terça-feira, 19 de outubro de 2010

Pesquisa sobre a dengue: transmissão, contágio e prevenção



NOVA ESCOLA - DENGUE

Ensinar música com Carmen Miranda



NOVA ESCOLA

Trabalho de campo na caatinga



NOVA ESCOLA

Lutas na Educação Física



CONTRIBUIÇÕES DA REVISTA NOVA ESCOLA

O sistema de numeração e a criança pequena

DIRETO DA REVISTA NOVA ESCOLA


Conferência da ONU discute alternativas para reduzir perda de biodiversidade

DA AGÊNCIA BRASIL

Longe de alcançar a meta global de reduzir significativamente a perda de biodiversidade até 2010, mais de 190 países começam a discutir nesta segunda-feira em Nagoia, no Japão, um possível plano B para frear a perda de espécies e a destruição de ecossistemas do planeta. Até o dia 29, a cidade vai sediar a 10ª Conferência das Partes da Convenção da Organização das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (COP-10).

O principal debate deverá ser a definição de novo prazo para reduzir a taxa de perda de biodiversidade. Estabelecido em 2002, o compromisso atual era reduzir o ritmo da destruição da natureza até este ano, mas não foi cumprido por nenhum país. Das 21 submetas, nenhuma foi alcançada integralmente.

Brasil vai reafirmar compromisso de proteção dos biomas em conferência da ONU
Secretário-geral da ONU diz que mundo não freia ritmo de extinção de animais e vegetais

Segundo relatório divulgado na última semana pela organização não governamental WWF, o planeta já perdeu 30% da biodiversidade. Nos países tropicais, o percentual de perda chega a 60% da fauna e flora originais.

Além de repactuar as metas de conservação, os governos terão pelo menos outros dois grandes nós na negociação: regulamentar o acesso e a repartição dos benefícios da biodiversidade (ABS, na sigla em inglês) e acertar interesses de países ricos e pobres para o financiamento de ações de conservação.

A definição de um protocolo de ABS criaria regras internacionais para uso da biodiversidade, regulando, por exemplo, o repasse de recursos a um país por um remédio produzido a partir de um produto de suas florestas.

BRASIL

Dono de pelo menos 15% da biodiversidade do planeta, o Brasil pode ser um dos protagonistas da reunião. Em documento oficial apresentado à convenção da ONU, o governo reconhece ter cumprido apenas duas das 51 metas nacionais de proteção da biodiversidade. No entanto, segundo os ministérios do Meio Ambiente e das Relações Exteriores, o Brasil é um dos países com mais resultados a apresentar em Nagoya, entre eles a redução do desmatamento na Amazônia e a criação de áreas de preservação.

Durante a negociação, a orientação da diplomacia brasileira é condicionar a adoção de compromissos ambiciosos à garantia de financiamento e transferência de tecnologia por parte dos países ricos.

O Brasil também defenderá a criação de um painel científico para a biodiversidade, nos moldes do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, o IPCC. A ideia é que o grupo produza conhecimento para subsidiar decisões políticas para frear a perda de biodiversidade.

A expectativa é que a COP da Biodiversidade não repita o fracasso da negociação internacional sobre mudança climática, que na última rodada, em Copenhague (Dinamarca), em dezembro de 2009, terminou sem nenhum acordo formal assinado

Rio comemora preservação do ambiente com atrações gratuitas

As inovações tecnológicas voltadas para a preservação da biodiversidade e do ambiente são destaques do Rio de Janeiro na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que começa nesta segunda-feira. São quatro polos temáticos montados em diferentes pontos da cidade. O principal deles é na Cinelândia, um dos locais mais importantes do centro do Rio, onde foi montada a Tenda da Inovação, visando a apresentar tecnologias de ponta, com produtos desenvolvidos por inúmeros centros de pesquisa.

Ao todo, são mais de 200 atividades oferecidas gratuitamente ao público. Segundo o coordenador nacional da Semana de Ciência e Tecnologia, Ildeu Moreira, o evento serve também para a população opinar e trazer ideias e sugestões aos pesquisadores.

