quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Classe Hospitalar Jesus recebe Medalha Pedro Ernesto

Parabéns!! Vocês merecem.

Classe Hospitalar é uma modalidade de atendimento pedagógico a crianças e adolescentes internados, com o intuito de dar continuidade à escolarização, independente do tempo de internação.



A Classe Hospitalar Jesus foi implantada em 1950 e há 60 anos funciona, ininterruptamente, sendo referência nacional nesta modalidade de atendimento da educação especial. Sua existência surgiu a partir de um convênio entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação.
A escola funciona de segunda a sexta-feira, com professores concursados e pertencentes ao quadro da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Por seu trabalho de comprometimento e de grande profissionalismo, a Escola Municipal Jesus será homenageada hoje, dia 10 de novembro, às 18 horas, na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, recebendo a Medalha Pedro Ernesto.

Parabéns, pelo brilhante serviço à população carioca à Classe Hospitalar Jesus e a todos os docentes que por lá passaram nesses 60 anos!

Brasil melhora e fica em 73º lugar em índice de desenvolvimento da ONU

Paula Adamo Idoeta

Da BBC Brasil em São Paulo
Um relatório divulgado nesta quinta-feira pela ONU coloca o Brasil na 73ª posição em um ranking de Desenvolvimento Humano, que mede as conquistas de um país com base em expectativa de vida, saúde, acesso à educação e padrão de vida.

O relatório do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) 2010 analisou 169 países, listando-os com notas que variam de zero (mais baixo desenvolvimento) a um (mais alto).

O Brasil obteve, segundo a nova metodologia do IDH, índice de 0,699, registrando importantes avanços em desenvolvimento humano, ainda que a desigualdade social afete parte desses ganhos.

Também considerando a nova metodologia, o índice brasileiro subiu 0,006 ponto percentual e quatro posições no ranking de nações com relação a 2009.

Clique Leia também na BBC Brasil: Desigualdade de gêneros atravanca desenvolvimento humano, diz ONU

‘Excepcional’

O avanço brasileiro no IDH 2010 parece pequeno, mas é significativo, na opinião de Flávio Comim, economista do Pnud (braço da ONU para o desenvolvimento).

“Até 2009, era como se subíssemos a montanha (do desenvolvimento humano) fazendo mais esforços, mas andando menos”, disse Comim à BBC Brasil. “Neste ano, com a melhora de indicadores sociais e mudanças de variáveis no estudo do IDH, o Brasil cresceu 0,8%, o que é excepcional entre as nações do mundo.”

A metodologia anterior do IDH media analfabetismo, problema que se mantém em taxas pouco alteradas no Brasil.

A metodologia atual mede anos médios de escolaridade, área em que o país apresentou avanços importantes, apesar de se manter comparável aos países menos desenvolvidos.

O país também apresenta avanços constantes em expectativa de vida e renda nacional bruta, diz o estudo.

Ainda assim, o Brasil segue atrás no ranking de países como Cazaquistão, Kuwait e Bósnia e de vizinhos da América Latina, como Chile, México, Peru e Argentina.
Índice de Desenvolvimento Humano (destaques)

O IDH, que varia entre 0 e 1, avalia as conquistas de um país com base na expectativa de vida, acesso à saúde e á educação e padrão de vida.

1) Noruega: 0,938

2) Austrália: 0,937

4) Estados Unidos: 0,902

45) Chile: 0,783

46) Argentina: 0,775

55) Arábia Saudita: 0,752

70) Irã: 0,702

73) Brasil: 0,699

Expectativa de vida ao nascer: 72,9 anos*

Média de anos de escolaridade: 7,2 anos

Rendimento nacional bruto (RNB) per capita (em 2008): US$ 10,6 mil

79) Colômbia: 0,689

89) China: 0,663

110) África do Sul: 0,597

167) Níger: 0,261

168) República Democrática do Congo: 0,239

169) Zimbábue: 0,140

Desigualdade

Os mais bem colocados no ranking do IDH são Noruega, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos, com índices superiores a 0,9. Quanto mais próxima de um é a nota, maior é o desenvolvimento humano observado no país.

E, pela primeira vez, os organizadores do relatório mediram o impacto da desigualdade social e concluíram que, em média, os IDHs seriam 21,7% menores se consideradas as disparidades entre classes.

No caso do Brasil, o IDH ajustado à desigualdade cairia dos 0,699 para 0,509.

América Latina e Caribe ainda têm a desigualdade de rendimentos mais elevada do mundo, principalmente em Argentina, Venezuela e Haiti, ainda que esta esteja em queda no Brasil e no Chile.

Para Comim, a atual fase de crescimento econômico do país pode ser uma oportunidade para conquistas mais substanciais nesse âmbito.

