segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Google bloqueia acesso do Facebook aos dados de usuários

O Google informou na última sexta-feira que passará a bloquear o acesso de serviços como o Facebook aos dados de seus usuários. O gigante das buscas não permitirá mais que outras empresas utilizem contatos de e-mail registrados em seus sites para uso próprio, a não ser que a troca de informações seja recíproca. A companhia acusou o Facebook diretamente de se aproveitar dos dados de seus usuários.

Em comunicado, o Google afirmou que sites como o Facebook "deixam os usuários sem saída". Representantes da rede social não comentaram o caso ainda.

Embora o Google alegue buscar proteger o controle de seus usuários sobre seus dados pessoais na internet, analistas afirmam que a medida faz parte da disputa entre as duas potências da internet. "A base da dinâmica de poder na web hoje é esse conflito que surge entre Facebook e Google", disse o analista Ray Valdes, do Gartner. "O Google precisa evoluir para ganhar força nas redes sociais e ele ainda não conseguiu fazer isso", acrescentou.

O Facebook, que conta com mais de 500 milhões de usuários, depende de serviços de e-mail como o Gmail para ajudar novos usuários a encontrar amigos na rede social.

Reciprocidade - O Google acusou o Facebook de não ser recíproco, impedindo o acesso do Google a certos tipos de informações. "Decidimos mudar um pouco para refletir o fato de que nossos usuários muitas vezes não sabem que, quando você importa seus contatos para sites como o Facebook, efetivamente, eles ficam presos", disse o Google em comunicado enviado por e-mail. "Não permitiremos mais que sites automatizem a importação de Google Contacts, a não ser que permitam exportação semelhante para outros sites", afirmou o Google.

A companhia há tempos cobiça a riqueza de informação que os 500 milhões de usuários do Facebook geram e agregam. O acesso a esses dados pode ser especialmente valioso para o Google, uma vez que seu modelo de negócios se baseia em permitir que usuários encontrem qualquer informação em qualquer lugar na internet.

Parcerias que funcionam

Parcerias que funcionam

Henri Wallon - O educador integral

Henri Wallon - O educador integral

Oito questões sobre como trabalhar com brinquedos | Educação Infantil | Nova Escola

Oito questões sobre como trabalhar com brinquedos | Educação Infantil | Nova Escola

Portal Ciência & Vida - Filosofia, História, Psicologia e Sociologia - Editora Escala.

Portal Ciência & Vida - Filosofia, História, Psicologia e Sociologia - Editora Escala.

Inauguração do CREAS Márcia Lopes reforça proteção social na Zona Norte

08/11/2010


Os moradores de Madureira e bairros adjacentes receberam na tarde de hoje, dia 8, o novo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Professora Márcia Lopes. O prédio da nova unidade da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) foi totalmente reformado, passando por reparos nas instalações hidráulica e elétrica, além de receber pintura, divisórias nas salas de atendimento social individual, novos ventiladores, novo mobiliário e computadores.


Presente na solenidade, o secretário municipal de Assistência Social, Fernando William, exaltou as conquista da SMAS.


- Esse é o 13º CREAS da cidade do Rio de Janeiro. Em 2009, recebemos a secretaria com 40 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e hoje temos 54. Aos poucos e com muito esforço temos cumprido o que se esperava de nós no que diz respeito a oferta de melhores condições de trabalho e de atendimento à população mais vulnerável do município – disse o secretário.

A unidade, que anteriormente funcionava na Rua Comendador Pinto, 2, em Campinho, atenderá aos moradores dos bairros de Bento Ribeiro, Campinho, Cavalcanti, Engenheiro Leal, Honório Gurgel, Irajá, Madureira, Marechal Hermes, Oswaldo Cruz, Quintino, Rocha Miranda, Turiaçú, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Vista Alegre, Coelho Neto e Tomáz Coelho.

O CREAS Professora Márcia Lopes fica na Rua Rua Carvalho de Souza, 274, em Madureira.

Prefeitura do Rio inicia formação de Mestres Calceteiros

Profissionais da Prefeitura de Lisboa estão no Rio para ministrar aulas sobre o calçamento em pedras portuguesas


08/11/2010


Beth SantosA Prefeitura do Rio iniciou na tarde desta segunda-feira, dia 8, o Curso de Formação de Mestres Calceteiros. A aula inaugural foi realizada no Arquivo Geral da Cidade, na Cidade Nova, e reuniu a turma com 60 alunos calceteiros. Eles terão aulas com cinco mestres portugueses, que trabalham na Prefeitura de Lisboa e estão no Rio para ministrar o curso sobre a arte e a técnica do calçamento em pedras portuguesas.

O secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osorio, representando o prefeito Eduardo Paes, e o secretário municipal do Trabalho e Emprego Augusto Ribeiro, abriram a aula inaugural ao lado do representante da Prefeitura de Lisboa, Fernando Fernandes, da diretora do Arquivo da Cidade, Beatriz Kushnir, e do professor de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, Cristóvão Duarte.

- Espero que vocês sejam os replicadores no Rio de Janeiro para as futuras gerações dessa arte tão importante para a nossa cidade. Esse ato é uma demonstração de carinho com o Rio e com aqueles que ajudam a cuidar da cidade- disse Osorio.

O Rio de Janeiro possui 1,2 milhão de metros quadrados de calçamento em pedras portuguesas. O objetivo da Prefeitura do Rio é formar uma nova geração de calceteiros e garantir a qualidade do assentamento de pisos em pedra portuguesa na cidade. Hoje existem 80 calceteiros trabalhando na manutenção do calçamento no município do Rio.

Beth SantosDe acordo com Osorio, a partir de março de 2011 a Prefeitura realizará esse curso regularmente:

- Estamos hoje nesse curso requalificando 60 calceteiros que trabalham nas ruas. Mas, o mais importante é que estamos formando oito mestres, que estarão a partir de março do ano que vem dando aula no curso de formação de novos calceteiros.

Esses 60 alunos realizarão o treinamento de restauro no calçamento do Largo do Machado. A mesma turma também executará com pedras portuguesas um desenho no calçamento de passagem, em Botafogo, para o Shopping Rio Sul.

O secretário Augusto Ribeiro também falou sobre a importância desse curso para a cidade do Rio de Janeiro:

Beth Santos- Com este curso o Rio forma um quadro de competentes profissionais, de uma arte que a cidade precisa para preservar sua identidade urbanística.

Na ocasião, foram lançados os novos equipamentos e uniformes que serão usados pelos calceteiros no Rio.


Texto: Anna Beatriz Cunha
Fotos: Beth Santos

Hospital da Piedade promove Campanha de Doação de Sangue

Temos que participar, sangue é vida!!

O evento acontecerá das 9h às 14h


08/11/2010


Nos dias 9 e 11 de novembro, terça e quinta-feira, o Hospital Municipal da Piedade (HMP), em parceria com a Universidade Gama Filho (UGF) e o HEMORIO, realiza a 16a Campanha de Doação de Sangue. O evento acontecerá das 9h às 14h, no Campus Piedade da universidade, que fica localizado na Rua Manoel Vitorino, nº 533. A campanha conta com a participação de profissionais do HEMORIO e do serviço de hemoterapia do Hospital Municipal da Piedade. Esta parceria é realizada desde 2001.

Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 60 anos, pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas, além de não fazer parte do grupo de risco de doenças sexualmente transmissíveis e usuários de drogas.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), menos de 2% da população doa sangue regularmente. Para que as demandas transfusionais possam ser atendidas é necessário que 4% de toda a população adquira esta prática.