Programa de recolhimento de óleo vegetal chega a órgãos públicos no centro do Rio
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"Não é só ouvir, é também um espaço de participação da população sobre a ciência que é produzida no Brasil. Para jovens e crianças é, muitas vezes, em atividades como essa, que se desperta o desejo de seguir uma carreira científica", explicou o coordenador. Marcelo Sayão/Efe
Eventos gratuitos são abertos ao público e acontecem em quatro pontos da cidade do Rio a partir desta segunda-feira
Eventos gratuitos são abertos ao público e acontecem em quatro pontos da cidade do Rio a partir desta segunda-feira

Uma das atrações é a "garibike", uma bicicleta com uma vassoura acoplada que recolhe o lixo da rua e o armazena em um compartimento próprio. O protótipo foi criado pela estudante curitibana Rafaella Keppen, 15. Segundo ela, a ideia surgiu para facilitar o trabalho dos garis, dando mais velocidade e conforto ao trabalho de varrição.

"Estava observando o trabalho dos garis nas ruas e vi que o trabalho era exaustivo e trazia problemas pra saúde. Então tive essa ideia de facilitar o trabalho, deixando a retirada de lixo mais saudável, barata e rápida", contou a estudante.

Outro destaque é o robô Chico Mendes, desenvolvido pela Petrobras, que consegue entrar em ambientes onde o homem não chega. O equipamento foi criado para recolher e analisar materiais na Amazônia servindo também como laboratório.

Somente na Cinelândia, a expectativa é que mais de 40 mil pessoas visitem os 800 metros quadrados da Tenda da Inovação. Também estão à disposição do público o espaço Ciência para Crianças, no Aterro do Flamengo; Ciência Sustentável, no Jardim Botânico; e Ciência em Campo Grande, na zona oeste da cidade.

Violência - Reconhecendo os Diferentes Tipos de Violência




Existem vários tipos diferentes de violência: violência sexual, física, psicológica, bullying e outras.

Violência física
Uso da força ou atos de omissão praticados pelos pais ou responsáveis, com o objetivo claro ou não de ferir, deixando ou não marcas evidentes. São comuns murros e tapas, agressões com diversos objetos e queimaduras causadas por objetos ou líquidos quentes.


Alguns Indicadores da Violência Física

O local mais acometido pelos maus-tratos no corpo da criança e do adolescente é a pele. Tipos de lesão incluem desde vermelhidão, equimoses ou hematomas até queimaduras de 3º grau. É comum haver marcas do instrumento utilizado para espancar crianças ou adolescentes: elas podem apresentar forma de vara, de fios, de cinto ou até mesmo da mão do agressor. Nos quadros abaixo temos algumas marcas que sinalizam a violência ocorrida:
Violência psicológica
Rejeição, depreciação, discriminação, desrespeito e punições exageradas são formas comuns desse tipo de agressão, que não deixam marcas visíveis, mas marcam por toda a vida.
Negligência
Ato de omissão do responsável pela criança ou adolescente em prover as necessidades básicas para seu desenvolvimento.

Síndrome do bebê sacudido (Shaken Baby Syndrome)
Esta síndrome se refere a lesões de gravidade variáveis, que ocorrem quando uma criança, geralmente um lactente, é severa ou violentamente sacudida.
Podem ocorrer em conseqüência:
• cegueira ou lesões oftalmológicas
• atraso no desenvolvimento
• convulsões
• lesões da coluna vertebral
• lesões cerebrais
• morte

Síndrome de Münchausen por procuração

Entidade relativamente rara, de difícil diagnóstico, caracterizado pela produção intencional ou pela simulação de sintomas e sinais físicos ou psicológicos em uma criança ou adolescente, levando muitas vezes a procedimentos diagnósticos desnecessários e potencialmente danosos.

Violência sexual
Abuso de poder no qual a criança ou adolescente é usado para gratificação
sexual de um adulto, sendo induzida ou forçada a práticas sexuais com ou sem violência física.