Avanços e retrocessos globais

Em termos globais, o relatório observou “progressos substanciais em muitos aspectos do desenvolvimento humano” nas últimas décadas, como vidas mais longas, mais acesso a saúde e educação e mais pessoas vivendo em democracias.
Crianças pobres nas Filipinas (Foto: Associated Press)

Indicadores sociais melhoraram globalmente, diz estudo

“O fosso do IDH entre países em desenvolvimento e desenvolvidos diminuiu em cerca de um quinto entre 1990 e 2010”, informa o relatório. “Em geral, as pessoas têm atualmente mais saúde, maior riqueza e melhor educação do que antes”, apontou Helen Clark, administradora do Pnud.

O relatório da ONU fez menção especial aos países “animadores do IDH”, ou seja, cujo progresso social e econômico puxou o índice para cima.

Entre os animadores estão desde países que experimentaram “milagres de crescimento”, como China, Indonésia e Coreia do Sul, até casos “admiráveis”, como Nepal, Omã, Tunísia e Marrocos. Segundo Comim, esses países evoluíram porque investiram pesadamente em saúde e educação e devem servir de exemplo.

Ainda assim, o relatório aponta que "cerca de 1,7 bilhão de pessoas de 104 países pesquisados – um terço da sua população – sofrem de pobreza multidimensional", ou seja, vivem sob privações graves na saúde, na educação ou no padrão de vida.

Dos 135 países dos quais a ONU tem dados estatísticos dos últimos 40 anos, apenas três – a República Democrática do Congo, Zâmbia e o Zimbábue – têm um IDH inferior hoje ao que tinham em 1970.

O Zimbábue, governado há 30 anos por Robert Mugabe, tem o IDH mais baixo entre os 169 países pesquisados pela ONU. O país tem uma expectativa de vida de 47 anos (comparada com 72,9 anos no Brasil) e média de escolaridade de 7,2 anos (semelhante à do Brasil).

Os efeitos da crise global são uma preocupação, já que “grandes aumentos na pobreza são comuns em crises financeiras”. A isso se somam grandes desafios em migração internacional, regras de comércio e investimento eficazes e equitati­vas e as ameaças internacionais, como as altera­ções climáticas, “que estão para além da capacidade dos Estados individuais”, diz o estudo da ONU.

*O Ministério da Saúde considera "subestimada" a expectativa de vida usada pelo Pnud e afirma que, segundo o IBGE, a expectativa de vida brasileira já alcançou 73,4 anos.

Desigualdade de gêneros atravanca desenvolvimento humano, diz ONU

Paula Adamo Idoeta

Da BBC Brasil em São Paulo


Disparidades persistentes entre homens e mulheres são “a principal barreira ao desenvolvimento humano” e se fazem notar no Brasil, segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano divulgado pela ONU nesta quinta-feira.

O Brasil ficou na 80ª posição entre 138 países no novo Índice de Desigualdade de Gêneros (IDG), medido pela primeira vez pela ONU e lançado junto com o IDH (índice de desenvolvimento humano).

O índice brasileiro é de 0,631, num ranking em que notas mais próximas de zero significam mais igualdade entre gêneros, e notas mais próximas de 1 simbolizam extrema desigualdade.

Essas disparidades são uma barreira porque “não adianta crescer o produto (renda) sem dar oportunidades para as mulheres e se elas são penalizadas em temas de saúde reprodutiva”, disse à BBC Brasil Flavio Comim, economista do Pnud (braço da ONU para o desenvolvimento).

Os Países Baixos são os mais bem colocados no ranking, com nota de 0,174. Entre os holandeses, a taxa média de mortalidade materna foi de seis mortes a cada 100 mil nascimentos, contra taxa de 110 mortes observada no Brasil (média entre 2003 e 2008).

Nesta quinta-feira, o Ministério da Saúde contestou esse último dado utilizado pelo Pnud, qualificiando-o de desatualizado, e afirmou que a mortalidade materna brasileira é de 75 óbitos a cada 100 mil nascimentos.
Índice de Desigualdade de Gênero - ONU

Destaques de ranking de 135 países feito pela ONU (notas mais próximas a zero indicam mais igualdade entre gêneros; notas mais próximas a 1 indicam menos igualdade)

1) Países Baixos: 0,174

2) Dinamarca: 0,209

9) Itália: 0,251

37) Estados Unidos: 0,400

60) Argentina: 0,534

80) Brasil: 0,631

90) Colômbia: 0,658

135) Mali: 0,799

138) Iêmen: 0,853

A taxa de fertilidade na adolescência, outro dado que compõe o IDG, foi de 3,8 na Holanda entre 1990 e 2008, contra 75,6 no Brasil (a taxa reflete o número de nascimentos por mil mulheres de 15 a 19 anos).

