segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Seminário sobre o crack será transmitido em tempo real, pela internet

O I Seminário Nacional sobre Aspectos Médicos e Sociais Relacionados ao Uso do Crack poderá ser acompanhado em tempo real. Para isso, um link será publicado no site oficial do evento – www.enfrenteocrack.org.br - e proporcionará imagens de alta qualidade sem a necessidade de instalação de programas. O encontro, promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), será realizado em Brasília (DF), no dia 25 de novembro, no auditório da entidade (SGAS 915, lote 72).

O Seminário será totalmente interativo. Os internautas também poderão participar encaminhando perguntas ou contribuições pelo MSN (contato@enfrenteocrack.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.) e pelo Twitter (http://twitter.com/enfrenteocrack). “Esse seminário é uma primeira ação do CFM na luta contra o crack. É de suma importância que as pessoas que não puderam inscrever-se e têm o interesse no tema possam acompanhá-lo e participar online”, aponta o 1º vice-presidente do CFM, Carlos Vital.

Em apenas 10 dias foram esgotadas as inscrições para o evento. Estão confirmados 160 participantes entre médicos, estudantes, profissionais da área da saúde e representantes da sociedade civil organizada. No dia do evento, o credenciamento iniciará às 8h30 na recepção da sede do CFM.

Programação - O Seminário será composto de duas mesas redondas. A primeira discutirá aspectos técnicos e éticos do consumo e do tratamento do usuário: epidemiologia do uso de drogas, dilemas éticos e clínicos na assistência, abordagens clínicas, acolhimento e interdisciplinaridade. A segunda mesa discutirá tópicos institucionais e sociais do tema: aspectos jurídicos, papel institucional do Estado, propostas dos Ministérios da Saúde e da Educação para o combate ao crack (sobretudo no sistema educacional) e uso do crack sob a perspectiva da sociedade. Depois de cada mesa os debates serão abertos para a participação do público inscrito no encontro.
Fonte : CFM

Prefeitura encaminha inscritos em seus três postos a 3.720 vagas de emprego

Prefeitura encaminha inscritos em seus três postos a 3.720 vagas de emprego

DIRETO DO TWITTER - 22/11

MarizaLombaPinguelli
Atenção,Professores: 1ª Jornada Pedagógica p Profissionais da Educação Infantil- de 13 a 17 de dezembro 2010, de 8h às 12h e de 13h às 17h.

MultiRio
Séries curriculares marcam presença na programação da MultiRio. Amanhã (23), 8h: Adoro Problemas. Às 8h45: Detetives da Ciência. Band e NET.

Nova Escola
Seq. didática de Matemática trabalha equivalência entre frações.



Portal R7
by undime
Descontrole nos casos de bullying tem provocado tragédias no Brasil

Saúde e Defesa Civil
O X Seminário Municipal de Prevenção das DSTs/AIDS acontece nos dias 24 e 25 de novembro com o tema "Saberes: conhecer, incluir e cuidar".

Rioeduca.net
RT @: Dez programas gratuitos da Microsoft ! Confira em via @

Matéria da Veja Online fala sobre Pnad e a evolução na Educação

Matéria da Veja Online fala sobre Pnad e a evolução na Educação

A escassez de professores no ensino fundamental e médio é tema de matéria do jornal O Globo

A escassez de professores no ensino fundamental e médio é tema de matéria do jornal O Globo: " Matéria publicada neste domingo (21) no jornal O Globo aponta a falta de professores que atinge o Ensino Fundamental e Médio. Segundo apuração das jornalistas Alessandra Duarte e Carolina Benevides, este é um problema que começa nos bancos das universidades, onde os alunos não querem mais se formar como professor. O texto cita [...]"

Pesquisa sobre a situação dos Conselhos de Direitos e Conselhos Tutelares

Pesquisa sobre a situação dos Conselhos de Direitos e Conselhos Tutelares: "A Secretaria Especial dos Direitos Humanos – órgão da Presidência da República que trata da articulação e implementação de políticas públicas voltadas para a proteção e promoção dos direitos humanos – realizou o estudo intitulado “Os Bons Conselhos – Pesquisa Conhecendo a Realidade” – um diagnóstico da situação dos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Conselhos Tutelares no Brasil."

