quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Adaptação na escola - Educar para Crescer

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Especialistas debatem os avanços e desafios da educação brasileira

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Projeto “Pais e Filhos Alfabetizados” transforma escola do Acre em referência na região

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Brasil deve triplicar número de matrículas em creches para atingir meta do PNE

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Cursos de educação à distância ganham credibilidade no país

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No ensino fundamental brasileiro, 23 em cada 100 estudantes estão atrasados

Carolina Vilaverde

Simone Harnik
Da Redação do Todos Pela Educação*
Atualizado às 09h45

No ensino fundamental brasileiro, 23 a cada 100 estudantes estão atrasados nos estudos. No ensino médio, etapa final da educação básica, o cenário é ainda pior: 34 a cada 100 estudantes sofreram defasagem ao longo da vida escolar. Os dados foram fornecidos pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) ao movimento Todos Pela Educação, e se referem ao ano de 2009.
A distorção idade-série pode ocorrer quando a criança entra atrasada no sistema de ensino ou ainda quando abandona os estudos e retoma. Mas, segundo o professor da FE-USP (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo) Ocimar Munhoz Alavarse, o atraso escolar pode ser explicado em boa medida pela reprovação.

“O único percentual aceitável para a distorção idade-série é 0%. O ideal seria que ninguém reprovasse. Todas as crianças deveriam estar oito ou nove anos no Ensino Fundamental”, afirma. “As altas taxas de reprovação e de repetência não estão produzindo os efeitos de aprendizagem esperados.”
Para a professora Inês de Almeida, da Faculdade de Educação da UnB (Universidade de Brasília), o processo ensino-aprendizagem é complexo e não pode se resumir apenas à reprovação por notas.
“Ao longo do tempo que esse aluno está na escola, o professor tem oportunidade de conhecê-lo em sua dimensão de sujeito humano e, portanto, pode acompanhá-lo, sabendo de suas fragilidades pessoais, familiares, cognitivas e de domínio de conteúdos. O professor precisa estar atento para que dê a essa criança condições de chegar ao resultado final, mas para que o processo não seja determinado apenas por provinhas”, diz.

Desigualdades regionais

No Pará, o atraso escolar atinge 38 a cada 100 estudantes do ensino fundamental. Nos estados das regiões Norte e Nordeste o atraso escolar tem, em geral, se mostrado maior do que nas demais regiões.
Confira abaixo a taxa de distorção idade-série por Estado:

Região Norte - Distorção idade-série (em %)

  1ª a 4ª série
1º ao 5º ano
5ª a 8ª série
6º ao 9º ano
Fundamental Médio
AC 26,9 26,4 26,7 33
AM 27 43,8 33,9 49,7
AP 23,6 27,8 25,3 41,9
PA 36,6 41,5 38,5 57,4
RO 18,7 31,5 24,6 29,9
RR 16,3 27 21 23,6
TO 17 28,1 22 33,2

Região Nordeste - Distorção idade-série (em %)

  1ª a 4ª série
1º ao 5º ano
5ª a 8ª série
6º ao 9º ano
Fundamental Médio
AL 26 43,9 34,1 47,2
BA 31,4 42,9 36,4 47,9
CE 21 29,5 24,8 34
MA 25,1 35,6 29,4 45,5
PB 27,7 38,6 32,4 40,1
PE 23,9 37 30 48,4
PI 30,6 37,4 33,4 54,8
RN 22,5 37,8 29,3 43,6
SE 30,7 43 36 47,1

Região Centro-Oeste - Distorção idade-série (em %)

  1ª a 4ª série
1º ao 5º ano
5ª a 8ª série
6º ao 9º ano
Fundamental Médio
DF 11,9 27,4 18,7 29,9
GO 16,3 28 21,8 34,6
MS 19,3 31,3 24,6 30,7
MT 15,4 27,3 20,9 37,3

Região Sudeste - Distorção idade-série (em %)

  1ª a 4ª série
1º ao 5º ano
5ª a 8ª série
6º ao 9º ano
Fundamental Médio
ES 16,6 27,1 21,5 27,5
MG 13,1 28,5 20,2 31
RJ 22,3 35,6 28,4 45,9
SP 4,8 12,2 8,3 17,3

Região Sudeste - Distorção idade-série (em %)

  1ª a 4ª série
1º ao 5º ano
5ª a 8ª série
6º ao 9º ano
Fundamental Médio
PR 8 23,2 15,4 25,5
RS 16 29 22,2 32
SC 10,6 19,4 15 16,7
* O “Todos Pela Educação” é um movimento financiado exclusivamente pela iniciativa privada e congrega sociedade civil organizada, educadores e gestores públicos. O objetivo é contribuir para que o Brasil garanta a todas as crianças e jovens o direito à educação básica de qualidade.