‘Discriminação’

Segundo a ONU, “com muita frequência mulheres e jovens (do mundo) sofrem discriminação em (temas de) saúde, educação e emprego, o que acarreta uma série de repercussões prejudiciais na sua liberdade”.

As mais elevadas desigualdades de gênero do mundo são observadas em Camarões, Costa do Marfim, Libéria, República Centro-Africana, Papua-Nova Guiné, Afeganistão, Mali, Níger, República Democrática do Congo e Iêmen, países com um IDG médio de 0,79.

O Catar é apontado como o “mais afastado da igualdade de gêneros” entre os países com índice de desenvolvimento humano muito elevado.

Outro destaque negativo do relatório são os países do Cáucaso e da Ásia Central, onde “alguns líderes locais defendem o regresso a uma sociedade mais ‘tradicional’ e muitos relatórios sugerem um aumento repentino do tradicionalismo, com consequências para a descapacitação das mulheres”.

Nos Estados árabes em geral, a ONU aponta que as mulheres aumentaram sua participação no mercado de trabalho, mas em nível que chega apenas à metade da média global.

INAD CONVIDA - apresentação do Projeto Piloto: Promoção da Amamentação em creches

Prezados,

Conforme combinado na última reunião NSEC (22/10), convidamos para o encontro no qual será apresentado o Projeto Piloto: Promoção da Amamentação em creches da rede municipal. Este encontro terá também o objetivo de identificar, junto com os NSEC, as creches e unidades de saúde para expansão da ação na cidade.

Dia: 22 de novembro
Local: CASS, sala 649 da SMSDC
Horário: 14h

Contamos com a presença de todos!

Att,

Equipe do INAD
Rosane Rito - Gerência Saúde da Criança

RESOLUÇÃO SME Nº 1111 , DE 05 DE NOVEMBRO DE 2010. Regulamenta, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação, procedimentos concernentes ao Decreto

A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor e
Considerando as disposições constantes do Decreto nº 32.214, de 4 de maio de 2010;
Considerando o contido na Orientação CVL/SUBGC nº 001, de 24 de maio de 2010;
Considerando as metas pactuadas no Acordo de Resultados firmado pela Secretaria Municipal de Educação com o Município do Rio de Janeiro,
RESOLVE:
Art.1º Regulamentar os procedimentos a serem ultimados, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação, em consonância com as disposições constantes do Decreto nº 32.214, de 4 de maio de 2010, e com as metas pactuadas no Acordo de Resultados firmado com o Município do Rio de Janeiro para o ano de 2010.
Art. 2º As unidades administrativas elencadas no Anexo I que acompanha esta Resolução serão corresponsáveis pela implementação de ações, com vista ao cumprimento das metas pactuadas no Acordo de Resultados firmado pela Secretaria Municipal de Educação – SME.
Parágrafo único. Ao gestor de cada unidade administrativa caberá a responsabilidade pelo acompanhamento da implementação das ações inerentes a sua área de atuação e pela elaboração de relatórios de progresso.
Art. 3º Para os fins previstos nesta Resolução, fica instituída Comissão de Monitoramento da Execução das Metas da SME, que será assim composta.
I – Por dois representantes da Subsecretaria de Gestão – E/SUBG.
II – Pelos titulares das Coordenadorias: de Recursos Humanos, de Planejamento – E/SUBG/CP, de Gestão e Governança – E/SUBE/CGG e de Ensino – E/SUBE.
III – Por um Coordenador Regional de Educação – E/SUBE/CRE, indicado entre seus pares
§ 1º A Comissão de que trata este artigo será responsável pela compatibilização e análise dos dados fornecidos por intermédio dos relatórios de progresso elaborados pelos gestores das unidades administrativas relacionadas no Anexo I, em consonância com o modelo constante do Anexo III desta Resolução.
§ 2º Para os efeitos previstos no § 1º deste artigo, a Comissão de Monitoramento da Execução das Metas da SME fixará, por ato interno, prazos a serem observados pelas unidades administrativas elencadas no Anexo I desta Resolução.


