terça-feira, 4 de janeiro de 2011

DIRETO DO MEC - Educação integral e intersetorialidade -

CONEXÃO DAS ARTES - SME-RJ: EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DA ARTE (I)

CONEXÃO DAS ARTES - SME-RJ: EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DA ARTE (I): "Bill Viola Ensino da arte: Um espaço poético Por Greice Cohn (Arte educadora) Memorial da obra Este vídeo descreve um método de trabal..."

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MAIS EDUCAÇÃO - MENOS VIOLÊNCIA

Entrevista com a Prof. Jaqueline Moll - 15/12/2010

Conferência online de Informática Educacional De 7 a 19/2, em Lisboa, Portugal.

DIRETO DO MEC - Governo deve aumentar este ano valor do investimento por aluno


Segunda-feira, 03 de janeiro de 2011 - 17:28
O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) deve ter uma receita, em 2011, de R$ 94,48 bilhões – um aumento de 13,7% em relação a 2010 (estimado em R$ 83,09 bilhões). A estimativa consta da Portaria Interministerial nº 1.459, assinada pelos ministros da Educação e da Fazenda, publicada nesta segunda-feira, 3, no Diário Oficial da União.

Pela portaria, o valor mínimo anual por aluno previsto para 2011 é de R$ 1.722,05, contra R$ 1.414,85, em 2010.

A contribuição dos estados, do Distrito Federal e dos municípios deve atingir R$ 86,68 bilhões. A complementação da União ao Fundeb corresponde a 10% desse montante, ou seja, R$ 8,66 bilhões.

Desse total, R$ 7,80 bilhões serão repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a nove estados que não devem atingir o valor mínimo anual por aluno com sua própria arrecadação: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco e Piauí. Outros R$ 866 milhões estão reservados para complementar o pagamento do piso salarial de professores e financiar programas de melhoria da qualidade da educação.

Destinação

Formado por vários impostos e transferências constitucionais, o Fundeb financia a educação básica pública. Pelo menos 60% dos recursos de cada estado, município e do Distrito Federal devem ser usados no pagamento da remuneração de profissionais do magistério em efetivo exercício, como professores, diretores e orientadores educacionais.

O restante serve para despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino, o que compreende uma série de ações: pagamento de outros profissionais ligados à educação, como auxiliares administrativos, secretários de escola, merendeiras etc.; formação continuada de professores; aquisição de equipamentos; construção de escolas; manutenção de instalações.

Assessoria de Comunicação Social do FNDE

Primeira edição de 2011 terá inscrições abertas de 16 a 18 de janeiro

Quinta-feira, 30 de dezembro de 2010 - 18:50
Estarão abertas de 16 a 18 de janeiro as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. Neste primeiro semestre de 2011, são oferecidas 83.125 vagas em 83 instituições públicas de educação superior. Participam da seleção 39 universidades federais, 36 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, dois centros federais de educação tecnológica (Cefet), cinco universidades estaduais e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence).

A oferta de vagas para a primeira seleção de 2011 representa aumento de 77% em relação à edição do primeiro semestre de 2010 — foram abertas, então, 47 mil vagas. Como é de praxe, o Sisu selecionará os candidatos por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, que terá os resultados divulgados na primeira quinzena de janeiro.

As regras da seleção unificada serão as mesmas aplicadas no segundo semestre deste ano. Ao se inscrever, o estudante pode escolher dois cursos e selecionar um deles como primeira opção. Durante o período de inscrições, pode mudar as opções, com base na nota de corte (nota mínima) divulgada ao fim de cada dia. Cada mudança invalida a opção anterior.

O candidato aprovado na primeira opção é automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perde a vaga. Aquele que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima para nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes.

Ao fim das três chamadas, caso ainda haja vagas, as instituições de ensino podem, a critério de cada uma, convocar candidatos com base na lista de espera gerada pelo sistema.

