quarta-feira, 30 de março de 2011

Equipe médica sai do posto e vai para a comunidade


Graciela em 17-03-2011
Tendo como base o Programa de HiperDia, o posto de Saúde da Família Sylvio Frederico Brauner realizou uma ação externa nos dias 14 e 21 de janeiro para busca ativa de cadastrados e divulgação da oferta dos serviços oferecidos pelo posto.
De acordo com o gerente do posto, Reilson Binato, muitos cadastrados que não procuravam a unidade saúde compareceram ao evento e se mostraram satisfeitos, agendando o seu retorno à unidade. “Tal receio foi sanado e a satisfação do atendimento fez com que os que foram atendidos multiplicassem as informações e o fato gerou um atendimento acima do esperado”, explicou.
No decorrer dos dois dias, foram atendidos cerca de 210 cadastrados, com aferição de dados antropométricos (peso, comprimento e estatura); orientação de fisioterapia; verificação de pressão arterial, glicemia capilar e nutricional; e atividades de sala de espera e acolhimento, com marcação de retorno para unidade.
Durante a atividade, foi realizada uma pesquisa de satisfação a respeito da atuação do posto na localidade. Dentre os vários pontos abordados pelos moradores, as maiores problemáticas foram: o atendimento médico em tempo hábil que, por só contar com dois médicos, fica comprometido e a preferência dos moradores pela consulta médica ao invés de consulta de enfermagem.

15 mitos da Educação | Formação | Nova Escola

15 mitos da Educação | Formação | Nova Escola

DERRUBANDO MITOS 1

DERRUBANDO MITOS 1: " Matéria de capa da revista Nova Escola de março trata de 15 mitos da educação brasileira que 'jogam contra o ensino'. Alguns deles merecem uma análise mais detida, por conta do impacto negativo que têm sobre o desempenho dos estudantes, principalmente os da rede pública. São ideias sem comprovação em estudos, que servem para justificar práticas equivocadas e que revelam a contaminação ideológica do debate sobre educação no país.

O mito nº 2 apontado pela revista, e que felizmente começa a ser discutido, é o que diz que 'a função mais importante da escola é formar cidadãos'. Essa é uma das ideias mais estúpidas que circulam nos meios educacionais brasileiros e também uma das mais danosas.

Para começar, estudantes são cidadãos por direito. E não se trata de uma questão semântica. O problema é a visão ideológica, dita de esquerda, segundo a qual alguém mais esclarecido precisa conduzir o chamado povo à cidania.

Alguém perguntou às famílias dos alunos se elas acham mais importante a discussão de conceitos subjetivos de cidadania do que o ensino de língua portuguesa e matemática? Será que professores e gestores aceitam que seus filhos estudem numa escola que deixa de lado os conteúdos em nome do que é extracurricular? Provalvelmente, não.

Além disso, há que se ter em mente, o tempo todo, o que diz António Nóvoa, reitor da Universidade de Lisboa, citado na matéria: 'As aprendizagens escolares são condição fundamental da cidadania. Ninguém é cidadão, de corpo inteiro, se não conhecer a língua e a história, a matemática e as ciências, a filosofia e as artes'.

Os resultados desse engano em escala nacional estão na Prova Brasil e no desempenho dos alunos brasileiros no Pisa (programa internacional de avaliação): estudantes que chegam ao final do ensino médio sem domimar essencial dos números. Vão à escola para adquirir conhecimentos que lhes permitirão, entre outras coisas, participar do mercado de trabalho e são enganados.

Também é mito que 'cabe à escola apenas ensinar conteúdos'. Essa é uma visão antiga e limitada. A escola tem seu papel na assimilação das regras de convívio social, por exemplo. É possível fazer isso sem abandonar os conteúdos essenciais. Basta competência e vontade.
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MEC amplia benefícios para estimular professor de escola pública a fazer curso superior

MEC amplia benefícios para estimular professor de escola pública a fazer curso superior: "

Cerca de 381 mil professores da educação básica – 16% dos que atuam em sala de aula – estão matriculados em cursos superiores, seja para conseguir o primeiro diploma ou complementar a formação. O Ministério da Educação (MEC) quer incrementar esse número e decidiu ampliar benefícios do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para profissionais que já atuam na rede pública.

Desde o ano passado, o programa permite a estudantes de cursos de licenciatura pagar o financiamento atuando em escolas da rede pública após a formatura. Cada mês trabalhado em regime de 20 horas semanais abate 1% da dívida – o que permite quitar o valor em oito anos e quatro meses sem custo financeiro.

