terça-feira, 5 de abril de 2011

POSTAGEM

Hoje postei muitas coisas bacanas do Blog  - http://ensinar-aprender.blogspot.com.
Passem por lá,  a Patrícia me pediu pra dar os créditos, então muita coisa de hoje tem o nome da Patrícia, não tem o nome do Blog, mas tem a assinatura dela embaixo.
Obrigada Patrícia pelas idéias, pode deixar que não acontecerá de novo.


MEC resolve impasse de alunos deficientes auditivos e visuais do Rio com possibilidade de matrícula dupla



Amanda Cieglinski
Da Agência Brasil
Em Brasília
Após longa reunião, hoje (5), em Brasília, com as diretoras do Instituto Benjamin Constant (IBC) e do Instituto Nacional de Educação para Surdos (Ines), o ministro da Educação, Fernando Haddad, confirmou que as duas instituições federais, que oferecem educação para crianças e jovens com deficiência visual e auditiva, não serão fechadas. Segundo o ministro, o que será estabelecida é uma parceria para que os alunos das duas unidades, localizadas no Rio de Janeiro, possam também frequentar a rede regular de ensino.
A polêmica teve início no mês passado, quando uma diretora do Ministério da Educação (MEC) propôs ao Ines e ao IBC que o ensino básico das duas instituições fosse fechado até o fim de 2011 e os alunos, incluídos na rede regular de ensino. Essa orientação faz parte da política do MEC de inclusão de alunos com deficiência nas escolas regulares. Desde 2000, o número de estudantes com deficiência matriculados em escolas públicas cresceu 493%.
Haddad reforçou, entretanto, que o estudante não será obrigado a sair do IBC ou do Ines. O plano do MEC, acordado com as duas instituições, é que seja oferecido ao aluno a possibilidade de frequentar, no turno contrário, o ensino regular com matrícula no Colégio Pedro II, que também é federal. Essa parceria deverá começar em 2012 porque a escola precisa se preparar para atender o aluno com necessidades especiais, caso esse seja o desejo da família.
“O que queremos é oferecer oportunidades educacionais adicionais”, disse Haddad. O Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) permite a dupla matrícula de estudantes com deficiência. As duas instituições de ensino, seja a regular ou a de atendimento exclusivo, receberão os recursos do ministério.
“Hoje, as escolas estão muito mais abertas à diversidade do que no passado. E isso enriquece nosso sistema educacional. Nós sabemos que há bullying contra gays, cegos, mas se quisermos educar nossas crianças e jovens, temos que educá-las para o convívio com a diferença porque é isso que vai enriquecer a trajetória de todos, não é por meio do isolamento que vamos construir uma sociedade tolerante”, defendeu o ministro.
Agora, as representantes do Ines e do IBC levarão a proposta à comunidade escolar para levantar qual é a demanda das famílias pela inclusão dos alunos também na rede regular. Segundo Solange Rocha, diretora do Ines, a proposta é um desafio a ser enfrentado e precisa ser amadurecida. “Em tese, ninguém pode ser contra garantir vagas nas escolas públicas para os alunos que sempre estiveram à margem. Mas o que é responsabilidade dos dois institutos é como a gente vai contribuir para essa política com toda a experiência dessas instituições centenárias”, disse Solange.
O Ines tem cerca de 400 alunos matriculados no ensino básico e o IBC, mais 340. O Colégio Pedro II já atende, no ensino médio, os alunos cegos que estudaram no IBC durante o ensino fundamental, mas tem pouca experiência no atendimento a surdos. As três instituições trabalharão juntas em 2011 para estabelecer quais serão as necessidades de adaptação. Como o Ines oferece curso superior de licenciatura em Língua Brasileira de Sinais (Libras), uma possibilidade é pagar aos graduandos uma bolsa de iniciação à docência para que eles trabalhem no Colégio Pedro II com os estudantes surdos.
“É uma proposta novíssima, mas nos comprometemos de imediato e vamos, mais uma vez, aceitar o desafio proposto pelo MEC. Nosso desafio maior será em relação aos alunos surdos. Evidente que o nosso trabalho de parceria será indispensável e vamos nos reunir, quando chegarmos no Rio, para traçar um plano de trabalho”, afirmou a diretora Vera Maria Rodrigues.


