sábado, 5 de março de 2011

GLAUBER ROCHA - PSE - Avaliando a visão de nossos alunos

PROJETO VISÃO DO FUTURO

PSE - Avaliando a visão de nossos alunos

GLAUBER ROCHA E A ABERTURA DA SÉRIE CARNAVAL - CURTA PORQUE SÃO TODOS LINDOS!!

Bailinho de Carnaval 2011

Brincando de...
Baianinha, tigresa, pirata
Fadinha, bruxinha, odalisca, coelhinha, grande torcedor!
UM SUCESSO!
Até as "tias" entraram na brincadeira...
Nossa mãe representante do CEC fez a alegria das crianças!
Olha que fofuras!

Língua Portuguesa | Por que meu aluno precisa ler? - Ao longo da história, a leitura vem se firmando como demasiadamente respeitável no papel político e social. Discutir o método de trabalho da leitura é algo que nunca entra em desuso, pois se leva em consideração a constante mudança da sociedade

Língua Portuguesa | Por que meu aluno precisa ler? - Ao longo da história, a leitura vem se firmando como demasiadamente respeitável no papel político e social. Discutir o método de trabalho da leitura é algo que nunca entra em desuso, pois se leva em consideração a constante mudança da sociedade

Língua Portuguesa | Língua: código, expressão ou interação? - Se o dilema "espelhamento ou construção" na relação entre linguagem e realidade social estimulou debates por décadas, o que dizer da relação entre a visão de mundo do professor e o ensino?

Língua Portuguesa | Língua: código, expressão ou interação? - Se o dilema "espelhamento ou construção" na relação entre linguagem e realidade social estimulou debates por décadas, o que dizer da relação entre a visão de mundo do professor e o ensino?

DEMAIS!!!!Língua Portuguesa | A ortografia e a gramática Porque a ortografia faz, sim, toda a diferença.

Língua Portuguesa | A ortografia e a gramática Porque a ortografia faz, sim, toda a diferença.

As dez dúvidas que surgem com freqüencia sobre sequencia de histórias

As dez dúvidas que surgem com freqüencia sobre sequencia de histórias: "
Bete Godoy

Partilho alguns apontamentos em forma de perguntas com o objetivo de esclarecer possíveis dúvidas. Perguntas que estavam implicítas nas falas ou nos planos elaborados pelos professores no trabalho com sequencias de histórias/leituras.

1-Qual a importância dos clássicos no trabalho com seqüência de histórias?
Dependendo do que o professor quer ensinar para as crianças decide qual seqüência irá realizar. Se ele quer que as crianças conheçam os clássicos por serem da escrita universal, com estilo lingüístico próprio e uma fonte eterna de imaginação escolhe os clássicos, se ele quer que as crianças conheçam as versões a partir de uma história original planejará leituras de diferentes versões, se quer que eles conheçam histórias de um determinado autor e assim por diante.
Na educação infantil o nosso maior objetivo é que as crianças gostem de participar da leitura de histórias e se interessem por elas, se aproximem da língua escrita e desenvolvam comportamentos leitores. Realizamos seqüências de histórias, por que é uma forma de envolver as crianças em várias aprendizagens e vivências de maneira mais significativas.

Nota: Ler os clássicos é importante, pois aproxima as crianças de legado cultural da humanidade, dá a oportunidade a elas de conhecer e participar da cultura da qual fazem partem. Isso não quer dizer que os contos modernos não sejam interessantes.

2-Posso realizar uma seqüência de leitura e a partir dela realizar atividades?
Sim. Porém, não demos nos esquecer que a leitura por si só, é um Fim, mas também poder ser um meio provocativo para diversas vivências e aprendizagens.
Devemos tomar o cuidado em atrelar a leitura sempre a uma atividade ainda mais se ela for apenas um mero passatempo, com poucos desafios e aprendizagens as crianças, isso acaba gerando um comportamento de repulsa e não de prazer e curiosidade.
Podemos planejar uma seqüência só de leitura de histórias e não realizar atividades, isso vai depender do objetivo do professor ao propor esse trabalho.

Nota: Atenção especial as atividades em que atribuímos como sendo voltadas as experiências artísticas que na sua maioria são apenas reproduções ou com finalidade decorativa ou para exposição.