O edital nº 11, do dia 21 último, que estabelece as regras do Sisu foi publicado na quarta-feira, 22, no Diário Oficial da União.

Assessoria de Comunicação Social

Confira a oferta de vagas por instituição

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Instituições terão recursos para assistência estudantil

Todos pela Educação compara notas do Pisa e mostra que país avança devagar

Estudante do Maranhão, Gabrielle Mendonça, mostra a redação que enviou para um concurso do Senado- Foto:Racciele Olivas

Carolina Benevides, Francisco Júnior* e Juraci Perboni*
RIO, FLORIANÓPOLIS e SÃO LUÍS. Recém-divulgado, o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa, na sigla em inglês), que analisa o desempenho de estudantes de 15 anos, mostrou que o ensino no Brasil avançou: o país teve a terceira maior evolução nas médias de 65 nações. No entanto, ao comparar os dados de 2006 com os de 2009, um estudo do Todos pela Educação aponta que dos 27 estados, incluindo o Distrito Federal, apenas São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amapá, Pernambuco e Maranhão conseguiram média acima da obtida pelo Brasil, nas disciplinas analisadas pelo Pisa: leitura, matemática e ciências.
" O Rio estagnou em duas disciplinas e ainda perdeu pontos em leitura. O desinteresse no magistério contribui para esse resultado "

Ao todo, onze estados tiveram queda em relação a 2006 em uma ou mais disciplinas. A pior média é a de Sergipe, que apresentou queda nas três áreas - perdeu 29 pontos em leitura, 26 em matemática e 24 em ciências.
- Em 2006, Sergipe tinha índices melhores que São Paulo, e agora está como São Paulo em 2006. As mudanças nesse estado e alguns outros resultados nos levam a crer que é mais fácil melhorar em áreas onde as médias eram as piores. Nas regiões onde já eram razoáveis, dar um salto é muito mais complicado - diz Mozart Neves Ramos, presidente do Todos pela Educação.
Maranhão é o estado que mais avançou no Brasil
Na Região Sudeste, o Rio de Janeiro foi o único estado a perder pontos no Pisa quando se compara os anos de 2006 e 2009, e apresentou também a menor evolução na região. Foram sete pontos perdidos em leitura, e apenas dois ganhos em matemática e um em ciências.
- O Rio estagnou em duas disciplinas e ainda perdeu pontos em leitura. O desinteresse no magistério contribui para esse resultado. Professores deviam ser os melhores alunos, os mais talentosos, mas não é que acontece. Os baixos salários não atraem - diz Mozart Neves Ramos, lembrando que o estado ainda lida com os reflexos da aprovação automática:
- Os resultados da Prova Brasil já mostram que, mesmo sendo aprovados, os alunos não aprendiam. Os índices do Pisa não nos surpreendem.
Coordenadora do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio (Sepe), Beatriz Lugão lembra que o Rio já chegou a ter um déficit de 30 mil professores, e que em média 20 deixam o estado diariamente:
- Isso prejudica a qualidade de ensino. Alunos chegam ao 3 do ensino médio com sérias deficiências, que impedem muitos de irem para a universidade. E, muitas vezes, fazem com o que aquele que conseguiu tenha que desistir do curso por não ter como acompanhar as aulas.
Sobre o Rio ter perdido pontos em leitura, Beatriz diz que essa deficiência na interpretação dos textos pode prejudicar todas as outras disciplinas:
- Se o aluno não tem o domínio da língua, as dificuldades são maiores. É preocupante o resultado.
Pior estado do país em 2006, o Maranhão conseguiu se tornar o que mais avançou em 2009. Na comparação do Todos pela Educação, ganhou 91 pontos em leitura, 71 em matemática e 45 em ciências.
- É um salto tão grande, que a gente tem que analisar mais detalhadamente. Mas reafirma o fato de que é mais fácil crescer quando a situação é pior - diz Mozart.
Com vinte anos de trabalhos prestados para a Secretaria de Educação do estado, a professora Leuzinete Pereira da Silva, Superintendente de Educação Básica do Maranhão, acredita que a melhora se deu por conta do comprometimento dos professores, e da boa formação de quem está em sala de aula:
- Todos os nossos professores têm graduação, e um expressivo número tem pós. Mas contribuíram também a formação continuada e as aulas de reforço para os alunos.
Aluna da rede estadual, Gabrielle Mendonça, de 16 anos, representou o Maranhão num concurso de redação do Senado. Para ela, as atividades fora da sala são fundamentais.
- As rodas de leitura que minha escola promove motivam os alunos - diz Gabrielle, que estuda na Paulo Freire.
Com as melhores médias dos 26 estados em 2009, não considerando o DF, Santa Catarina, na comparação com 2006, perdeu um ponto em matemática. Mas a queda não preocupa o governo. É o que afirma o diretor de Educação Básica da Secretaria de Educação, Antônio Pazeto:
- A classificação do estado demonstra um bom desempenho, embora reconhecemos que exista muito por fazer.
Coordenadora estadual do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte), Alvete Bedin é mais crítica, e diz que o desempenho reflete a falta de aprimoramento no método de ensino nas escolas.
- A maioria das escolas não tem estrutura adequada, e o professor tem apenas um quadro negro, como há três décadas. O jovem não encontra atrativos.
Estudante da 7ª série do ensino fundamental, André dos Santos, de 15 anos, ficou em recuperação em matemática.
- O professor explica uma vez no quadro, se aprendeu, aprendeu. Caso contrário, fica sem saber - diz ele, que acredita que seria mais fácil se pudesse usar computador em sala.
De acordo com Mozart, para que os índices melhorem é preciso investir mais em educação, mas, segundo ele, a presidente eleita, Dilma Rousseff, terá como principal desafio fazer uma "revolução no magistério":
- Ou fazemos um pacto nacional para que isso aconteça ou vamos estagnar. Para melhorar a educação, só investir dinheiro não basta.
* Especial para O GLOBO

