Link do vídeo:
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
"NA CULTURA DIGITAL, TUDO SE RE-CRIA?"
Link do vídeo:
Convite para Exposição Tuberculose tem Cura
O Projeto Fundo Global para o Controle da Tuberculose associa-se a mobilização pela priorização do controle da tuberculose na política pública de saúde e convida V.Sa. para a abertura da Exposição Interativa “Tuberculose tem cura: SUS prá valer”, no dia 02 de fevereiro, ás 14 horas, na Estação Carioca do Metrô.
O objetivo da exposição é mostrar, de forma didática e lúdica, informações básicas sobre a Tuberculose no posto de saúde cenográfico que ficará montado de de 02 a 11 de fevereiro, das 08:00h às 18:00h., na Estação Carioca do Metrô.
Durante a exposição, serão recolhidas “opiniões e manifestações” da população para selar compromissos de apoio ao controle da doença, a serem entregues ao Exmo. Sr. Ministro da Saúde, pelos integrantes dos Comitês Metropolitanos - representantes dos dez Estados com maior incidência da doença -.
Contamos com sua presença.
Cordialmente,
Cristina Boaretto
Coordenadora do Projeto Fundo Global Tuberculose-Brasil
CHEGA AO FIM A COLÔNIA DE FÉRIAS DO ECO 2011
No ultimo domingo, dia 23 de janeiro, ocorreu o encerramento da 32º Colônia de Férias do Eco no Colégio Santo Inácio. Fui uma bela festa com muita música, dança, teatro, lanche e muita alegria. Houve apresentação de teatro montado pelo Instituto Pro-Saber e o grupo de adolescentes do Grupo Eco. Além disso, cada segmento (azul, verde e vermelho) fez uma pequena apresentação mostrando um pouco da história do Santa Marta. O segmento Azul mostrou os pontos culturais da comunidade, o segmento verde mostrou a solidariedade dos moradores e o vermelho a historia do Grupo Eco.
A colônia de férias funciona durante 15 dias do mês de janeiro, mobilizando cerca de 320 crianças de 6 à 12 anos de idade e mais de 50 monitores (jovens e adultos) da própria comunidade.
As crianças são divididas em segmentos de acordo com a idade, segmento verde são as crianças de 6, 7 e 8 anos; segmento amarelo as de 9 e 10 anos e segmento azul 11 e 12 anos.
No domingo o encontro foi no campinho da estação 5 do bondinho (pico) onde foi feita a divisão de turmas e apresentação dos monitores, na segunda-feira todos foram para o Colégio Santo Inácio fazer jogos e gincanas nas quadras da escola, além de aproveitarem o calor e tomarem um belo banho de piscina.
Na quarta-feira foi dia de acordar cedo e passear na Praia do Flamengo. Cinco ônibus saíram da Praça Corumbá lotado em direção ao Aterro do Flamengo, lá as crianças brincaram nas quadras e depois foram tomar banho de mar, sem esquecer daquele lanchinho esperto. Quinta-feira um passeio inesquecível no Jardim Zoológico. Sexta-feira foi dia de aproveitar as quadras do Colégio Salesiano e fazerem várias brincadeiras. Sábado todos curtiram muita piscina e praticaram muito esporte na Vila Olímpica da Gamboa.
Na segunda semana da Colônia a semana também foi agitada, segunda-feira curtiram o Clube dos Bancários em Jacarepaguá, na terça-feira passeio no Bosque da Barra, quarta-feira voltaram ao Aterro do Flamengo. Quinta-feira retornaram ao Colégio Santo Inácio e sexta-feira foram para o SESC de Nova Iguaçu e no penúltimo dia foram passar o dia na Fazenda Tucano em Itaguaí.
A Equipe de Saúde da Família parabeniza toda a diretoria do Grupo Eco além de todos os participantes do projeto da colônia de férias, por proporcionarem a essas crianças, muitas vezes sem condições nenhuma, momentos de lazer e prazer. E lembrar que todo esse trabalho e feito por voluntários.
Caso queiram ajudar o Grupo Eco aceita doações. Entrar em contato com o telefone 2286-9966, falar com Itamar.
Para polícia, tiros que atingiram helicóptero da Globo e prédio da prefeitura do Rio foram acidentais
Oficina sobre prevenção de acidentes
] A iniciativa é mais uma das ações realizadas pela ONG Criança Segura com o objetivo de disseminar a causa e formar multiplicadores. A oficina, que será conduzida por Ana Beatriz Bontorim, coordenadora de projetos da ONG, está direcionada a gestores e funcionários das secretarias parceiras, sendo 20 participantes representando cada um dos órgãos."