A leitura pode ser um dos caminhos para aprendizagens interessantes que por meio de aproximações sucessivas de contextos bem planejados as crianças vão se apropriando de novos conhecimentos e ampliando seus saberes.
Um plano bem elaborado e o professor mediando às realizações infantis com desafios possíveis e estimuladores contribuirão para várias aprendizagens.

3-Quais os cuidados para a realização de um trabalho com seqüência?
• Saber selecionar bons textos.
• Fazer a leitura antecipada das histórias (e ler com fluência para as crianças).
• Garantir os 4 eixos da educação infantil: interações (criança x criança; criança x adulto e criança x objeto), materiais, tempo e espaço.
• Decidir qual será a modalidade organizativa: sequência didática ou projeto.
Planejar ( antes do fazer-elaborar o plano):

4-O que deve compor um plano?
Sugestão:
Nome da escola:
Professor responsável:
Faixa etária e estágio:
Será uma Sequência didática ou Projeto? (Decisão do professor)
TÍTULO: (Ex: três porquinhos e suas versões,histórias de bruxa, histórias da Ruth Rocha e etc)
Objetivos:
Etapas: (seqüência de atividades)
• Como espaço, tempo, interações e materiais se apresentam nas atividades planejadas.
Como o momento da leitura está organizado?
Nota: Se for objetivo do professor planejar sequencias de atividades a partir das leituras da histórias então, há de se tomar o cuidado para que seja algo significativo para vivências e aprendizagens das crianças.
O que as crianças podem aprender:
Tempo de realização/duração:
Produto compartilhado com as crianças (se for projeto):
Bibliografia:
• Quais títulos serão utilizados. O critério não é a quantidade, mas a qualidade do texto. Quanto a escolha de outros portadores e gêneros de texto devem seguir o mesmo critério.
Avaliação: ( formas de registro do trabalho) para análise.

5-Qual a importância do registro?
Ele é um instrumento importante para reflexão, avaliação e redimensionamento das ações.
È necessário decidir quais observáveis usaremos: foto, filmagem, gravação ou o registro escrito. O material produzido será de grande contribuição nos momentos de formação ( coordenador pedagógico e professores) para partilhar saberes, refletir sobre a prática avançando os conhecimentos teóricos e metodológicos ( Ação x Reflexão e Ação).
As atividades/as produções infantis também são importantes como instrumento de avaliação. Principalmente se no plano foi pontuado o que as crianças poderão aprender com tais atividades planejadas.

6-Devemos utilizar histórias com o pretexto de trabalhar conteúdos?
Quando planejamos uma seqüência mesmo que seja ela só de leitura sem atividades, vários conteúdos estão implícítos. Sejam eles, atitudinais (no desenvolvimento do comportamento de leitor), conceituais ( uma idéia pode ser registrada através da escrita e depois lida, compreensão de outros conceitos qaundo amplia o vocabulário e etc) ou procedimentais (como ler, como contar, manusear um livro, um jornal e nas atividades realizadas muitas habilidades são desenvolvidas). Na verdade estes conteúdos são interligados e acontecem simultaneamente.
O importante é não reduzirmos nossas escolhas a finalidades que estimulem apenas o desenvolvimento de uma única linguagem ou tentar ampliar se perdendo do foco. Por isso, sempre retomo a mesma questão: onde queremos chegar? Qual é o objetivo?
Outro cuidado é o de usar a leitura com a finalidade de catequizar ou doutrinar as crianças com valores morais que julgamos corretos. Os livros das fábulas são os mais utilizados para este fim. A moral da história está bem definida neste texto e se resolvermos fazer uma roda de conversa é preciso saber como lidar com estas questões morais para não impormos e nem bagunçar a cabeça das crianças já que estão na “fase da heteronomia” e um dos objetivos da educação é constituição do sujeito autônomo.
Se o professor souber mediar estas questões numa roda de conversa aí sim, pode ser um bom momento para as crianças tentarem conversar sobre as questões morais, os valores que estão presentes na sociedade e começarem a aprender a fazer sua escolha moral.

7- Sempre que leio devo realizar roda de conversa?
O professor decide em que momento da etapa deste trabalho fará leitura e roda de conversa. Posso ler e decidir não fazer roda de conversa.
As rodas: leitura e manuseio (lingg. escrita) e contação e conversa ( lingg. oral ) presentes na Linguagem Verbal podem aparecer neste trabalho dependendo do objetivo do professor, porém o trabalho deve priorizar a leitura.
Exemplos interessantes:
•Organizar cantos só com os títulos que estamos lendo.
• Propor a contação da história ( pelo professor e pela criança) assim por diante.