Leitura melhora a função cerebral em crianças

Crianças com dificuldades de leitura e que passaram por um treino intensivo de seis meses mostraram que, além da habilidade de leitura, também aumentaram a conectividade de uma determinada região do cérebro, o que proporcionou uma melhora cognitiva, diz estudo do Instituto Nacional de Saúde Mental (NIMH), nos EUA.
1151008 rn Leitura melhora a função cerebral em crianças
“Nós sabíamos que o treino comportamental podia melhorar as funções cerebrais”, diz Thomas Insel, do NIMH. “Mas o grande achado foi detectar as mudanças nos padrões de conectividade cerebral com o treino. Essa descoberta a partir de pacientes com déficits de leitura sugere que é possível tentar novas estratégias no tratamento de alguns transtornos mentais, que afetam circuitos neurais específicos.”
Treino intensivo
O estudo, publicado no periódico Neuron, foi conduzido por Marcel Just da Universidade de Carnegie Mellon, com crianças na faixa dos 8 anos de idade. A pesquisa partiu de quatro métodos diferentes com aulas de reforço de leitura. O foco dessas aulas era aumentar a habilidade dos participantes de interpretar palavras pouco familiares.
As aulas foram dadas cinco dias por semana durante seis meses, com média de 50 minutos de duração (100 horas no total). Os resultados positivos foram observados nos participantes de todos os grupos e, portanto, unificados no resultado final.
Os participantes também tiveram suas funções neurais monitoradas por meio de tecnologias que avaliavam a atividade cerebral por imagens. No início do estudo, as crianças com dificuldades de leitura mostravam uma pior qualidade no fluxo de informação através da região do cérebro denominada centro semioval anterior esquerdo.
Após os seis meses do experimento, com o treino intensivo de leitura, os indivíduos com dificuldade mostraram melhoras significativas nessa área, além de compreender melhor os textos que liam. O grupo de controle, que não havia tomado parte das aulas de reforço, não mostrou nenhuma diferença, o que descartou a possibilidade de maturação natural do cérebro.
Entretanto, a associação entre leitura e mudanças na plasticidade cerebral ainda não está clara, ou seja, se o processo de melhora pelo treino de decodificação das palavras causa a mudança nas conexões neurais ou se a mudança na estrutura cerebral é responsável por uma melhora na interpretação de texto. De qualquer forma, a leitura parece exercer uma influência positiva no cérebro.
“Nossos achados enfatizam os lados positivos de treinos comportamentais que aumentem a habilidade de leitura, mas isso pode levar a novos tratamentos de outras condições e transtornos mentais que estejam relacionados com a conectividade cerebral, como o autismo”, pontua Just.
com informações da NIH/National Institute of Mental Health

CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES DA SME RIO-2011

CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES DA SME RIO-2011: "PROGRAMAÇÃO

Link:
PLANILHA CAPACITAÇÃO
"

PRÊMIO ANUAL DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO. Creches - EDIs

PRÊMIO ANUAL DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO. Creches - EDIs: "SUBSECRETARIA DE ENSINO
ATOS DA SUBSECRETÁRIA
EXPEDIENTE DO DIA 01 DE FEVEREIRO DE 2011
EDITAL E/SUBE nº 01, de 01/02/2011

A SUBSECRETÁRIA DE ENSINO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO torna público, na forma do Anexo Único, o Relatório emitido pela Comissão Especial de Avaliação, designada pela Resolução SME nº 1.094, de 02/09/2010, alterada pela Resolução SME nº 1.112, de 05/11/2010, com o resultado final da avaliação dos projetos pedagógicos, referentes ao ano de 2010, apresentados pelas unidades escolares que atendem exclusivamente à Educação Infantil e Educação Especial, com vista à premiação de que trata o Decreto nº 32.718, de 30/08/2010 –



