quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Identidade do Bebê

O bebê vive num mundo repleto de sensações e percepções, uma descoberta interessante ocorre por volta dos seis aos oito meses, quando ele compreende que é um ser separado da mãe. Esse é o momento no qual o bebê começa o processo de construção da própria identidade.

Por volta dos sete meses, uma criança colocada diante do espelho, parece manifestar algumas perguntas que terão respostas aos poucos, uma vez que se trata de um processo de desenvolvimento iniciado desde o nascimento.

Como a criança ao nascer depende totalmente da mãe, não tem condições ainda de perceber que existe um mundo real, os limites que os separam, é como se ela e a mãe fossem um só.

Com o passar do tempo, o bebê começa a descobrir sua própria existência. A atuação dos pais serve de estímulo para essa nova fase. Conversar com o bebê durante o banho, na troca de fraldas, nomeando as parte do seu corpo favorece à criança a concretização da sua existência. Assim, além de aprender sobre o funcionamento do corpo, ela tem facilidade ao mover-se.

Ao engatinhar, o bebê explora o mundo à sua volta, descobre que seu comportamento reflete no meio, aspecto fundamental para o bebê compreender a diferença entre ele e o outro. Entretanto, esse desenvolvimento pode ser acompanhado de alguma desordem e por algum momento a criança parece regredir, chorando facilmente, estranhando as pessoas, exigindo mais a presença da mãe. É a primeira crise que a criança enfrenta na vida, quando passa a entender que é uma pessoa separada da mãe e teme sua perda, experimentando medo e ansiedade.

Por Patrícia Lopes
BRASIL ESCOLA

Apectos Afetivos da Alimentação Infantil

A alimentação tem um papel importante na relação pais e filhos, desde o recém-nascido até o adolescente.

O ato de comer não é somente para saciar a fome, proporciona a comunicação e a troca.
A primeira relação da criança é formada pelo ato da nutrição, quando é totalmente dependente da mãe que o alimenta, estabelece com esta uma relação íntima e significativa.

O contexto da amamentação proporciona à criança não somente a sensação gustativa e olfativa, mas também a tátil, acolhido nos braços da mãe o bebê toca os lábios no seio. Esse é um momento complexo, onde o ato de alimentar assume significados psicológicos.

O leite é associado com as sensações de bem-estar, serenidade e afeto que permeiam esse contato, tornando a experiência da refeição agradável.

As mães por se envolverem também nesse contato, uma vez que alimentar o filho é de grande importância para elas, sentem-se mal quando a criança rejeita o seio, a mamadeira ou a comida. A mãe pode denotar mais que preocupação pela falta de apetite do filho, gera um sentimento de angústia, considerando a relação desenvolvida através da experiência alimentar.

O sentimento de segurança interior sobre o qual constrói a personalidade advém do período da amamentação. Como a criança é totalmente dependente da mãe durante esta fase, ela precisa estar bem psicologicamente para desempenhar seu papel, a fim de que a relação não sofra conseqüências futuras.

As dificuldades e as tensões da mãe são sentidas pelo bebê através do tom de voz, da forma como o segura e carrega. A pressa e a indiferença por parte da mãe podem influenciar na relação.

Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola

Comprovando tendência de crescimento da área, nova escola de games é inaugurada no Rio

O GLOBO - Rodrigo Gomes
RIO - Quem sonha em ganhar dinheiro trabalhando com games já tem algumas opções de formação no Rio de Janeiro, como a graduação da Estácio e as pós-graduações da Veiga de Almeida, da PUC-Rio e da UFF. Recém-inaugurada, a escola Seven Games é mais uma que engrossa essa lista, se dedicando também a formar profissionais ligados à área de jogos, mas oferecendo cursos livres. A tendência é que a oferta de ensino na área de jogos eletrônicos se amplie, pois, de acordo com um estudo da Associação Brasileira de Games (Abragames), a previsão é de que, neste ano, a indústria cresça 35%, criando uma procura maior por mão de obra especializada.

Saiba mais sobre o curso
A Seven, localizada em um prédio de sete andares, na Rua do Rosário, no Centro, tem capacidade para 1.500 alunos. De acordo com Douglas Madeira, coordenador de ensino da escola, para conseguir fazer um game é preciso gostar, entender do assunto e estar sempre antenado com o que rola no mercado. Ele explica que a proposta dos cursos, com duração de um ano e meio em média, é oferecer uma formação completa, seja na modalidade de Design ou na de Programação de Jogos.