A partir de uma portaria publicada no Diário Oficial da União, a medida será estendida a professores que já atuam na rede pública e querem cursar alguma licenciatura. Para aqueles que já estão na carreira, o tempo em que estiver fazendo o novo curso e trabalhando em escola pública passa a contar para o abatimento da dívida.

Levantamento feito pelo MEC em 2009 identificou que 600 mil professores que atuavam na educação básica não tinham a formação mínima adequada – ou não tinham diploma em nível superior ou eram formados em outra áreas que não as licenciaturas.

O cruzamento feito entre os dados dos censos da Educação Básica e Superior, que identificou 381 mil professores em busca do diploma, mostra que a maioria – 192 mil – está matriculada em cursos de pedagogia. Em seguida aparecem as licenciaturas em letras (44 mil), matemática (19 mil), história (14 mil), biologia (14 mil) e geografia (10 mil). Do total, 67% estão em instituições privadas.

De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, não é possível indicar se esses profissionais estão em busca de uma primeira ou de uma nova graduação. O MEC pretende depurar os dados para conhecer melhor esse público. “Mas os números nos surpreenderam positivamente. Nos dois casos [de o professor ter ou não nível superior], a busca pela formação é positiva”, disse.

Há ainda docentes matriculados em cursos que não são diretamente relacionados à prática pedagógica como direito (8 mil), administração (5 mil) e engenharia (3 mil).

Fonte: Agência Brasil

Publicado no blog http://educacaofisinctec.blogspot.com
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Inep cria prova para detectar nível de alfabetização no início do Ensino Fundamental

PORTAL UNIVERSIDADE
30/ Março 2011
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) em parceria com a Fundação Cesgranrio criaram uma prova para medir os níveis de alfabetização no início do ensino fundamental. A avaliação é uma iniciativa do Movimento Todos Pela Educação e do Instituto Paulo Montenegro, que viu a necessidade de se aplicar uma prova para alunos mais novos – as provas existentes avaliam os alunos a partir do 5º ano – para que as políticas públicas funcionem mais rapidamente.
A avaliação denominada ABC acontece nesta semana. 6 mil alunos de 262 turmas de todas as redes de ensino participarão da prova. Os resultados estão previstos para segunda semana do mês de junho. A diretora executiva do Movimento Todos Pela Educação afirma que a “Avaliação não é para punir ninguém, mas um instrumento para garantir a qualidade”.
Dados do IBGE 2008 demonstraram que 1,3 milhão de crianças e adolescentes brasileiros de 8 a 14 anos não sabem ler nem escrever. 84,5% destes, estão regularmente matriculados e frequentam escolas.

Atividades Dengue

Atividades Dengue: "












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Mini Album da Dengue - Sintomas

Mini Album da Dengue - Sintomas: "

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Dúvidas dos leitores

Dúvidas dos leitores: "

1ª) O ÓCULOS ou OS ÓCULOS?


O certo é: OS ÓCULOS.

Os meus óculos escuros caíram no chão.

Existem muitas palavras que devemos usar na forma plural: os óculos, as núpcias, os parabéns, os pêsames, as férias (= descanso), as reticências…


2ª) SÃO ou SANTO?


Por que SÃO PAULO, mas SANTO AGOSTINHO?

Depende da letra que começa o nome do santo.

Se for vogal, usamos SANTO: Santo Agostinho, Santo Inácio, Santo André.

Se for consoante, usamos SÃO: São Paulo, São José, São Bento, São Caetano, São Vicente.

Há exceções: Santo Domingo, Santo Toríbio, Santo Tomás de Aquino…


3ª) VOSSA MAJESTADE ou SUA MAJESTADE?


Devemos usar VOSSA MAJESTADE quando falamos diretamente com o rei.

Se falarmos a respeito do rei, devemos usar SUA MAJESTADE.

A mesma regra se aplica a VOSSA EXCELÊNCIA e SUA EXCELÊNCIA, a VOSSA SENHORIA e SUA SENHORIA…

Observe o esquema:

a) VOSSA MAJESTADE, VOSSA EXCELÊNCIA, VOSSA SENHORIA, VOSSA SANTIDADE – devem ser usados quando nos dirigimos diretamente à pessoa.

b) SUA MAJESTADE, SUA EXCELÊNCIA, SUA SENHORIA, SUA SANTIDADE – devem ser usados quando nos referimos à pessoa.

Exemplos:

Se escrevermos uma carta para o governador, devemos chamá-lo de VOSSA EXCELÊNCIA;

A frase “falamos sobre SUA EXCELÊNCIA ontem na reunião” significa que não estamos falando com o governador, e sim a respeito dele.

Se o repórter fosse entrevistar o papa, deveria usar VOSSA SANTIDADE. Na matéria a respeito da visita do papa, deveria escrever: “SUA SANTIDADE esteve no Brasil em 1997”.


