O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), divulgou no Diário Oficial de hoje, dia 29, a relação dos pré-candidatos a conselheiros tutelares do município que estão aptos a realizarem a prova de aferimento de conhecimentos, nos termos do edital publicado pela Secretaria Municipal de Administração (SMA).
terça-feira, 29 de março de 2011
Assistência Social divulga lista de pré-candidatos as vagas de conselheiro tutelar
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), divulgou no Diário Oficial de hoje, dia 29, a relação dos pré-candidatos a conselheiros tutelares do município que estão aptos a realizarem a prova de aferimento de conhecimentos, nos termos do edital publicado pela Secretaria Municipal de Administração (SMA).
Alunos participam de aula ministrada por cineasta francês
Oportunidades para diversas áreas
Março
Inscrições até 31 [...]"
TODOS OS SENTIDOS
Pensando, debatendo e propondo ações
Fonte: Folha
Nós, da Casa da Arte de Educar, queremos fazer parte desta turma que pensa, debate e propõe ações para a construção de um mundo mais justo. Vamos contribuir com posts que vão contar um pouco sobre a nossa experiência em pensar e fazer educação.
Nesta primeira visita, a gente vai apresentar a vocês a Casa da Arte de Educar, que hoje funciona em duas unidades, na Mangueira e no Morro dos Macacos, ambas favelas cariocas.
A Casa nasceu, em 1999, do encontro de educadores populares, moradores do morro da Mangueira, que procuravam soluções para a comunidade, com um grupo de educadores oriundos de uma educação formal de universidades.
Desde então, a Casa é dirigida e coordenada por moradores, com a contribuição das pessoas que não são locais, como eu. Nós entendemos que não é só a comunidade em si que resolve seus problemas, nem somos nós de fora que vamos trazer as soluções prontas.
A solução nasce da pesquisa e da prática dessas diferentes experiências que juntas se fortalecem. Hoje, os profissionais com origem comunitária, que trabalham na Casa, estão formados e com pós-graduação em educação.
Por outro lado, nós que viemos das universidades estamos aprendendo com a prática cotidiana, com a construção dos saberes, com o exercício de entender a educação e a cultura como dois lados de uma mesma moeda.
Entendemos que as diferenças são fundamentais e complementares para a formulação de uma didática intercultural capaz de transformar as diferenças em vantagens pedagógicas. E para construção dessa outra didática, partimos do entendimento de que todo professor é também um pesquisador. Por isso, nossas ações são também reflexões.
O trabalho da Casa da Arte de Educar se organiza em duas frentes: 1) Ações Pedagógicas, por meio da realização de oficinas com diversas práticas educativas; e 2) Pesquisas Pedagógicas que aprimoram a formação dos educadores, com o objetivo de aperfeiçoar e monitorar a Mandala dos Saberes (metodologia desenvolvida pela equipe da Casa).
Nesse contexto, a gente realiza educação integral, com crianças e jovens, além da educação de jovens e adultos, geralmente desenvolvida com familiares das crianças que frequentam a Casa.
Nós estamos estruturados em cinco núcleos:
Pesquisas Artísticas, onde não fazemos questão de gerar artistas ou produto cultural, mas sim trabalhar a arte a partir da linguagem comunitária.
Núcleo da Memória, onde trabalhamos imagens, fotografias, vídeos, construção de texto, para a identificação e resgate das histórias da comunidade.
Diálogos com a Escola, com o objetivo de enfrentar os desafios acadêmicos a partir de nossas experiências comunitárias e de repensar o currículo de forma mais ampla.
Cidade, que nasce da perspectiva de que a gente não aprende só na sala de aula e de que a cidade é em si uma experiência educadora. A gente utiliza a cidade como um livro, com muitas histórias e muitos saberes.
E ainda as Tecnologias Populares, que buscam aproximar o jovem do interesse pela ciência, entendendo que a favela é um espaço maravilhoso de invenção, porque é uma forma de vida com muitos problemas que precisam de soluções.
É por ter uma necessidade que o homem desenvolve alguma tecnologia. A ciência nasce daí. A gente relaciona o conhecimento local com a física, a mecânica etc.