- Antes de escolher que caminho seguir, o aluno passa por um teste vocacional. Se a aptidão for números, ele fará o curso de Programação de Jogos e terá uma formação voltada para criar a história e as regras do game. Se sua vocação for desenho, será direcionado para a área de Design, responsável pelo cenário, roupa e estrutura física dos personagens - detalha, completando. - Os dois mundos são naturalmente separados, porque dificilmente você encontra um artista apaixonado por matemática ou um programador com habilidades artísticas - diz.

Mas há quem queria unir as duas áreas. É o caso de Felipe Castelo Branco, de 17 anos, que optou por fazer os dois cursos, Design de Games e também Programação.

- Quero me tornar um profissional mais completo e versátil - afirma, contando que já deu os primeiros passos para fazer sua primeira criação. - Há três meses comecei a criar um jogo de plataforma no estilo do Super Mario Bros. Fui até onde meu conhecimento permitiu e, aqui na escola, pretendo terminar o game - planeja o estudante.

Outros sonham com a profissão desde pequenos. Fã de jogos eletrônicos e matriculado no curso de Programação, Lukas Fischer, de 19 anos, ganhou o gosto pela área quando herdou o Atari do pai. Foi seu primeiro console e, a partir daí, com os conhecimentos adquiridos do curso de técnico de Programação de Dados, ele criou seu primeiro jogo para web e descobriu sua vocação.


- Depois do jogo pronto é que tive a certeza de que queria fazer o curso. Desde criança, meu sonho era entender como os jogos funcionam e criar um game - conta Lukas.

Nas aulas, as plataformas ensinadas não se limitam ao PC. Também são abordados os sistemas de produção de jogos para Xbox 2D e 3D, celulares, iPad e internet, que hoje é o mercado com a maior demanda.

- Jogos para a web como a "Fazendinha", a "Colheita Feliz" e o "BuddyPoke" fazem sucesso. Em seguida, estão os aplicativos para iPhone - diz Madeira.

Saúde amplia acesso a medicamentos e produtos do Aqui Tem Farmácia Popular

Cerca de um milhão de pessoas, por mês, passa a contar com mais nove medicamentos em 16 apresentações para o tratamento de cinco doenças, além de fralda geriátrica
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou nesta quarta-feira (20), em Brasília (DF), a ampliação do elenco de medicamentos oferecidos por meio do programa Aqui Tem Farmácia Popular, desenvolvido pelo governo federal em parceria com a rede privada de farmácias e drogarias. Portaria assinada pelo ministro, encaminhada para publicação no Diário Oficial da União desta quinta-feira (21), prevê a expansão do atendimento à população, que passará a ter acesso a fraldas geriátricas e a mais nove medicamentos indicados para o tratamento de seis doenças: asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de mais um tipo de anti-hipertensivo.

As medidas anunciadas hoje vão beneficiar quase um milhão de pessoas por mês, que poderão adquirir os produtos com desconto de 90%. “Desde que foi criado, o programa contabiliza praticamente 50 milhões de atendimentos”, destacou Temporão, durante o anúncio de ampliação do Aqui Tem Farmácia Popular, no Palácio do Planalto. O programa foi originalmente criado em 2004 (Farmácia Popular do Brasil) para oferecer à população mais uma forma de obtenção de medicamentos. Em 2006, a estratégia foi estendida à rede privada de farmácias e drogarias (Aqui Tem Farmácia Popular).

Os 13.152 estabelecimentos conveniados ao Aqui Tem Farmácia Popular, em 2.336 municípios, já ofereciam medicamentos para o tratamento de hipertensão, diabetes, colesterol e gripe, além de anticoncepcionais. Todos eles também são distribuídos gratuitamente nas chamadas “farmácias básicas” do Sistema Único de Saúde para quem se consulta pelo SUS.

“Esta medida terá, com certeza, um gigantesco impacto do ponto de vista do acesso para muitas famílias brasileiras a esses medicamentos, que, lembro, continuam a ser distribuídos para o conjunto da população brasileira sem condições financeiras de adquiri-los. Esta estratégia em nada impacta a distribuição gratuita na rede SUS”, acrescentou o ministro.