Art. 4º Os servidores das unidades administrativas relacionada no Anexo I serão avaliados pela chefia imediata, de acordo com o Formulário de Avaliação constante do Anexo II, visando, assim, a distribuição da parcela variável correspondente à gratificação disciplinada pelo Decreto nº 32.214, de 4 de maio de 2010.
§ 1º A avaliação levará em conta os seguintes fatores de desempenho:
I – Qualidade
Descrição: realização do trabalho com planejamento e organização, de acordo com os padrões estabelecidos, aplicando o conhecimento técnico exigido e buscando a eficiência na utilização dos recursos disponíveis;
II – Dedicação e Compromisso
Descrição: envolvimento na realização dos trabalhos com disponibilidade, responsabilidade, participação, aperfeiçoamento contínuo e visão global da instituição, enfatizando o cumprimento das metas de trabalho e da missão institucional;
III – Relacionamento
Descrição: habilidade de interagir e conviver com as pessoas, social e profissionalmente, de forma harmônica, independente do nível hierárquico, demonstrando respeito à individualidade de cada um e tendo, sempre, como objetivo a melhoria do trabalho como um todo;
IV – Iniciativa e Criatividade
Descrição: atuação de forma independente na resolução de problemas ou situações diversas, apresentação de idéias inovadoras para o desenvolvimento dos trabalhos e da instituição, demonstração de senso crítico e interesse pela pesquisa e produção de conhecimento.
§ 2º A apuração e divulgação final das notas dos servidores, com indicação dos respectivos valores, será de responsabilidade da Comissão a que se reporta o art. 3º.
§ 3º A distribuição dos valores de que trata esta Resolução será proporcional ao total de pontos obtidos pelo servidor na Avaliação, desde que totalize o mínimo de 20 pontos.
§ 4.º Para efeito do cálculo do valor individual da gratificação será adotada a fórmula VI = [ (VT/SP) x PI ], onde:
VI = valor individual da gratificação;
VT = valor do teto a ser distribuído;
SP = somatório da pontuação obtida por todos os servidores situados na faixa de 20 a 45 pontos;
PI = pontuação individual dos servidores situados na faixa de 20 a 45 pontos.
Art. 5º Os casos omissos serão decididos pelo titular da Secretaria Municipal de Educação.
Art. 6º Excluem-se das disposições constantes desta Resolução as unidades contempladas pelo Decreto nº 30.860, de 2 de julho de 2009.
Art. 7º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogada a Resolução SME nº 1.081, de 1º de julho de 2010.
Rio de Janeiro, 05 de novembro de 2010.
CLAUDIA COSTIN
Secretária Municipal de Educação

Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) João Helio Fernandes Vieites, da 6ª CAS, em Guadalupe

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) inaugura nesta quarta feira, dia 10, às 12h, o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) João Helio Fernandes Vieites, da 6ª Coordenadoria de Assistência Social (CAS), em Guadalupe.

O CREAS, integrante do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), é responsável pela oferta de atenções especializadas de apoio de alta e média complexidade, dando orientação e acompanhamento a indivíduos e famílias que estejam em situação de violação de direitos.

A unidade passou por intervenções recebendo nova pintura interna e externa, reforma dos banheiros, revisão da parte elétrica e hidráulica, colocação de divisórias para atendimento social e vai abranger os bairros de Acari, Irajá, Pavuna, Fazenda Botafogo, Parque Columbia, Costa Barros, Barros Filho, Guadalupe, Ricardo de Albuquerque, Anchieta, Parque Anchieta, Mariópolis e Coelho Neto.

A nova unidade vai funcionar no Rua Luís Coutinho Cavalcanti, 576, bairro de Guadalupe, zona norte da cidade e contará com uma equipe de 17 funcionários distribuídos da seguinte forma: 05 assistentes sociais; 03 psicólogas; 1 advogado; 3 agentes administrativos; 02 agentes comunitários; 02 educadores e 1 serviço geral

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GESTÃO ESCOLAR

Entrem no Link abaixo:
http://g1.globo.com/videos/jornal-nacional/v/escolas-e-educadores-recebem-o-premio-nacional-de-referencia-em-gestao-escolar/1371364/#/Edi%C3%A7%C3%B5es/20101108/page/2
É uma reportagem do Jornal nacional sobre a premiação de GEstão Escolar.

Educadores abrem debate sobre atuação de conselhos escolares

Quarta-feira, 10 de novembro de 2010 - 10:24
Dirigentes e técnicos das secretarias de educação de municípios da Bahia, Pernambuco e Piauí participam do 1º Encontro Interestadual de Fortalecimento do Conselho Escolar, iniciado nesta quarta-feira, 10, em Juazeiro, Bahia. O evento, promovido pelo Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, vai até sexta-feira, 12, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

O objetivo do encontro é contribuir com a formação dos técnicos das secretarias. Eles serão os responsáveis pela organização e pelo fortalecimento dos conselhos escolares. Outra proposta do encontro é abrir debate aprofundado do princípio constitucional da gestão democrática da educação.

Durante as palestras, painéis, debates e oficinas, serão abordados temas como natureza, organização e funcionamento dos conselhos escolares; o conselho escolar como espaço de formação humana e de compromisso com a educação de qualidade; a gestão democrática e o conselho escolar.

Cabe aos conselhos zelar pela manutenção da escola e participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira da unidade de ensino e zelar pela qualidade da educação oferecida. Eles têm funções deliberativas, consultivas, fiscais e mobilizadoras. Entre as atividades dos conselheiros estão, por exemplo, definir e fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à escola e discutir o projeto pedagógico com a direção e os professores.

Assessoria de Imprensa da SEB