Todos pela Educação compara notas do Pisa e mostra que país avança devagar - O Globo Online

Todos pela Educação compara notas do Pisa e mostra que país avança devagar - O Globo Online

Ministro Padilha recebe o cargo das mãos de Temporão


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nullOcorreu no dia 03 de janeiro de 2011, no auditório Emílio Ribas do Ministério da Saúde, a transmissão de cargo de Ministro de Estado da Saúde do Brasil. Despediu-se do cargo o Ministro José Gomes Temporão, que fez uma retrospectiva de sua gestão, agradeceu a sua equipe técnica e administrativa de assessores e citou a OPAS/OMS no Brasil como parceira importante de sua gestão. Toma posse como novo Ministro o médico infectologista Alexandre Rocha Santos Padilha, que acaba de deixar a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. 
Em seu discurso de posse, ressaltou prioridades de sua gestão, a saber:
• A presidenta Dilma está muito ciente e informada sobre a situação e importância do SUS.
• A saúde estará no centro da agenda de desenvolvimento do país, conforme já deixou muito claro a chefe do executivo em seu discurso de posse. Quem nisso não acredita se engana fortemente.
• Quem é atendido pelo SUS tem forte avaliação positiva (satisfatória) de sua ação.
• Acolhimento a saúde em tempo adequado a quem precisa – grande objetivo único do Ministério, inclusive com a criação de indicador nacional de qualidade de acesso à saúde.
• Não se faz mudanças na saúde sem construir maiorias políticas e sem envolver gestores e usuários no processo de mudança.
• O Ministério da Saúde tem a missão de convencer aos gestores do SUS a integrar o processo de erradicação da miséria no país.
• É necessário utilizar mecanismos de metas e avaliação de desempenho para a gestão da saúde.
• Integralidade da atenção à saúde não se resolve apenas com a descentralização, mas com a criação de redes e espaços de gestão inter-federativos, onde possa se resolver necessidades
• Criação de marco legal para a nova relação federativa entre união, estados e municípios no SUS, que permita a formatação das redes e atenção às necessidades da população. O debate interfederativo é urgente.
• Precisamos aproveitar o momento político para aprovar a EC 29 e ter regras claras de financiamento sustentável para cada nível da federação. Os novos recursos devem estar ligados ao aperfeiçoamento da gestão, dando clareza e resultados para a população.
• Não podemos negligenciar a saúde suplementar, pois ela atende a 40 milhões de brasileiros. Precisa haver fórum de diálogo e construção de agenda comum para se alcançar a complementaridade e não a competição por serviços.
Pedidos da presidenta Dilma ao novo Ministro:
• Saúde da Mulher e da Criança – transformações para compor a “rede cegonha” , para cuidar em todas as fases do processo de redução da morbi-mortalidade materna e infantil;
• Redução da incidência de cânceres ginecológicos;
• Implantar a gratuidade de medicamentos para hipertensos e diabéticos no país;
• Implantação das UPAS e atendimento 24 hs, sem perder a dimensão da APS e da promoção da saúde;
• Não existe modelo de APS único num Brasil que é tão diverso quanto o nosso. O que deve ser único é o compromisso e princípios. Parte desse desafio consiste em se construir pacto com educação e gestores para a formação de RH para a saúde, onde o melhor locus de formação seja o SUS. Tem que haver espaço para discussão da formação e fixação de médicos e demais profissionais da saúde para consolidar o SUS.
• Combate ao crack e degradação do ser humano, o que não é um desafio só do setor saúde -  a exemplo do movimento de enfrentamento da AIDS feito no início da década de 80.
• Combate à dengue e seus impactos sociais. Só será possível ter resultados se o esforço for multi-setorial.

Atendimento em tempo adequado será obsessão na Saúde, diz Padilha

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em seu discurso de posse disse que uma das suas prioridades de gestão será garantir o atendimento de qualidade à população e em tempo adequado para o tratamento do paciente. Padilha também reforçou que trabalhará na promoção da saúde e na prevenção de doenças, para atender  aos quatros pedidos para a saúde feitos pela presidenta Dilma Rousseff.

“A grande reclamação das pessoas é exatamente a demora, a espera. Tenho como ministro da Saúde uma obsessão: colocar no centro do planejamento das ações em Saúde neste País um esforço de perseguir a garantia do acolhimento de qualidade em tempo adequado às necessidades das pessoas”, afirmou o ministro Padilha, na cerimônia em que recebeu formalmente o comando do Ministério pelas mãos de seu antecessor, José Gomes Temporão.

Padilha propôs a definição de um indicador nacional sobre a qualidade do acesso aos serviços de saúde e a definição de um mapa nacional das necessidades em saúde, que auxiliasse o monitoramento da situação em todo o País.

O novo gestor do Ministério da Saúde convocou ainda sua equipe, secretários municipais e estaduais, prefeitos, governadores e sociedade: “Nós temos plena consciência da importância do SUS, mas temos o sentimento de que a saúde não está no centro da agenda de desenvolvimento deste País. Este é um desafio para todos nós”.

Na avaliação do ministro Padilha, a própria presidente da República, Dilma Rousseff, já deu demonstrações claras de que a saúde será uma prioridade do governo federal ao incluir em seu discurso de posse a consolidação do Sistema Único de Saúde como prioridade.

Quatro pedidos

Ao novo ministro da Saúde, a presidente da República fez quatro pedidos formais. O primeiro deles é uma atenção à Saúde da Mulher e da Criança, o que inclui a constituição da Rede Cegonha - que leva em conta os cuidados desde a gestação até os primeiros anos de vida da criança – e um esforço de prevenção, reabilitação e cuidado relacionado ao câncer de mama e de colo de útero.