Educopédia na Folha de São Paulo
Educopédia na mídia
"
Projeto: Era uma vez...
Leitura é um momento mágico, onde expressamos nossos sonhos, desejos e damos asas ao nosso imaginário, cada mundo que criamos é uma porta que abrimos para o desenvolvimento da leitura e escrita. Mas como incentivar a leitura nas crianças que ainda não conhecem se quer as letras do alfabeto?
Vamos entender...
A criança na educação infantil encontra-se na fase de sua pré-leitura, que é um período pré operatório para a fase de leitura. Nessa fase as crianças aprendem e desenvolvem capacidades e habilidades da sua linguagem oral, construção dos símbolos e também o desenvolvimento de sua percepção onde permitem a relação de suas palavras com as imagens.
Nessa fase os interesses da criança estão na contação de histórias mais curtas, onde se interessam mais por livros com muitas imagens e pouca escrita, onde se permite a descoberta da linguagem visual muito antes da verbal.
As crianças se interessam também por histórias mais longas, aquelas contadas por adultos, que tratam do cotidiano infantil, o papel do professor nessa fase importantíssimo, por isso que devemos ter muito cuidado em saber selecionar as histórias ideais para as crianças, histórias que tenham conteúdo educativo, que façam parte também do seu dia a dia.
Mas, não só o desenvolvimento da leitura deve ser desenvolvido professor como também os pais deve ser peça chave para o auxilio do desenvolvimento da criança.
Pensando nisso, procurei desenvolver um projeto de leitura para todo o ano letivo, onde a participação dos pais nas atividades de casa e na escola serão parte integrante para a execução do projeto de leitura.
Para crianças de ainda não alfabetizadas ou não letradas.
Duração: Todo o ano letivo
Objetivo Geral:
- Desenvolver a leitura para crianças ainda não alfabetizadas;
Objetivos Específicos:
- Incentivar a leitura simbólica e visual de forma lúdica;
- Desenvolver e despertar o gosto pela leitura e o desenvolvimentos das histórias com inicio meio e fim;
- Proporcionar um ambiente integrador e estimulador onde a criança será o papel principal no desenvolvimento de sua oralidade;
- Aplicar atividades para casa, onde os pais terão que auxiliar as crianças no desenvolvimento de suas atividades;
Plano de ação:
- Nosso Livro de desenhos de Histórias: O professor ficará responsável por confeccionar uma caderno de desenhos onde a cada dia o professor dará a uma criança para levar para casa sempre a mesma história, esse caderno ficará fazendo rodízio nas casas das crianças e os pais terão que contar a história aos seus filhos e depois os filhos terão que desenhar numa página do caderno
- A Hora do Conto: Uma vez por mês os professores terão que escolher um tema para montagem e apresentação de teatro para as crianças;
- Uma vez por mês os pais terão que participar do momento de leitura com as crianças, eles mesmos poderão escolher o tema e um livro para ler e desenvolver atividades com elas com o auxilio e acompanhamento do professor. (O bom mesmo é que o pai dê essa aula numa sala que seja diferente da sala do seu filho, pois muitas vezes eles ficam enciumados e não permite aos pais a execução do seu plano de aula, mas isso fica a critério dos professores);
Avaliação
No processo avaliativo todas as observações são válidos perante o desenvolvimento da criança, dependendo da situação o professor poderá desenvolver atividades que estimule determinadas habilidades que necessitarão ser trabalhados durante a execução desse projeto.
O processo avaliativo da criança é continuado, observe os seguintes pontos:
Ela participa das atividades de leitura?
Está desenvolvendo suas habilidades motoras, se seus desenhos estão evoluindo?
Presta atenção nas histórias e argumenta suas dúvidas?
É questionadora?
Seu comportamento perante as histórias é de entusiasmo?
Dicas
- É sempre bom trabalhar com massinha de modelar, após contar uma história dê a crianças um momento de lazer para representarem os personagens nas massinhas;
- Após o conto que tal uma roda de conversar com a criança sobre a história, peça que ela contem a sua verão, vai sair cada história! Esse momento proporciona segurança aos alunos;
- Inove sempre, traga objetos, coisas novas para sala de aula. Leve insetos, passarinho e tudo mais que você achar interessante, trabalhe o tema, elas adoram novidades;
- Evite passas filmes longos;
- Evite histórias complexas que sejam tristes, pode frustrar a criança e deixá-la com medo de determinadas situações;
Núcleo de Arte Grande Otelo no Congresso da Associação Brasileira de Tecnologia Educacional
Núcleo de Arte Grande Otelo no IV Seminário de Mídias & Educação
"