O que era novo ontem, hoje já pode ser peça de museu!

Assistência Social chama de volta servidores que atuam em outras Secretarias



04/04/2011

Servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social que estejam ocupando cargo ou emprego de assistente social em outros órgãos deverão retornar àquela Secretaria no prazo de 30 dias, para exercício de novas funções.

Conforme resolução no Diário Oficial do Município desta segunda-feira, ficam ressalvadas situações e quadros próprios de órgãos municipais, estabelecidos por lei, e assistentes sociais lotados no Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares da Secretaria Municipal de Educação.

Caberá à Secretaria Municipal de Assistência Social a gestão técnica e administrativa dos assistentes sociais da Prefeitura do Rio, com definição das tarefas inerentes à função e orientação para sua realização.

Editoras podem enviar livros à Secretaria de Educação para seleção e aquisição



05/04/2011

Até 17h de 14 de abril, na sala 423 do Centro Administrativo São Sebastião, na Cidade Nova, a Secretaria Municipal de Educação receberá obras de ficção, romances históricos, antologias e biografias de autores nacionais e estrangeiros enviados por editoras interessadas em vendê-los, depois da seleção.

Os livros serão adquiridos para composição de acervo pessoal dos professores, agentes auxiliares de creche e bibliotecários da rede pública municipal de ensino do Rio. Conforme edital do Diário Oficial do Município de ontem, dia 4, cada livro deve ser acompanhado de carta-proposta, com modelo disponível no site WWW.rio.rj.gov.br.

Com os livros recebidos, especialistas da Secretaria listarão dês títulos (cinco de literatura brasileira e cinco de literatura estrangeira) e a seleção será divulgada pela Internet, naquele site, para votação pelos professores, agentes auxiliares de creche e bibliotecários. O resultado será divulgado na Intranet da SME e na Internet, naquele site, dia 3 de maio, para aquisição dos livros selecionados.

Experiências de estímulo à leitura podem receber premiação de R$ 30 mil


Terça-feira, 05 de abril de 2011 - 11:42
Experiências com atividades de incentivo à leitura desenvolvidas em todo o país podem concorrer ao prêmio Vivaleitura de 2011. As inscrições devem ser feitas até 20 de julho, com apresentação escrita de trabalhos em execução ou já concluídos. A sexta edição do prêmio vai distribuir R$ 90 mil.

O Vivaleitura contempla as categorias bibliotecas públicas, particulares e comunitárias; escolas públicas e particulares; sociedade (empresas, organizações não governamentais, pessoas físicas, universidades e instituições sociais). Cada uma concorre a R$ 30 mil em dinheiro.

Este ano, de acordo com o regulamento, podem concorrer experiências que começaram em janeiro de 2009, com conclusão prevista para julho próximo, e projetos permanentes, com indicadores de resultados. O relato do trabalho não deve ultrapassar seis páginas. Cada participante pode inscrever um projeto por categoria.

Iniciativa dos ministérios da Educação e da Cultura, o prêmio tem a coordenação da Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI) e o patrocínio da Fundação Santillana, da Espanha. Conta ainda com o apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Democratizar o acesso ao livro, estimular a leitura e a formação cidadã, valorizar o livro e a leitura e apoiar a criação e a produção literárias são objetivos do Vivaleitura.

Criado no Ano Ibero-Americano da Leitura, em 2005, o prêmio incentiva a leitura em espaços escolares, bibliotecas, instituições, entidades e residências. Da primeira edição, em 2006, até 2010, o Vivaleitura recebeu cerca de 10,3 mil projetos, 90 deles classificados e 15 premiados. No período, foram distribuídos R$ 450 mil.