A presidente também incumbiu o ministro Padilha de oferecer, por meio do Programa Farmácia Popular, medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes, além de um cuidado prioritário em relação à implantação de UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento 24 Horas) em todo o Brasil, sem deixar de lado a importância da formação e fixação de profissionais.

“Implantar UPAs sem perder a dimensão da promoção da saúde e da atenção primária. Implantar UPAs não significa um descompromisso com o esforço da promoção da saúde, nem negligenciar ou abandonar equipamentos de saúde que estados e municípios já tenham”, disse o ministro Alexandre Padilha.

Dilma pediu ainda um esforço nacional de mobilização contra a dengue, assim como o enfrentamento ao crack. “Esse não é um desafio só da área da Saúde, envolve outros segmentos. Mas se a Saúde não liderar, não protagonizar as ações de prevenção, de tratamento, de reabilitação, reinserção social, vamos perder a oportunidade de interromper o avanço desse problema”, afirmou o ministro.

Fonte: Agência Brasil

Inscrições para ProJovem estão abertas em Caxias (RJ)


Começaram as inscrições do Programa Nacional de Inclusão de Jovens com três mil vagas de cursos profissionalizantes. As oportunidades são para diversos setores em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Não há data limite para encerramento das inscrições, podem ser feitas até o preenchimento de todas as vagas.

Além das aulas, os estudantes vão receber um auxílio financeiro de R$ 600, material didático, uniforme, transporte, lanche e certificado do Ministério do Trabalho.

Para participar, é preciso ter entre 18 e 29 anos, morar em Duque de Caxias, ter renda inferior a um salário mínimo e não estar trabalhando.

A inscrição acontece de segunda a quinta-feira, das 10h às 17h, na tenda da Secretaria de Trabalho em frente ao Teatro Raul Cortez, no centro de Duque de Caxias. Acesse o site para saber quais documentos levar e outras informações.

Oi lança edital para patrocinar projeto ambiental


A empresa de telefonia Oi lança um edital para patrocinar projetos de preservação e conservação do meio ambiente. As inscrições vão até às 17h de 31 de janeiro de 2011, e devem ser feitas pelo site www.oifuturo.org.br/meioambiente2010.

O programa, que prevê investimento de R$ 2,5 milhões nesse primeiro ano, financiará projetos com quatro linhas de atuação: novos empreendimentos sustentáveis; apoio à implantação de tecnologias sociais para conservação do meio ambiente; uso de novas tecnologias; e educação para a sustentabilidade.

Podem participar organizações sem fins lucrativos, devidamente legalizadas. O processo de seleção será realizado em três etapas: qualificação técnica, avaliação do comitê de especialistas e decisão da comissão do Oi Futuro.

Os projetos selecionados serão acompanhados pela Oi Futuro, que auxiliará na implantação das iniciativas, na gestão e na avaliação das atividades. O regulamento completo esta disponível no site.

Associação de professores abre inscrições para Simpósio Nacional de História


A Associação Nacional dos Professores Universitários de História (ANPUH) abriu as inscrições para o 26º Simpósio Nacional de História. O evento ocorrerá de 17 a 21 de julho na Cidade Universitária, em São Paulo (SP).

Voltado para os profissionais da área de história e interessados no tema, a programação do evento é composta por atividades como conferências, mesas-redondas, simpósios temáticos, minicursos e fóruns de graduação e pós-graduação.

“A pesquisa e o estudo do mundo antigo no Brasil”, “A ciência política em perspectiva histórica” e “Conhecimento histórico, vida social e participação dos historiadores na esfera pública” serão alguns dos temas que serão discutidos durante o evento.

As datas da inscrição variam de acordo com o tipo de participação. As inscrições e o cronograma estão disponíveis no site www.snh2011.anpuh.org.

Banco Interamericano de Desenvolvimento seleciona projetos culturais


O Programa de Desenvolvimento Cultural do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) abre edital de apoio financeiro para 2011 a pequenos projetos culturais de organizações sociais. As propostas podem ser enviadas até 31 de janeiro de 2011 para o Setor de Embaixadas Norte, representante do BID no Brasil, localizado em Brasília (DF). Vinte e seis países da América Latina e do Caribe participam do edital.