Essa experiência tem sido muito significativa para os moradores da Mangueira e dos Macacos. Nos últimos três anos, nós participamos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, apresentando vários “professores-Pardais”. Cada invenção traz em si uma possibilidade de diálogo com a ciência.
Nosso objetivo com o trabalho da Casa da Arte de Educar é a redução do quadro de desigualdade na educação brasileira e acreditamos que isso só é possível por meio do desenvolvimento de uma metodologia capaz de aliar, de forma sistematizada, a cultura local ao currículo escolar.
Por isso criamos a Mandala dos Saberes, tecnologia social voltada para a educação integral e capaz de colaborar para o diálogo entre escolas e comunidades, valorizando a integração entre os saberes locais e os saberes acadêmicos.
A metodologia foi selecionada pelo MEC para servir à educação integral do Programa Mais Educação e está sendo disseminada para 10.042 escolas em todo o Brasil.
A gente trabalha há quase 12 anos e por aqui já passaram mais de 5.000 crianças, beneficiadas diretamente. E não vamos parar. O que a gente quer é avançar na questão didática e pedagógica, para garantir que nossas crianças gostem de aprender, e nós, professores, também tenhamos prazer em trocar e construir conhecimento.
Já dizia Paulo Freire: "Ninguém educa ninguém, ninguém se educa sozinho, os homens se educam em comunhão”.
Vídeo Institucional do Todos Pela Educação – Em busca de um ensino melhor
março 29, 2011 04:31 pm
O Todos Pela Educação lança hoje, 29 de março, seu novo vídeo institucional que, por meio de histórias reais de crianças e jovens, aborda a qualidade da Educação no País. Os dados apresentados no filme foram retirados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa).O filme apresenta a história da Kethelin, do Matheus e de muitos outros jovens que encaram a realidade da Educação brasileira. “O ensino vem melhorando, só que é muito pouco. Aí fica bem complicado mesmo, mas tem que batalhar”, diz Matheus.
Semana de Nutrição e Saúde
As rotas da violência
Atividades turma da Mônica pra Baixar - Dengue
Atividades para baixar: Turma da Monica contra a Dengue
São cruzadas, sequências de histórias e mais.
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Atividades Alfabetização e letramento - Alexandra
Bom, quem frequenta o blog sabe que ano passado postei muitas atividades de alfabetização e leitura da Alexandra, as atividades dela são riquíssimas.
São bem interativas e sempre teve o maior carinho ao desenvolvê-las.
A maioria de suas atividades estão focadas na alfabetização e dificuldades de leitura, estou colocando link para vocês baixarem toooooodas as atividades que a Professora Alexandra me enviou.
São mais de 40 atividades para trabalhar diversas dificuldades ortográficas.
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Livro para baixar - A lingua da Eulália
- Nossa tradição educacional sempre negou a existência de uma pluralidade de normas lingüísticas dentro do universo da Língua portuguesa; a própria escola não reconhece que a norma padrão culta é apenas uma das muitas variedades possíveis no uso do Português e rejeita de forma intolerante qualquer manifestação lingüística diferente, tratando muitas vezes os alunos como 'deficientes lingüísticos'. Marcos BAGNO argumenta que falar diferente não é falar errado e o que pode parecer erro no Português não-padrão tem uma explicação lógica, científica (lingüística, histórica, sociológica, psicológica). Para explicar essa problemática, o autor reúne então n?A Língua DE Eulália as universitárias Vera, Sílvia e a esperta Emília, que vão passar as férias na chácara da professora Irene. Sempre muito dedicada, Irene se reúne todos os dias com as três professoras do curso primário, transformando suas férias numa espécie de atualização pedagógica, em que as 'alunas' reciclam seus conhecimentos lingüísticos. Mais do que isso, Irene acaba criando um apoio para que as 'meninas' passem a encarar de uma nova maneira as variedades não-padrão da Língua portuguesa. A novela flui em diálogos deliciosamente informativos. A Língua DE Eulália trata a sociolingüística como ela deve ser tratada: com seriedade, mas sem sisudez.
PROJETO NO AR: TODOS PELA EDUCAÇÃO – PARTICIPAÇÃO DE TODOS
Disque Português
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Dica da Semana: Filhos - da gravidez aos 2 anos de idade
Para os papais e mamães que estão procurando por um bom livro, aí vai uma dica muito legal!