Bullying
Bullying é o uso do poder ou da força para intimidar ou perseguir os outros na escola (school place bullying) ou no trabalho (work place bullying). As vítimas dessa intimidação repetida e recorrente são normalmente pessoas que sem defesas são incapazes de motivar outras para agir em seu apoio.

DIRETO DO TWITTER - HOJE - 5


Claudia Costin
ClaudiaCostin Claudia Costin
@raphaella56 Para facilitar a Matemática, das escolas regulares, 25% ganharam o prêmio. Das escolas do Amanhã, foram 35%. E isto é incrível!

Claudia Costin
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RT @fmor1: Fico feliz em saber que Eliane Saback recebeu este prêmio, tive a felicidade de trabalhar com ela, professora maravilhosa!!

Claudia Costin
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@
@raphaella56 Das 1.064 escolas, 293 ganharam. Só 150 (14%) são do Amanhã. Entre as vencedoras, 53 são do Amanhã, quase 20% dos premiados

Claudia Costin
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Ela nos emocionou a tds na cerimônia! RT @pityrol: @ClaudiaCostin Muito orgulho da Odalice que foi minha professora.


Claudia Costin
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RT @JLotufo: Felicidade dos alunos c presentes q demos pelo dia das crianças! Repare nas mesas novas q recebemos! http://yfrog.com/jbg0mqj

Claudia Costin
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@uoly Nossos professores são muito bons! Temos certamente no Rio os melhores professores do País.

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ClaudiaCostin Claudia Costin
Esta decisão foi publicada no DO de hoje. Autorizou tb a chamada de professores necessária para acelerarmos os 22.000 defasados de 6o ano.

ClaudiaCostin Claudia Costin
Atenção, professores! Prefeito autorizou repor as vacâncias e faltas de professores, para além das reposições mensais dos aposentados.

Enurese Noturna: quais os tipos e tratamentos para cada caso?

A enurese noturna é uma condição na qual uma criança que já possui controle de sua bexiga quando acordada, urina quando dorme. Esta condição é popularmente chamada de xixi na cama e costuma provocar alterações psicológicas, tanto na criança como em sua família. Crianças que sofrem esta condição freqüentemente sofrem da baixa auto-estima e podem ter suas relações inter-pessoais, qualidade de vida e desempenho escolar afetados.

As crianças conseguem controlar suas bexigas em diferentes idades, tendo, em geral, mais controle diurno da bexiga antes do noturno. A continência urinária noturna costuma ocorrer dos 2 aos 5 anos de idade.

A enurese noturna é classificada como primária (ENP) ou secundária (ENS). Na primária, a criança nunca permaneceu seca durante a noite. Mas se já controlou pelo menos 6 meses sua bexiga à noite e então começa a urinar na cama, esta condição é então denominada enurese noturna secundária. Casos psicológicos e condições médicas adquiridas causam o desenvolvimento da enurese noturna secundária.

O prognóstico para crianças que sofrem enurese noturna depende da causa. Quase todas as crianças se livram de fazer xixi na cama, mesmo sem tratamento, quando não existe uma doença de base.

Incidência e Prevalência

A enurese noturna é mais comum no sexo masculino e a prevalência desta condição declina durante a infância. Aproximadamente 23% das crianças de 5 anos de idade, 20% das de 7 anos, 4% das de 10 anos, e 1 a 2 % das de 18 anos ou mais fazem xixi na cama. A enurese noturna secundária é responsável por aproximadamente 25% de todos estes casos.

Causas e Fatores de Risco

Há um grande número de causas da enurese noturna. A primária é geralmente causada por uma anomalia cromossômica e há uma forte ligação genética associada a esta condição. Crianças cujos pais ou irmãos sofreram enurese noturna têm um risco maior de desenvolver esta condição. Se um dos pais teve a condição, o risco é aproximadamente 45% e, se ambos os pais tiveram a condição, o risco será de aproximadamente 75%.

