quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Parceiros na Aprendizagem.avi

Alfabetização Digital

Aprender em Parceria

Como falar às crianças sobre sexualidade?




Em muitos casos, a criança está somente imitando uma situação que viu, sem a malícia que nós,
adultos, temos. Assim, sensatez e jogo de cintura são necessários para lidar com a situação.
Parece que, a cada ano que passa, as crianças se mostram mais espertas. Também pudera: assim como nós, adultos, elas também estão cercadas de informações, sejam elas vindas da TV, músicas, internet, ou mesmo de colegas e familiares; das mais diversas temáticas.
Freud, há quase um século, descreveu sobre a sexualidade infantil, provocando uma reação assustadora em muitos membros da sociedade. Graças a ele, hoje sabemos que o desenvolvimento da sexualidade humana começa com o contato físico, ou seja: quando ainda somos bebês, ao sermos segurados e acariciados; e que os atos de comer, urinar e defecar trazem grande prazer à criança.
Na atualidade, em muitas escolas, tal tema tem sido debatido, mas nem sempre educadores se sentem realmente seguros para direcioná-lo – ainda mais quando se trata de perguntas ou atitudes que exigem uma resposta ou intervenção rápida.
Diante do exposto, esse texto tem como objetivo auxiliar pais e professores quanto a isso. Uma justificativa adicional é o fato de que reprimir ou dar respostas erradas, provavelmente, fará com que a criança busque tais informações em outras fontes, o que pode fornecer respostas incorretas, ou mesmo expô-la a riscos desnecessários. Assim, criar um canal confiável de diálogo é fundamental e, para tal, pode ser interessante que pais e professores atuem em conjunto.
Provavelmente, a primeira dúvida manifestada será em relação aos órgãos genitais, como a diferença anatômica do pênis e da vagina. Utilizando os termos corretos, evitando apelidos, palavrões ou palavras de duplo sentido, farão com que as crianças percebam que se trata de algo sério e natural.
Não reprimir quando se tocam em tais regiões, mas, ao contrário, conduzi-las, sutilmente, a outras atividades, ou dizer que tal atitude incomoda o colega e/ou não é adequada àquele momento e lugar – assim como urinar ou defecar; são medidas mais sensatas do que simplesmente proibir. Até porque é inegável que, de fato, mesmo sendo crianças, são capazes de sentir prazer manipulando seus órgãos genitais. Assim, como explicar que algo que dá prazer é errado, ou feio? A malícia, na grande maioria dos casos, parte de nós, e não delas. Dessa forma, se se tratar de uma situação na qual a criança está se tocando, por exemplo, no banheiro, sozinha, a situação não deve ser reprimida e, tampouco, supervalorizada.
As respostas às perguntas devem ser feitas em uma linguagem acessível, de forma clara e objetiva, dizendo de forma simplificada exatamente o que a criança deseja saber, sem antecipar dúvidas. Caso não saiba a resposta (ou como responder), seja sincero, e busque o mais rápido possível dar esse retorno, ao invés de fingir que se esqueceu.
Quanto ao receio de estimular a criança de forma errônea, e antecipadamente, ao se trabalhar sobre a sexualidade, muitos estudos apontam que, na verdade, indivíduos bem esclarecidos tendem a adiar o início de sua vida sexual já que sua curiosidade já foi, em parte, saciada, e existe a ideia clara de que ir mais adiante requer responsabilidades e limites. Além disso, crianças esclarecidas tendem a ter risco significantemente menor de serem abusadas, já que sabem que troca de carícias e sexo deve ser algo consensual, entre pessoas mais velhas e, preferencialmente, envolvendo amor.

Outra atenção especial é quanto aos estereótipos atribuídos a homens e mulheres, ignorando o senso de diversidade. O foco deve ser dado nos aspectos que tangem as semelhanças e diferenças físicas, reforçando que ambos os gêneros devem ter oportunidades iguais, e respeito mútuo. Sobre isso, sugiro a leitura deste texto, de Lola Aronovich: uma produção muito interessante, que fala sobre uma campanha equatoriana contra o machismo, iniciada em 2008, e disponibiliza seus vídeos.
 

