sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

DENGUE

(título desconhecido): "

Saúde dá cartão para paciente com sintomas de dengue

Identificação é entregue a pacientes que buscam unidades médicas públicas e privadas

20 de janeiro de 2011 | 19h 51
 
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informou hoje que o governo federal distribui, desde o início do ano, um cartão de identificação para pacientes que apresentam sintomas de dengue, ao procurarem unidades médicas públicas e privadas. O objetivo desse cartão é monitorar o estado de saúde dos pacientes e os tratamentos a que foram submetidos, evitando diagnósticos equivocados caso as pessoas procurem mais de uma unidade médica.
De acordo com o ministro, já foram distribuídos 400 mil cartões em todo o Brasil. Os próximos cartões devem ser distribuídos principalmente em regiões em que foram identificados maior risco de epidemia. O Ministério da Saúde informou, na semana passada, que dezesseis Estados estão sob risco muito alto de enfrentar uma epidemia de dengue. A maior parte deles está nas regiões Norte e Nordeste, mas inclui Rio de Janeiro, Espírito Santo e Mato Grosso.
Em reunião hoje com operadores de planos de saúde na capital paulista, Padilha reconheceu que há um 'risco real' de epidemia de dengue. 'A decisão do governo federal é de antecipar as medidas para evitar que o número de casos da doença aumente neste começo de ano', disse o ministro. 'A orientação da presidente Dilma Rousseff é de que se antecipe o mais rápido medidas que evitem um risco real de epidemia de dengue no Brasil', acrescentou.
Novo protocolo
O ministro informou ainda que o governo federal distribui, desde a semana passada, aos hospitais e unidades de saúde um novo protocolo de atendimento de pacientes com sintomas de dengue. O documento traz atualizações sobre medidas de precaução, identificação e tratamento da doença.
Padilha evitou criticar o protocolo anterior, justificando a nova edição pelo que chamou de mudança de comportamento da doença. 'Nós sempre temos de fazer uma atualização permanente dos profissionais de saúde. A dengue tem um comportamento diferente com o passar dos anos. Então, é fundamental uma capacitação permanente', disse. Apesar de já estar sendo distribuído, o novo protocolo será lançado oficialmente em fevereiro.
Perguntado, o ministro garantiu que não há sinais de desabastecimento de medicamentos para tratamento da dengue e disse que o ministério está atento a focos da doença nas cidades da Zona Serrana do Rio Janeiro, castigadas pelas chuvas na última semana. Padilha ressaltou que, mesmo com as fortes chuvas, os municípios não apresentam até o momento risco de epidemia da doença.
Planos de saúde
O encontro de hoje, o primeiro do ministro com operadores de planos de saúde, faz parte de cronograma de visitas do Ministério da Saúde que visa diminuir os riscos de epidemia da doença. Padilha pediu às empresas que distribuam o novo protocolo de atendimento da doença às suas unidades médicas e que informem ao ministério óbitos suspeitos de terem sido provocados pela dengue.
O ministério também quer ser informado sobre o número de pacientes suspeitos de terem contraído a doença e pede que as empresas incluam, em seus portais na internet, um link para o site do ministério, com medidas para o combate à larva do mosquito transmissor da doença.






 
"

(título desconhecido)

(título desconhecido): "

País terá mais centros para isolar dengue

Ministério da Saúde estuda quais centros poderiam ser habilitados para identificar os 4 [br]sorotipos do vírus