A enurese noturna secundária pode ser causada por fatores psicológicos como, por exemplo, morte na família, abuso sexual, ameaças ou intimidações extremas. E é geralmente associada ao estresse, mas pode também ser resultado de uma doença adquirida, como diabetes, superprodução de hormônio pela tireóide, o chamado hipertireoidismo, convulsões, como no caso da epilepsia, e pela apneia obstrutiva do sono.

O diagnóstico de enurese noturna é feito quando ocorre perda urinária involuntária regularmente durante o sono em uma pessoa que controla bem a urina quando acordada. Para se determinar a causa da condição são necessários uma história médica detalhada e um exame físico abrangente, que inclui avaliação de causas psicológicas e emocionais, ingestão de alimentos e líquidos (especialmente no fim do dia), freqüência urinária e volume de urina diurna, histórico do sono (hora em que a criança vai para a cama, adormece e acorda; profundidade do sono; hora em que faz xixi na cama; presença de roncos e pesadelos) e períodos sem enurese e em que circunstâncias acontecem.

Vários testes diagnósticos também podem ser executados para se determinar a causa do xixi na cama. Estes exames são reservados para pacientes nos quais uma anormalidade física ou uma obstrução são suspeitados. O exame de urina é feito para se detectar cistite, ITU (infecção do trato urinário), obstrução uretral, diabetes e outras possíveis causas físicas.

As metas do tratamento são a redução do impacto social e psicológico desta condição e a eliminação de sua causa básica. Os tratamentos incluem a modificação do comportamento (reforço positivo, despertar periódico, restrição de ingestão de líquidos, terapia de alarme), medicação e até cirurgia, em casos de apneia do sono e ureter ectópico.

É importante gerenciar a enurese noturna de uma forma que reduza o constrangimento da criança e sua ansiedade frente aos familiares. Parentes que tenham se libertado desta condição poderão compartilhar suas experiências com a criança, reduzindo seus sentimentos de isolamento. Modificações de comportamento geralmente levam a noites secas dentro de curto período de tempo.

Por Dr. Sylvio Renan às 11h46
BLOG DO DR. SYLVIO RENAN - UOL

Alimentação dos Bebês

A alimentação dos recém-nascidos deve ter cuidados especiais. Enquanto seu bebê se alimenta apenas com leite materno, a introdução de outros alimentos deve ser adiada, pelo menos até o sétimo mês de vida.
O leite materno tem todos os nutrientes que seu filho (a) precisa. A recomendação para antecipar a introdução de outros alimentos é aceita quando ele já é alimentado com fórmula (leite de vaca).
Além das questões afetivas, o aleitamento materno é recomendado por todos os órgãos de saúde do mundo, incluindo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Mais ainda, existem diversas pesquisas em vários países – sobretudo os em desenvolvimento, como o Brasil – indicando que a mortalidade infantil está altamente relacionada com a passagem precoce do aleitamento materno para a introdução dos chamados alimentos complementares. Alguns pesquisadores descobriram que os complementares reduzem a absorção de nutrientes próprios do leite (materno), como o zinco e o ferro.
Existem casos em que a mãe não pode alimentar seu bebê, pelo menos até o sétimo mês. Nestas situações, a recomendação é a introdução gradativa de novos alimentos, como suco de frutas (laranja-lima ou seleta, cenoura, tomate, entre outros) e papas de frutas (banana-maçã, maçã, pêra, abacate ou mamão). As sopas serão introduzidas após seu bebê acostumar com outros alimentos líquidos e sólidos; e agora, com a adoção da sopa, ele experimentará as comidas salgadas.
A partir do sétimo mês você pode oferecer peixe (cação, filé de pescada) e cereais (arroz, macarrão, ervilha). E, depois do 8º e 9º meses, comece a introduzir a carne, o frango (desfiado), o fígado e peixe moídos – tudo com cuidado para que ele não engasgue.
A quantidade dos alimentos que serão adicionados na alimentação – não importa a fase – deve ter um critério bem avaliado. Fale com seu pediatra para as indicações corretas. Outra dica importante é a rotina que você estabelecerá para uma saudável alimentação do seu bebê, proporcionando bons nutrientes e disciplina.
Se a falta de uma alimentação adequada é um problema – caso da desnutrição e, pior ainda, da mortalidade infantil -, os excessos também devem ser evitados.
Recentemente, uma pesquisa da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, identificou que bebês com sobrepeso podem ter atraso em seu desenvolvimento motor, como nas habilidades de rolar, engatinhar e sentar.
A avaliação foi feita com 215 bebês em diversos momentos até os 18 meses de idade. Na observação dos pesquisadores, 20% daqueles que estavam acima do peso tiveram esse atraso indicado em testes de 14 a 21 habilidades, e 23% dos bebês que apresentaram níveis acima da média de gordura na barriga, no braço e na parte de cima das costas também apresentaram problemas no desenvolvimento motor.
A pesquisa não é conclusiva, mas pode indicar caminhos. Sobretudo em relação à alimentação. A indicação é sempre evitar alimentos com muitas calorias e que tenham pouca quantidade de nutrientes, como no caso de bolos, biscoitos, refrigerantes, doces em geral.
Ao contrário, na fase da alimentação, como citei antes, deve-se incluir uma boa quantidade de verduras, legumes, hortaliças e frutas, pois estes alimentos são riquíssimos em nutrientes, necessários para o bom desenvolvimento em todas as fases de qualquer criança – e adulto também!