8-Quem decide a seqüência de leitura a ser realizada?
È importante conhecermos as preferências, as necessidades e os saberes das crianças, mas, é o professor quem decide quais leituras e a modalidade organizativa. È verdade que no projeto a participação das crianças é muito maior já que pela sua duração e dinâmica enriquecem o desenvolvimento das ações no seu desenrolar.

9- Quais são as seqüências de leituras que podemos realizar?
Seguem algumas sugestões que devem ser levadas em consideração a partir das crianças e do objetivo do professor. Seqüências:

• De diferentes versões ( a partir do original apresentar outras versões)
• Por autor
• Por temas (bichos, lobos, príncipes, bruxas, deserto, amizade, família, saudade e etc)
• Por coleções (ex: quem tem medo..., bruxa Onilda..., menino maluquinho e etc)
• De lugares: regiões, países, tempos...
• Contos, lendas, clássicos...
• Gênero: poesia, cordel, música...

È necessário que o professor conheça o material e selecione bons textos, com boas ilustrações (caso o texto ofereça).
Numa seqüência de leitura de histórias em especial em um projeto existe a possibilidade maior do professor oferecer outros portadores de texto durante as seqüências de atividades como: informações da internet, jornal, livro científico, revistas, catálogos e etc.

A utilização de filmes neste trabalho deve seguir os mesmo cuidados da seleção dos textos: bons filmes. Pode-se fazer a escolha de um trecho do filme caso seja longo, tomando o cuidado de contextualizar para as crianças e depois estabelecer relação com as leituras realizadas. Os filmes infantis são os mais comuns, porém outros gêneros ( informativo) podem compor o trabalho, devendo considerar a faixa etária sem menosprezar a capacidade de aprender das crianças.

10- Lembretes diversos:

• Escolha o melhor momento da rotina para leitura.
• Valorize os espaços da unidade educacional para que a leitura aconteça. O parque e o pátiosão locais interessante, mas tomem o cuidado que esteja organizado para que seja convidativo para o propósito: a leitura.
• Para as crianças pequenas é interessante e importante ler mais que uma vez o mesmo título.
• Histórias mais longas podem ser lidas por capítulos. O professor também pode começar pelos textos mais curtos e depois propor o mais longo. Cada turma tem a sua característica, então, isso deve ser considerado.
• As brincadeiras são bem- vindas numa seqüência de atividades.
• Não é necessária a troca de palavras do texto com o objetivo de facilitar a compreensão da criança. Um dos “objetivos” inerentes a leitura como atividade permanente na educação é que as crianças ampliem seu vocabulário.
• No trabalho com versões escolha textos com fluência e bem escrito. Há adaptações que parecem resumo de novela. Como são muito fragmentadas, acabam não envolvendo o leitor.
• O professor deve demonstrar paixão pela leitura.

Boas leituras!
Boas Práticas!
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Língua Portuguesa | Linguagem e realidade social. Espelhamento ou construção? - O processo de construção de sentido social e a relação com a linguagem.

Adorei!!

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Língua Portuguesa | "E tem pesquisa em letras?!" - Uma das coisas mais importantes de um profissional, seja qual for sua área, é manter-se atualizado. Na área de Letras, isso envolve participar de congressos, grupos de estudos ou mesmo fazer pesquisas. Contudo, o primeiro passo sempre é o mais difícil. Não raro faltam as informações necessárias, orientações básicas. Este texto procura abordar tal questão: a importância da pesquisa, por onde começar e alguns sites interessantes e muito mais.

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Geografia | Informações mapeadas para estudo de mercado - Para "aquela informação que não está no mapa" dar lucro, o geomarketing é a ferramenta de análise apropriada para a tomada de decisões corporativas. A expansão dos mercados abre portas para que profissionais atualizados mantenham-se em alta, aproveitem a chance e descubram outras possibilidades ligadas à sua carreira

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Geografia |  Gerenciamento de estresse em professores - As causas são nossas velhas conhecidas, o interessante é saber identificá-las para lidar com o estresse e ganhar qualidade de vida

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Dicas para o Carnaval

Dicas para o Carnaval: "



Brincar no Carnaval é assunto sério! Em alguns lugares o carnaval já começou há alguns dias atrás e em outros iniciará hoje e amanhã.