Países com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)




A fome é uma das grandes responsáveis pela mortalidade infantil
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), órgão vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU), é responsável por analisar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos países. Esse dado expressa a qualidade de vida de uma determinada população, e utiliza como critério para o cálculo os seguintes aspectos: 
- Grau de escolaridade: média de anos de estudo da população adulta e expectativa de vida escolar, ou tempo que uma criança ficará matriculada.
- Renda: Renda Nacional Bruta (RNB) per capita, baseada na paridade de poder de compra dos habitantes. Esse item tinha por base o PIB (Produto Interno Bruto) per capita, no entanto, a partir de 2010, ele foi substituído pela Renda Nacional Bruta (RNB) per capita, que avalia praticamente os mesmos aspectos que o PIB, no entanto, a RNB também considera os recursos financeiros oriundos do exterior.
- Nível de saúde: baseia-se na expectativa de vida da população; reflete as condições de saúde e dos serviços de saneamento ambiental.
Esses três itens eram somados e o resultado final era dividido por três. Porém, a partir de 2010, um novo método passou a ser utilizado, onde o resultado final do IDH é obtido através da média geométrica dos três itens analisados, ou seja, multiplicam-se os três itens e calcula-se a raiz cúbica do resultado.
As médias variam de 0 a 1, sendo que quanto mais próximas de 0, menor o IDH de um determinado país. Países que estão entre as 25% piores médias são considerados de baixo IDH. Conforme o ranking mundial divulgado em novembro de 2010 pela ONU, 42 nações possuem baixo Índice de Desenvolvimento Humano. Confira a lista com os países que apresentam baixo IDH:
128° Quênia: 0,470 (África).
129° Bangladesh: 0,469 (Ásia).
130° Gana: 0,467 (África).
131° Camarões: 0,460 (África).
132° Mianmar: 0,451(Ásia).
133° Iêmen: 0,439 (Oriente Médio).
134° Benin: 0,435 (África).
135° Madagascar: 0,435 (África).
136° Mauritânia: 0,433(África).
137° Papua Nova Guiné: 0,431 (Oceania).
138° Nepal: 0,428 (Ásia).
139° Togo: 0,428 (África).
140° Ilhas Comores: 0,428 (África).
141° Lesoto: 0,427 (África).
142° Nigéria: 0,423 (África).
143° Uganda: 0,422 (África).
144° Senegal: 0,411 (África).
145° Haiti: 0,404 (América Central).
146° Angola: 0,403 (África).
147° Djibuti: 0,402 (África).
148° Tanzânia: 0,398 (África).
149° Costa do Marfim: 0,397 (África).
150° Zâmbia: 0,395 (África).
151° Gâmbia: 0,390 (África).
152° Ruanda: 0,385 (África).
153° Maláui: 0,385 (África).
154° Sudão: 0,379 (África).
155° Afeganistão: 0,349 (Oriente Médio).
156° Guiné: 0,340 (África).
157° Etiópia: 0,328 (África).
158° Serra Leoa: 0,317 (África).
159° República Centro-Africana: 0,315 (África).
160° Mali: 0,309 (África).
161° Burkina Fasso: 0,305 (África).
162° Libéria: 0,300 (África).
163° Chade: 0,295 (África).
164° Guiné-Bissau: 0,289 (África).
165° Moçambique: 0,284 (África).
166° Burundi: 0,282 (África).
167° Níger: 0,261 (África).
168° República Democrática do Congo: 0,239 (África).
169° Zimbábue: 0,140 (África). 
Ao analisarmos a lista, fica nítido que o continente africano detém as piores posições do ranking (35 países, entre os 42, são da África), fatores como o baixo desenvolvimento econômico, elevadas taxas de analfabetismo e mortalidade infantil, além de doenças como a AIDS e a malária, contribuem para esse cenário. 
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Abav e Sebrae têm 200 vagas para educação à distância

Abav e Sebrae têm 200 vagas para educação à distância

ONG recebe inscrições para curso sobre trabalho social com famílias

ONG recebe inscrições para curso sobre trabalho social com famílias: "ONG recebe, até o dia 10 de março, inscrições para a 12ª edição do curso 'Trabalho Social com Famílias no Paradigma Sistêmico'."

UNICEF convoca emissoras a participarem do Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV no dia 6 de março

UNICEF convoca emissoras a participarem do Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV no dia 6 de março: "UNICEF convoca emissoras a participarem do Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV no dia 6 de março."

UNICEF convoca emissoras a participarem do Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV no dia 6 de março

UNICEF convoca emissoras a participarem do Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV no dia 6 de março: "UNICEF convoca emissoras a participarem do Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV no dia 6 de março."

C.M. ZUZU ANGEL: Parcerias que dão certo...

C.M. ZUZU ANGEL: Parcerias que dão certo...: "Creche Municipal Zuzu Angel & PSF- Morro União. Participação efetiva nas atividades da creche, o PSF-Morro União colaborando para uma ed..."

Secretária Claudia Costin no Twitter...BOAS NOTÍCIAS...

Secretária Claudia Costin no Twitter...BOAS NOTÍCIAS...: "

Atenção, educadores! Prefeito autorizou a convocação de 1.000 agentes auxiliares de creche para as novas creches e EDIs públicas do Rio.

Atenção, professores! Prefeito autorizou realização de novo concurso público para provimento inicial de 100 professores I de Geografia.