Por Dr. Sylvio Renan às 14h27 -
FONTE BLOG DO PEDIATRA SYLVIO RENAN - UOL

COMO ESCOLHER A ESCOLA DO SEU FILHO - 3- FUNDAMENTAL

Veja recomendações do MEC para os pais de alunos do ensino fundamental e médio
Da Redação
Em São Paulo


O que você leva em conta ao escolher a escola do seu filho?

O MEC aponta algumas recomendações para a família que tem filhos no ensino fundamental e médio. Confira:


* Cultive o hábito da leitura em casa.

* Ajude seu filho a conservar o livro didático.

* Acompanhe a frequência da criança ou do adolescente às aulas e sua participação nas atividades escolares.

* Visite a escola de seus filhos sempre que puder.

* Observe se as crianças ou adolescentes estão felizes e cuidadas no recreio, na hora da entrada e da saída.

* Verifique a limpeza e a conservação das salas e demais dependências da escola.

* Observe a qualidade da merenda escolar.

* Converse com outras mães, pais ou responsáveis sobre o que vocês observam na escola.

* Converse com os professores sobre dificuldades e habilidades do seu filho.

* Peça orientação aos professores e diretores, caso perceba alguma dificuldade no desempenho de seu filho.

* Leia bilhetes e avisos que a escola mandar e responda quando necessário.

* Acompanhe as lições de casa.

* Participe das atividades escolares e compareça às reuniões da escola. Dê sua opinião.

COMO ESCOLHER A ESCOLA DO SEU FILHO - 2 - EDUCAÇÃO INFANTIL

FONTE - UOL


Educação infantil deve dar ênfase para brincadeiras e para o social
Simone Harnik
Em São Paulo


A creche e a educação infantil, de acordo com especialistas ouvidos pelo UOL Educação, devem ser estágios lúdicos do ensino. Ou seja, se você é pai ou mãe e deseja que seu filho de até seis anos tenha uma carga de conteúdos densa para chegar preparado aos vestibulares e ao mercado de trabalho, não é na pré-escola que isso deve se manifestar. Para uma criança de até cinco anos, o importante na instituição de ensino é ter estímulo para brincar, aprender a conviver com os coleguinhas e ter a segurança física garantida.

O que você leva em conta ao escolher a escola do seu filho?