As inscrições, gratuitas, devem ser feitas pela internet ou via postal, como carta registrada com aviso de recebimento para o endereço Prêmio Vivaleitura 2011, caixa postal 71.0377. CEP: 03.410-970, São Paulo (SP). O regulamento e o formulário de inscrição estão na página eletrônica do prêmio. Na mesma página, podem ser consultadas as 15 experiências vencedoras.

Ionice Lorenzoni

Primeira 4ª feira do mês é dia de Troca-Troca de Livros na Prefeitura



05/04/2011

Nesta quarta-feira, dia 6, a primeira do mês, é dia de Troca-Troca de Livros à entrada da Prefeitura, no hall do Centro Administrativo São Sebastião, na Rua Afonso Cavalcanti, 455, na Cidade Nova.

Entre 10h e 16h, basta os interessados levar um livro em bom estado, para trocá-lo por outro disponível na banca formada pelos organizadores do antigo evento da Secretaria Municipal de Cultura.

Informe do Centro de Operações Rio: Mudança para estágio de atenção às 14h05



05/04/2011

O município do Rio de Janeiro entrou em estágio de atenção às 14h05 desta terça-feira (05/04), já que existe possibilidade de chuva moderada a forte para a tarde e noite de hoje. As imagens do radar meteorológico já indicam a presença de nuvens carregadas no Sul do Estado, Baixada Fluminense e Região Serrana.

Os estágio de atenção é o segundo em uma escala de quatro.


Mais informações no site: http://www2.rio.rj.gov.br/georio/site/alerta/condicao.asp .

Programa de extensão universitária seleciona programas e projetos para inclusão social

Programa de extensão universitária seleciona programas e projetos para inclusão social: "

Tecnologia para inclusão social(Brasília, 29/03/2011) - Universidades federais, estaduais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia que ofereçam cursos de nível superior têm até 11 de abril para apresentar propostas de programas e projetos de extensão universitária que tenham ênfase em inclusão social. A seleção será feita pelo Edital nº 4 do Programa de Extensão Universitária (Proext), da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação. O limite de financiamento chega a R$ 50 mil por projeto e R$ 150 mil por programa.


O edital contempla 13 áreas temáticas: educação; tecnologias para o desenvolvimento social; cultura e arte; pesca artesanal e aquicultura familiar; promoção da saúde; desenvolvimento urbano, desenvolvimento rural, redução das desigualdades sociais e combate à extrema pobreza; geração de trabalho e renda por meio do apoio e fortalecimento de empreendimentos econômicos solidários; preservação do patrimônio cultural brasileiro; direitos humanos, promoção da igualdade racial, e mulheres e relações de gênero.


O resultado da seleção será divulgado em 27 de maio. O Edital 2011 é uma ação conjunta do Ministério da Educação com os ministérios da Cultura, da Ciência e Tecnologia, da Pesca e Aquicultura, da Saúde, das Cidades, do Desenvolvimento Agrário, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Trabalho e Emprego, além do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e das secretarias especiais de Direitos Humanos, de Políticas e Promoção da Igualdade Racial e de Políticas para as Mulheres.

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Gestores têm prazo até quarta para verificar e corrigir dados

Na última etapa do Censo Escolar da Educação Básica de 2010, as escolas de educação básica de todo o país devem verificar as informações sobre o movimento e o rendimento dos alunos no último ano letivo (Foto: Wanderley Pessoa) Gestores de todas as escolas de educação básica do país deverão verificar as informações sobre o movimento e o rendimento de cada um de seus alunos no último ano letivo. O prazo para essa conferência se encerra na próxima quarta-feira, 6, às 20h. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) enviou correspondência a todos os coordenadores estaduais comunicando o encerramento do período de retificação e alertando que o prazo não será prorrogado.

Cada escola deve entrar no sistema Educacenso, gerar os relatórios de sua unidade, conferir os dados e proceder às eventuais correções necessárias. Para isso, deve acessar o sistema, usando sua senha, clicar na opção situação do aluno e, em seguida, no botão retificar. Concluído o processo, a escola deve solicitar o encerramento do ano escolar no item de menu situação do aluno.