Rio de Janeiro, 01 de fevereiro de 2011

REGINA HELENA DINIZ BOMENY

Subsecretária de Ensino
ANEXO ÚNICO
RELATÓRIO DA COMISSÃO ESPECIAL DE AVALIAÇÃO, DESIGNADA PELA RESOLUÇÃO SME N°1094, DE 02/09/2010, ALTERADA PELA RESOLUÇÃO SME N.º 1112, DE 05/11/10.

SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS REFERENTES AO ANO DE 2010 APRESENTADOS PELAS UNIDADES ESCOLARES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO ESPECIAL COM VISTA À PREMIAÇÃO INSTITUIDA PELO DECRETO nº 32.718, DE 30/08/2010 – PRÊMIO ANUAL DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

“Do ponto de vista do sistema educacional, lutar contra a exclusão social é ajudar a criança a ampliar, desde cedo, sua relação com o saber, a dominar diferentes linguagens,valores culturais, padrões estéticos e éticos...”
Zilma Ramos de Oliveira

A Comissão Especial de Avaliação, instituída pelo Decreto n° 32718/2010 e designada pela Resolução SME n°1094/2010, alterada pela Resolução SME n°1112/2010, para a avaliação de projetos pedagógicos, referentes ao ano de 2010, apresentados pelas unidades escolares de Educação Infantil e Educação Especial, com vista à premiação instituída pelo referido Decreto – PRÊMIO ANUAL DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, apresenta o Relatório de conclusão de seus trabalhos, que tiveram por base a Resolução SME nº 1095, de 02 de setembro de 2010 e a relação final das instituições que farão jus à premiação.

Na execução das atividades, a Comissão considerou, também, por sua pertinência, a trajetória da Educação Infantil que, somente a partir de 1996, com a publicação da Lei Federal 9394/1996, obteve a conquista da primeira alusão explícita em texto legal, incluindo o atendimento educacional, à modalidade creche que, agregada à pré-escola, tornou-se a primeira etapa da Educação Básica.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, importante marco para a Educação Infantil, trouxe para o cenário educacional brasileiro a inserção das creches nos sistemas de ensino, assumindo a responsabilidade pelo desenvolvimento das crianças como uma ação própria do campo da educação. Dessa maneira, o encontro das creches, antes entendida como importante para “cuidar”, trouxe a valorização dos saberes locais, constituídos no cotidiano do senso comum, e o saber escolar, tradicionalmente constituído no interior dos estabelecimentos educacionais, mudando significativamente o foco para “cuidar e educar”. A abertura das creches aos contextos educacionais, aliada à coexistência de contextos locais, possibilitam mediação significativa que permite o reconhecimento de outros atores, a validação de seus saberes, a reconstrução de suas histórias ligadas à história da cidade e recria a observação do entorno cotidiano.

Nessa perspectiva, respeitando o “desenho da Cidade com suas tramas de códigos, linguagens e culturas que se entrecruzam, simultânea e sucessivamente”, a Comissão Especial de Avaliação levou em conta a necessidade de analisar os projetos apresentados procurando entender e reconhecer as respectivas trajetórias das instituições concorrentes ao Prêmio Anual de Qualidade na Educação.

Outro aspecto significativo, avaliado pela Comissão, foi o grande número de trabalhos enviados, superando as expectativas, fazendo com que o prazo destinado à análise dos projetos, adentrasse pelo prazo destinado às visitas das unidades em questão. Tendo em vista que o prazo estipulado não seria suficiente para a visita todas as instituições, fato que certamente prejudicaria a unidade no processo de avaliação, a Comissão Especial optou por selecionar os melhores trabalhos, substituindo as observações “in loco” pelas avaliações anuais realizadas pelos órgãos regionais.

Desta forma, apresenta, a seguir a relação das instituições merecedoras do Prêmio Anual de Qualidade na Educação, organizadas por E/CRE.