21 de janeiro de 2011 | 0h 00
 
O Ministério da Saúde ampliará o número de laboratórios capacitados para isolar do vírus da dengue. O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, afirmou que a pasta iniciou estudos para verificar quais centros poderiam ser habilitados para essa atribuição. Atualmente, a tarefa é executada pelos laboratórios Evandro Chagas (PA), Adolfo Lutz (SP) e Fiocruz (RJ).
'Precisamos ampliar nossa capacidade de diagnóstico, descentralizar. Agilidade na detecção de mudanças no comportamento da doença é fundamental para traçar estratégias de prevenção e controle', disse Barbosa. O isolamento é feito para descobrir qual tipo de vírus está circulando. Existem quatro sorotipos, batizados de 1,2,3 e 4.
O secretário afirmou não haver um número fechado de quais centros passarão a fazer a identificação do vírus. A expectativa, segundo ele, é que no próximo verão o serviço de diagnóstico esteja descentralizado.
Uma das preocupações é a agilidade para identificar o aparecimento do sorotipo 4. O reaparecimento dele no Brasil foi confirmado ano passado. Até agora, 12 pacientes tiveram a infecção comprovada: 10 em Roraima, 1 no Amazonas e 1 no Pará.
O ministério também está preocupado com a execução das medidas de prevenção. Barbosa contou que a equipe da pasta estuda mecanismos para garantir que administradores tomem as medidas necessárias para combater o mosquito transmissor. Algo que, segundo estatísticas de números de focos do Aedes aegypti e de casos confirmados, deixam muito a desejar.
'Hoje vivemos num sistema perverso. Municípios que não cumprem sua parte na prevenção, ao apresentar epidemia, são depois socorridos com verbas extra para tentar reduzir os estragos do problema. É uma espécie de premiação dos maus gestores', disse. A intenção do governo, de acordo com Barbosa, é mudar essa relação: estipular metas e criar mecanismos para que, caso elas não sejam cumpridas, gestores saiam perdendo. 'Isso não significa criar uma punição. Podemos seguir em direção oposta: benefícios para os que cumprirem as metas.'

"

Choque de Ordem apreende mercadoria com ambulantes no Baixo Gávea

Choque de Ordem apreende mercadoria com ambulantes no Baixo Gávea: "Uma operação Choque de Ordem realizada por agentes da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop), na noite de ontem, no Baixo Gávea, apreendeu mercadoria com ambulantes não autorizados."

Oferta de creches ainda é muito pequena no país, aponta levantamento do Todos Pela Educação

Oferta de creches ainda é muito pequena no país, aponta levantamento do Todos Pela Educação: "No novo Plano Nacional de Educação 2011-2020 (PNE) a primeira meta diz respeito ao aumento da oferta de Educação Infantil. O objetivo é ampliar em 50% o número de crianças de até 3 anos matriculadas nesta etapa da Educação Básica. Porém, o desafio é grande! Para que essa meta seja atingida, o Brasil precisa triplicar [...]"

Cartazes para sala de aula

Cartazes para sala de aula: "




















Modelos retirados da internet.
Devidos créditos aos autores.



"

Mais modelos de crachás

Mais modelos de crachás: "












Modelos retirados da internet.
Devidos créditos aos autores.










"

CARAVANA DE PROFESSORES - SME RIO SEMPRE SOLIDÁRIA

Caravana realizada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e professores da rede em auxílio às vítimas das chuvas na região serrana, nos dias 18 e 19/01/2011.

Baú de Ideias: Calendários para 2011

Baú de Ideias: Calendários para 2011: "Calendários 2011~~~~~~~~~~~~~~~~Produzi calendários mensais para imprimir e utilizar em sua sala. Temas: crianças, ursinhos e turma da..."

Idéias para a escola ideal – Educar para Crescer

Idéias para a escola ideal – Educar para Crescer

50 ideias para começar o ano | Formação | Nova Escola

50 ideias para começar o ano | Formação | Nova Escola

Prouni: Abertas inscrições para mais de 123 mil bolsas de estudo

Prouni: Abertas inscrições para mais de 123 mil bolsas de estudo: "
CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) foram abertas hoje (21) e seguem até 25 de janeiro. Nesta edição serão oferecidas 123.170 bolsas de estudo em 1,5 mil instituições privadas de ensino superior. Do total, 80.520 são integrais e 42.650 parciais, que custeiam 50% da mensalidade.

Os estudantes interessados no benefício deverão acessar o site do ProUni [www.portalprouni.mec.gov.br]. Para participar do programa, o candidato precisa ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou estabelecimento privado com bolsa integral, além de atender a alguns critérios de renda. É necessário ainda ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 e atingido pontuação mínima de 400 pontos na média das cinco provas – também não pode ter zerado a redação.

As bolsas integrais são destinadas aos alunos com renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio. Já as bolsas parciais são para os candidatos cuja renda familiar mensal per capita é de até três salários mínimos.

O candidato pode escolher até três cursos, elegendo sua prioridade. A lista dos pré-selecionados em primeira chamada será divulgada dia 28 de janeiro. Esses estudantes deverão comprovar informações nas instituições de ensino até 4 de fevereiro. No dia 11 de fevereiro, será divulgada a lista dos pré-selecionados em segunda chamada, com prazo de comprovação de documentos até 17 de fevereiro.