"Na pré-escola, o colégio deve valorizar as brincadeiras e não só o conteúdo. É importante ter conteúdo também, mas ele tem de ser trabalhado nos jogos, por exemplo. É importante que a criança tenha um espaço ao ar livre para brincar e jogos desafiadores", afirma a professora da Faculdade de Educação da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) Maria Del Cioppo Elias.
sso não significa, no entanto, que a criança deva participar apenas de atividades bobinhas e leves. "Não pode ser o brincar pelo brincar. Os jogos têm de ter finalidade", aponta a presidente da ABPp (Associação Brasileira de Psicopedagogia), Quézia Bombonatto.

Segundo Maria, na hora de selecionar uma instituição de ensino, é fundamental olhar se o número de profissionais é adequado para atender os alunos. Além disso, o pai só deve matricular seu filho se puder participar do processo de adaptação do estudante. "Existem escolas que o pai só pode ficar na porta, do lado de fora, e isso não é recomendável", aponta.

Outro ponto a ser observado é se os profissionais da escola lidam bem com os problemas de relacionamento entre os estudantes. "Na faixa etária da pré-escola, muitas vezes uma criança fica submissa à outra dentro do grupo. A escola tem de ter um cuidado muito grande com isso, um grupo de funcionários que preste atenção às atividades no recreio. E ser capazes de lidar com estudantes mais agressivos, pois crianças batem e mordem muito nessa idade", diz.

Agora, se seu filho estiver já na pré-escola e reclamando de apanhar dos professores ou dos coleguinhas, cuidado: pode não ser verdade. "A criança pode fantasiar e aumentar as histórias. Por isso, é importante que a família esteja próxima da escola. Deve participar das reuniões e estar atenta, não só para a alfabetização. Muitas vezes o aluno começa ter sintomas de não aprender para mostrar que está insatisfeito", adverte Quézia.

COMO ESCOLHER A ESCOLA DO SEU FILHO?

Não escolha a escola sem vê-la em funcionamento; barulho pode ser uma boa qualidade
Simone Harnik
Em São Paulo


Se você faz compras pela internet e fica tranquilo quando o produto chega à sua casa, saiba que a escolha da escola exige o bom e velho gastar sola de sapato. Visitar as instituições de ensino, segundo especialistas ouvidos pelo UOL Educação, é a única forma de verificar a qualidade. E tem mais: não adianta ir ao colégio em qualquer época do ano. É fundamental que o colégio esteja em aulas e que você possa observar como é o tratamento dos estudantes durante o ano letivo.

O que você leva em conta ao escolher a escola do seu filho?

Uma escola bonita, com ambientes ultralimpos e iluminados, com laboratórios de última geração pode não ser recomendável: "Ter equipamentos modernos é um bom sinal, mas é preciso saber como a escola os utiliza. Não adianta ter uma bela sala de computação, se não há professor que oriente os estudantes", afirma Maria Del Cioppo Elias, professora da Faculdade de Educação da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).
Barulhos
Segundo Cristiano Muniz, professor da Faculdade de Educação da UnB (Universidade de Brasília), uma dica na busca por colégios é observar o "barulho" durante o semestre letivo.

"Não é natural uma sala de aula silenciosa, porque a produção do conhecimento gera barulho", diz. Outro ponto a observar é se as crianças ou jovens estão enfileiradas ou se podem trabalhar em grupo, afirma o docente.

Se deve haver ruído na hora da aprendizagem, com a participação dos estudantes, com a limpeza vale ser exigente. Não é porque a escola tem uma porção de crianças e adolescentes que pode ser bagunçada e suja. Fique de olho se os funcionários mantêm um ambiente agradável para a convivência cotidiana.

FONTE - UOL

Você conhece o Ideb de sua escola?

FONTE - UOL

Quase a metade (47%) da coordenação pedagógica da rede pública brasileira não sabe dizer o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de sua escola. A informação foi revelada por uma pesquisa que busca traçar o perfil de coordenadores pedagógicos brasileiros e suas relações com a educação, encomendada ao Ibope Inteligência pela Fundação Victor Civita.

Quanto à percepção dos coordenadores pedagógicos sobre a educação brasileira, a pesquisa aponta que 51% deles consideram que o ensino no país é regular e 75% acham que todas as escolas têm que ter a mesma base para o currículo.