Para que você curta seu carnaval numa boa e com a saúde de intacta, o Cuidando do Corpo traz algumas dicas para você não parar de sambar e dançar.

É no carnaval que as pessoas se soltam, brincam, dançam , pulam, sambam, mas esquecem que para manter o fôlego é preciso de alguns cuidados básicos e essenciais.

Nem todo mundo sabe que para aproveitar os dias de carnaval é preciso disposição e muita atenção com o organismo, que gira em um ritmo bem mais acelerado, quase num compasso de bateria de escola de samba.

Além da atenção especial com a alimentação e com a reposição de líquidos, o folião precisa deixar o corpo em sintonia com a carga de exercícios que vem por aí.

O esforço feito nesta época pode ser comparado com as atividades físicas de média e alta intensidade. Ou seja, quem não tem o hábito de frequentar uma academia, de suar em uma esteira ou de fazer cooper no parque, deve se prevenir para não sofrer nenhuma lesão ou sentir aquelas dores incômodas.

O ideal seria que para deixar o organismo pronto para a maratona de folias, caminhadas frequentes e alongamentos, isso se você ainda quer recuperar o fôlego quase perdido.

Outra dica especial é para os protagonistas que suportam todo o peso da farra: os pés. O cuidado com eles deve começar bem antes de se pensar em colocá-los para sambar: deve-se evitar lixar ou raspar os pés nas semanas que antecedem o evento - pés muito alisados estão mais propensos a bolhas e machucados; cremes a base de cânfora e arnica e massagens de reflexologia também são uma boa pedida para quem quiser preparar ou descansar os pés.

Outro cuidado que merece atenção é a alimentação. A ingestão exagerada de alimentos pode prejudicar a diversão - gordura em excesso ou falta de alimentos saudáveis são algumas das razões que mais tiram os foliões da pista de dança.

O seu corpo vai precisar queimar energia, pois estará em constante movimento. Tirar proveito de uma alimentação balanceada, com nutrientes essenciais, como os que são encontrados em carboidratos (arroz, pães, batata e macarrão) sem abusar de óleo – frituras. Prefira verduras e frutas frescas para se ter mais pique.

Lembrem-se da hidratação. Antes de cair na avenida, consuma 500 ml de água e durante a festa, beba de 150 a 200ml a cada 15 minutos.

O uso de bebidas deve ser criterioso. Para não ter problemas com a instalação de doenças infecciosas – resultado da depressão no sistema imunológico – é aconselhável que você intercale o álcool com água de coco, pois ela é de baixo teor calórico e é rica em nutrientes, além de ser um excelente “cura-ressaca”.

Falando em energéticos, muitas pessoas consomem para ter um pique a mais e melhorar a performance. Lembrando que bebidas que contém cafeína estimulam a perda de líquidos no organismo e aumentam os níveis de animação e disposição. Portanto não descuide da hidratação!

Os pequeninos também merecem cuidados especiais no carnaval

No carnaval também tem diversão para as crianças nas matines e para que elas possam desfrutar da animação que merecem, as mamães devem se ater a alguns cuidados, como a escolha do local da matinê e das fantasias.

Escolha o local da matinê, como lugares amplos e arejados.

Evite salões com escadas e janelas no segundo andar, se não tiver outra opção, repare se há proteção nas janelas, e anti derrapantes nos degraus das escadas, além do corrimão.

A escolha da fantasia deve ser confortável, evitando tecidos sintéticos, que não permitem a transpiração adequada do corpo e que causem alergias. Lantejoulas e brilhos devem ser evitados, pois podem machucar os olhos, ou ir a boca da criança, principalmente no caso de crianças menores de três anos.

Prefira um calçado confortável como, sapatilhas e tênis.

Na alimentação os cuidados são os mesmos dos adultos e na hidratação não espere a criança pedir para beber, ofereça água e sucos sempre, na folia muitos se esquecem de que estão com sede.

E para segurança das crianças é importante não tirar os olhos deles.
Não deixe a criança sozinha com estranhos, NUNCA!

Toda criança deverá ter um crachá, amarrado ao pulso, como uma pulseirinha, contendo nome, telefone, endereço, e nome dos pais.

Em locais onde há rios, lagos ou piscinas, a atenção deve ser redobrada.

Use protetor solar, se estiver na praia, mesmo a sombra o uso do protetor é aconselhável tanto para crianças como para os adultos.