06.22.603 Yara Amaral

06.25.039 Ana Maria Cristina Marques Ribeiro

06.25.601 Os Sabidinhos

06.25.607 Luiza Barros de Sá Freire

06.25.610 Zuzu Angel
"

Censo Escolar: 34 de cada 100 estudantes do Ensino Médio estão atrasados

Censo Escolar: 34 de cada 100 estudantes do Ensino Médio estão atrasados: "Os dados do Censo Escolar 2009 sobre a distorção idade-série por estados e municípios brasileiros, compilados e apresentados pelo Todos Pela Educação, serviram de base para matérias publicadas no Globo Online, UOL Educação e Diário de Pernambuco Online. A distorção idade-série consiste na diferença entre a idade do aluno e a série que ele deveria [...]"

Brasil 70 - Um musical



No Teatro Municipal Café Pequeno, até 27/02

02/02/2011

"Brasil 70 - Um musical" é um espetáculo teatral que apresenta o melhor da produção musical brasileira das décadas de 60 e 70, celebrando ícones de uma época que, pela motivação artística e o vigor de suas criações, hoje fazem parte do imaginário popular. Marcos e Paulo Sérgio Valle, Ivan Lins, Simonal, Caetano Veloso, Zé Rodrix e, também, de grupos como Secos e Molhados, Novos Baianos e Doces Bárbaros e movimentos importantes como os Festivais da Canção e a Bossa Nova são alguns dos retratados.
Roteiro e Direção Geral: Alice Borges e Márcia Santos.
Arranjos e Direção Musical: Márciah Luna Cabral.
Figurinos: Marcelo Marques.
Preparação Vocal: Leandro Gregório e Márciah Luna Cabral.
Coreografias: Alice Borges.
Direção de Produção: Márcia Santos.
Realização: Panenka e As Márcias.
Com Helga Nemetzky, Márcia Santos, Patrícia Ferrer, Leonardo Lóis e Marcelo Baco.
Até 27 de fevereiro
Sextas e Sábados às 21h30
Domingos às 20h30
Classificação: 18 anos
R$ 30

Adorável fachada

Adorável fachada: "

Inspiração para quem adora flores

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Elementos básicos da psicomotricidade.

Elementos básicos da psicomotricidade.: "


Bom, posso dizer a vocês que este tema me encanta! A psicomotricidade, uma palavra que se parece difícil na pronuncia mais que na verdade é a junção da afetividade+desenvolvimento motor + desenvolvimento cognitivo (raciocínio). É o base da educação e o desenvolvimento da criança.
Todo o bom professor sabe que os estimulos do movimento da criança aliado ao afeto é a certeza que se vai construir uma base sólida de desenvolvimento integral da criança para toda a vida, por isso que não tem como desvincular educação infantil do coração e para quem gosta dessa area sabe-se que o amor é a base de tudo.
Abaixo coloquei para vocês um texto que explica a base da psicomotricidade na educação infantil, leiam que pode auxiliá-los no desenvolvimento das atividades em sala de aula.




Elementos básicos da psicomotricidade.




A psicomotricidade é uma técnica que procura destacar a relação existente entre a motricidade, a mente e a afetividade facilitando a abordagem global da criança.





1. Esquema corporal.



Ao conhecimento intuitivo, imediato, que a criança tem do próprio corpo, capaz de gerar nela as possibilidades de atuar sobre as partes do seu corpo, sobre o mundo exterior e sobre os objetos que a cercam denomina-se esquema corporal.

A própria criança percebe-se e percebe os seres e as coisas que a cercam,

Em função de sua pessoa. Sua personalidade se desenvolverá graças a uma progressiva tomada de consciência de seu corpo, de seu ser, de suas possibilidades de agir e de transforma o mundo á sua volta.

A criança se sentira bem á medida que seu corpo lhe obedece, que o conhece bem, que pode utiliza-lo não somente para movimentar-se, mas também para agir.



2. Coordenação dinâmica geral.



É constituída de exercícios de equilíbrio, que é a base essencial da coordenação dinâmica geral.

Os exercícios de equilíbrio têm como finalidade melhorar o comando nervoso,

A precisão motora e o controle global do deslocamento, do corpo no tempo e no espaço.