Já os secretários de educação têm acesso aos relatórios de todas as escolas de sua rede. Os gestores municipais devem acessar o sistema e clicar na opção situação do aluno, seguindo o caminho relatórios e, em seguida, relatórios gestores.

Essa é a última etapa do Censo Escolar da Educação Básica de 2010, cujos dados foram coletados no ano passado, tendo como referência a última quarta-feira do mês de maio. Entre 1º de fevereiro e 18 de março, ocorreu nova etapa, com a consulta às escolas sobre a situação de cada um de seus alunos – se foi aprovado ou não, se foi transferido ou mesmo se abandonou os estudos – ao final do ano letivo. Agora, as escolas e os gestores têm a possibilidade de conferir todos os dados, já dentro dos relatórios gerados pelo Inep, e corrigir aqueles que eventualmente estiverem incorretos.

9 passos para o ensino da história negra nas escolas

9 passos para o ensino da história negra nas escolas: "Confira como as escolas podem - e devem! - aplicar o conteúdo exigido pela lei 10.639, e saiba o que você pode fazer para contribuir com esse processo
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4ª edição da Prova Brasil será aplicada em novembro



Prova avalia 5º e 9º ano
Prova aplicada no 5º e no 9º ano
(Brasília, 04/04/2011) - A quarta edição da Prova Brasil será aplicada em novembro deste ano a todas as escolas públicas urbanas e rurais com 20 ou mais estudantes aos alunos do 5º e do 9º ano. Neste mês serão enviadas para as escolas os cadernos explicando como deve ser a aplicação das provas.
“É fundamental que a escola se e prepare, mas esse preparar não significa treinar alunos para a prova, mas saber que a capacidade de leitura, escrita, resolução de problemas são habilidades importantes para que essas crianças e jovens sigam a vida escolar com sucesso”, diz a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda.
Desde 2005, quando foi criada, a Prova Brasil define o índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) por escola, por município, por estado e nacional. O Ideb orienta a definição de políticas públicas para o ensino fundamental. A prova é elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
Cerca de 5,5 milhões de estudantes do ensino fundamental de 57.552 escolas públicas e privadas fizeram a prova em 2009. Os alunos terão de responder questões da língua portuguesa e matemática. Para o 5º ano, são 22 questões de cada disciplina, divididas em blocos de 11 perguntas. Para o 9º ano serão 26 questões por disciplina, em blocos de 13 perguntas. O tempo para responder a cada bloco é de 25 minutos. 
 Em 2005, a média nacional do Ideb foi de 3,8 pontos, numa escala até dez. Em 2007, subiu para 4,2 pontos. A meta do Brasil é alcançar seis pontos em 2022, ano da comemoração dos 200 anos de independência. Seis pontos é o índice da educação dos países desenvolvidos.

CLASSIFICAÇÃO DE OBJETOS ATIVIDADES

CLASSIFICAÇÃO DE OBJETOS ATIVIDADES: "

Trago mais algumas atividades de classificação de objeto. Como sempre espero que aproveitem bem... estas atividades são de suma importancia na educação infantil.













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ATIVIDADES ESQUEMA CORPORAL

ATIVIDADES ESQUEMA CORPORAL: "

Aqui no blog já tem várias atividades sobre o corpo, mas trouxe também essas de esquema corporal, ótimas para trabalhar com projeto do corpo humano.