Antes de cair na folia, faça alguns exercícios de alongamento e relaxamento para evitar distensões e outras complicações.



Bom Carnaval!

Fonte: http://www.google.com.br/imgres
http://www.cuidandodocorpo.com/2009/02/no-carnaval-de-atencao-sua-saude.html

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GRUPO DE ARTESANATO

GRUPO DE ARTESANATO: "
No Mês de Dezembro de 2010, aconteceram diversas atividades de encerramento do ano nos Grupos de Promoção de Saúde!

O grupo de Artesanato de Adultos não poderia ficar de fora.
Este grupo é uma parceria entre a Unidade de Saúde da Família Sereno, Paz e Fé e o CRAS João Fassarela!

Este grupo deseja um fim de Ano com muita Saúde a todos e espera um 2011 com muita paz, alegria e disposição para continuar a produzir seus lindos artesanatos!
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GRUPO DE CRIANÇAS

GRUPO DE CRIANÇAS: "
A Academia Carioca se faz presente no PSF Sereno, Paz e Fé!

O Grupo de Crianças retomou as Atividadades!
Curta o verão com banho de borracha!!!
Malhação para um crescimento saudável!


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Baile Infantil de Carnaval Saúde Presente 27.02.11

Baile Infantil de Carnaval Saúde Presente 27.02.11: "
Clique sobre as fotos abaixo para Visualizar

Muito confete, serpentina e alegria marcaram o I Baile de Carnaval Infantil Saúde Presente na comunidade Santa Marta.

Organizado pela equipe de saúde da família e realizado na quadra do G.R.E.S. Mocidade Unida do Santa Marta, o domingo foi de muita curtição, onde o lazer e a cultura local puderam servir de reflexão para mostrar que trabalhamos com uma visão diferente em relação a saúde.

Agradecemos muito todas as doações, pois foi graças a elas que conseguimos proporcionar uma bela festa com muito refrigerante, pipoca, cachorro-quente, biscoitos e frutas.

O DJ Dão não deixou a galera ficar parada, tocando músicas infantis e muita marchinha e o Palhaço Benedito apareceu para alegrar a criançada.

O camarim maluco fez muito sucesso, onde a criançada podia escolher acessórios para
completar a sua fantasia e as meninas aproveitavam para caprichar na maquiagem.
Para encerrar a festa, o Costurando Ideais realizou o desfile “verão-carnaval 2011” com participação das belas modelos de nossa comunidade. É isso ai pessoal, aguardem que ano que vem tem mais.

APOIADORES:

GRES Santa Marta;Supermercado Prezunic; CAP 2.1 Costurando Ideais;Rádio Santa Marta;Baixinho da pipoca;Palhaço Benedito;Dão do Som;OS Viva Comunidade;Associação de Moradores do Santa Marta;Tx Comércio de Produtos Médicos Ltda.;Bloco Carnavalesco Spanta Neném;Gráfica M3 Print Copy;INCA Gelo e Bebidas,La Latteria Bloise;Escola Alemã Corcovado;Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida;Mundo Verde de Botafogo;Padaria Imperial de Botafogo;CNS Nacional de Serviços;Ipiatti Sushi Bar;Núcleo de Ciência e Cultura de Saúde;Alunos da UFRJ (professoras Valéria e Marli);

Todos os profissionais da equipe de saúde da família da comunidade Santa Marta.

Foto: Michele Rosa, Sebástian Freire, Bruno Nascimento e Fabiana Silva
















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Campanha - Rio: Carnaval Sem Preconceito

Campanha - Rio: Carnaval Sem Preconceito: "
A Coordenadoria Especial de Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio de Janeiro lança a campanha 'Rio: Carnaval Sem Preconceito' com a participação de anônimos e personalidades de todas as idades, raças, credos e orientação sexual e engajados na luta contra todo e qualquer preconceito, o verdadeiro mal do século.



Visite:http://cap21.blogspot.com
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Projeto Bibliomúsica 2011

Projeto Bibliomúsica 2011: "

Samuel Sobreira

A Fundação Biblioteca Nacional, vinculada ao ministério da Cultura, está recebendo inscrições para o concurso Projeto Bibliomúsica 2011. O edital, que será realizado pela Biblioteca Demonstrativa de Brasília, foi publicado no Diário Oficial (Seção 3, página 9) na quarta-feira (02) e permanecerá aberto até o dia 15 de abril de 2011.