Caso ainda haja bolsas disponíveis, o Ministério da Educação abrirá um novo período de inscrições entre os dias 21 e 24 de fevereiro, com divulgação da primeira lista de pré-selecionados em 27 de fevereiro. Quem já tiver conseguido uma bolsa na primeira etapa de inscrições não poderá participar da disputa. O cronograma completa do ProUni está disponível no site do programa. Informações do Programa Acorda Cidade
"

Instituto Ronald McDonald - Edital

Instituto Ronald McDonald - Edital: "

p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 12.0px 0.0px; font: 12.0px Helvetica} p.p2 {margin: 0.0px 0.0px 12.0px 0.0px; font: 13.0px Arial} p.p3 {margin: 0.0px 0.0px 12.0px 0.0px; font: 12.0px Helvetica; color: #184fae} span.s1 {text-decoration: underline ; color: #184fae} span.s2 {text-decoration: underline} span.s3 {color: #000000}

O Instituto Ronald McDonald disponibiliza pela primeira vez de forma concomitante os novos editais do Programa Atenção Integral e do Programa Diagnóstico Precoce. Com isto, as instituições já cadastradas junto à organização poderão submeter projetos que receberão recursos de fontes como o McDia Feliz, a campanha dos cofrinhos, torneio de golfe e o jantar de gala.

O Programa Atenção Integral visa elevar as taxas de cura dos pequenos pacientes com câncer, por meio do apoio a diversas ações como apoio à qualificação e humanização da assistência à criança e ao adolescente; acesso, redução do abandono e da não aderência ao tratamento;suporte psicossocial e reintegração à sociedade e ações estratégicas com ênfase em projetos de capacitação de profissionais de saúde e do voluntariado.

Já o Programa Diagnóstico Precoce tem como objetivo contribuir para a diminuição do tempo entre o aparecimento de sinais e sintomas do câncer e o diagnóstico em um serviço especializado através da capacitação de profissionais de saúde, aumentando sensivelmente a expectativa de cura do câncer infantojuvenil.

Para submeter projetos, as instituições cadastradas devem acessar os links abaixo e seguir as orientações dos respectivos editais.

Edital 2010 – Programa Atenção Integral
Edital 2010 – Programa Diagnóstico Precoce

As propostas devem ser encaminhadas segundo as orientações dos editais até o dia 21/02/2011. As propostas serão avaliadas pela equipe do Instituto Ronald McDonald, Conselho Científico e Conselho Executivo da organização. A previsão para divulgação dos resultados é maio de 2011.

"

ANS vai limitar tempo de espera no atendimento de planos de saúde

ANS vai limitar tempo de espera no atendimento de planos de saúde: "na fSP
A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) vai colocar em consulta pública na próxima semana o texto de uma resolução que pretende limitar o tempo de espera para atendimento de clientes de planos de saúde em todo o país.De acordo com o presidente da agência, Maurício Ceschin, a ANS recebe muitas reclamações de usuários de planos relacionadas a demora no atendimento em hospitais,"

O que acontecerá na Educação em 2011?

O que acontecerá na Educação em 2011?

Última semana para opinar sobre Classificação Indicativa

Última semana para opinar sobre Classificação Indicativa: "Até o dia 28 de janeiro, os internautas podem contribuir para a construção participativa de um novo modelo para a Classificação Indicativa."

Educopédia na Folha de São Paulo

Educopédia na Folha de São Paulo: "
Educopedistas e Amigos da Educopédia,

No início de janeiro, o validador Carlos de Geografia sinalizou que a Educopédia foi mencionada num artigo da Folha de São Paulo com muito louvor!


'Para tornar as aulas mais atraentes e elevar o aprendizado, foi criada uma ferramenta de ensino, a Educopédia, que consiste em uma plataforma de aulas digitais para cada disciplina, elaborada com base nas orientações curriculares.
Uma característica importante dessas experiências é a integração do currículo com o material didático utilizado para apoiar o trabalho do professor em sala de aula.'

Confira o artigo todo.

Comentem no blog do Jornalista Fernando Veloso ! :D Educopédia pelo país!

"