Em relação à carreira dos coordenadores, o estudo conclui que são, na maioria, profissionais experientes, mas não estão há muito tempo na escola atual. Em média, os entrevistados trabalham há 6,9 anos no cargo, sendo que 28% deles têm mais de dez anos de experiência como coordenador pedagógico, 27% têm de dois a cinco anos e 24%, de cinco a dez anos.

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SoniaMercadante Sonia Mercadante
Curso de Inglês online. Professores regentes, em efetivo exercício. Inscrições Internet: www.rio.rj.gov.br/sme ou www.meuingles.com/smerj

RiodeLeitores Cidade de Leitores
Twitter chega à sala de aula como ferramenta para aprender técnica literária http://bit.ly/9h2EKq SIMPLESMENTE GENIAL!! CONFIRAM O FUTURO

ClaudiaCostin Claudia Costin
Saindo do CREP, onde entregamos a Medalha Carioca de Educação 2010 a 3 professoras da rede: Odalice Priostes, Vani Portilho e Eliane Saback.

RT @educacaohoje: Quer ajudar algum aluno? Artigos de Orientações para Pais > http://bit.ly/ArtigosEdu

unicefbrasil UNICEF Brasil
Adolescentes brasileiros ganham prêmios de Imprensa e Foto, na categoria 15-18 anos, do Concurso de Pesquisa LACVOX 2010. http://2.ly/dmg2

Economize água e luz com atitudes simples

Você poupa dinheiro, evita o desperdício e ainda ajuda a preservar os recursos naturais do planeta
No Brasil, muito da água tratada é jogado fora por causa de vazamentos e uso incorreto, como ''varrer'' a calçada com o esguicho. O consumo de energia elétrica no país também poderia cair 20%, mesmo sem racionamento. ''Hábitos como dobrar a roupa antes de passar reduzem gastos sem tirar o conforto'', ensina a presidente da Confederação Nacional das Donas de Casa, Lúcia Pacífico.

Consuma racionalmente para economizar dinheiro


Lave o desperdício
. Fechar a torneira enquanto se escova os dentes poupa 20 litros diários de água.
. Lavar o carro com a água de dois baldes e um pano úmido é mais econômico que usar a mangueira.
. Consertar os vazamentos é medida de economia: uma torneira pingando desperdiça 16 mil litros de água por ano.
. Você pode baixar o consumo de água fechando o registro quando a caixa-d’água estiver cheia para diminuir a vazão.
. A água dispensada pela máquina de lavar roupa pode ser reaproveitada para limpar os banheiros e a cozinha. Você ainda economiza o sabão em pó.

Tire a gastança da tomada
. Coloque o máximo de roupa possível na máquina para lavar de uma vez.
. Ao ligar o ferro, passe primeiro peças leves e depois as mais grossas, para aproveitar o calor do ferro. . Não desligue freezer e geladeira da tomada durante a noite.
. No chuveiro, prefira a chave de água morna: a água quente eleva o consumo em 30%. Não use resistências recondicionadas no chuveiro.
. Limpe regularmente os filtros do ar-condicionado, pois a poeira dificulta a circulação do ar.

Veja se você está desperdiçando água ou luz


. Coloque uma folha de papel entre a porta e o gabinete da geladeira. Se o papel deslizar, a borracha precisa ser trocada.
. Mofo e bolhas na pintura indicam vazamento. Mesmo pequeno, ele eleva o consumo.

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ClaudiaCostin Claudia Costin
O Ginásio Experimental Carioca terá Educação em tempo integral, entrada às 7:30 e saída às 17:00hs.