3. Coordenação visomotora.



Os exercícios de coordenação visomotora têm como finalidade o domínio de campo visual, associado à motricidade fina das mãos, dois elementos básicos para o grafismo.

São exercícios extremamente atraentes á criança, pois são apresentados em forma de jogos de bola. Onde a destreza, o controle muscular (força) e a leveza manual solicitada pelo grafismo.



4. A lateralidade



Durante o crescimento, naturalmente se define o domínio lateral na criança: será mais forte, mais ágil do lado direito ou esquerdo. A lateralidade

Corresponde a dedos neurológicos, mas também é influencia por certos hábitos sociais.

Não devemos confundir lateralidade (domínio de lado em relação ao outro, em termos de força e da precisão) e conhecimento “esquerdo-direito’’(domínio dos termos “esquerda” e “direita”).

O conhecimento “esquerdo-direito” decorre da nação de domínio lateral.È a generalizão da percepção do eixo corporal, de tudo o que cerca a criança:esse conhecimento será mais facilmente aprendido quanto mais acentuada e homogênea for a lateralidade da criança. Como efeitos, se a criança percebe que trabalha naturalmente com aquela mão guardará sem dificuldades que “aquela mão” é à esquerda ou à direita. Caso haja hesitação na escolha da mão, a noção de “esquerda-direita’’ não poderá fiema-se com segurança. Da mesma forma, em caso de lateralidade cruzada, a criança confundirá facilmente os termos “esquerda” e “direita”. Por ser ora forte do lado direito (por exemplo o pé), ora mais forte do lado esquerdo (a mão).

O conhecimento estável de esquerda e de direita só é possível aos 5 ou 6 anos, e a reversibilidade (possibilidade de reconhecer a mão direita ou a mão esquerda de uma pessoa a sua frente) não pode ser abordada antes dos 6 anos.6 anos e meio, de fato, esse estudo procede os de simetria em orientação especial.



5. Organização e estrutura especial.



È a orientação, a estruturação do mundo exterior referindo-se primeiro ao seu referencial, depois a outros objetos ou pessoas em posição estática ou em movimento.

A estrutura espacial significa:



*A tomada de consciência da situação de seu próprio corpo no meio ambiente, isto é, de lugar e da orientação que pode ter em relação as pessoas e coisas :



*A tomada de consciência da situação das coisas entre si ;



*A possibilidade de organiza-se perante o mundo, que a cerca, de organização as coisas entre si, de colocá-las em um lugar, de movimentá-las.

A todo instante, a criança encontra-se em um espaço bem precioso, onde lhe é solicitada:



*Que se situe (está sentada em uma cadeira, diante de uma mesa):



*Que situe um objeto em relação ao outro(a vasilha de tinta encontra-se ao lado de sua folha, o pincel está dentro da vasilha de tintas):



*Que se organize em função do espaço de que dispõe (espontaneamente a criança desenha um sol no canto superior da folha, uma casa no meio e uma árvore á direita da casa);



*A estruturação especial, portanto, é parte integrante de nossa vida; alias, é difícil dissociar os três elementos fundamentais da psicomotricidade corpo, espaço tempo e, quando operamos com toda dissociação, limitamo-nos a um aspecto bem preciso e restrito da realidade.

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Painel Seja bem vindo

Painel Seja bem vindo: "




















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Painél - Você é especial para nós

Painél - Você é especial para nós: "


















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Prêmio Anual de Qualidade na Educação tem lista de novos projetos pedagógicos concorrentes



02/02/2011

No Diário Oficial do Município desta quarta-feira, dia 2, a Comissão Especial de Avaliação, da Secretaria Municipal de Educação, lista novos projetos pedagógicos referentes ao ano de 2010, selecionados para concorrer ao Prêmio Anual de Qualidade da Educação.

Com apresentação de 94 unidades escolares de Educação Infantil e de Educação Especial, são relacionados 90 projetos de Educação Infantil, três de Educação Especial e um de Educação Infantil e Especial.

Em sei relatório, a Comissão de Avaliação destaca o registro do número expressivo de projetos recebidos, superando a expectativa, o que motivou a extensão do prazo de análise dos trabalhos até o prazo destinado às visitas às unidades escolares.