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Termina amanhã prazo para correção de dados do censo escolar


Cada diretor ou gestor de escola deve acessar o sistema Educacenso para gerar o relatório de sua unidade, conferir os dados e corrigir eventuais erros

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Termina nesta quarta-feira (6) o prazo para diretores de escolas públicas e particulares retificarem dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2010. Cada diretor ou gestor de escola deve acessar osistema Educacenso para gerar o relatório de sua unidade, conferir os dados e corrigir eventuais erros.
A fase de correção dos dados é a última etapa do censo escolar de 2010, cujos dados foram coletados em maio e divulgados no fim do ano passado. O censo escolar de 2010 apontou que o país tem 51,5 milhões de estudantes matriculados na educação básica, sendo 85,4% na rede pública e 14,6% na privada.
No início deste ano, as escolas foram consultadas sobre a situação dos alunos ao final do ano letivo – se foram reprovados, aprovados, transferidos ou mesmo se abandonaram os estudos. Agora os gestores devem conferir os relatório para evitar a publicação de dados incorretos.
É a partir dos números do censo escolar, especialmente os referentes a matrículas, que são calculados os repasses financeiros do governo federal para escolas públicas, municípios e estados por meio do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e outros programas do Ministério da Educação. Os secretários de Educação também podem ter acesso ao relatório de todas a escola de sua rede por meio do Educacenso.
Edição: Graça Adjuto
Fonte: Agência Brasil

DIRETO DO MEC - AÇÕES ARTICULADAS

Planejamento é condição para receber recursos da educação

Segunda-feira, 04 de abril de 2011 - 17:43
Municípios e estados já podem planejar suas ações na educação para os próximos quatro anos. O Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (Simec) foi aberto nesta semana para que os gestores informem os dados das suas redes municipais ou estaduais de educação e avaliem o Plano de Ações Articuladas (PAR) ainda em vigor. Em seguida, será elaborado um novo PAR, a vigorar de 2011 a 2014.

O Plano de Ações Articuladas é um importante instrumento de gestão educacional. Ele é dividido em quatro dimensões: gestão educacional; formação de professores e de profissionais de apoio escolar; práticas pedagógicas; infraestrutura física e recursos pedagógicos.

Não existe prazo limite para estados e municípios fazerem o diagnóstico e elaborarem o PAR. “Mas é importante que tenham consciência de que todas as transferências de recursos de convênios do FNDE e do MEC e a assistência técnica a municípios, estados e Distrito Federal estão vinculadas à elaboração do PAR”, pondera Renilda Peres de Lima, diretora de assistência a programa especiais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

“Neste primeiro momento, será a hora de refletir, fazer uma auto-avaliação sobre os resultados alcançados no PAR 2008-2011 e, a partir da atual realidade, fazer um bom planejamento das ações educacionais para os próximos anos”, explica a diretora.

O plano de cada estado e município aponta as prioridades a serem atacadas para que a educação melhore e alcance ou ultrapasse as metas do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) estipulado pelo Ministério da Educação.

Para orientar os gestores, o FNDE enviou aos estados e municípios uma cartilha com orientações sobre o preenchimento do Simec. As informações serão a base para o diagnóstico da situação atual e a elaboração do novo PAR. Além disso, o FNDE vai promover uma webconferência, no próximo dia 15 de abril, para dirimir dúvidas sobre a elaboração do novo planejamento.

Agenda: Encontro em ciências da natureza


Terça-feira, 05 de abril de 2011 - 10:15
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro promoverá, em 13 e 14 de maio, no campus de Nilópolis, o Encontro Fluminense de Licenciaturas em Ciências da Natureza e Matemática, com o tema Os Desafios da Formação Docente em Ciências e Matemática. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas até o dia 17 próximo para quem for submeter trabalhos; para o público em geral, até 11 de maio. A programação completa e mais informações estão na página eletrônica do instituto.

Mestrado profissional em perícias criminais ambientais

O programa de pós-graduação em ecologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está com inscrições abertas para o curso de mestrado profissional em perícias criminais ambientais. São 15 vagas para peritos criminais federais da Polícia Federal e cinco para peritos ambientais do Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina. As inscrições devem ser feitas até o dia 26 próximo na página eletrônica da UFSC. Mais informações pelo telefone (48) 3721-9884.