O Programa de Desenvolvimento Cultural visa reconhecer e estimular as atividades de centros de desenvolvimento cultural que comuniquem e difundam experiências institucionais ou comunitárias dignas de serem aproveitadas no âmbito local ou regional.

Segundo o edital do programa, os projetos devem requerer entre US$ 3 mil e US$ 10 mil em financiamento. A ação candidata deve apresentar contrapartida, da instituição ou de outro apoiador, de pelo menos um terço da quantia solicitada.

Inicialmente, a seleção de projetos será feita pela representação do BID no Brasil. Os pré-selecionados serão encaminhados ao comitê de seleção do Centro Cultural do BID em Washington, nos Estados Unidos, que tomará a decisão final.

Os resultados serão divulgados para as instituições contempladas em maio de 2011. Não há número pré-definido de selecionados.

Os projetos devem ser enviados para o seguinte endereço: Setor de Embaixadas Norte, quadra 802, conjunto F, lote 39, Asa Norte, CEP 70.800-400, Brasília (DF).

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 3317-4200.

Faetec oferece cursos profissionalizantes gratuitos para o carnaval do Rio de Janeiro


A Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec) abre inscrições para 1.050 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos para o Carnaval. As aulas são oferecidas nas Escolas de Artes Técnicas (EAT) da Mangueira e de Nova Iguaçu.

São oferecidas oficinas de administração teatral, camareira teatral, contrarregra, eletricista cênico, fantasia de Carnaval, maquiagem, produção executiva, operador de luz, carpintaria teatral, costura cênica, laminação, serralheria cênica e chapelaria.

Para participar das aulas é preciso ter, no mínimo, 16 anos de idade. A exceção é para as turmas de operador de luz e chapelaria. Candidatos às aulas de operador de luz devem ter formação em eletricista cênico. Já para chapelaria, é preciso contar com o diploma em costura cênica.

Os interessados podem comparecer à unidade na qual pretendem estudar, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com duas fotos 3×4 recentes e cópias da Carteira de Identidade e um comprovante de residência.

Na Mangueira, a EAT fica na Rua Visconde de Niterói, 1.364. Em Nova Iguaçu, o cadastro deve ser feito na Rua Paulo Fróes de Machado, 38, Centro.

Mais informações pelo telefone (21) 2334-1756.

Shell inscreve para programa de empreendedorismo


Até o dia 6 de fevereiro, jovens de 20 a 34 anos poderão se candidatar a participar da edição de 2011 do programa Shell Iniciativa Jovem, que busca incentivar o empreendedorismo. Os interessados deverão se inscrever pelo site www.iniciativajovem.org.br.

O principal objetivo é promover a inserção social do jovem, colaborando para a construção de empreendimentos bem-sucedidos e socialmente responsáveis.

Para participar, além da exigência de idade, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental. Também é imprescindível que o jovem tenha vontade de abrir seu próprio negócio, com um perfil empreendedor. O programa seleciona 120 inscritos por ano e é executado no Rio de Janeiro, em dois polos: centro e zona oeste.

Curso gratuito para conselheiros tutelares e dos direitos da criança recebe inscrições


Conselheiros tutelares e dos direitos da criança e do adolescente e profissionais que compõem a rede de atendimento voltada a este público têm até o dia 5 de janeiro para se inscreverem no processo de seleção para o curso de atualização a distância “Teoria e prática dos Conselhos Tutelares e Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”. A formação gratuita é promovida pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz, em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República.

O curso visa desenvolver nos conselheiros competências conceituais, comunicativas, interpessoais e políticas para reconhecer na legislação disponível os mecanismos para zelar e garantir a promoção dos direitos da criança e do adolescente.