Para ter acesso aos medicamentos e produtos oferecidos nas unidades conveniadas ao programa é necessário que o usuário apresente CPF, documento com foto e receita médica.

EXPANSÃO – O investimento do Ministério da Saúde na ampliação da lista de medicamentos e produtos oferecidos pelo Aqui Tem Farmácia Popular chegam a R$ 267 milhões. Os recursos já estavam previstos no orçamento de 2009 da Pasta. “O subsídio garantido pelo governo permite a redução do preço final do produto pago pelo paciente. Estamos cumprindo a meta de assegurarmos à população medicamentos essenciais, indicados para o tratamento de enfermidades prevalentes no país e por um custo cada vez menor aos usuários”, explica o diretor de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, José Miguel do Nascimento Júnior.

Os novos produtos para o elenco do Aqui Tem Farmácia Popular foram definidos a partir de levantamentos sobre as doenças com maior número de prescrições na rede de saúde (pública e privada), como asma e rinite. Medicamentos para osteoporose, Parkinson e glaucoma, como também as fraldas para incontinência urinária, foram incluídos como forma de ampliar o acesso ao tratamento de problemas que afetam principalmente os idosos.

A preocupação do Ministério da Saúde com essa parcela da sociedade está diretamente relacionada ao aumento do número de brasileiros com mais de 60 anos de idade. Entre 1999 e 2009, a população idosa passou de 14,8 milhões para 21,7 milhões de pessoas, como apontou a Síntese de Indicadores Sociais do IBGE, divulgada este ano. A expectativa de vida neste período cresceu 3,1 anos. Para 2009, a expectativa de vida projetada para os brasileiros foi de 73 anos de idade.
PREVALÊNCIA – A lista de novos medicamentos contempla o tratamento de doenças que mais afetam os brasileiros. A asma atinge entre dez e 20% da população e, a rinite alérgica, 25,7% das crianças de seis a sete anos de idade e 29,6% dos adolescentes de 13 a 14 anos. Por serem crônicas, essas doenças diminuem a qualidade de vida e o bom desempenho nas atividades diárias, mas podem ser controladas com medicamentos. Os tratamentos adequados diminuem as internações decorrentes de asma, por exemplo, que, somente em 2009, chegaram a cerca de 200 mil no SUS.

O glaucoma, a doença de Parkinson e a osteoporose são doenças que possuem maior prevalência entre a população idosa, que tendem a aumentar com a maior expectativa de vida no país. O mesmo ocorre em relação às incontinências urinária e fecal, o que justifica a distribuição das fraldas geriátricas. Estima-se que a doença de Parkinson afete de 100 a 200 pessoas a cada grupo de 100 mil habitantes, sendo considerado muito importante o tratamento no início da enfermidade.
FRALDAS – A oferta de fraldas geriátricas nas unidades do Aqui Tem Farmácia Popular deve beneficiar, por mês, cerca de 40 mil brasileiros. “Eles agora vão se beneficiar do programa. Chamo a atenção que as fraldas passam a custar para o paciente 0,71 centavos de real”, observou o ministro Temporão.

Do total de recursos que serão investidos na ampliação do programa, R$ 38,8 milhões serão destinados ao financiamento desse produto, geralmente utilizado por pessoas com idade a partir de 60 anos e que sofrem de incontinência urinária. A dificuldade de controle urinário e de esfíncteres atinge de 8% a 34% desta faixa da população, dependendo da avaliação médica. As causas da incontinência urinária ou fecal estão relacionadas a problemas como obesidade, fumo, infecções, uso de medicamentos que atuam no sistema nervoso central, cirurgia pélvica, entre outros.

Cada usuário do Aqui Tem Farmácia Popular poderá adquirir até 40 fraldas geriátricas a cada dez dias. No caso do idoso ser considerado incapaz, o representante legal pode fazer a retirada do produto. “Isso vai trazer uma gigantesca economia para essas famílias que hoje ficam na dependência de utilizar seu próprio orçamento ou, eventualmente, até doações”, acrescentou o ministro.