Universidade de Cambridge oferece bolsas de doutorado para brasileiros

Universidade de Cambridge oferece bolsas de doutorado para brasileiros: "

RIO - Estudantes brasileiros têm até o dia 1º de dezembro para se inscrever para concorrer a uma das 10 bolsa de estudos para cursar o doutorado na Inglaterra
...

Leia mais


Assine O GLOBO e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa

"

Escola de Teatro da Faetec de Quintino realiza evento gratuito a partir desta terça-feira

Escola de Teatro da Faetec de Quintino realiza evento gratuito a partir desta terça-feira: "

RIO - A Escola de Teatro do Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) de Quintino, uma das unidades de ensino da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), realiza a partir desta terça-feira (23) a edição de 2010 de sua 'Mostra de Teatro'
...

Leia mais


Assine O GLOBO e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa

"

Visita da Nova Coordenadora da 6ª CRE ao Núcleo de Arte Grande Otelo

Visita da Nova Coordenadora da 6ª CRE ao Núcleo de Arte Grande Otelo: "


Foi com grande alegria que recebemos, na tarde da quarta-feira, dia 17 de novembro, a visita da Profª Rejane, recém empossada Coordenadora da nossa querida 6ª CRE! Recebemos a ilustre visitante com esperanças e sonhos renovados, de uma 6ª CRE voltada para as pessoas que dela fazem parte, para a valorização da Arte como ferramenta de grande valor pedagógico e agente de mudanças.
Seja bem-vinda, Rejane! Como Núcleo de Arte Grande Otelo, queremos dar as mãos a você e toda equipe da 6ª CRE para termos um tempo de grandes vitórias... afinal, JUNTOS SOMOS MELHORES!!!!
"

Escritora Renata de Faria e Jardim Botânico no Núcleo!

Escritora Renata de Faria e Jardim Botânico no Núcleo!: "

No dia 9 de novembro alunos, professores e funcionários do Núcleo de Arte Grande Otelo, tiveram o privilégio de receber em suas dependências a escritora Renata de Faria Pereira.













Com sua simpatia e carisma, aliados a profundos conhecimentos em Arte e Educação Ambiental, Renata apresentou o projeto Acreditar para ver, para diferentes turmas e faixas etárias, pela manhã e à tarde.

A escritora, que possui material didático próprio, mostrou seu material pedagógico com atividades que incentivam a descoberta de espécies vegetais por meio de curiosidade, brincadeiras e desenhos, tratando, de forma criativa, as questões ambientais, auxiliando no apoio didático, favorecendo a ampliação do vocabulário e desenvolvendo habilidades artísticas e as competências dos nossos alunos.

Apresentou seu roteiro didático pertinente Jardim Botânico, o primeiro dos muitos que desejamos desenvolver com a escritora. Este primeiro contato foi a preparação para a Aula-passeio, que acontecerá no dia 30 de novembro, no JB. A partir dos elementos encontrados no percurso da caminhada, serão passadas informações das mais diversas áreas de conhecimento (ciências naturais, artes visuais, antropologia, entre outras), no intuito de fazer perceber a importância dos vegetais para a vida no planeta, bem como suas intrínsecas relações com as questões sócio-culturais e artísticas.




Estas ações fazem parte do Projeto RIODIVERSIDADE, desenvolvido durante todo ano no Núcleo de Arte Grande Otelo.

"

Prefeitura amplia faixa etária para filhos de servidores na Creche Institucional Paulo Niemeyer

Inscrição para primeira matrícula será realizada entre os dias 29 e 1º de dezembro

22/11/2010


Resolução da Secretaria Municipal de Administração, nesta segunda-feira, dia 22, no Diário Oficial do Município, amplia para 5 anos e 11 meses a faixa etária para matrícula de filhos de servidores municipais efetivos, segurados do Funprevi, na Creche Institucional Dr. Paulo Niemeyer, na Cidade Nova. A idade mínima continua sendo 12 meses.

Os menores atualmente atendidos poderão permanecer matriculados na creche até que atinjam a idade limite. Crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e alta habilidade / superdotação, no ato da inscrição, terão matrícula garantida, o que implicará redução das vagas oferecidas para o grupo na mesma faixa etária desses menores, conforme a Convenção Internacional das Pessoas com Deficiência, realizada pela ONU/2006, e o decreto 196/06.

