terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Brasil atingiu meta da ONU para desnutrição infantil, diz governo

Dados do Saúde Brasil 2009 foram divulgados nesta terça-feira (14).
Meta para mortalidade na infância deve ser atingida em 2012.

Com a redução significativa da taxa de desnutrição infantil, o Brasil atingiu a meta estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) no primeiro Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM) – Erradicar a Extrema Pobreza e a Fome, de acordo com o Ministério da Saúde.

No período entre 1989 e 2006, a proporção de crianças menores de cinco anos com baixo peso para idade caiu de 7,1% para 1,8% e a de crianças com baixa altura, de 19,6% para 6,8% (confira os dados na tabela ao lado).
O ministério divulgou nesta terça-feira (14) os dados do "Saúde Brasil 2009", publicação anual da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS). Entre os principais destaques do documento, estão dados sobre mortalidade infantil e materna, além de números gerais sobre nascimentos e mortes no país.

Mortes por doenças crônicas caem 17% no Brasil entre 1996 e 2007
Homens são 83% do total de mortos em acidentes e homicídios no país
Os dados apresentados pelo ministro José Gomes Temporão apontam ainda que o país deve atingir a meta das taxas de mortalidade infantil e da infância em 2012, três anos antes do prazo estabelecido pela ONU. Entre as mães, a mortalidade por complicações na gravidez e no parto caíram 56% nos últimos 18 anos.
Mortalidade infantil
Os dados do ministério mostram quedas também nos índices de mortalidade infantil (de recém-nascidos) e na infância (entre menores de cinco anos).
A avaliação do ministério mostra que a taxa da mortalidade na infância, entre menores de cinco anos, caiu 58% entre 1990 e 2008 – de 53,7 óbitos a cada mil nascidos vivos para 22,8. Nesse ritmo, o governo acredita que o país pode antecipar em três anos o cumprimento do quarto ODM – reduzir a mortalidade na infância para 17,9 óbitos por mil nascidos vivos, previsto para 2015. Desde 1990, de acordo com o ministério, a taxa de mortalidade na infância diminui entre 4,7% e 5,2% ao ano.

Ainda com taxa acima dos índices do país, o Nordeste puxou a queda nacional e conseguiu reduzir em 65% o índice regional de mortalidade na infância, entre 1990 e 2008 – uma redução média de 5,3% ao ano. No período, a taxa da região caiu de 87,3 por mil nascidos vivos para 32,8.
Entre os recém-nascidos, houve queda de 75% na taxa de mortalidade pós-neonatal (óbitos ocorridos entre os primeiros 28 e 364 dias de vida), de 24 para 6 óbitos por mil nascidos vivos, e 43% na taxa de mortalidade neonatal precoce (bebês até 6 dias de vida), passando de 17,7 para 10 óbitos por mil nascidos vivos, entre 1990 e 2008. No período, também houve queda de 44%, na taxa de mortalidade neonatal tardia (bebês de 7 a 28 dias de vida), passando de 5,4 para 3 óbitos por mil nascidos vivos.

Apesar dos avanços com relação a desnutrição e mortalidade, o índice de baixo peso aumentou no país, especialmente entre os bebês nascidos de cesariana. O baixo peso ao nascer (menos de 2,5 kg) é o fator de risco mais importante para a mortalidade infantil, principalmente para o componente neonatal precoce.
De acordo com o ministério, o Sul e o Sudeste têm alto índice de partos cesáreos e de bebês com baixo peso. Menores percentuais de bebês com baixo peso estão localizados em regiões com menor incidência de partos cesáreos – Norte e Nordeste.
"Um ponto negativo é o aumento da proporção do parto cesáreo, de 38% para 47%. Houve também o aumento do baixo peso relacionado ao parto cesáreo. Ainda são necessários mais estudos, mas a relação é que os partos estão sendo realizados antes do tempo", afirmou Temporão durante a apresentação dos dados.
Mortalidade materna
A redução dos óbitos por causas obstétricas diretas foi o principal fator que levou à redução da taxa de mortalidade materna no Brasil – de 140 a cada 100 mil nascidos vivos, em 1990, para 75, em 2007. As mortes por complicações durante gravidez, parto e puerpério diminuíram 56%, nos últimos 18 anos.

Entre 1990 a 2007, todas as causas específicas de morte materna listadas pelo Ministério da Saúde diminuíram: hipertensão (63%), hemorragia (58%), infecções puerperais (47%), aborto (80%) e doenças do aparelho circulatório complicadas pela gravidez, parto ou puerpério (51%).
Para o ministério, a redução das mortes por complicações durante a gravidez, parto e puerpério se deve à ampliação do acesso aos cuidados hospitalares, com acompanhamento das mulheres antes, durante e após o parto. "Hoje, 98% dos partos no Brasil são realizados em hospitais e 89% por médicos. O resultado é reflexo do maior acesso ao pré-natal e acompanhamento médico por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF)", afirma o ministério. Quase 90% das mulheres grávidas realizam pelo menos quatro consultas pré-natal no Sistema Único de Saúde (SUS), segundo o órgão.
O Saúde Brasil 2009 mostra também que o aborto passou de quarta para quinta causa de mortalidade materna, desde 2007. A taxa de mortalidade materna por esse motivo caiu 80%, desde 1990.
Nascimentos
Entre 2000 e 2008, houve uma queda de 10% do total de nascimentos no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. A redução, registrada em quase todas as regiões, está concentrada entre as mulheres mais jovens: 93% da queda estão concentrados nos grupos entre 15 a 24 anos.
De 3,2 milhões de partos registrados em 2000, o número caiu para 2,9 milhões em 2008. A única região brasileira que não teve redução de nascimentos foi o Norte, com aumento de 8,2% – o ministério acredita o crescimento pode ser atribuído à melhoria da cobertura do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) e não necessariamente a um aumento real da intensidade da natalidade no Norte.