O livro 'Filhos - da gravidez aos 2 anos de idade' é escrito pela Sociedade Brasileira de Pediatria, organizado por Dr. Dioclécio Campos Júnior e Dr. Fabio Ancona Lopez. Editado pela Manole, tem 376 páginas.
Ilustrado delicadamente pela premiada artista plástica Suppa, este livro oferece todas as orientações que os pais precisam saber para cuidar bem de seus filhos, de acordo com as mais atualizadas diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Dicas e conselhos são oferecidos de maneira lúdica e dinâmica. Todo o livro é colorido e ilustrado, facilitando a leitura e a consulta. O volume é um guia prático que aborda desde a gravidez até os 2 anos de idade da criança.
Onde encontrar
Você pode comprá-lo direto da editora ou procurá-lo por aí na internet.
Só um detalhe: para quem comprou a primeira edição, segue o link da errata.
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Entendendo a tal da "virose"
Diarréia é um termo médico usado para designar aumento no número de evacuações ou alteração da consistência das fezes.
Ocorre frequentemente devido a infecções gastrointestinais por parasitas, vírus ou bactérias, embora também possa ser causada por outras doenças ou alterações na dieta.
Os germes responsáveis pela diarréia dependem da área geográfica em que a pessoa vive, do nível de saneamento, do desenvolvimento econômico e dos padrões de higiene. Por exemplo, países que têm falta de saneamento ou que utilizam dejetos humanos como adubo tendem a ter surtos de diarréia quando bactérias ou parasitas intestinais contaminam lavouras ou água potável.
Em países desenvolvidos, os surtos de diarréia são mais frequentemente causados pelo que chamamos de intoxicação alimentar. A intoxicação alimentar ocorre quando toxinas são produzidas por bactérias em alimentos que não são manuseados, armazenados ou cozidos adequadamente.
Virose intestinal
Os vírus que causam diarréia, também conhecida como gastroenterite viral, podem se espalhar rapidamente, pois são altamente infecciosos. Felizmente, a diarréia geralmente desaparece sozinha em poucos dias. Para adolescentes e adultos saudáveis, gastroenterite viral é um transtorno comum, mas menor. Mas para as crianças pequenas e pessoas com doenças crônicas, pode levar à desidratação, que requer atenção médica.
Através da história clínica e do exame físico, o pediatra pode conseguir detectar se a diarréia está sendo causada por vírus, bactéria ou parasitas intestinais. Em alguns casos pode ser necessária a realização de alguns exames complementares (sangue, urina, fezes e radiológicos) ou uso de antibióticos.
Aprenda a fazer soro caseiro: o líquido que salva vidas.
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Esporte na adolescência
por Dr. Paulo César Pinho Ribeiro
Praticar atividade física é algo que deve ser sempre estimulado, independente da faixa etária. Na adolescência este hábito é ainda mais importante, pois faz bem para o corpo e para a alma.
As vantagens do esporte para o adolescente incluem: combate a ociosidade, reforça sua auto-estima, cria maior resistência ao aparecimento de doenças, controla o peso, previne os riscos, ajuda na busca de objetivos e estimula o contato com outras pessoas criando sentimento de equipe e solidariedade entre os participantes.
No Brasil, os jovens praticam muito esporte?
Em nosso país, a população adolescente que pratica esportes ainda é pequena.
Quais os “mitos” com relação às práticas esportivas?
Mitos são crenças em que as pessoas acreditam e que não correspondem a verdades. Por exemplo, acreditar que o esporte promove crescimento físico, que atrasa ou interfere na primeira menstruação, que prejudica o rendimento escolar, que não deve ser praticado por adolescentes com doenças crônicas (diabetes, epilepsia, asma) são mitos que as pessoas acreditam e que temos que desmenti-los. Muitos também acreditam que o esporte é atividade sem riscos, fato este que deve ser esclarecido. As atividades esportivas podem ter riscos.
Qual o “mito” novo que temos em relação ao esporte?
Que as práticas esportivas de musculação quando associadas com medicamentos vão ocasionar um melhor rendimento, desempenho, destreza e agilidade para aqueles que consomem tais substâncias.
Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria, Departamento de Adolescência
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