Para 2011, serão renovadas hoje as matrículas das crianças atendidas este ano já freqüentando a creche. De 29 de novembro a 1º de dezembro, serão inscritos os menores candidatos à primeira matrícula, mediante apresentação do original do contracheque do servidor responsável e de original e cópia da certidão de nascimento da criança, para sorteio público das vagas, na creche, às 14h de 3 de dezembro, com a presença dos interessados.

Assistência Social participa de ação conjunta na Cracolândia em Madureira

Do total de 106 usuários de crack atendidos pela SMAS, 17 eram crianças e adolescentes

22/11/2010


A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) realizou na manhã desta segunda feira, dia 22, uma abordagem para acolhimento na cracolândia do Morro do Cajueiro, em Madureira, zona norte da cidade. A ação, que contou com a participação da Polícia Militar, da 11ª Promotoria da Infância e Adolescência, Ministério Público e Conselho Tutelar, que ficaram de plantão para apoio e retaguarda da operação, acolheu 106 pessoas, destas 17 eram crianças e adolescentes, com idade entre 9 e 17 anos (apenas 3 adolescentes eram moradores da região metropolitana do Rio, os outros 14 eram oriundos da baixada fluminense), além de 14 mulheres, 74 homens e um idoso.


As pessoas abordadas foram encaminhadas para o 41º Batalhão da Policia Militar, onde se submeteram a uma avaliação da equipe médica da Defesa Civil. As crianças e adolescentes, após avaliação, foram encaminhadas para o Conselho Tutelar de Madureira. Três adultos apresentaram problemas de saúde e foram conduzidos para o Hospital Francisco Silva Teles, em Irajá. Os demais, após sarqueamento, serão encaminhado para abrigos da rede da Prefeitura ou levados a retornar para suas residências.


A finalidade da ação foi atuar na abordagem e atendimento aos usuários de crack, que frequentam o morro do Cajueiro, oferecendo a possibilidade de encaminhamento para tratamento nos Centros de Atendimento Psicosocial (CPAS), ou internação em Centros de Referências Especializados, caso seja necessário.


- Precisamos agir de forma integrada para combater esse mal que é o crack. São adultos, crianças e adolescentes que precisam ser assistidos. É nosso dever acolher e oferecer a possibilidade de tratamento. O crack é hoje um grave problema de saúde pública, uma epidemia, um problema nacional da maior seriedade. É uma droga que destrói o ser humano muito rapidamente e por ser barato atinge a população mais pobre provocando um esgarçamento muito grande do tecido social. Precisamos de apoio do Governo Federal e da sociedade para enfrentarmos esse problema. Vamos buscar parceria com instituições, inclusive religiosa, que fazem o trabalho voluntário de cuidar de dependentes de crack. É um desafio muito grande, difícil, que vamos enfrentar para tirar as pessoas do vício e devolver a elas a dignidade que perderam - afirmou o secretário de Assistência Social, Rodrigo Bethlem que acompanhou a operação, que reuniu ainda a Subprefeitura de Madureira, Guarda Municipal e a Região Administrativa da Madureira.


Maracanã terá avenida e rua fechadas para formatura de alunos

Maracanã terá avenida e rua fechadas para formatura de alunos: "Das 7h às 15h desta terça-feira, 23, para solenidade de formatura de alunos do Projeto Autonomia Carioca, uma faixa de rolamento na pista da direita da Avenida Maracanã, sentido Tijuca, ficará interditada ao tráfego para embarque e desembarque junto à grade da Pista de Atletismo Célio de Barros, entre a Estátua do Belini e a Rua Professor Eurico Rabelo; e na Rua Professor Eurico Rabelo, faixa da direita, entre as avenidas Maracanã e Professor Manoel Alves."

SMSDC realiza seminário de prevenção contra DSTs

SMSDC realiza seminário de prevenção contra DSTs

SMSDC forma profissionais de saúde da família para atuar na luta contra o câncer infantil

SMSDC forma profissionais de saúde da família para atuar na luta contra o câncer infantil

Amanhã [e o Último dia pra inscrição

Secretaria de Educação abre vagas para professor de Educação Infantil

Última semana para fazer a pré-matrícula para as escolas da Rede Municipal

Última semana para fazer a pré-matrícula para as escolas da Rede Municipal