Ônibus da Defesa do Consumidor está em Madureira até 6ª feira

Das 9h às 17h, até sexta-feira, dia 17, o ônibus da Comissão de Defesa do Consumidor, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, está em Madureira, na faixa à direita, em frente ao número 114 da Avenida Ministro Edgard Romero.
Em portaria da Coordenadoria de Regulamentação e Infrações Viárias, divulgada dia 9, para conhecimento prévio dos interessados, com a permissão, da Secretaria Municipal de Transportes atende à solicitação de dirigentes desta Comissão da Alerj.

Prefeitura divulga Calendário de Pagamento a seus servidores no 1º semestre

Decreto do Prefeito Eduardo Paes, nesta segunda-feira, dia 13, no Diário Oficial do Município, divulga o Calendário de Pagamento dos servidores públicos municipais no primeiro semestre de 2011.



Os salários de janeiro a junho dos servidores ativos da Administração Direta e Indireta serão pagos nos dias 2 de fevereiro, 2 de março, 4 de abril, 3 de maio, 2 de junho e 4 de julho. Os aposentados da Administração Direta e Indireta e pensionistas do Previ-Rio receberão nos dias 1º de fevereiro, 1º de março, 1º de abril, 2 de maio, 1º de junho e 1º de julho.

Obra em Costa Barros interdita até março uma faixa da Estrada de Botafogo

Até 18h de 18 de março, para obra no Programa Bairro Maravilha Norte, em Costa Barros, uma faixa ficará interditada alternadamente ao tráfego na Estrada de Botafogo, entre as avenidas Pastor Martin Luther King Júnior e José Arantes de Melo, para facilitar realização de serviços.



Os veículos dos moradores e os destinados a socorro e a emergências têm circulação livre, como prevê o Código de Trânsito Brasileiro e conforme portaria da Coordenadoria de Regulamentação e Infrações Viárias.

Oficina de Cianotipia


De 14 a 16/12 no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas

A fotógrafa brasileira ig mata, radicada em Nova York, estará apresentando a Oficina de Cianotipia “The Blue Print” do dia 14 a 16/12.
A cianotipia, vulgarmente conhecida como “processo de impressão azul”, envolve uma fórmula química de sais férricos, produzindo uma emulsão sensível à luz do sol que é aplicada à mão sobre suportes variados. A impressão final é um tom de azul da Prússia, clara e elegante.

A oficina abrange a preparação dos químicos, a seleção do suporte e técnicas de impressão. Os participantes irão preparar o papel cianótipo artesanalmente e criar suas imagens fotográficas exclusivas sem o uso de câmera ou lente. Irão explorar também diversas técnicas de impressão utilizando objetos tridimensionais, desenhos, partes do corpo, entre outros.
Não é necessária experiência anterior em fotografia.

Vagas limitadas, inscrições pelos telefones: 2215-0621 e 2224-3922.

Segunda parcela do 13° salário será paga nesta quarta-feira

Inativos e pensionistas receberão o abono na mesma data

A segunda parcela do 13° salário dos servidores da administração direta e indireta, bem como inativos e pensionistas, será paga no dia 15 de dezembro, de acordo com o decreto 33.124, sancionado pelo Prefeito Eduardo Paes e publicado nesta segunda-feira, dia 29 de novembro. O mesmo decreto também informa que o pagamento de dezembro será antecipado e estará disponível para saque no dia 31 de dezembro.

Previ-Rio promove palestras sobre prevenção do AVC nesta terça-feira

A Gerência de Recursos Humanos do PREVI-RIO promove na próxima terça-feira duas palestras da Rede Brasil AVC que fazem parte do programa de educação sobre o AVC nas empresas. O evento é aberto a todos os servidores da Prefeitura. O objetivo é levar informações sobre a doença para que ela possa ser prevenida e, caso ela ocorra, para que os servidores sejam capazes de auxiliar a vítima de AVC e chamar socorro.

As palestras incluem vídeos e folhetos informativos sobre o que é a doença, quais são seus sintomas, o que fazer no momento do AVC e como se prevenir contra a doença. Após as palestras serão esclarecidas dúvidas. Para complementar o evento, profissionais da Assessoria de Promoção à Saúde da SMSDC falarão sobre Atividade Física e Alimentação Saudável.

Parceria Votorantim pela Educação compartilha experiência em Encontro de Lideranças

Parceria Votorantim pela Educação compartilha experiência em Encontro de Lideranças