O prefeito autorizou a convocação de + 91 prof I de diferentes disciplinas, para a implantação de turno único de 7 horas em 22 escolas

Atenção, professores! Prefeito autorizou a convocação de 25 Professores I de Inglês e 25 de Ed Física, para a Aceleração de 5º

Atenção, professores! Prefeito autorizou a convocação de 50 novos Professores II, para a Aceleração de 5º ano.
"

Resultado da prova do concurso para PEI - DORIO de 03/02/2011

Resultado da prova do concurso para PEI - DORIO de 03/02/2011: "
Prefeitura divulga resultado da prova do concurso para
Professor de Educação Infantil - DORIO de 03/02/2011
Está no Diário Oficial do Município desta quinta-feira, dia 3, o resultado da prova objetiva do concurso público para Professor de Educação Infantil, da Secretaria Municipal de Educação.

No edital da Secretaria Municipal de Administração, que organizou o concurso, com o resultado abrangendo notas nas questões de Língua Portuguesa, Matemática, Atualidades, Conhecimentos Específicos de Educação Infantil, Legislação e Nota Final, também há informação sobre anulação da questão 56.

A decisão da alteração foi tomada depois de análise dos recursos interpostos pelos candidatos e do parecer da banca examinadora. O gabarito das demais questões fica alterado.

Fonte: http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?article-id=1517150


PARA CONSULTAR O RESULTADO DA PROVA OBJETIVA, clique aqui .
"

10 dicas para abordar o Carnaval de forma educativa

10 dicas para abordar o Carnaval de forma educativa: "Para além dos bailes na escola, o Carnaval ocupa a salas de aula e mostra que a cultura popular pode - e deve - estar no conteúdo curricular do seu filho
"

Saiba mais sobre o Carnaval no Brasil

Saiba mais sobre o Carnaval no Brasil: "Tratar do Carnaval nas escolas tem se tornado algo cada vez mais comum. Conhecer manifestações culturais de todo Brasil se torna uma parendizagem para os alunos, pais e professores
"

Educação no Brasil e a Educopédia

Educação no Brasil e a Educopédia: "
==> Saiu no blog...

O diretor mundial da Microsoft para soluções educacionais, Mike Lloyd, esteve há alguns dias no Brasil e escreveu em seu blog sobre como nossa educação está no caminho certo. Ele cita o Educopédia e um pouco da nossa experiência no Rio http://bit.ly/erzwwY

Tradução do Google: http://bit.ly/gLkn0U
"

Alfabeto Ursinho Pooh

Alfabeto Ursinho Pooh: "Olha que fofura! Fiz com muito carinho para vocês!

sinceramnte acho o Pooh um desenho maravilhoso, a mensagem de amizade e de

respeito que o desenho passa é muito grande.

Gosto de desenhos assim.

Espero que vocês gostem!



Amanhã estarei postando mais atividades com o Pooh para vocês.



Beijos!
























































"

Concurso de Pintura da Bayer

Concurso de Pintura da Bayer: "



A Bayer, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), divulga as inscrições para o 20º Concurso Internacional de Pintura Infantil. O objetivo do concurso é estimular a educação ambiental e a reflexão sobre temas ligados ao meio ambiente. Os desenhos, com o tema ’’Vida nas Florestas”, devem ser enviados para a Bayer até 28 de fevereiro de 2011. Podem participar crianças entre 6 e 14 anos. Portanto, inscreva o seu talentoso filho ou filha neste concurso. Quem sabe ele ou ela não possam ser os próximos vencedores!


Conheça a história da vencedora de 2010


A chinesa Tin Chi Ting Coco, de 14 anos foi a grande campeã do Concurso Internacional em 2010, superando crianças de 95 países, aproximadamente 600 mil competidores. Na sua pintura ela retratou uma mão, que simbolizava a destruição do meio ambiente, roubando os componentes que constroem a biodiversidade natural do planeta. A outra, mais consciente, salva a Terra com o emprego da energia solar, da reciclagem e do poder eólico.


Entre os desenhos classificados na etapa internacional, duas brasileiras figuraram na lista: Giovanna Lumy Mori Oda, 12 anos, ficou entre os classificados em quarto lugar e Danielle Baccaro Vieira, 13, teve seu desenho entre os selecionados para o quinto lugar.


Para todos os detalhes da ação, acesse: http://concursodepintura.bayer.com.br/

"

Projeto No Ar: Todos Pela Educação – Plano Nacional de Educação (PNE)

Projeto No Ar: Todos Pela Educação – Plano Nacional de Educação (PNE): "Já está disponível no site do Todos Pela Educação o kit de fevereiro do projeto “No Ar Todos Pela Educação”, com o tema “Plano Nacional de Educação (PNE)”. O kit contém novas peças de áudio com dicas e mensagem aos radialistas. As dicas abordam a importância da aprovação ainda em 2011 do plano que deve [...]"