A formação a distância tem carga horária total de 72 horas, que serão distribuídas em quatro meses seguidos durante 2011. A dedicação mínima exigida é de 6 horas semanais.

Para participar do processo de seleção, os candidatos devem estar exercendo o mandato de conselheiro tutelar ou dos direitos da criança e do adolescente ou atuando na rede de atendimento deste público há pelo menos dois anos. Outros pré-requisitos são escolaridade mínima de nível médio e possuir conexão e habilidade para uso de internet.

São oferecidas 1625 vagas, sendo 70% destinadas aos conselheiros e 30% a profissionais que atuam na rede de atendimento a crianças e adolescentes.

Os interessados devem se inscrever pelo site http://www.extranet.ead.fiocruz.br/ e enviar pelo correio os documentos solicitados no edital para EAD / ENSP / FIOCRUZ. Curso de Atualização Teoria e Prática dos Conselhos Tutelares e dos Direitos da Criança e do Adolescente. Processo Seletivo para Alunos. CEP 21040-970. Caixa Postal 35519.

Os resultados serão divulgados a partir de 28 de fevereiro de 2011 no link www.ead.fiocruz.br/editais

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Google Translate permite alterar o resultado da tradução

Google Translate permite alterar o resultado da tradução: "

translate logo Google Translate permite alterar o resultado da traduçãoÉ inegável que o Google Translate faz parte da vida dos usuários de internet. Com poucos cliques, podemos traduzir textos escritos nas mais diversas línguas para o português, facilitando e muito a sua compreensão. Mas, como todo sistema automatizado, muitas vezes as traduções do Translate são falhas. Problemas de concordância são rotineiros para quem utiliza o serviço.


Apesar de este fato não diminuir a importância do serviço, o Google resolver dar uma forcinha. Agora, ao traduzir qualquer texto, o usuário tem a possibilidade de escolher uma entre várias alternativas dadas pelo serviço. Para escolhê-las, basta clicar sobre um dos termos traduzidos, exibidos ao lado do texto original, e escolher o que melhor se enquadra na tradução.


google translate sugestoes Google Translate permite alterar o resultado da tradução


Além de uma importante funcionalidade para os usuários, a opção faz com que, a cada mudança feita por eles, o sistema aprenda o correto. Assim, nas próximas traduções, a probabilidade de um texto sem erros será ainda maior. :)


Agradeço aos vários leitores que reportaram a novidade! Infelizmente, é impossível citar todos vocês. ;)


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    Street View, Árvores e Oceano no Google Earth

    Street View, Árvores e Oceano no Google Earth: "

    Este artigo foi escrito em parceria com a Equipe do Google Earth, com o objetivo de levar, aos usuários do GE, todas as novidades e funcionalidades deste magnífico serviço do Google.


    No começo do mês, iniciamos, aqui no Google Discovery, uma série de artigos que pretende mostrar, aos usuários do Google Earth, as funcionalidades mais interessantes do programa. Neste artigo, o segundo da série, apresentaremos algumas das novidades da versão 6 do GEarth, além de opções já presentes em suas versões anteriores, mas que, muitas vezes, são pouco conhecidas dos usuários.


    Street View


    Ver imagens captadas pelos satélites, por si só, já é uma expriência única. Mas, ainda mais legal, é poder ver ruas e cidades através de fotografias. E é exatamente isto que o Google Street View faz. Disponível anteriormente aos usuários do Google Maps, o Google Earth adicionou, à sua versão 6, a possibilidade de os usuários passearem por centenas de cidades no mundo através de imagens obtidas pelos carros do GSV.


    Para visualizar as imagens, basta arrastar o Pegman (aquele bonequinho amarelo), que fica no painel de navegação, localizado no canto direito da tela, para cima do mapa e soltá-lo sobre uma das ruas já mapeadas pelo serviço. Tais ruas são exibidas com uma linha azul, que as contorna.