O que é o Autismo? | Inclusão | Nova Escola

O que é o Autismo? | Inclusão | Nova Escola

Olimpíada brasileira de matemática recebe inscrições em abril


Da Redação*
Em São Paulo
Professores e alunos interessados em participar da 33ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) têm até o dia 30 de abril para se inscrever. A competição, que é realizada desde 1979, é dirigida a estudantes de instituições públicas e particulares, do sexto ao nono ano do ensino fundamental, ensino médio e graduação.
A competição é um projeto conjunto da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat).
As escolas interessadas em participar devem se cadastrar na página do projeto. Instituições de ensino públicas e particulares competem em quatro níveis: o primeiro é voltado a alunos do sexto e sétimo anos do fundamental; o segundo, para oitavo e nono anos; o terceiro, para o ensino médio; e o nível universitário, para estudantes de graduação.
Etapas
Para a primeira fase, que será realizada em 18 de junho, o professor responsável de cada escola receberá a prova enviada diretamente da Secretaria da OBM. As provas devem ser aplicadas pelos colégios participantes no sábado, às 14h (horário de Brasília). A segunda fase está marcada para 3 de setembro e a terceira e última fase para os dias 15 e 16 de outubro.
Os resultados serão divulgados em dezembro e os vencedores serão convidados a participar da 15ª Semana Olímpica, evento a ser realizado em janeiro de 2012. Além das medalhas e prêmios, os vencedores participam do processo de seleção para formar as equipes que representam o Brasil nas diversas olimpíadas internacionais de Matemática.
Outras informações podem ser obtidas em http://www.obm.org.br/opencms/.
*Com informações do MEC (Ministério da Educação)

MÁSCARAS DE COELHINHO

MÁSCARAS DE COELHINHO: "




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ATIVIDADES PARA A PÁSCOA!

ATIVIDADES PARA A PÁSCOA!: "
























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Ambiente Alfabetizador Parte 2.

Ambiente Alfabetizador Parte 2.: "

Criando um Ambiente Alfabetizador
Parte II




Quantos somos?


Este momento é uma oportunidade real e significativa para que a relação número (quantidade) e numeral (signo) sejam exploradas pelas crianças, além de explorar a contagem mecânica, classificação, inclusão de classe, seriação numérica, conceitos de adição (agrupar) e subtração (exclusão de alunos faltosos).

Para que estes objetivos sejam explorados, crie um ambiente em que possibilite:







- a contagem mecânica dos colegas;

- a representação da contagem feita com palitos (individual);

- a representação individual da contagem feita, utilizando o registro com algarismos;

- exploração da ordem e inclusão hierárquica das quantidades manipuladas;

- a exploração das partes que compõem a totalidade do grupo de crianças: meninos e meninas;

- a exploração e a identificação da totalidade de crianças no grupo;

- a exploração e a comparação de quantidades (maior, menor e mesma quantidade, a mais, a menos): meninos/crianças, meninas/crianças;

- a exploração de quantidade, observando alunos presentes e faltosos;

- a exploração de conceitos de adição e subtração das quantidades operadas

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Ambiente Alfabetizador Parte 3

Ambiente Alfabetizador Parte 3: "

Criando um Ambiente Alfabetizador
Parte III


Tempo
Este é o momento de observação das características climáticas, que podem, no decorrer do dia, sofrer alterações. Por isso, devem ser exploradas e observadas no decorrer do dia, fazendo antecipações e previsões do que irá acontecer, como também as conseqüências deste para o dia-a-dia do homem. É importante que seja observado se o tempo está ensolarado, chuvoso e/ou nublado.



O professor pode registrar estas informações no calendário mensal exposto na sala e, em conjunto com a turma, criar uma legenda. Os alunos, registram estas informações em seu calendário individual, diariamente, com as cores referidas ao tempo.
No final da semana e no final de cada mês, questionar:


- Quantos dias estavam ensolarados/chuvosos/nublados tivemos na semana e/ou no mês?

- Se o mês X teve mais chuvas/sol, como ficou nosso clima?

- O que isto influenciou na nossa maneira de agir?




Todos os 3 textos sobre ambiente alfabetizador vieram do Blog:
http://tatiana-alfabetizacao.blogspot.com/search/label/Ambiente%20alfabetizador

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