4ª) MAJESTADE ou ALTEZA?


MAJESTADE pode ser tanto o rei quanto a rainha. ALTEZA é o tratamento para príncipes ou princesas.

Não devemos chamar a rainha de ALTEZA.


5ª) Qual é a forma correta?


a) “A doença foi totalmente ou parcialmente erradicada”?

b) “O preço do produto é alto ou caro”?

c) “A chuva é intermitente ou ininterrupta”?


Respostas:


a) Nenhuma das duas.

ERRADICAR significa “tirar totalmente”. Portanto, “TOTALMENTE erradicada” é redundante, e “PARCIALMENTE erradicada” é impossível.

Basta dizer que “A doença foi ERRADICADA”.


b) O certo é: “O preço do produto é ALTO”.

O preço é ALTO ou BAIXO; o produto é CARO ou BARATO.

Observe outros exemplos:

“O valor das ações está ALTO”, mas “Os imóveis estão CAROS”.


c) Depende da chuva.

Chuva INTERMITENTE é aquela que vai e volta;

Chuva ININTERRUPTA é a que não para.

INTERMITENTE significa “não contínuo, que apresenta interrupções”;

ININTERRUPTO significa “contínuo, que não apresenta interrupções.”


6ª) Lendário ou legendário?


Segundo nossos dicionários, LENDÁRIO e LEGENDÁRIO podem

ser usados como sinônimos. Observe as diferenças e semelhanças:

a) LENDÁRIO é derivado de LENDA (narrativa em que fatos

históricos são deformados pela imaginação popular ou pela invenção poética);

b) LEGENDÁRIO é relativo à LEGENDA (inscrição, dístico, letreiro,

vida dos santos, lenda).

Prefiro: “O LENDÁRIO fulano de tal…”.

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PÁSCOA

PÁSCOA: "

Passo a passo do coelho no copo.


Material:
- Eva na cor que desejar;
- Copo descartável na cor que desejar;
- Palito de churrasco;
- Caneta preta permanente;
- Cola quente;
- Maquiagem para fazer bochechas do coelho;
- Olhinhos de papel.

Risque o coelho no EVA pelo molde com o palito de churrasco.
Recorte com uma tesoura boa.

Cole os olhinhos e faça o desenho da carinha,
orelhas e patinhas com a caneta permanente e a maquiagem.

- Cole primeiro a base do copo.
Passe cola no coelho, pois se passar no
copo ele derrete com a cola quente e pode furar.
- Depois coloque cola nas mãozinhas e cole
no copo como se o coelho estivesse abraçando o copinho.
- Cole os botões feitos em EVA no copinho.
- Está pronto o coelhinho.
Agora você pode usar a sua criatividade enfeitar o coelhinho.





Gif de coelho Gif de coelho
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Blog Amar e Educar - Criatividade

Criatividade: "
Arte com os pés

Que ideia legal, com certeza as crianças vão adorar.








Técnica de artes com papel rasgado

Bom para eles usarem a criatividade, com certeza sairá coisas lindas. Importante o professor não criticar aqueles que por ventura não conseguir.






Ideias variadas





com círculos


rolinhos de papel higienico











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Divulgue essa Campanha você também!!

Divulgue essa Campanha você também!!: "
Não foi à toa que a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou todo 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (World Autism Awareness Day), desde 2008. Este é o quarto ano do evento mundial, que pede mais atenção ao transtorno do espectro autista (nome oficial do autismo), que é mais comum em crianças que AIDS, câncer e diabetes juntos.
No Brasil -- além do cartaz (abaixo) e do vídeo da campanha --, a data será lembrada com a iluminação em azul (cor definida para o autismo) de vários prédios e monumentos importantes, entre eles, o Cristo Redentor (no Rio de Janeiro) -- que acabou de inaugurar uma moderna iluminação de LED -- com celebração presidida pelo bisco dom Augusto (às 18h30 do dia 1), a Ponte Estaiada, o Monumento às Bandeiras e o Viaduto do Chá (todos em São Paulo) e o prédio do Senado, em Brasília (outras ações podem ser vistas emhttp://RevistaAutismo.com.br/DiaMundial). No restante do mundo, outros importantes pontos acenderão sua “luz azul”, como no ano passado o prédio Empire State, em Nova York (Estados Unidos) e a CN Tower, em Toronto, (Canadá) -- veja neste vídeo.
Visite o site: http://revistaautismo.com.br/ e saiba mais sobre esta campanha tão importante e se possível divulgue em seu blog, e no dia 02 de abril vista uma camisa azul e faça parte dessa causa tão nobre você também!



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