores vivas e esfuziantes também me impressionaram e a música, poderia ficar falando apenas dela… o CJ então, adorou, batia palminhas.


Bom, era isso. Fica nossa sugestão de programa cultural no melhor estilo #lazercomfilhos para que as famílias brasileiras se animem a conferir Blue e seus novos amigos numa das 1000 salas de cinema em todo o país.


“As crianças, sem nenhuma dúvida, vão ficar deslumbradas”, como afirmou a equipe da Crescer.






Dos integrantes da foto acima: Anne Hathaway (O Diabo Veste Prada) dá voz à namorada Jade, Jesse Eisenberg (A Rede Social) ao domesticado Blu e Rodrigo Santoro dubla o ornitólogo brasileiro Túlio. Na versão dublada Adriana Torres, Gustavo Pereira e novamente Santoro, respectivamente fazem as vozes dos personagens. Na trilha sonora composta por gravações de Carlinhos Brown, Will.i.am (do grupo Black Eyed Peas) e Bebel Gilberto o filme ganha seu brilho a mais. Cá entre nós, sobre este filme, vale a pena comprar o CD com a trilha sonora :)




Share

"

Aluna baleada já respira sem aparelhos, mas dois continuam em ... - Último Segundo - iG

Aluna baleada já respira sem aparelhos, mas dois continuam em ... - Último Segundo - iG: "

ClickPB

Aluna baleada já respira sem aparelhos, mas dois continuam em ...
Último Segundo - iG
Thayane, de 13 anos, está acordada e lúcida. Dez adolescentes continuam internados após ataque em escola do Rio Internada no CTI pediátrico do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, baleada no abdome e na coluna, a estudante Thayane Tavares, 13 anos, ...
Dez crianças permanecem internadas em seis hospitais do EstadoO Globo
Dois alunos continuam em estado grave após massacre no RioFolha.com
Três adolescentes baleados em escola no Rio seguem em estado graveZero Hora
Jornal do Brasil -Band -Extra Online
todos os 258 artigos »
"

Unisuam abre inscrições para pós em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Unisuam abre inscrições para pós em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável: "

RIO - A Unisuam abriu inscrições para a pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, na unidade Bonsucesso (Av
...

Real Gabinete Português promove palestra gratuita sobre Fernando Pessoa e a canção brasileira

Real Gabinete Português promove palestra gratuita sobre Fernando Pessoa e a canção brasileira: "

RIO - O Real Gabinete Português de Leitura apresenta, no próximo dia 26 de abril, a partir das 16 horas, a palestra 'Fernando Pessoa e a canção brasileira', ministrada por José Miguel Wisnik, professor de Teoria Literária na USP e um dos principais compositores da atualidade dentro da música contemporânea paulista
...

As inscrições já estão abertas e os interessados devem procurar a secretaria do Real Gabinete Português de Leitura, localizado na Rua Luis de Camões, 30, Centro do Rio. Mais informações pelos telefones (21) 2221-3138 e 2221-2960 ou no site da instituição, www.realgabinete.com.br

Manoel de Barros > Poemas Rupestres

Manoel de Barros > Poemas Rupestres: "

Grace O' Connor, One note, oil/linen, 22'' x 24''.


Grace O' Connor, Yellow ribbon, oil/linen, 22'' x 24''.


Desde sempre parece que ele fora proposto a pássaro.
Mas não tinha preparatórios de uma árvore
Pra merecer no seu corpo ternuras de gorjeios.
Ninguém de nós, na verdade, tinha força de fonte.
Ninguém era início de nada.
A gente pintava nas pedras a voz.
E o que dava santidade às nossas palavras era a canção do ver!
Trabalho nobre aliás mas sem explicação
Tal como costurar sem agulha e sem pano.
Na verdade na verdade
Os passarinhos que botavam primavera nas palavras.



BARROS, Manoel de. Poemas rupestres. Rio de Janeiro, São Paulo: Record, 2007, p.21.




Grace O' Connor, Autumn, oil/linen, 50'' x 50''.




"