    Para movimentar as imagens no Street View do Google Earth, o usuário tanto pode ir clicando para que a navegação ocorra, ou simplesmente usar o scroll do mouse. Além disso, caso a cidade tenha edificações em 3D disponíveis, com um simples clique, é possível mudar entre a visualização do GSV e dos prédios em 3D. :)



    Árvores


    Um recurso muito interessante que o Google Earth tem, é o que possibilita, aos usuários, verem prédios em 3D através da ativação de uma simples camada. Uma vez ativada, os prédios surgem dos terrenos, dando uma experiência muito mais interessante aos usuários.


    Até a última versão do GE, somente os prédios eram exibidos, impedindo os usuários de terem uma idéia da flora existente no local. Mas o Google decidiu resolver este problema e, na recém lançada versão 6, o GEarth ganhou mais uma camada, a Árvore.


    A nova opção, que pode ser ativada em Contruções 3D -> Árvore (na sidebar esquerda do programa), passa a exibir árvores em três dimensões, dando aos usuários uma percepção muito mais realista do terreno pelo qual está navegando. Aproximadamente 80 milhões de árvores podem ser vistas, atualmente, no GE. Elas estão disponíveis no Parque da Golden Gate, em São Francisco, Parque Tiergarten, em Berlin, Parques Prospect e Riverside, em Nova Iorque, dentre outras localidades. Muito em breve, mais cidades também ganharão as árvores 3D. :)


    google earth street view 3d Street View, Árvores e Oceano no Google Earth


    Imagens Históricas


    Ver como as cidades estão, hoje, através de imagens atualizadas de satélites, é algo extremamente prazeroso. Para os saudosistas, o Google Earth possui uma ferramenta chamada Imagens Históricas, na qual os usuários podem ver imagens antigas de determinadas cidades.


    Certamente, muitos de vocês já devem ter tido a curiosidade de saber como eram as suas cidades, muitos anos atrás, através de imagens de satélite. Para matar a curiosidade de seus usuários, a versão 6 do Google Earth ganhou um ícone na barra inferior, através do qual os usuários podem selecionar imagens de satélite bem mais antigas, além de poderem navegar no tempo entre as imagens mais antigas, e as mais novas.



    Fundo do Oceano


    Da mesma maneira que muitos usuários têm a curiosidade de ver imagens antigas de suas cidades, ou até mesmo imagens captadas pelos carros do Google Street View, certamente há aqueles que adoram o oceano e suas peculiaridades.


    Desde a versão 5, o Google Earth permite que seus usuários tenham mais informações sobre os 70,8% do planeta que são cobertos pelos mares. Para que isto seja possível, basta que dêem zoom sobre o oceano ou, ainda, ativem a camada Ocean na sidebar esquerda. Através desta opção, é possível visualizar o Titanic (lembrem-se de ativar a camada Construções em 3D), explorar as viagens de Jacques Cousteau, ou até saber dos programas da National Geographic para salvar os Oceanos.


    google earth titanic Street View, Árvores e Oceano no Google Earth


    No próximo artigo, falaremos sobre o fantástico simulador de vôo disponível no Google Earth, do plugin que permite a visualização de mapas em 3D diretamente no Google Maps, além da excelente opção de explorar os mapas de Marte, Lua e do céu.


    Baixem agora mesmo o Google Earth e divirtam-se com todo o poder desta ferramenta do Google.


    Este artigo foi escrito por Ricardo Fraga, editor do Google Discovery, e Daniel A., guia oficial do Google no Fórum de Ajuda do Google Earth.


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    1º post de 2011 e Post nº100: "===>>>Educopedistas, 2011 chegou!!!


    Ainda em clima de festa, queremos homenagear os professores que estão revolucionando a SME.

    Pois, afinal, a Educopédia é desenvolvida por professores para outros professores.

    Muitas mãos para um grande ideal: A VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO!

    Parabéns professor, a figura mais importante no desenvolvimento de um país.

    Atenciosamente, Equipe Educopédia


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