O Bibliomúsica é um projeto educativo cultural aberto a músicos de todo o país e tem como objetivo divulgar os serviços da Divisão de Música e Arquivo Sonoro da Fundação Biblioteca Nacional, por meio de apresentação de concertos.

O projeto, que homenageia o centenário dos compositores brasileiros Assis Valente e Nelson Cavaquinho, também apresenta ao público a variada gama de serviços que uma biblioteca pode oferecer pondo em prática a interação entre as diferentes áreas culturais com a promoção de concertos didáticos/ pedagógicos mensais acompanhados de preleções informativas, intercaladas entre números musicais.

Homenageados

José de Assis Valente nasceu no dia 19 de março de 1911, na cidade de Santo Amaro e foi compositor de canções como “Brasil Pandeiro” e “Tem Francesa no Morro”, sendo que está última foi seu primeiro grande sucesso, em 1932, na voz de Aracy Cortes. Suas composições fizeram sucesso também nas vozes dos grandes intérpretes da época como Carmem Miranda, Orlando Silva e Altamiro Carrilho.

Após sua morte, foi sendo esquecido, para ser finalmente ser redescoberto em 1960, nas vozes de grandes intérpretes da MPB, como Chico Buarque, Maria Bethãnia, Novos Baianos, Elis Regina e Adriana Calcanhoto, dentre outros.

Nelson Cavaquinho, um dos principais sambistas cariocas nasceu em 29 de outubro de 1911. O compositor deixou mais de quatrocentas composições, entre elas clássicos com “A Flor e o Espinho” e “Folhas Secas”, ambas em parceria com Guilherme de Brito, seu parceiro mais frequente.

Suas canções eram feitas com extrema simplicidade e as letras quase sempre se remetiam a questões como o violão, mulheres, botequins e, principalmente, a morte, como em “Rugas”, “Quando Eu me Chamar Saudade”, “Luto”, “Eu e as Flores” e “Juízo Final”.

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RESTAURANTES POPULARES COM EDITAIS ABERTOS NO MDS/SICONV

RESTAURANTES POPULARES COM EDITAIS ABERTOS NO MDS/SICONV: "


MDS lança editais para ampliar restaurantes, cozinhas e bancos de alimentos

04/03/2011 17:10
Para fortalecer o combate à extrema pobreza e promover a segurança alimentar e a inclusão produtiva das famílias do Cadastro Único para Programas Sociais, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) publicou, no dia 1º, editais para ampliar o número de Bancos de Alimentos, Cozinhas Comunitárias e Restaurantes Populares no País
Bruno Spada/MDS
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Serão investidos R$ 30,1 milhões nas novas unidades
Brasília, 2 – Para fortalecer o enfrentamento à extrema pobreza e promover a segurança alimentar e nutricional e a inclusão produtiva das famílias do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) publicou, nesta terça-feira (1º), os editais para ampliar o número de Bancos de Alimentos, Cozinhas Comunitárias e Restaurantes Populares em todo o País. Essas unidades fazem parte da rede de equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional.


Serão investidos R$ 11 milhões em Restaurantes Populares, R$ 4,5 milhões nos Bancos de Alimentos e R$ 14,6 milhões nas Cozinhas Comunitárias. O financiamento se destinará à construção do prédio, aquisição de equipamentos, móveis e utensílios, com objetivo de incentivar, além do fornecimento de refeições saudáveis, atividades de formação e qualificação profissional na área de alimentação, nutrição e gastronomia junto aos beneficiários do Cadastro Único. A manutenção e a gestão desses equipamentos serão de responsabilidade das prefeituras ou governos estaduais.


Neste ano, o edital de Cozinhas Comunitárias se direciona aos municípios selecionados para os projetos Praças do PAC e Creches ProInfância, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Já o Banco de Alimentos vai priorizar municípios operadores do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e os que operem o mínimo de 30% dos recursos do FNDE para aquisição de gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar, em cumprimento à Lei nº 11.497/2009, do Pnae. A iniciativa busca fortalecer a articulação e integração entre os programas e equipamentos públicos no âmbito local. Os Restaurantes Populares se destinarão a municípios acima de 100 mil habitantes.


As propostas devem ser enviadas por meio do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, até 13 de abril. O resultado será divulgado no dia 23 de maio. Todas as informações estão detalhadas no edital, disponível na página do MDS na internet.


