quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Parceria Votorantim pela Educação reúne gestores públicos e famílias para discutir educação no Espírito Santo

Parceria Votorantim pela Educação reúne gestores públicos e famílias para discutir educação no Espírito Santo

Senado aprova inclusão de cinco vacinas no calendário básico do SUS

Proposta segue para sanção do presidente; seriam adotadas doses contra hepatite A, varicela e meningites

17 de novembro de 2010 | 21h 02
Agência Senado

SÃO PAULO - O Senado aprovou nesta quarta-feira, 17, o projeto de lei complementar 5/09, que inclui as vacinas contra hepatite A, varicela, pneumococo, meningocócica conjugada C e pneumocócica conjugada sete valente no Calendário Básico de Vacinação da Criança do Sistema Único de Saúde.

De autoria do deputado Alexandre Silveira (PPS-MG), o projeto teve o senador Mão Santa (PSC-PI) como relator na Comissão de Assuntos Sociais. O texto segue agora para sanção do presidente da República.

A proposta determina que o SUS ofereça os meios necessários para a execução da medida. A lei entrará em vigor no primeiro dia do exercício financeiro subsequente à data de sua publicação.

O autor do projeto diz que essas vacinas são eficazes na redução da mortalidade associada a doenças como hepatite, meningite e pneumonia, entre outras. Atualmente, as doses são oferecidas pelo SUS para portadores de HIV, doenças pulmonares crônicas ou para quem vai se submeter a transplantes.

Para Silveira, a inclusão dessas vacinas no calendário oficial deve reduzir significativamente a mortalidade infantil no País. Segundo o relator da matéria, as doenças pneumocócicas estão entre as que provocam maior mortalidade em crianças no mundo.

Vacinas

A vacina contra a hepatite A previne a inflamação do fígado causada pelo vírus HAV. Por seu modo de transmissão, é típico de áreas menos desenvolvidas, com más condições de higiene e falta de saneamento básico. Nesses locais, a doença predomina em crianças de 2 a 6 anos, mas pode ser adquirida em qualquer idade.

A meningocócica conjugada C protege contra a bactéria meningococo C, que causa meningite principalmente em crianças de até 4 anos. Dados demonstram que 60% das meningites - inflamação das membranas que envolvem o encéfalo e medula espinhal - são causadas pelo meningococo C. A transmissão é de pessoa para pessoa por meio de beijo e secreções expelidas por tosse, fala ou espirro.

As vacinas contra pneumococo e pneumocócica conjugada sete valente previnem a pneumonia. A outra dose evita a varicela (catapora), doença infecciosa e altamente contagiosa causada pelo vírus varicela-zoster.



Mil anos de MPB na Uerj

Mil anos de MPB na Uerj

SMSDC - Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil Defesa Civil realiza palestras nas escolas de Botafogo

A ação faz parte do projeto "Núcleos Comunitários de Defesa Civil nas Escolas"

17/11/2010


A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil realiza nessa semana mais uma palestra de treinamento do projeto “Núcleos Comunitários de Defesa Civil nas Escolas”. A ação estará dia 18 de novembro na Escola Municipal Arthur da Costa e Silva, localizada na Rua Assunção, nº 257, em Botafogo.

O objetivo é preparar alunos do 9º ano do Ensino Fundamental para lidar com situações de risco e desastre nos locais onde moram. Os agentes comunitários de saúde das clínicas da família do entorno das escolas participarão do encontro, ministrando aulas de primeiros socorros.
O treinamento abordará temas e assuntos relacionados à redução de desastres, difundindo a cultura de prevenção, a fim de organizar e preparar as comunidades para as ações de primeira resposta às emergências. Na terça-feira, dia 16 de novembro o projeto passou pela Escola Municipal Joaquim Nabuco, na Rua Dona Mariana, também em Botafogo.
Os grupos de agentes comunitários de Saúde e Defesa Civil poderão identificar as vulnerabilidades locais e cadastrar os recursos e os pontos de apoio existentes na comunidade. Além disso, coordenarão e fiscalizarão o material estocado e sua distribuição, participarão de ações de assistência humanitária; e servirão de elo entre a comunidade e a Defesa Civil.
A meta é, até o final de novembro, efetuar a capacitação de 2.400 alunos e auxiliar na proteção de 48.000 pessoas que residem nas áreas de vulnerabilidade. A Secretaria Municipal de Educação e a Cruz Vermelha Brasileira atuam como parceiras no projeto.

Rio de Janeiro é escolhido sede do Fórum Mundial de Criatividade de 2012

Rio de Janeiro é escolhido sede do Fórum Mundial de Criatividade de 2012

O que é o IDH e como ele é calculado – índice foi divulgado no começo de novembro e coloca Brasil em 73°

O que é o IDH e como ele é calculado – índice foi divulgado no começo de novembro e coloca Brasil em 73°: "Desde a divulgação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no início deste mês, muito se falou sobre a posição do Brasil, as novas formas de cálculo deste índice e o que ele representa para a Educação. Mas você sabe o que é o IDH e como ele é aferido? Pensando nisso preparamos uma breve explicação [...]"

CRECHE SÔNIA MARIA ANGEL JONES




Trabalhos desenvolvidos em parceria com Equipes de saúde e INAD, buscando mais saúde desde pequeno.
Parabéns a Equipe da Creche!