ClaudiaCostin Claudia Costin
Haverá, no Ginásio Experimental, um professor tutor para cada aluno, com quem os jovens irão se reunir diariamente.

rafael_parente Rafael Parente
ATENÇÃO, PROFESSORES DO RIO! Curso gratuito de Aprendizagem Baseada em Projetos http://bit.ly/bGwL8R
Faetec de Ipanema tem 480 vagas em cursos de informática
Plantão | Publicada em 18/10/2010 às 10h49m
O Globo
DÊ SEU VOTO

RIO - O Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) de Ipanema, da Faetec, está com inscrições abertas para 480 vagas em seis cursos de informática até 22 de outubro. Os cursos oferecidos são: informática básica módulo I (200 vagas), informática básica módulo II (100), Photoshop (20), CorelDraw (20), redes (20) e montagem e manutenção de micros (120).

As vagas serão distribuídas por ordem de chegada. Os interessados devem se dirigir à unidade das 8h às 16h, tendo em mãos os seguintes documentos: uma foto 3x4 recente, identidade ou certidão de nascimento - para menores de idade -, CPF e os comprovantes de escolaridade e residência, todos originais.

Mais informações podem ser solicitadas pelos telefones: 2521 0900 e 2521 0517.

BLOG DA ESCOLA MUNICIPAL GENERAL OSÓRIO

Mais uma escola com Blog, vamos prestigiar nossos colegas que trazem seu trabalho a público.
Visitem!!
http://bragafatima-educao.blogspot.com/

DIRETO DO TWITTER - HOJE - 2

ClaudiaCostin Claudia Costin
A prova vai permitir identificar níveis diferenciados de aprendizagem. C isso, alunos serão encaminhados a reforço ou a níveis + avançados

ClaudiaCostin Claudia Costin
Ao ingressar no Ginásio Expeimental Carioca, todos os alunos passarão por uma prova de nivelamento para identificar déficits de aprendizagem

ClaudiaCostin Claudia Costin
Ficaram prontas as cartilhas da matrícula e do Ginásio Experimental Carioca. Alunos de outras escolas poderão se candidatar a vagas.

ClaudiaCostin Claudia Costin
RT @iolirispaes: CIEP GLAUBER ROCHA: Nossa escola na TV BRASIL!!! Confira! ciepglauberocha.blogspot.com/2010/10/nossa-… Rep feita hoje no Glauber Rocha.12h.

ClaudiaCostin Claudia Costin
Triste! RT @PortalEducacao: Cresce número de jovens no Brasil que não estuda nem trabalha http://ow.ly/2VaIC

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ClaudiaCostin Claudia Costin
Ficaram prontas as cartilhas da matrícula e do Ginásio Experimental Carioca. Alunos de outras escolas poderão se candidatar a vagas.

MarizaLomba MarizaLombaPinguelli
Fomos informados de que o ponto facultativo do dia 28 de outubro, "Dia do Funcionário Público", foi transferido para o dia 1 de novembro.

EducoMauricio Mauricio Pinto
Estamos pensando em um projeto de ponta para a área de Educação Física e de desportos em nossa rede, que fique como le…http://lnkd.in/NcqE3u

Rioeduca Rioeduca.net
No DO de amanhã será publicada a Resolução da remoção Intra CRE.

Rioeduca Rioeduca.net
Quer acessar o DO de forma rapidinha? Vá ao www.rioeduca.net e clique em "Diário Oficial" Laterial superior direita!

Rioeduca Rioeduca.net
RESOLUÇÃO SME N.º 1104 ,18/10/2010. Regulamenta o Concurso de Remoção INTERCRE do Pessoal de Magistério para regência no ano 2011. DO hj.

aniabastos Ver.Tânia Bastos
A Prefeitura do Rio inaugura hoje um abrigo para mulheres dependentes de drogas. Leia: http://taniabastos.com/blog/index.php/archives/4715

Uerj sedia debate sobre poesia nas periferias

Plantão | Publicada em 19/10/2010 às 12h28m
O Globo

R1R2R3R4R5MÉDIA: 5,0
RIO - A Uerj sedia nesta terça-feira, às 16h, um debate sobre a poesia produzida nas periferias, com o tema "Literatura na periferia: produzir, publicar, difundir". Artistas e representantes da USP, da Biblioteca Nacional e do mercado editorial vão participar da roda de conversa. Um sarau literário vai encerrar o debate. A entrada é franca.