HISTÓRICO – Desde 2004, a população conta com mais uma opção de acesso à assistência farmacêutica por meio das unidades próprias (administradas pelo governo federal) do Programa Farmácia do Brasil. Atualmente, são 545 unidades que oferecem 108 itens à população, incluindo medicamentos e preservativos. Cerca de 50 milhões de pessoas já foram beneficiadas pelo Farmácia Popular do Brasil com mais de 290 milhões de medicamentos. De 2004 até o ano passado, o Ministério da Saúde investiu quase R$ 400 milhões nesta modalidade do programa.

Em 2006, o Farmácia Popular foi estendido para a rede privada de farmácias e drogarias a partir de parceria entre o governo federal e os estabelecimentos privados por meio da um “sistema de co-pagamento” – a maior parte do valor do medicamento é financiada pelo Ministério da Saúde e, o restante, pago pelo cidadão. No Aqui Tem Farmácia Popular, as drogarias comerciais firmam convênio com o governo federal para a oferta subsidiada de medicamentos e produtos à população.

ECONOMIA – Desde 2006, esse sistema de co-pagamento permitiu a oferta de aproximadamente 3,35 bilhões de medicamentos por meio do Aqui Tem Farmácia Popular, o que representa uma economia estimada de R$ 1 bilhão de reais no orçamento dos usuários. O programa, desde que foi criado, contabiliza cerca de 48 milhões de atendimentos.

DIRETO DO TWITTER - HOJE - 1 - 20/10/2010

MarizaLomba MarizaLombaPinguelli
RT @alfagundes1974 @MarizaLomba Cartilha d Conselho Nacional d Justiça (CNJ) - combate ao bullying nas escolas - http://bit.ly/aQI8ny

cenpec Cenpec
#Noticia Especial Educação Integral: Jaqueline Moll - Educação integral vive momento político favorável no País http://bit.ly/9CxkMH


PortalAprendiz Portal Aprendiz
Salvador premia projetos do Programa Cidade Educadora - http://bit.ly/bMkQZ3

DIA DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO TRANSFERIDO PARA O DIA 1º DE NOVEMBRO

DECRETO N.° 32929 DE 19 DE OUTUBRO DE 2010.




Estabelece ponto facultativo nas repartições públicas municipais e dá outras providências.





O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais e, considerando que o dia 28 de outubro é consagrado como o Dia dos Servidores Públicos Municipais do Rio de Janeiro, na forma do artigo 219, da Lei n.º 94 de 14 de março de 1979,





DECRETA:


Art. 1.º O expediente do dia 28 de outubro, Dia do Funcionário Público, será normal, ficando as comemorações transferidas para o dia 1.º de novembro, ocasião em que o ponto será facultativo.

Parágrafo único. Ficam excluídos desta previsão os órgãos cujos serviços não admitam paralisação.

Art 2.º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.


Rio de Janeiro, 19 de outubro de 2010; 446.º ano de fundação da Cidade.

EDUARDO PAES

DIRETO DO D.O.

Prefeitura vai investir R$ 62 milhões em construção de 15 Clínicas da Família

A RioUrbe lança edital de licitação para a construção de 15 Clínicas da Família, sendo 13 na Zona Oeste e 2 na Zona Norte da cidade. As unidades de saúde receberão um investimento total de R$ 62 milhões. As regiões contempladas serão: Realengo e Jacarepaguá (com três unidades cada), Cosmos, Santa Cruz, Vila Kennedy, Padre Miguel, Bangu, Senador Vasconcelos, Morro do Chá, Engenho Novo e Catumbi.

As Clínicas da Família contam com consultórios médicos, salas de ultrassonografia, de raio-x, de observação clínica, de procedimentos, de curativos, de coleta, de reunião, de saúde bucal; além de auditório, farmácia e almoxarifado.


As unidades de saúde são construídas em sistema modular (estruturas de aço pré moldadas de 5mx2,5m), o que evita problemas comuns em canteiros de obras como acúmulo de lixo e entulho. Também fazem parte dos projetos das clínicas preceitos ecológicos a partir da implantação de um sistema que permite a captação da água da chuva para que seja reutilizada (impedindo o desperdício) e a combinação de um jardim central com um sistema de ventilação adequado (o que diminui a intensidade de calor em toda a unidade e permite menor utilização de aparelhos de ar-condicionado).

A previsão é de que as obras de construção das Clínicas da Família durem oito meses.