Os critérios de pontuação para a seleção das propostas apresentadas vão priorizar a implantação dos equipamentos em áreas com maior concentração de população em situação de pobreza e extrema pobreza, e ainda o incentivo ao desenvolvimento de atividades de formação e qualificação profissional na área de alimentação, nutrição e gastronomia junto às famílias inscritas no Cadastro Único – base de dados usada para seleção dos beneficiários para os programas sociais do Governo Federal.


Programa – Os Restaurantes Populares e Cozinhas Comunitárias, equipamentos públicos de alimentação e nutrição, integram a Rede Operacional do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Visam ampliar a oferta de refeições adequadas a preços acessíveis à população de baixa renda. As instalações apoiadas têm capacidade mínima de produção de mil refeições diárias, nos restaurantes, e de cem, nas cozinhas.


Os Bancos de Alimentos são unidades de abastecimento e combate ao desperdício. Auxiliam na distribuição dos gêneros alimentícios do PAA, além de se caracterizarem como importante espaço de articulação com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Atuam ainda na doação às entidades socioassistenciais, pertencentes ao Sistema Único de Assistência Social (Suas).


Com apoio do MDS, já foram criados, em todo o País, 67 Bancos de Alimentos, 406 Cozinhas Comunitárias e 89 Restaurantes Populares.


SERVIÇO
Editais para implantação ou modernização de Bancos de Alimentos, Cozinhas Comunitárias e Restaurantes Populares

Recursos:
R$ 30 milhões

Prazo de inscrição: até 13/04/11
Divulgação do resultado: 23/05/2011


Acesse o boletim:
Restaurantes populares e cozinhas comunitárias vão ser ampliados no País


Dimas Ximenes
(61) 3433-1052
Ascom/MDS
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Entulho é solução

Entulho é solução: "




Veja o vídeo do programa: Conheça o equipamento que transforma entulho em matéria-prima para a construção civil no próprio canteiro de obras. E o município de São Carlos, que descobriu como aproveitar o entulho na mistura de um adubo orgânico de excelente qualidade.

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Descarte consciente de remédios e eletroeletrônicos

Descarte consciente de remédios e eletroeletrônicos: "




VEJA O VÍDEO DO PROGRAMA: Saiba como é possível fazer a coleta seletiva de remédios fora do prazo de validade, embalagens e seringas. E conheça o serviço que garante a coleta e a reciclagem de aparelhos eletroeletrônicos.

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Inédito! E-lixo

Inédito! E-lixo: "

Muita gente tem pilhas, baterias, celulares, carregadores e outros equipamentos lotando as gavetas de casa, porque tem consciência de que estes materiais não devem ser jogados no lixo comum. Mas não sabe o que fazer com ele. Aqui no blog, esta é uma das dúvidas mais frequentes dos internautas. De fato, falta informação e incentivo para a reciclagem do lixo eletrônico.


No Cidades e Soluções de hoje, vamos mostar o serviço que permite aos moradores de São Paulo resolver esse problema em alguns segundos com a ajuda da internet: o e-lixo.org. O site permite encontrar as unidades de coleta e reciclagem mais próximas do endereço de quem procura. E dá visibilidade a iniciativas como o Cedir, o Centro de Descarte e Reúso de Resíduos de Informática da USP. O Centro é uma das unidades de reciclagem cadastradas no e-lixo.org e promove também a doação de computadores para projetos sociais.


Hoje você vai conhecer também a Indústria Fox, a única fábrica da América do Sul que recicla 100% dos seus componentes de geladeiras e freezers, inclusive o gás CFC.


Hoje, às 23:30, na Globo News. Não perca!


O Cidades e Soluções é finalista do prêmio GreenBest, na categoria Veículo de Comunicação. O prêmio é definido pelo voto popular. Clique aqui para votar!

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Reciclagem: a mobilização faz a força

Reciclagem: a mobilização faz a força: "




VEJA O VÍDEO DO PROGRAMA: O e-lixo.org ajuda moradores de São Paulo a localizar o melhor lugar para descartar corretamente seus aparelhos eletrônicos. E a única fábrica da América Latina a reciclar 100% dos componentes de geladeiras e freezers (inclusive o problemático gás CFC) depende da adesão da sociedade e da indústria para manter o negócio.

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IDÉIAS DO BLOG AMAR E CUIDAR - Identidade

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